• Nenhum resultado encontrado

GRUPO DETERMINAÇÃO DESCRIÇÃO E EXEMPLOS

2.9 Histórico do Polo de Desenvolvimento Juscelino Kubitschek

O Polo de Desenvolvimento JK na região administrativa de Santa Maria – DF limita-se com municípios goianos de Valparaíso e Céu Azul. Neste Pólo, vive uma população de mais de 365.000 habitantes, que depende do emprego centralizado no Plano Piloto, onde a principal ligação do pólo ao plano é a Rodovia BR 040, que recebe o maior fluxo diário de veículos do DF, estando assim, em uma posição estratégica no território do DF e Entorno. O PDJK fica situado na Região Administrativa de Santa Maria, a 39 km do Plano Piloto, no qual a grande maioria das empresas estão voltadas para atividades industriais e de centro de distribuição, logística.

O PDJK além de outros polos no Distrito Federal acabaram por concentrar grande parte das indústrias, segundo apresentação da Ilustração 01, delimita a localização da UQFN neste polo.

51 ILUSTRAÇÃO 01: União Química Farmacêutica Nacional e Polo de Desenvolvimento J. K.

Fonte: Laboratório de Apoio à Pesquisa do curso de Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental. Atualmente as indústrias estabelecidas no Pólo de Desenvolvimento JK carecem de serviços básicos como redes públicas coletoras de esgoto e águas pluviais, asfaltamento de boa parte das vias públicas, iluminação, segurança pública, transporte público e outros. (CONSELHO DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E URBANO DO DISTRITO FEDERAL, 2010).

52 2.10 A Empresa: União Química Farmacêutica Nacional SA

A empresa foi fundada em 1936, por João Marques de Paulo, brasileiro, que hoje se constitui, numa das maiores e mais sólidas empresas da indústria farmacêutica brasileira.

A partir de 1997 a aquisição da Marca Biolab da Searle, aquisição da unidade fabril de hormônios da Searle em Taboão da Serra; em 1998 a aquisição do produto da Roche (Nipride), e da linha dermatológica (Vodol, Foldan, Andriodermol) e produtos (Benzitrat e Nutrimaiz) da Searle, as marcas citadas fazem parte da linha de produtos da UQFN (2010).

Em 2000, as aquisições continuaram com a aquisição do Laboratório Veterinário Agener; em 2004: Aquisição de produtos da Pfizar (Solu Cortef, Herpex); em 2005 a aquisição dos produtos da Wyeth (Mucofan, Gelusil); em 2007 a aquisição do laboratório Bio Macro, e da linha de produtos da Nycomed (Pondicilina, Emoform, Panfugan, Fontol); em 2008 a criação da Genom Dor, todas as marcas atualmente pertencem a UQFN (2010).

Empresa com capital 100% nacional, ocupa destacada posição nos mercados hospitalar e varejo, de suas linhas de produtos farmacêuticos, genéricos, oftamológicos, além de atuar também no mercado veterinário, com linhas para grandes animais e Pet.

Os princípios da União Química Farmacêutica Nacional SA são:

Missão: Produzir, desenvolver e fornecer produtos com qualidade que contribuam com o bem estar e melhoria da saúde da sociedade gerando assim oportunidades para os parceiros, colaboradores e investidores.

Valores: Busca da otimização dos processos, negócios e relacionamentos.

Qualidade: Busca constante da melhoria na qualidade dos nossos produtos.

Empreendedorismo: Compromisso com o crescimento baseado em investimentos, objetividade e prioridade.

Respeito pelas pessoas: Respeito as diferenças e reconhecimento das contribuições individuais e coletivas.

53 Transparência: Sempre aberto ao conhecimento e participação de funcionários, clientes, consumidores e sociedade.

Compromisso: Compromisso com o histórico de sucesso construído através do foco no atendimento dos desejos dos consumidores.

Sustentabilidade: Na área ambiental a empresa possui licença de operação, adota uma postura voltada ao presente, mas, principalmente, com foco no futuro, trabalhando sempre com a visão de desenvolver ações que tragam benefícios a todos, sem comprometer os recursos naturais das gerações que virão.

Na sua trajetória, a União Química tem adquirido novas marcas, linhas de produtos e empresas, atingindo assim, o maior crescimento nesse disputado mercado.

A indústria UQFN segundo as Fotografias 04 e 05, possui um polo industrial composto por três unidades fabris, que somam 270.000 m², com um total de 60.000 m² de área construída localizada na BR 040 – Brasília, DF.

A Unidade de Brasília situada no Pólo de Desenvolvimento JK, conta com uma área de vegetação, de aproximadamente 55.081,12 m² que integra o projeto paisagístico elaborado por Burle Marx composto por 75 espécies diferentes de plantas no total de 249.124 mudas plantadas, entre elas árvores, palmeiras, arbustos, forrações e etc.

A Unidade de Brasília conta com aproximadamente 700 funcionários trabalhando em regime de dois turnos, conta com refeitório, auditório, área de lazer para bom aproveitamento dos funcionários.

54 FOTOGRAFIA 04: Vista aérea da empresa UQFN

Fonte: Arquivo da empresa UQFN.

FOTOGRAFIA 05: Vista aérea da rodovia BR 040 e da empresa UQFN

55 A empresa investe continuamente na modernização e desenvolvimento tecnológico do parque industrial, proporcionando assim a qualidade e confiabilidade de seus produtos junto a parceiros, colaboradores e clientes.

A UQFN possui uma Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR) que recebe e armazena temporariamente os resíduos industriais até sua destinação final ambientalmente adequada.

Conforme a Fotografia 06 pode - se observar o espaço físico da CGR de armazenamento temporário dos resíduos gerados na empresa.

FOTOGRAFIA 06: Vista frontal da Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da indústria.

56 3 METODOLOGIA

A afinidade com o tema de resíduos sólidos industriais proporcionou a elaboração deste trabalho.

Para início desta dissertação, foi solicitada a Diretoria Industrial da UQFN a autorização para o desenvolvimento da mesma onde foi concedida.

Após autorização da diretoria da empresa, o trabalho foi desenvolvido em escala plena, com o gerenciamento integral dos resíduos sólidos gerados na indústria UQFN.

O trabalho foi organizado em seis etapas: 1. Diagnóstico situacional ano base 2010;

2. Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais; 3. Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais; 4. Revisão de procedimentos operacionais padrões - POP (documentos internos de trabalho), POP – E: 041-3 e POP – B: 042-4;

5. Levantamento do Fluxo de Resíduos Industriais;

6. Levantamento das empresas receptoras dos resíduos com respectivas licenças ambientais.

A presente pesquisa foi realizada do mês de março de 2010 a maio de 2011, as etapas de trabalho foram elaboradas de forma concomitante, pois a escala de trabalho pleno exigiu que fosse desta maneira, conforme a necessidade de demanda do gerenciamento dos resíduos sólidos industriais.