• Nenhum resultado encontrado

Identificação/Aplicação (5 semanas 5 sessões)

VII Anexos

Etapa 2 Identificação/Aplicação (5 semanas 5 sessões)

6ª sessão:

Preparar o ambiente (reduzir as incertezas e minimizar a importância de certos momentos, definir as causas e os métodos de combate ao stress).

Iniciámos a sessão com exercícios de TaiChi.

Realizou-se o visionamento do vídeo da prova de natação, compararam-se os tempos de VM.

Voltou-se a realizar o visionamento do vídeo e a Visualização Mental da prova. De seguida realizou-se um momento de Biofeedback de 5’. Conversou-se sobre o contexto. Identificar o Problema

Identificar e encontrar o pensamento, a fonte de stress e combatê-la, discutir com o indivíduo a melhor forma de utilizar as técnicas do PCE;

Aplicação da técnica de Visualização Mental (Utilizar estratégias, Imaginar a componente negativa, procurar o seu significado, provocar uma alteração de comportamento somático e cognitivo);

A percepção dos pares, o que eles pensam, tal como a preocupação com a imagem que transparece para os pares, podem também ser um foco de stress.

Pensamentos Negativos

Não vou ganhar/é impossível (não controlo)

1. Não sei se vou ganhar ou perder, mas vou dar o meu melhor; 2. Não é um jogo diferente ou uma prova mais difícil;

3. Já tive desafios com este grau de dificuldade.  Se eu perder como reagirão os outros

1. Se eu perder não significa que sou mais fraco;

2. Terei sempre os meus amigos, dar-me-ão apoio, senão não são meus amigos;

3. Eu não controlo o que os outros pensam;

4. Mas o que é que isso interessa, dei o meu melhor, tenho de continuar a dar o meu melhor.

Se eu perder, eu sou mau

1. Se eu perder significa que sou mais fraco em relação ao meu oponente, mas continuo a ser a mesma pessoa que sou;

2. Já perdi e já ganhei é natural, faz parte da vida;

3. Não posso controlar tudo o que se passa, mas tenho de me concentrar em mim e nas minhas mais-valias, no momento.

Pensamento Positivo

1. Ter uma atitude mental positiva;

2. Separar o desempenho do próprio indivíduo;

3. Os erros acontecem e são naturais, temos de aprender com eles;

4. Eu não sou responsável pelas ações/pensamentos dos outros, eu responsabilizo- me pelos meus actos;

5. Eu posso errar, sou humano e todos o fazemos (mas aprendo com isso);

6. Aceito o que não é possível mudar, e tenho consciência que a preocupação e a minha resistência ao desafio provocam maus desempenhos.

7. Concentro-me no que faço, porque não posso mudar o passado, mas posso ter influência no futuro com o presente;

8. Estou satisfeito por estar aqui; 9. Estou feliz.

Exercícios de Autoconfiança:

1. O indivíduo realiza um brainstorm sobre as suas habilidades e os seus atributos; 2. O Indivíduo deve usar a Visualização Mental para aumentar a sua Autoconfiança; 3. O indivíduo deve criar uma rotina, Realizar diariamente uma análise sobre a sua

atividade e os seus objectivos;

4. O indivíduo deve criar frases ou palavras que lhe dêem força, vigor e incentivo. É importante saber para onde vamos. Um plano adequado faculta uma informação pormenorizada da evolução e da possibilidade de chegar ao objetivo final. Uma forma de chegar ao objectivo final é elaborar o objetivo a longo prazo passando pelo objetivo a curto prazo. O Indivíduo deve saber o que precisa fazer para chegar ao seu destino e principalmente tentar divertir-se durante o seu percurso.

Para a maioria dos atletas as técnicas de relaxação mental (Técnicas somáticas) e de VM, paragem de pensamentos negativos (Técnicas cognitivas) são suficientes para o controlo

A prática sistemática é a chave do sucesso. 7ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram-se quatro momentos de Biofeedback (1x2’; 1x5’; 1x1’ e 1x3’), os três primeiros momentos a percepção e compreensão dos batimentos cardíacos, com o foco atencional na respiração e o último momento de Biofeedback nas emoções positivas (o foco atencional num espaço, em pessoas, em algo com significado para o sujeito), sempre aumentando o focus mental e a estabilidade emocional, tendo em atenção o ritmo cardíaco, a pressão arterial e o ritmo respiratório.

8ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram-se quatro momentos de Biofeedback (1x2’; 1x5’; 1x1’ e 1x3’), com o estímulo de imagens, regulando e estabilizando a coerência emocional.

9ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizámos dois momentos de Biofeedback (1x3’ e 1x6’), com o estímulo de imagens, regulando e estabilizando a coerência emocional, apelando a pensamentos positivos.

10ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizámos dois momentos de Biofeedback (1x2’ e 1x5’), com o estímulo de imagens e sons, regulando, sugerindo pensamentos positivos, como o bem-estar pessoal e estabilizando a coerência emocional. Realizou-se a Visualização Mental de aspetos técnicos a corrigir no treino físico de água.

Etapa 3 – Simulação (3 semanas - 3 sessões de 30’)

Décima primeira sessão à décima terceira sessão:

Plano semanal

Tabela 2 – Adaptado de Bar-Eli & Blumenstein (2004) – Plano semanal individual (PCE) 1º Dia da

semana

PCE com música acompanhado de instrumento de BFB – 15 min

Dia da

semana

PCE reduzido no aquecimento com instrumento de BFB + passagem de fragmentos de competição (excitação e concentração) (1-2 x 2-3 min)

Relaxação muscular com instrumento de (BFB) – após o treino (2-3 x 5 min)

Dia da

semana

Trabalho de casa com instrumento (BFB) e análise de vídeos de competição (3-4 x 5/10 min)

Dia da

semana

Aquecimento – Relaxamento e PCE (objetivos para a competição específica – (1x5 min, 1x3min)

Recuperação mental (VM) depois do treino (grupo): 10-15min (com instrumento BFB)

Dia da

semana

Exercícios específicos no aquecimento (PCE) – 2x 1-3 min PCE (instrumentoBFB) depois do treino – 5/10 min

Dia da

semana

PCE reduzido antes do treino (exercícios específicos): 2/3x1min; 2/3x0,30min; 2/3x 10segundos.

Trabalho de casa (com instrumento BFB) PCE reduzido – 3/4x1 min.

Dia da

semana

PCE reduzido – durante a competição (exercícios específicos): 3/4x 30 segundos;

Recuperação psicológica depois do treino (grupo): 10/15min (com instrumento de BFB).

- Repetição de uma prova (Programa de Controlo Emocional) realização de uma prova menos importante com as respetivas filmagens (a preparação da competição e a recuperação entre as provas). Observação e análise de filmagens;

- Rotina.

Preparar o ambiente (reduzir as incertezas e minimizar o suficiente a importância do momento, definir as causas e os métodos de combate ao stress).

Identificar, reconhecer, regular e usar as emoções.

A partir da 3ª etapa (tabela 2), os atletas iniciaram um plano semanal individual. 11ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram-se dois momentos de Biofeedback (1x3’ e 1x6’), dialogou-se sobre a prova a realizar, após o qual realizou-se a Visualização Mental da prova potenciando aspetos técnicos. Realizou-se uma recuperação com Biofeedback (1x2’).

12ª sessão

A sessão foi coletiva com o grupo experimental, realizaram-se os exercícios de TaiChi, os exercícios de relaxamento e de Visualização Mental. Esta sessão realizou-se a seguir ao aquecimento da água e antes da prova. (As provas foram filmadas).

13ª sessão

Iniciaram a sessão com exercícios de TaiChi. Realizou-se o visionamento do vídeo da prova de natação. Voltámos a realizar o visionamento do vídeo e a Visualização Mental da prova. De seguida realizaram um momento de Biofeedback (1x3’). Dialogou-se sobre a evolução e como se sentem após estas sessões.

Fase da Prática

Etapa 4 – Transformação (5 semanas - 6 sessões)

Décima quarta sessão à décima nona sessão:

- Rotina (exercício de respiração, Visualização Mental, avaliação de Biofeedback); Preparar o ambiente (reduzir as incertezas e minimizar o suficiente a importância do momento, minimizar as causas de stress). Regular e usar as emoções.

Acompanhamento durante a competição e os treinos (Aplicação e ajustamento do Programa de Controlo Emocional a cada indivíduo; recuperação entre as provas/tarefas, definir os objetivos de satisfação).

14ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram dois momentos de Biofeedback (1x2’ e 1x10’), com o estímulo de imagens, regulando e estabilizando a coerência emocional.

15ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram dois momentos de Biofeedback (1x2’ e 1x5’), com o estímulo de imagens e sons, regulando e estabilizando a coerência emocional.

16ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram dois momentos de Biofeedback (1x2’ e 1x5’), com o estímulo de imagens e sons, aumentando o grau de dificuldade, regulando e estabilizando a coerência emocional.

17ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram dois momentos de Biofeedback (1x3’ e 1x6’), com o estímulo de imagens e sons, regulando, sugerindo pensamentos positivos, como o bem-estar pessoal e estabilizando a coerência emocional. Realizaram Visualização Mental de aspetos técnicos a corrigir no treino físico de água. 18ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram três momentos de Biofeedback (1x3’; 1x5’ e 1x2’), aumentando o grau de dificuldade do Biofeedback, regulando e estabilizando a coerência emocional.

a Visualização Mental da prova e potenciando aspetos técnicos. Realizou-se uma recuperação com Biofeedback (1x2’).

Etapa 5 – Realização ( 5 semanas - 5 sessões)

Vigésima sessão à vigésima quinta sessão:

- Rotina (exercício de respiração, Visualização Mental, avaliação de Biofeedback); - Regulação ótima para a competição;

- Auto-reflexão e análise após a competição com filmagens; - Rotina.

Preparar o ambiente (reduzir as incertezas e minimizar o suficiente a importância do momento, minimizar as causas de stress). Regular e usar as emoções.

- Aplicação dos questionários (pós-teste);

- Auto-reflexão e análise de todo o programa aplicado.

Acompanhamento durante a competição e os treinos (Aplicação do Programa de Controlo Emocional; Plano da competição, recuperação entre as provas; Auto-reflexão e análise após a competição com filmagens).

20ª sessão

Nesta sessão o investigador realizou apoio técnico e pontual a cada nadador, pequenos momentos de relaxamento e filmagens das provas.

21ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizou-se uma avaliação da prova. O indivíduo realizou o visionamento do vídeo da sua prova de natação. Voltou-se a realizar o visionamento do vídeo e a Visualização Mental da prova. De seguida realizou-se um momento de Biofeedback (1x3’). Dialogou-se sobre a evolução e como se sentiu após estas sessões.

22ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram três momentos de Biofeedback com Visualização Mental (1x2’; 1x5’ e 1x2’), aumentando o grau de dificuldade, regulando e estabilizando a coerência emocional.

23ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram dois momentos de Biofeedback com Visualização Mental (1x2’ e 1x5’), dialogou-se sobre a prova a realizar, após o qual realizou-se a Visualização Mental da prova potenciando aspetos técnicos. Realizou-se uma recuperação com Biofeedback (1x2’).

24ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizaram dois momentos de Biofeedback com Visualização Mental (1x2’ e 1x5’), dialogou-se e preparou-se a prova a realizar, após o qual realizou-se a Visualização Mental da prova potenciando aspetos técnicos.

25ª sessão

Iniciou-se a sessão com exercícios de TaiChi. Realizou-se uma avaliação da prova. O indivíduo realizou o visionamento do vídeo da sua prova de natação. Dialogou-se sobre a evolução e como se sentiu após estas sessões.

Anexo B

A evolução do desempenho desportivo dos nadadores na perspetiva do