• Nenhum resultado encontrado

3.1 DESCRIÇÃO DO MÉTODO

3.1.1 Descrição do Ciclo Regulador

3.1.1.1 Identificação do Problema

Trata-se da primeira etapa a ser executada no ciclo de DSR proposto por Wieringa (2009). É a etapa de Investigação do problema que consiste na busca de informações sobre o problema, contudo, ainda sem pensar na solução. O propósito é descrever e explicar o problema a ser investigado. Nesta etapa são identificadas as principais partes envolvidas (stakeholders) com o problema, os objetivos a serem

atingidos, as razões que originaram o problema e as contribuições que serão percebidas caso os objetivos sejam alcançados.

Nessa pesquisa os stakeholders são pessoas que tem interesse em aprender sobre locais históricos a partir das memórias de cidadãos desses locais. O fenômeno investigado é a criação e compartilhamento de memórias coletivas utilizando uma aplicação móvel de aprendizagem ubíqua. Como contribuições espera-se realizar uma análise sobre a utilização da aprendizagem ubíqua como possibilidade para conectar cidadãos com locais históricos a partir de memórias coletivas e a proposição de um artefato digital para criação e compartilhamento dessas memórias.

Nessa pesquisa, essa etapa foi dedicada à definição do problema de pesquisa, buscando-se identificar uma justificativa para a sua investigação. Segundo Dresch et al., (2015), o problema a ser investigado pela pesquisa surge principalmente do interesse do pesquisador em: (i) Uma informação nova ou interessante; (ii) Uma resposta a uma pergunta importante; ou (iii) Uma solução para um problema prático ou para uma classe de problemas.

Nesta pesquisa, essa etapa considerou o estudo de ambientes e plataformas de aprendizagem ubíquas, especificamente, a forma como o conteúdo é entregue aos seus aprendizes, bem como a forma como os aprendizes são acompanhados de acordo com suas necessidades. Tal indagação surgiu a partir da literatura de ambientes de aprendizagem ubíqua. O resultado desta etapa foi a formalização da questão de pesquisa apresentada na introdução do trabalho: Quais os efeitos de uma estratégia de adaptabilidade na experiência de criação e compartilhamento de memórias coletivas em uma aplicação de u-learning?

Tendo como ponto de partida a percepção inicial acerca do problema, bem como, a noção do que seria viável e factível, começaram a ser delineados os objetivos da solução a ser desenvolvida. O principal resultado da conscientização do problema foi a definição e a formalização do mesmo a ser solucionado, suas fronteiras e possíveis soluções. Os resultados desta etapa encontram-se comtemplados nos Capítulos 1 e 2. Nessa pesquisa, o problema esteve relacionado à necessidade de propor novas alternativas que permitam aos cidadãos se aproximarem do patrimônio histórico utilizando como suporte a aprendizagem ubíqua.

Segundo Dresch et al. (2015) para apoiar a percepção do pesquisador sobre o problema a ser estudado, é necessário consultar bases de conhecimento. Isso pode ser realizado com o suporte de uma Revisão Sistemática da Literatura. Essa abordagem é sugerida tendo em vista que pesquisas com foco na concepção de artefatos, como parte importante de sua composição, podem ser vistas como pesquisas com pouco rigor e relevância, ou mesmo como pesquisas que não contribuem com novos conhecimentos, por serem muito específicas, ratifica o autor.

Com isso, existe a dificuldade em mostrar que existe a geração de conhecimento, e não simplesmente a concepção de um artefato usando apenas conhecimentos e tecnologias existentes. De acordo com Gregor e Jones (2007), a consideração do conhecimento existente, independentemente do tipo de ciência que o gerou, pode ajudar o pesquisador a justificar a importância de construir um artefato e seus objetivos.

Ao se utilizar a DSRM, sua natureza teórica é evidenciada pela busca de informação como um modo de entender o problema para que o artefato seja desenvolvido com rigor e que seja passível de debate e verificação. Portanto, esses elementos fortaleceram a necessidade de uma revisão sistemática da literatura no intuito de permitir a utilização de conhecimento existente, por meio da consulta a outros estudos que abordam os mesmos problemas ou problemas semelhantes.

Uma revisão sistemática da literatura mostrou-se em conformidade ao atendimento dos objetivos desta tese, pois permitiu identificar conceitos-chave, detectar e caracterizar métodos de coleta e análise de dados frequentemente utilizados, considerar os erros e lições aprendidas de outras pesquisas e compreender diferentes maneiras de abordar a questão estudada. Sendo assim, foi possível acessar uma grande parte do conhecimento necessário para desenvolver o artefato e, consequentemente, propor melhores contribuições.

Os estudos previamente realizados na literatura e a revisão sistemática proposta tem como objetivo evidenciar artefatos e problemas semelhantes aos que serão resolvidos (DRESCH et al., 2015). Com isso, o objetivo dessa etapa foi identificar artefatos desenvolvidos que abordaram dificuldades semelhantes ao estudado e permitir que nesta pesquisa fossem utilizadas as melhores práticas e lições aprendidas por outros estudos.

Os resultados dessa etapa forneceram subsídios no que se refere às estratégias de adaptabilidade utilizadas em ambientes ubíquos tradicionais e

ambientes ubíquos educacionais, sensíveis ao contexto ou adaptativos. A partir desses resultados, foi selecionada uma estratégia que melhor se adequasse aos objetivos do projeto para ser implementada e posteriormente, avaliado seus efeitos.

Para tanto, foi selecionada a estratégia de adaptabilidade relacionada a entrega de conteúdo em um ambiente de u-learning. Com isso, o artefato proposto deveria sugerir um conteúdo de acordo com a localização do usuário, bem como, de acordo com o interesse previamente definido. Além disso, a apresentação do conteúdo criado deveria ser dinâmica, ou seja, se atualizar de acordo com o local em que ele se encontra.