• Nenhum resultado encontrado

3. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DOS RESULTADOS

4.1 Identificação e caracterização da organização

A organização Lojas Jost, foi fundada na década de 1940, pelo SR. Alfredo Jost com o nome Casa Jost – loja de máquinas de costura, bicicletas, móveis – estabelecida à rua do comércio, no município de Ijuí / RS.

Em 01 de Abril de 1969 a empresa foi adquirida pelo sr. Adolpho Härter. Permaneceu durante muitos anos no mesmo endereço e, em 1982, transferiu-se para a rua 13 de Maio, n° 408 para novas e modernas instalações num prédio amplo com loja, sobreloja e subsolo, onde permanece até os dias de hoje. Com a transferência, passou a oferecer também toda linha de eletrodomésticos e bazar.

Com o passar dos anos, o sr. Adolpho Härter decidiu passar a administração das lojas para os seus quatro filhos. Cada um dos irmãos cuida de pelo menos duas lojas, no caso de Coronel Barros, é o sr. Mauro Härter quem administra.

A empresa atua em oito cidades, sendo a matriz em Ijuí e demais sete empresas como filiais em Coronel Barros, Jóia, Augusto Pestana, Catuípe, Independência, Três de Maio e Panambi. Conta com uma vasta quantidade e variedade de móveis, bazar e eletrodomésticos, e um diferencial em relação aos demais concorrentes, são os caminhões próprios para fazer entrega de mercadorias e montadores próprios da empresa para uma maior agilidade na entrega e montagem de mercadorias.

A organização em estudo atua sob denominação social de Mauro Härter, com nome fantasia de Lojas Jost.

Localizada na Rua da Imigração, n° 243, Bairro Centro, Coronel Barros – RS, a empresa tem como ramo de atividade a venda de móveis, bazar e eletrodomésticos, a mais de sete anos. A loja foi inaugurada no dia 1º de Março de 2006 com a atuação de três funcionários.

O início das novas instalações em Coronel Barros, deu-se devido a ausência de empresas do mesmo ramo de atividade, o que levou as Lojas Jost a investir no município com grande expectativas de vendas. Durante esse tempo, a empresa vem trabalhando com um vasto número de mercadorias e marcas consolidadas no mercado.

A Loja Jost de Coronel Barros é vista como uma empresa sólida, como muitos lembram, começou pequena, e utilizam a matriz como uma referência de compras, por isso, tornam-se clientes da loja de Coronel Barros também. São clientes antigos da organização e gostam de comprar devido às condições de pagamento e forma de atendimento. Mas, como a organização soube administrar as adversidades, a concorrência em relação as demais lojas de Ijuí e região, conseguiu aumentar as vendas com o passar dos anos e conquistar novos clientes em potencial.

A organização é de pequeno porte, pois está de acordo com a Lei Municipal n° 120 de 28 de dezembro de 1994, de acordo com o código tributário municipal de Coronel Barros, conforme sua inscrição no alvará. Ela possui fins lucrativos por depender diretamente da comercialização das suas mercadorias vendidas, e consequentemente, manter-se no mercado.

O tipo jurídico na qual se enquadra é Empresa Simples, onde a responsabilidade é do proprietário Mauro Härter, com supervisão do sr. Rubem Härter, onde percebe-se que o poder está concentrado em suas mãos, porque é ele quem toma todas as decisões em relação à matriz. A organização é uma empresa familiar, por ter sido passada de pai para os filhos. Como o Sr. Adolpho Härter e a dona Elvira Härter já são falecidos, são os quatro filhos que formam a sociedade. A sociedade da rede das Lojas Jost é dividida por igual, ou seja, 25 % para cada um dos sócios. O Sr. Rubem Härter é quem delega maior poder na organização, por gerenciar o setor administrativo.

A estrutura tem como base o setor administrativo que possui um comportamento centralizado, com processos informais, portanto, tem controle de todo o contexto da organização. Dessa forma, tem a responsabilidade de coordenar as atividades de recursos humanos, financeiro, produção, comercialização (marketing) da organização, portanto, controla todo o processo de decisão.

As Lojas Jost de Coronel Barros é totalmente dependente da matriz, como as demais filiais. Toda e qualquer decisão que precisa ser tomada na filial, deve ser comunicada ao Sr. Rubem Härter ou ainda, ao supervisor de vendas o sr. Leomar Albrecht.

Quanto ao gênero a empresa conta com a totalidade do quadro funcional feminino, ou seja, 03 mulheres, isso se deve ao tipo de trabalho, pois há uma mulher para a gerência e vendas, uma caixa e crediarista e uma para vendas. Entre elas há diferenciação de salários, por haver cargos diferenciados.

Acredita-se que cada colaborador deve contribuir com seus conhecimentos, sendo que, é importante conhecer os vários tipos de tarefas dentro da empresa. Desse modo, o proprietário faz com que cada um participe de setores diferentes ao qual foi destinado a trabalhar, para que possa ser de grande utilidade para a organização, conhecendo várias formas de trabalhar, sendo polivalente em seu cotidiano, sendo que, para ele o benefício é que pode conhecer novas formas de trabalho e ter mais de uma experiência. Essa foi uma forma que o proprietário encontrou para que as vendas não parem se algum colaborador não comparecer.

O organograma da empresa tem uma estrutura pequena, com total centralização por parte do setor administrativo, com o processo decisório nas mãos dos proprietários. Envolvendo a parte de supervisão, gerência, vendas, bem como caixa e crediário.

A estrutura das Lojas Jost de Coronel Barros pode ser percebida a seguir na Figura 2:

Figura 2: Organograma da empresa:

A visão das Lojas Jost de Coronel Barros é “Ser uma empresa competitiva na linha de móveis, eletrodomésticos e bazar, mantendo-se uma das melhores empresas do ramo de varejo, primando pelo conforto, qualidade e comodidade do cliente”.

A empresa tem como missão oferecer aos clientes mercadorias de qualidade, primando pelo bom atendimento, garantido assim a perpetuação da mesma, com liderança e competitividade de mercado. As Lojas Jost de Coronel Barros tem como princípios: a inovação de mercadorias; a qualidade; responsabilidade social; profissionalismo; respeito ao cliente; e, parceria com fornecedores.

A forma que a organização procura acompanhar as mudanças em relação ao comportamento do consumidor é de acordo como a classe C. Ela vem adquirido maior poder de compra, a organização está procurando adequar-se ás novas exigências deste

Sócios Proprietários Supervisor de Vendas Gerência Vendas Caixa / Crediário Figura 2: Organograma da empresa

público, comprando móveis, bazar e eletrodomésticos conforme seu poder de compra. A classe C está se tornando o público-alvo da organização por ter aumentado o seu poder de compra nos últimos anos. Então, as Lojas Jost de Coronel Barros está trabalhando estrategicamente com suas vendas mais voltadas para estes clientes com promoções mensais.

A principal meta a ser alcançada pela empresa é possuir um bom conceito e reconhecimento na área do varejo. Seus objetivos destacam-se pela preocupação em apresentar mercadorias e serviços de qualidade para o mercado consumidor com a devida exigência e garantir a satisfação de seus clientes. Quanto a pesquisa de satisfação com os clientes da Loja Jost de Coronel Barros - RS , a empresa busca saber a opinião de seus clientes a partir da pesquisa de satisfação, o que levou a acadêmica a realizar esta pesquisa diretamente no local onde trabalha.

Documentos relacionados