• Nenhum resultado encontrado

4.4 APLICAÇÃO DA FASE DE INICIAÇÃO

4.4.4 Identificar as fontes de dados para PROGER

Entre a execução das atividades, esta foi a que mais se distanciou da orientação contida no processo proposto. Isso devido à peculiaridade do Contrato Administrativo e do momento em que se encontra o desenvolvimento de todos os sistemas transacionais. Isso agravado pelo fato de o cliente ainda não usá-los em razão de serem desenvolvidos praticamente ao mesmo tempo dos analíticos, que, por sua vez, são baseados nos dados existentes nos sistemas transacionais.

Esta atividade prevê reunião com o cliente com o objetivo de identificar as fontes de dados existentes e criar o relacionamento delas com as necessidades levantadas na atividade anterior. Como os novos sistemas transacionais não

estavam em uso no momento da execução desta quarta atividade, os usuários ainda não possuíam experiência de uso desses novos sistemas e seria complicado para eles o estabelecimento deste relacionamento. Apesar de terem domínio sobre toda a informação dos sistemas antigos e novos, esta atividade requer a definição de onde a informação é armazenada.

Para diminuir este problema e sendo a própria DATAPREV a fornecedora desses sistemas transacionais, a equipe escolheu reunir-se com as outras que desenvolviam os projetos transacionais. Assim, essas equipes representariam o cliente para estabelecer a relação entre a fonte de dados e a necessidade identificada para o sistema.

A reunião foi realizada entre dois membros da equipe do Projeto Base de Gestão do MTE e um membro da equipe do Projeto PROGER. O roteiro (ver Apêndice F) contém um questionário semi-estruturado com as sugestões de perguntas a serem realizadas. Foi perguntando onde poderia se encontrar os dados que atendessem cada necessidade. Após isso, a equipe desenvolvedora do sistema analítico do PROGER consolidou estas informações no artefato Mapeamento das Necessidades de Negócios e Fonte de Dados Transacionais, resultando nas informações apresentadas na Ilustração 18.

Documento de Mapeamento de Fontes de Dados 1- Objetivo

O objetivo desse documento é identificar as fontes de dados utilizadas pelos sistemas transacionais existentes e relacionadas com as áreas de negócio descritas no Documento de Contexto Organizacional.

2- Fontes de Dados Transacionais

• PROGER • SDC • CAGED • IMO • SD • PNQ • CNIS

Ilustração 18: Documento de Mapeamento de Fontes de Dados com as Necessidades do PROGER (continua)

2.1- PROGER

Descrição: principal fonte de dados para a Área de Negócio PROGER. É o banco de dados que mantém as informações do Sistema PROGER. Nele estarão armazenados dados para o acompanhamento da execução dos diversos programas/linhas de crédito do governo para geração de emprego e renda com recursos provenientes do FAT, viabilizando a captação, crítica e consolidação das informações referentes aos contratos firmados mensalmente através dos diversos programas do PROGER.

2.2- SDC

Descrição: SDC - Sistema de Dados Corporativos. É o banco de dados onde serão disponibilizados dados utilizados por mais de um sistema. São exemplos de dados contidos no SDC: CEP, unidade federativa, CNAE, CBO.

2.3- CAGED

Descrição: é o banco de dados que mantém os dados administrativos das declarações RAIS ( Relação Anual de Informações Sociais) e CAGED ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), sendo alimentado anualmente pela declaração RAIS e mensalmente pela declaração CAGED. Os registros administrativos da RAIS apresentam um retrato do mercado de trabalho formal brasileiro, sendo possível extrair informações quantitativas de empregos por CBO e também as atividades econômicas que apresentam maior desenvolvimento. Já as informações da declaração CAGED mostram as oscilações do mercados, tendo seu foco nas quantidades de admissões e demissões que ocorrem durante o mês.

2.4- IMO

Descrição: principal fonte de dados para a Área de Negócio IMO. O banco de dados IMO abrangerá informações da execução da Intermediação de Mão-de-obra. Desta forma manterá informações sobre o trabalhador, o empregador e as vagas. Além dessas informações, essa fonte de dados ficará responsável por manter o registro das operações realizadas pela IMO como a convocação, pré- seleção e encaminhamentos.

2.5- SD

Descrição: principal fonte de dados da Área de Negócio Seguro-Desemprego. O banco de dados SD manterá as informações do sistema Seguro-Desemprego. Nele constarão dados do requente do benefício, do segurado, do beneficiado. Além desses dados, o banco de dados SD deverá registrar informações sobre as recusas, a concessão do benefício e a execução do pagamento.

2.6- PNQ

Descrição: principal fonte de dados para a Área de Negócio PNQ. Envolve o módulo de contratos e convênios e informações do plano de trabalho. É o banco de dados que mantém as informações do Sistema do Programa Nacional de Qualificação.

2.7- CNIS

Descrição: CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais é a base de dados nacional que contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações.

3- Relacionamento entre Necessidades e as Fontes de Dados Transacionais Necessidade Fonte de Dados NS_PROGER_01 –

Disponibilizar informações sobre alocação de recursos

PROGER

NS_PROGER_02

Disponibilizar informações sobre planos de trabalho

PROGER

Ilustração 18: Documento de Mapeamento de Fontes de Dados com as Necessidades do PROGER (continuação)

NS_PROGER_03 Disponibilizar informações associadas a contratos PROGER NS_PROGER_04 Disponibilizar informações de questionários sobre agentes financeiros e beneficiários

PROGER

NS_PROGER_05 – Fornecer recursos informacionais para elaboração de relatórios gerenciais

PROGER

NS_PROGER_06

Disponibilizar informações para a avaliação do impacto dos programas PROGER CAGED NS_PROGER_07 Prover indicadores PROGER CAGED NS_PROGER_08 Permitir

integração com outras fontes de informação CAGED CNIS SD IMO PNQ

SDC – tabelas do IBGE ( CNAE) e código CBO;

Base de dados do INPI – informações do Instituto Nacional de Propriedade Industrial;

Base de Dados do SECEX – informações

4- Referências <retirado> 5- Anexos <retirado>