• Nenhum resultado encontrado

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4.2 Implicações em pesquisas futuras

Como afirmado no início deste capítulo, a proposta apresentada para esta pesquisa chegou ao fim, porém há ainda muito a ser estudado para complementá-la. A partir desta dissertação, portanto, podem ser desdobradas as seguintes sugestões em pesquisas futuras:

- Produzir o módulo Sua Saúde e os conteúdos para o site, as redes sociais e o celular para cumprir as etapas da estrutura de produção e do cronograma propostos, avaliá-las e fazer as alterações que forem julgadas necessárias.

- Produzir o módulo utilizando o middleware Ginga, para testar e aprimorar o processo de desenvolvimento de recursos interativos.

- Testar quais recursos interativos de fato se encaixam à temática saúde, fazendo uso, para isso, de pesquisas de recepção.

- Avaliar como os conteúdos de saúde são recebidos pelos indivíduos nas diferentes plataformas e como podem ser aprimorados para atender a tais especificidades.

- Desenvolver pesquisas sobre as interfaces que compõem tanto os recursos interativos do módulo quanto o material para o site e o celular, para que o acesso se torne cada vez mais fácil e intuitivo para o telespectador e o usuário.

- Avaliar como a participação e o diálogo com o telespectador/interagente podem ser melhorados e incorporados ao processo de produção do módulo, para que cada vez mais ele atenda aos interesses do público no contato com as informações de saúde. Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de implantação do canal de retorno e, com isso, formas de intervenção mais diretas por parte do público.

- Pesquisar quais são os caminhos percorridos pela informação e avaliar possíveis entraves a esse fluxo que venham a prejudicar na condução do módulo e dos demais conteúdos para internet e celular.

- Estudar e desenvolver um modelo de negócios para as produções para a televisão digital que atenda aos interesses de emissoras comerciais sem com isso prejudicar a qualidade da informação de saúde disponibilizada.

- Desenvolver estudos que integrem as áreas de Comunicação, Design e Informática com o intuito de aprimorar os conteúdos de saúde propostos.

- Verificar como o processo produtivo em cinco etapas (definição do tema, pré-produção, pós-produção e avaliação) pode ser utilizado no desenvolvimento de conteúdos de outras temáticas, em especial, em relação à primeira etapa, de definição do tema.

REFERÊNCIAS

AMÉRICO, Marcos. TV Digital: Propostas para Desenvolvimento de Conteúdos em Animação para o Ensino de Ciências. 2010. 213 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Bauru, 2010.

ANGELUCI, Alan César Belo. A interatividade na TV Digital Aberta: estudos preliminares em São Paulo/SP. Revista Geminis, São Carlos, v.2, n.2, p.180-197, 2011. Semestral. Disponível em:

<http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/issue/view/3/showToc>. Acesso em 05 de dez. 2011.

______. Produção de Conteúdos na Era Digital: a experiência do “Roteiro do Dia”. 2010. 109f. Dissertação (Mestrado em Televisão Digital: Informação e Conhecimento) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Bauru, 2010.

ANGELUCI, Alan César Belo; LOPES, Roseli de Deus; ZUFFO, Marcelo Knörich. Estudo comparativo entre TV Digital Aberta e TV Conectada no Brasil. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. P. 1-16. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-3016-1.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.

ARAÚJO, Inesita Soares de. Comunicação e saúde. In: MARTINS, Carla Macedo (Org.) Educação e saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.

BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette. Comunicação digital: educação, tecnologia e novos comportamentos. São Paulo: Paulinas, 2008.

BECKER, Valdecir; ZUFFO, Marcelo Knörich. Interatividade na TV Digital: estado da arte, conceitos e oportunidade. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 44-67.

BECKER, Valdecir. Concepção e desenvolvimento de aplicações interativas para televisão digital. 2006. 100f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. BECKER, Valdecir; MONTEZ, Carlos. TV digital interativa: conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2.ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005.

BECKER, Valdecir et al. Datacasting e Desenvolvimento de Serviços e Aplicações para TV Digital Interativa. In: TEIXEIRA, César Augusto Camillo; BARRÉRE, Eduardo; ABRÃO, Iran Calixto (Org). Web e Multimídia: Desafios e Soluções. Poços de Caldas: PUC-Minas, 2005.

BELDA, Francisco Rolfsen. Um modelo estrutural de conteúdos educativos para televisão digital interativa. São Carlos, 2009. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. BELTRÁN, Luis Ramiro. La importância de la comunicación en la promoción de la salud. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, n. 35, p. 139-158, 1º sem. 2001.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.

BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.

BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção & direção. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Informe Epidemiológico Influenza Pandêmica (H1N1) 2009. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. n. 11. p.1-11. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/boletim_influenza_se_47.pdf>. Acesso em 15 jul. 2011.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e promoção de saúde no Brasil. In: UNESCOM - Congresso Multidisciplinar de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, São Bernardo do Campo, 2006, p. 1-18. Disponível em: < http://www.projetoradix.com.br/arq_artigo/IX_01.pdf>. Acesso em 10 fev 2011.

______. A cobertura de saúde na mídia brasileira: sintomas de uma doença anunciada. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, n. 35, p. 187-210, 1º sem. 2001.

______. Jornalismo científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: Edusp, 1988.

BUSS, Paulo Marchiori. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de. (orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p.15-38. ______. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2000. Disponível em:

< http://www.scielosp.org/pdf/csc/v5n1/7087.pdf >. Acesso em 01 jul. 2011.

CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócios. São Paulo: Summus, 2010.

______. A TV 1.5 – A televisão na era digital. 2009. 302f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

______. Potenciais da linguagem da TV digital. Disponível em:<http://www.artv.art.br/informateca/escritos/new_media/ling_dig.htm> Acesso em 18 set. 2011.

CARAPINHEIRO, Graça. A saúde no contexto da sociologia. Disponível em:<http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/39/433.pdf>. Acesso em 02 dez. 2011.

CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede: filtros, vitrines, notícias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

CASTELLANOS, Pedro Luis. Los modelos explicativos del proceso salud – enfermedad: los determinantes sociales. Madrid: Ed Mc Graw Hill, 1998.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CARDOSO, Gustavo; CASTELLS, Manuel (Orgs.). A Sociedade em Rede. Do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005. CASTRO, Cosette. Conteúdos para TV digital: navegando pelos campos da produção e da recepção. In: FILHO, André Barbosa; CASTRO, Cosette; TOME, Takashi (org.). Mídias digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005. p. 295-319.

CASTRO, Cosette; FREITAS, Cristiana. Narrativa Audiovisual para Multiplataforma – um estudo preliminar. In: Revista Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, v.2, n. 7, p.1-5, 2010. Disponível em: < http://intercom.org.br/bibliocom/sete/pdf/cosette-castro-cristiana-freitas.pdf>. Acesso em 18 jun. 2011.

CASTRO, Ivanna Aguiar de; MUSSE, Christina Ferraz. A construção de uma realidade: a cobertura da gripe suína realizada pelo Jornal Nacional. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Sergipe, 2010. p. 1 - 16. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2010/resumos/R19-1034- 1.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2011.

COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Conceitos de saúde em discursos contemporâneos de referência científica. Hist. cien. saude - Manguinhos, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 315-333, 2002. Quadrimestral. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 59702002000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 out. 2011.

CROCOMO, Fernando Antônio. TV digital e produção interativa: a comunidade manda notícias. Florianópolis: Editora da UFSC, 2007.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de. (orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p.39-53. CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de. (orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

DICIONÁRIO HOUAISS. Houaiss, Antônio (1915-1999) e Villar, Mauro de Salles (1939 -). Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

DOU. (30 de Jun. de 2006). DECRETO Nº. 5.820, DE 29 DE JUNHO DE 2006 - Dispõe sobre a implantação do SBTVD-T, estabelece diretrizes para a transição do sistema (...) de radiodifusão de sons e imagens e do serviço de retransmissão de televisão, e dá outras providências. Diário Oficial da União.

ENCICLOPÉDIA INTERCOM DE COMUNICAÇÃO. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, 2010.

EPSTEIN, Isaac. Comunicação de massa para saúde: esboço de uma agenda midiática. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. São Paulo, v.5, n. 8-9, p.132-143, 2008.

_______. Comunicação e saúde. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, n. 35, p. 159-186, 1º sem. 2001.

FERRAZ, Carlos. Análise e perspectivas da interatividade na TV digital. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009.

FONTES, Olney Leite. Além dos sintomas: superando o paradigma saúde e doença. Piracicaba: Editora Unimep, 1995.

FREITAS, Carlos Machado de. A vigilância da saúde para a promoção da saúde.In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de. (orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

GAWLINSKI, Mark. Interactive television production. Oxford: Focal Press, 2003. GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac, 2003.

HERZLICH, Claudine. Saúde e doença no início do século XXI: entre a experiência privada e a esfera pública. Physis, Rio de Janeiro, v.14, n.2, p. 383-394, 2004. Trimestral. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 73312004000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 18 out. 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2009. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/especiais/pnad/2010/ultimas-noticias/2010/09/08/numero-

de-domicilios-com-telefone-cresce-e-atinge-84-em-2009-diz-pnad.jhtm>. Acesso em: 27 mai. 2011.

ITVBR. Para governo e radiodifusores, TVs conectadas e Ginga não são concorrentes. Disponível em: < http://itvbr.com.br/blog/destaque/para-governo-e- radiodifusores-tvs-conectadas-e-ginga-nao-sao-concorrentes>. Acesso em 12 jan. 2012.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LEMOS, André. Anjos Interativos e Retribalização do Mundo. Sobre Interatividade e Interfaces Digitais, 1997. Disponível em:<www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf>. Acesso em 09 de mar.

2011.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. MEDEIROS, Flávia Natércia da Silva; MASSARANI, Luisa. A cobertura da gripe A (H1N1) 2009 pelo Fantástico. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.34, n.1, p.41-59, jan./jun. 2011. Semestral. Disponível em:

<http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/rbcc/article/viewFile/6412/5525>. Acesso em: 10 ago. 2011.

MÉDOLA, A. S. L. D. Televisão digital, mídia expandida por linguagens em expansão. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009a. p. 247-260.

MÉDOLA, A. S. L. D. Televisão digital brasileira e os novos processos de produção de conteúdos: os desafios para o comunicador. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. E- compós. Brasília, v.12, n.3, set/dez. 2009b.

MOISÉS, Márcia. A Educação em Saúde, a Comunicação em Saúde e a Mobilização Social na Vigilância e Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano. Publicado no Jornal do Movimento Popular de Saúde/MOPS. 2003. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/artigo2.pdf>. Acesso em 7 ago. 2011. MURRAY, J. H. (2003). Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no

ciberespaço. São Paulo: Unesp, Itaú Cultural.

NATANSOHN, Graciela. Comunicação & Saúde: interfaces e diálogos possíveis. Revista de Economía Política de las Tecnologias de la Información y Comunicación, Sergipe, V.6, n.2, p. 38-52, mai-ago 2004. Quadrimestral. Disponível em:

<http://www2.eptic.com.br/sgw/data/bib/artigos/ac91b84bc163228f74ae2a291b80dd 81.pdf>. Acesso em 14 jun. 2010.

NATIONAL CANCER INSTITUTE. Making Health Communication Programs Work: a planner’s guide. Disponível em:

<http://www.cancer.gov/cancertopics/cancerlibrary/pinkbook/page1>. Acesso em 15 jun. 2010.

NICOLETTI et al. Hipercromias: Aspectos Gerais e Uso de Despigmentantes Cutâneos. Cosmetics & Toiletries (Edição em Português) Vol. 14, mai-jun 2002. PATTON, Michael Quinn. Qualitative Research and Evaluation Methods. 3.ed. London: Sage Publications, 2002.

______. Qualitative Evaluation Checklist. The Evaluation Center – Western Michigan University, 2003. Disponível em:

<http://www.wmich.edu/evalctr/checklists/qec.pdf> Acesso em 12 out. 2011.

PESSONI, Arquimedes. Comunicação para a saúde. In: MELLO, José Marques de. O campo da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 177-185.

______. Contribuições da COMSAÚDE na construção do conhecimento em Comunicação para a Saúde: resgate histórico e tendências dessa linha de pesquisa. 2005. 242f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2005.

PITTA, Aurea Maria da Rocha (Org.). Saúde & Comunicação. Visibilidades e silêncios. São Paulo: Editora Hucitec Abrasco, 1995.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 2.ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

RONDELLI, Elizabeth. Mídia e saúde: os discursos se entrelaçam. In: PITTA, Aurea Maria da Rocha (Org.). Saúde & Comunicação. Visibilidades e silêncios. São Paulo: Editora Hucitec Abrasco, 1995. p. 38-47.

SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n.1, p. 29-41, 2007. Trimestral. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a03.pdf>. Acesso em 18 out. 2011. SCOLARI, Carlos Alberto. Ecología de la hipertelevisión. Complejidad narrativa, simulación y transmedialidad em la televisión contemporânea. In: SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009. p.174-201.

SOARES, Luiz; ANGELUCI, Alan César Belo; AZEVEDO, Roberto. A comunicação digital e a interdisciplinaridade na produção de conteúdo televisivo. Revista Comunicação Midiática, Bauru, v.6, n.1, p. 81-99, 2011. Quadrimestral. Disponível em:

<http://www.mundodigital.unesp.br/revista/index.php/comunicacaomidiatica/issue/vie w/2/showToc>. Acesso em 15 de out. 2011.

SQUIRRA, Sebastião; FECHINE, Yvana. (orgs.). Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós 2009. Porto Alegre: Sulina, 2009.

TEIXEIRA, Lauro Henrique de Paiva. Televisão Digital: Interação e Usabilidade. 2008. 142f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Bauru, 2008.

VILCHES, Lorenzo. A migração digital. Tradução de Maria Immacolata Vassalo de Lopes. São Paulo: Loyola, 2003.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.2, 2000.

WINCK, João Baptista. Quem conta um conto aumenta um ponto. O design do audiovisual interativo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

WINCK et al. Intelectuais e cibercultura: além de apocalípticos e integrados. São Paulo, 2004. Revista Eletrônica da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças. Disponível em:

< www.abdl.org.br/filemanager/.../165/Intelectuais_e_cibercultura.pdf>. Acesso em 20 out. 2011.

Sites consultados

Agência Nacional de Telecomunicações www.anatel.gov.br

Filme O Labirinto www.olabirinto.com

Fórum Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre www.forumsbtvd.org.br

Ginga oficial www.ginga.org.br IHMC CmapTools http://cmap.ihmc.us

Instituto Nacional de Câncer – INCA www.inca.gov.br

ITVBR

National Cancer Institute http://cancer.gov Revista da Vacina www.ccms.saude.gov.br/revolta/ltempo.html TV Digital www.dtv.org.br

Documentos relacionados