• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE CMAP TOOLS PARA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

No documento ANAIS IV SIMPÓSIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA (páginas 76-81)

Marcos Gomes de Sousa

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da UFPI E-mail: marcossggomes77@gmail.com

Maria da Conceição Pereira de Araújo

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia da UFPI E-mail: mariaaraujo9991@gmail.com

Josélia Saraiva e Silva

Orientadora: Doutora em educação de educação da UFRN E-mail: joseliasaraiva@yahoo.com.br

RESUMO

O método mais utilizado em salas de aula da educação básica é o da aula expositiva, porém, os seus efeitos na aprendizagem dos estudantes nem sempre contemplam os variados estilos de aprender. O desenvolvimento de variadas metodologias pode ser necessário para promover uma maior aprendizagem. Este trabalho surge da necessidade da utilização de novos métodos para o ensino, como por exemplo, o uso do programa de construção de mapas conceituais, com o propósito de simplificar e compreender os conteúdos de geografia. O referente artigo baseou-se em revisões bibliográficas, onde foram utilizados artigos acadêmicos e livros acerca da temática central. Tal artigo possui o objetivo de compreender o uso de mapas conceituais no ensino de geografia, além disso, objetivou-se ainda, descrever, contribuir e relatar a importância do uso do Cmap Tools para o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Constata-se que o uso de mapas conceituais são instrumentos pedagógicos impulsionadores do saber.

Palavras-chave: Ensino. Geografia. Cmap Tools. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

O desafio de tornar o ensino de geografia mais estimulante e atraente é algo provocativo, pois os professores, principalmente aqueles do ensino básico sofrem com a empatia por parte dos alunos, o preconceito de colegas de profissão e muitas vezes da falta de iniciativa do próprio docente em utilizar novos métodos de ensino. Com isso, torna-se essencial o uso do programa Cmap Tools como uma metodologia para a compreensão dos conteúdos da ciência geográfica.

A discussão central desse artigo está voltada para a importância do uso do programa Cmap Tools como um instrumento pedagógico para a compreensão e assimilação dos conteúdos. Haja vista que, os conteúdos de geografia são difíceis e abstratos, principalmente aqueles voltados para o ensino de geografia física, como por exemplos, a formação das rochas sedimentares, metamórficas e sedimentares.

Com isso, pode-se inferir o quão o uso de metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem torna-se essenciais para o ensino de geografia. Visando proporcionar aos docentes o uso de novas maneiras de se trabalhar e potencializar a compreensão dos conteúdos conceituais dessa ciência tão abrangente e desafiadora. Diante disso, o Cmap Tools surge como um instrumento que produz mapas conceituais, de acordo com Moreira (1997, p. 7):

De maneira análoga, nunca se deve esperar que o aluno apresente na avaliação o mapa conceitual “correto” de certo conteúdo. Isso não existe. O que o aluno apresenta é o seu mapa e o mais importante não é se esse mapa está certo ou não, mas sim se ele dá evidências de que o aluno está aprendendo significativamente o conteúdo [...].

O ensino de geografia vem se renovando e a maneira de como se trabalha com os alunos também, e uso do recurso a utilizar-se é através do “Cmap tools,”, pois vai buscar a participação do aluno nas aulas e melhorará o seu desempenho na aprendizagem no ensino de geografia. Além disso, o aluno torna-se o construtor do seu conhecimento, já que ele produzirá seu próprio mapa conceitual. Conforme Sousa; Cordeiro Junior; Albuquerque (2019, p. 3):

Ao considerar que cabe ao professor o papel de orientar, intervir e direcionar os alunos para uma maior compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula, é de fundamental importância que o docente selecione e organize as temáticas a serem apresentados e discutidos em sala. Além disso, compete a ele a função de expor os conteúdos com clareza e eficácia, sendo que é preciso que o docente busque métodos criativos e inovadores que subsidiem o melhor aprendizado, considerando os diversos instrumentos e possibilidades que permeiam o ambiente escolar.

Diante do exposto, tal trabalho objetiva destacar a importância do Cmap Tools para a produção de mapas conceituais, com o intuito de tornar o ensino de geografia mais dinâmico e potencializador, principalmente dos conteúdos da geografia física. Além disso, objetivou-se sistematizar a utilização de tal programa para o processo de ensino- aprendizagem no âmbito escolar, já que o mesmo é considerado uma ferramenta pedagógica eficiente.

O Cmap Tools é uma ferramenta para elaborar pequenos esquemas conceituais com a intenção de representá-los graficamente, ou seja, é um programa que auxilia o aluno a usar a criatividade no formato de desenhos de mapas conceituais. Moreira (1997, p. 1) afirma que “De um modo geral, mapas conceituais, ou mapas de conceitos, são apenas diagramas indicando relações entre conceitos, ou entre palavras que usamos para representar conceitos”.

Não existe um modelo correto de se produzir mapas conceituais, podendo ser de várias formas. O software Cmap Tools disponibiliza aos professores e aos alunos a liberdade de criá-los de acordo com sua concepção em relação aos conteúdos inseridos no ambiente escolar. Além disso, o professor deve realizar um planejamento prévio ao aplicá- lo com os alunos. De acordo com Sousa; Cordeiro Junior e Albuquerque (2019, p. 5):

Vale destacar que os mapas conceituais podem ser de várias formas, merecendo destaque as seguintes retratações: teia de aranha, fluxograma e de forma hierarquizada. Os tipos teia de aranha são feitos com um conceito central no meio do mapa, com os conceitos se ramificando ao redor do termo central, possuindo a vantagem de possuírem uma estrutura simples, ou seja, de fácil montagem. Os mapas do tipo fluxograma são sistematizados de uma forma linear, sendo fácies de lerem e de serem interpretadas, pois sua estrutura é feita por uma ordem lógica e [sequencial]. Os mapas do tipo hierárquico são produzidos pela ordem de importância de cada termo, onde a informação mais importante é inserida sempre na posição superior.

Os conceitos são representados dentro de “caixas”, onde possuem relação por meio de conectivos que possuem o papel de relacionar as palavras chaves. Tal programa pode ser baixado pela internet e sem custos. O Cmap Tools pode organizar o mapa conceitual de forma hierarquizada ou de forma livre. Sua organização e construção dependem de cada usuário, já que não existe mapa conceitual certo ou errado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Inicialmente deve-se fazer o cadastro, logo em seguida o aluno pode utilizar o programa. O professor possui o dever de atuar como agente mediador do processo de ensino-aprendizagem. Conforme Sousa; Cordeiro Junior e Albuquerque (2019, p. 4) “Esse método permite ao aluno criar sua própria técnica de elaborar o mapa conceitual, na perspectiva de potencializar o seu aprendizado”.

Tal software apresenta uma estratégia cognitiva, com seus recursos para formatação dos mapas (imagens e textos), podendo ser usado no modo online ou não. Cada usuário pode salvar sua criação em vários formatos, como por exemplo, XML/XTM. Possui a vantagem de ser uma ferramenta que é distribuída gratuitamente, onde dois ou mais usuários podem trabalhar na elaboração do mesmo mapa, ao mesmo tempo e a distância. Porém, a única desvantagem estaria no não aproveitamento desta ferramenta para aqueles usuários que ainda não possui a capacidade de fazer o uso da tecnologia computacional, principalmente, aqueles professores que não possuem formação continuada. Diante disso, percebe-se o quão tal software torna-se essencial para a formação de professores, quanto para alunos do ensino básico.

Diante do exposto, fica em evidencia o quanto a utilização do software Cmap Tools é um recurso didático e que deveria ser mais divulgado, tanto para os alunos da rede básica, quanto para os acadêmicos e formação continuada de professores, principalmente aqueles do curso de geografia.

Por tratar-se de um programa educacional que pode ser utilizado na disciplina curricular de geografia na construção de mapas conceituais interativos, voltados tanto para a geografia física, quanto para a geografia humana. Diante disso, o Cmap Tools torna-se um agente facilitador do ensino e da aprendizagem da disciplina de geografia.

CONCLUSÃO

Diante do exposto, percebe-se que novos métodos de ensino devem ser inseridos no ambiente escolar, com a pretensão de complementar o modelo expositivo, onde o professor é o único detentor do conhecimento. Com isso, o uso do Cmap Tools não seria diferente, pois este, além de ser uma ferramenta pedagógica para o ensino geográfico, atua como agente participativo da construção do conhecimento do aluno.

Usá-lo em sala de aula, é fugir da monotonia, é inserir e disponibilizar aos alunos uma aula mais dinâmica e atraente. Em razão das inúmeras dificuldades que enfrentam no trabalho, alguns professores se sentem inseguros e se fecham em uma atitude conservadora: optam por manter os rituais rotineiros e repetitivos da sala de aula, desistindo de experimentar caminhos novos.

REFERÊNCIAS

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e aprendizagem significativa. Porto Alegre. 1997. SOUSA, Marcos Gomes de; CORDEIRO JUNIOR, Iran de Oliveira; ALBUQUERQUE, Emanuel Lindemberg Silva. Aulas de Geografia Física e metodologias aplicáveis ao ambiente escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 81 - 90, set. 2019.

No documento ANAIS IV SIMPÓSIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA (páginas 76-81)