• Nenhum resultado encontrado

USO DO GOOGLE EARTH PRO PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

No documento ANAIS IV SIMPÓSIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA (páginas 56-61)

Arlane Silva de SOUSA¹

Pós-Graduanda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFPI) E-mail: silvaarlane975@gmail.com

Josélia Saraiva e SILVA2

Orientadora: Professora Doutora em Educação da UFPI E-mail: joseliasaraiva@yahoo.com.br

RESUMO

As tecnologias usadas pela sociedade atual contribuíram para a dinamização da prática docente no ensino de Geografia, tendo em vista as suas riquezas de aplicabilidades para estudar os conteúdos geográficos. O presente trabalho objetiva analisar a importância da aplicação do software Google

Earth Pro para o ensino de Geografia, no contexto de estudo de análise do espaço geográfico.

Metodologicamente, foi realizado um levantamento bibliográfico com autores que versam sobre o tema. Para análise da aplicação do Google Earth Pro, buscou-se imagens de satélites da área espacial da cidade de Barras-PI. Percebeu-se que o Google Earth Pro é uma ferramenta indispensável na prática docente para o ensino de Geografia, tendo em vista a abrangência de uso para estudar os conteúdos geográficos.

Palavras-chave: Google Earth Pro. Ensino de Geografia. Prática Docente.

INTRODUÇÃO

A Geografia é uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Cavalcanti (2012, p. 50) aponta a cartografia como conteúdo base no ensino de Geografia por ser “uma forma de representar análises e sínteses geográficas, por permitir a leitura de acontecimentos, fatos e fenômenos geográficos pela localização e pela explicação dessa localização, permitindo, assim, sua espacialização. [...]”.

Nesse contexto, insere-se a importância dos mapas e imagens que são produtos de representação do espaço e, ao mesmo tempo, possibilita ao leitor e/ou aluno fazer interpretações da realidade representada. Cavalcanti (2012, p. 52) ressalta que os avanços científicos e tecnológicos levaram “à possiblidade de construção de mapas digitais, interativos, com uso de geoprocessamento, conseguidas por meio de artefatos tecnológicos que avançam a cada dia [...]”. Assim, torna-se necessário a inserção dos recursos tecnológicos para representação, bem como para análise do espaço geográfico na prática docente do professor de Geografia, tendo em vista que é a geografia escolar que mais usa

a cartografia como forma de estudar o espaço, bem como seus fenômenos de espacialização.

Nessa abordagem, o presente trabalho propõe uma discussão sobre o uso do

Google Earth Pro como ferramenta cartográfica tecnológica por meio das imagens de

satélites para potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na construção do conhecimento geográfico e uma prática docente dinâmica. Desse modo, tem como objetivo geral analisar a importância da aplicação do software Google Earth Pro para o ensino de Geografia, no contexto de análise do espaço geográfico e, como específico, propor estratégias metodológicas de ensino com o Google Earth Pro a partir de lugares específicos para análise do espaço geográfico, tendo como recorte espacial a área urbana da cidade de Barras-PI.

O presente trabalho é de abordagem qualitativa e foi realizado a partir de um levantamento bibliográfico de autores que versam sobre a importância do uso do Google

Earth Pro na sala de aula, especificamente, no ensino de Geografia. Para análise da prática

para o uso desse software foi realizada uma pesquisa com download de imagens disponíveis da área urbana do município de Barras-PI para discutir as possíveis aplicabilidades de uso.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os recursos cartográficos tecnológicos podem ser inseridos na prática docente para potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos para os diversos temas de estudo do espaço geográfico. Amorim et al (2011, p. 136) afirmam que eles “permitem uma interação ativa, induzindo o aluno à imaginação, à criatividade e à liberdade, para que ocorra a aprendizagem”. Nessa perspectiva, Evangelista, Morais e Silva (2017, p. 157), afirmam que

Apoiado nas categorias de análise da ciência Geografia, nos usos e aplicações de softwares livres, a exemplo do Google Earth, pelo qual se obtêm imagens em três dimensões da superfície terrestre, é possível perceber os padrões de ocupação do espaço, [...] enfim, é possível ao professor de Geografia fazer uso de uma ferramenta que possibilite mais aplicabilidade às suas aulas.

Nota-se que, o Google Earth Pro, além de ser uma ferramenta com várias formas para abordar o estudo do espaço geográfico representa um recurso metodológico que ao ser inserido nas aulas de geografia torna-as dinâmicas e atrativas, possibilitando aos alunos uma compreensão sistematizada dos fenômenos presentes na área analisada.

Nesse contexto, Rêgo, Almeida e Morais (2016) corroboram ao enfatizarem que nas diversas áreas da Geografia como: climatologia, geologia, geomorfologia, hidrografia, geografia urbana, dentre outras, podem ser estudadas com a utilização do Google Earth

Pro na sala de aula, bem como destacam que o uso da ferramenta pode despertar no aluno

o interesse mais sistemático pela aprendizagem e pela própria ciência geográfica. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para as sugestões das práticas metodológicas com aplicação do Google Earth Pro, utilizou-se o recorte espacial da área urbana do munícipio de Barras-PI, localizado na região Norte do Piauí, situado na Microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense e na Mesorregião do Norte Piauiense. A sede municipal está localizada entre redes hidrográficas (Figura 1), tendo como principal cursos d`águas o Rio Marataoan e o Rio Longá. Apresenta uma área de 1.722,508 km² e uma população de 44.850 habitantes com uma densidade demográfica de 26,08 hab/km² (IBGE, 2010).

Observa-se, na figura 1, através da imagem de satélite a espacialização da ocupação humana no espaço da margem esquerda do Rio Marataoan com mais de 2km de ocupação, sendo que os alunos podem traçar esta medida ao usarem o software, bem como refletirem sobre a ocupação irregular a partir de uma perspectiva de estudos sobre hidrografia, problemas ambientais e sociais. Também, percebeu-se que pode ser usado para o estudo do relevo, pois através dele é possível analisar a altitude do terreno e perceber quais áreas poderão ser ocupadas para fins das atividades humanas e ainda traçar o perfil topográfico, identificando às áreas de maior altitude.

Figura 1 – Mapa de localização de Barras-PI

Fonte: IBGE (2017); Google Earth Pro (2019).

Quanto à cartografia, no que se refere a grandeza de detalhes a partir da escala, Castrogiovanni (2017, p. 47) diz que a escala é “uma relação de proporção entre o tamanho de uma representação e o real [...]”. Nesta relação, quanto maior a escala, maior é o número de detalhes, ou seja, os elementos do espaço representado tornam-se mais visíveis para análise e no software, a grandeza de detalhes é de fácil compreensão com a utilização da ferramenta zoom, quanto mais aumenta o zoom, aumenta a escala e, consequentemente, a grandeza de detalhes. Portanto, Evangelista, Morais e Silva (2017, p. 164) ressaltam a importância da utilização do Google Earth no ensino de Geografia, pois “capacita o aluno na compreensão do espaço geográfico, já que insere aspectos inovadores e motivadores no processo de ensino e aprendizagem”.

CONCLUSÃO

O Google Earth Pro é acessível à comunidade escolar a partir do uso da internet. No entanto, apresenta a possibilidade de uso sem, necessariamente, o uso da internet no

momento da aula. Pois, o professor pode salvar no próprio aplicativo, dados relevantes com imagens do conteúdo que será estudado na sala de aula. Portanto, ele vem de encontro a potencializar a prática docente para com uma metodologia dinâmica e, consequentemente, inovadora no processo de ensino da Geografia. Isso, é perceptível a partir da abordagem de uso na aplicabilidade de estudo do espaço geográfico de Barras-PI, como foi abordado no presente trabalho.

REFERÊNCIAS

AMORIM, Mauricio Anderson Ferreira et al. A informática como ferramenta para o ensino de geografia. In: SILVA, Josélia Saraiva e (org.). Construindo ferramentas para o ensino de geografia. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 127-144.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 12 ed. Porto Alegre: Mediação, 2017, p. 11-70.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Referências pedagógicas-didáticas para geografia escolar.

In: CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP:

Papirus, 2012. p. 39-59.

EVANGELISTA Armstrong Miranda; MORAES, Maria Valdirene Araújo Rocha; SILVA, Carlos Vinícius Ribeiro. Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de Geografia. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 152 - 166, set./dez. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/8380-39483-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.

RÊGO, Alinne Maria Lira; ALMEIDA, Fernanda Maria Cardoso de; MORAIS, Maria Valdirene Araújo Rocha. Análise dos rios Parnaíba e Poti em Teresina – PI utilizando imagens do Google Earth. In: MOSTRA DE GEOTECNOLOGIAS E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS, 1. 2016, Teresina, PI. Anais [...]. Teresina: UFPI, CCHL, 2016. Disponível em: http://www.geoap.net/#!blank-7/txcs5. Acesso em: 15 jun. 2019.

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GEOGRAFIA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM

No documento ANAIS IV SIMPÓSIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA (páginas 56-61)