• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Em virtude da incorporação da Companhia de Bebidas das Américas - Ambev pela Companhia, aprovada em Assembleia Geral Extraordinaria de 2 de janeiro de 2014, a Companhia de Bebidas das Américas - Ambev foi extinta e sucedida, em todos os seus direitos e obrigações, pela Companhia.

Desta maneira, neste item, quando for feita menção ao termo “Companhia” no período compreendido antes de 2 de janeiro de 2014, deve ser entendido como tendo sido feita referência à Companhia de Bebidas das Américas – Ambev e, após tal data, como tendo sido feita referência à própria Companhia, ou à Companhia na qualidade de sucessora da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev.

Abaixo, seguem as informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais da Companhia, na qualidade de sucessora da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev.

a) características do processo de produção

Cerveja

A fabricação de cerveja envolve várias matérias-primas e estágios de produção. O principal ingrediente da cerveja é o malte, produzido pela germinação e torrefação da cevada em um processo denominado “maltagem”. O malte mistura-se com a água, lúpulo e adjuntos (xarope de milho, grits ou arroz, por exemplo) nas proporções necessárias para a obtenção do sabor desejado. A mistura resultante é denominada “wort” (infusão do malte). O malte é fermentado com leveduras selecionadas na produção de cerveja, que então é filtrada e engarrafada. Além desses insumos, a distribuição do produto aos consumidores requer materiais de embalagem, tais como garrafas, latas de alumínio ou de aço, rótulos e tampas metálicas. A tecnologia utilizada no processo de fabricação de cerveja é comum ao mercado, não havendo necessidade de equipamentos diferenciados ou tecnologias proprietárias.

Refrigerantes

Os refrigerantes são produzidos com a mistura da água, concentrados aromatizados e açúcar ou adoçante. A água é processada a fim de eliminar os sais minerais e filtrada para eliminar as impurezas. A água purificada é combinada com o açúcar processado ou, no caso de refrigerantes diet, com adoçantes artificiais e concentrados. O gás de dióxido de carbono é injetado na mistura para produzir a carbonação. Imediatamente após a carbonação, a mistura é engarrafada. Além desses insumos, a distribuição do produto aos consumidores requer o empacotamento, tais como garrafas PET, latas de alumínio ou de aço, rótulos e tampas de plástico. A tecnologia utilizada no processo de fabricação de refrigerantes é comum ao mercado, não havendo necessidade de equipamentos diferenciados ou tecnologias proprietárias.

Bebidas Não-Carbonatadas

O processo de produção de bebidas não carbonatadas inicia-se com a dissolução do açúcar na quantidade descrita na formulação de preparo, e do xarope simples em água doce, declorada e em tanques de aço inoxidável, com homogeneização. O xarope é aquecido e transferido, por tubulação, para o filtro de placas e então resfriado por um trocador de placas. O envase começa com a dissolução, no tanque de preparo do produto do ácido cítrico e dos sais minerais previamente dissolvidos em água declorada. Adiciona-se então o aroma na quantidade prevista na formulação. Todas essas etapas ocorrem sob homogeneização. Para garantir a preservação microbiológica do produto, ele é submetido a flash-pasteurização e envasado assepticamente, para, em seguida, ser rotulado e encaixotado. Hoje, a Companhia utiliza indicadores específicos para aferição da sua produtividade e eficiência, tais como: perda de extrato; saldo de gás carbônico; consumo de água; consumo de terra infusória e consumo de energia calorífica. A tecnologia utilizada no processo de fabricação das bebidas não-carbonatadas é comum ao mercado, não havendo necessidade de equipamentos diferenciados ou tecnologias proprietárias.

Capacidade instalada

Para fins exemplificativos informamos que em 2013, a capacidade total de produção de cerveja e refrigerantes da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev foi de 280,4 milhões de hectolitros por ano, sendo 194,5 milhões de hectolitros de cerveja e 85,9 milhões de hectolitros de refrigerantes. Em 2013, a produção da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev totalizou 119,3 milhões de hectolitros de cerveja e 45,0 milhões de hectolitros de refrigerantes.

Manutenção

O processo de manutenção dos equipamentos da Companhia é realizado ao menos anualmente, sempre em ciclo inverso aos picos de produção.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Riscos inerentes ao processo

Os riscos inerentes ao processo produtivo que podem gerar paralização das atividades como incêndio, explosão, greve, entre outros, existem, porém os impactos dessa ocorrência são minimizados nas operações da Companhia, dado que se ocorrer a parada inesperada de uma fábrica, a Companhia consegue transferir a produção para outra fábrica sem prejuízo de abastecimento na maioria dos casos, porém no período de maior utilização da capacidade devido à sazonalidade do negócio, a Companhia pode aferir algum prejuízo devido à perda de parte do volume de vendas, mas que não terá impacto significativo para o seu resultado. Além disso, todas as fábricas da Companhia possuem seguros para o caso de acidentes.

Indicadores de produtividade

Não há indicadores de produtividade característicos do setor de bebidas. Entretanto, a Companhia possui metas internas de aproveitamento de água, energia e extrato, dentre outros. O consumo de água por hectolitro de bebida, por exemplo, foi reduzido em 6,9% em 2013, se comparado a 2012. Com relação à perda de extrato - composto de açúcares fermentáveis, derivados dos cereais malteados e não-malteados, carboidratos e açúcar, usados na produção de cerveja, houve uma redução de 7,1% em 2013, se comparado a 2012. A melhora dos indicadores de produtividade em 2013 ocorreu principalmente devido à utilização de novas tecnologias e ao alcance do desempenho planejado em novas linhas de produção, chegando ao mesmo nível de eficiência das linhas antigas, somados ao sistema de gestão da Companhia.

b) características do processo de distribuição i. América Latina Norte

Distribuição de cervejas no Brasil

A distribuição representa uma importante característica desse mercado, pois o canal varejista é fragmentado em quase um milhão de pontos de venda. A distribuição da Companhia é estruturada de duas formas separadas, a saber: (i) rede de distribuidoras terceirizadas exclusivas, envolvendo aproximadamente 153 operações; e (ii) o sistema próprio de distribuição direta, envolvendo mais de 83 centros de distribuição espalhados pela maioria das regiões brasileiras, utilizando logística terceirizada, sem frota própria de caminhões. Os centros próprios de distribuição direta, assim como as fábricas, são de propriedade da Companhia ou de suas controladas, e contam com equipe de vendedores próprios para acessar diversos canais de venda como bares, supermercados, padarias, restaurantes, lojas de conveniência e mercearias. As redes de distribuidoras terceirizadas exclusivas não possuem vínculo societário com a Companhia, e possuem sua própria equipe de vendedores para acessar os mesmos canais de venda que são acessados pela distribuição direta própria. Além disso, a venda pode ser feita diretamente da fábrica para alguns clientes de maior porte.

Distribuição de refrigerantes no Brasil

Os produtos do segmento de refrigerantes e bebidas não carbonatadas são vendidos por meio do mesmo sistema de distribuição utilizado para a cerveja.

Distribuição de cervejas e refrigerantes na HILA-Ex

O sistema de distribuição no mercado da Republica Dominicana abrange operações de distribuição direta e distribuidoras terceirizadas. Os centros próprios de distribuição direta, assim como as fábricas, são de propriedade da Companhia ou de suas controladas, e contam com equipe de vendedores próprios para acessar diversos canais de venda como bares, supermercados, padarias, restaurantes, lojas de conveniência e mercearias. As redes de distribuidoras terceirizadas exclusivas não possuem vínculo societário com a Companhia e possuem sua própria equipe de vendedores para acessar os mesmos canais de venda que são acessados pela distribuição direta própria. Além disso, a venda pode ser feita diretamente da fábrica para alguns clientes de maior porte. A distribuição direta é feita através de logística terceirizada, com exceção da República Dominicana que conta com frota própria. Nas operações da América Central, incluindo Guatemala, El Salvador e Nicarágua, a cerveja é predominantemente vendida em garrafas retornáveis em pequenas lojas varejistas. A Companhia comercializa as marcas Brahva,

Brahva Beats, Brahva Light, Extra e Budweiser, que são distribuídas por meio do sistema de distribuição CabCorp, juntamente com o portfólio de refrigerantes da CabCorp. A CabCorp possui frota própria de caminhões. A Companhia e a CabCorp ou The Central America Bottling Corporation, engarrafadora âncora da PepsiCo na América Central, concordaram em estabelecer uma joint venture, em que a Companhia e a The Central America Bottling Corporation são titulares, cada uma, de cinquenta por cento do capital social da AmBevCentroamérica, cujo objetivo é a colaboração na fabricação, importação, distribuição, comercialização e venda de bebidas, especialmente cerveja, na Guatemala e em outros países da América Central.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

ii. América Latina Sul

A Companhia distribui seus produtos nos sete países da América Latina Sul (Argentina, Bolivia, Chile, Paraguai, Uruguai Peru e Equador) por meio de distribuição direta e também de distribuidoras terceirizadas. Os centros próprios de distribuição direta assim como as fábricas são de propriedade da Companhia ou de suas controladas e contam com equipe de vendedores próprios para acessar diversos canais de venda como bares, supermercados, padarias, restaurantes, lojas de conveniência e mercearias. As redes de distribuidoras terceirizadas exclusivas não possuem vínculo societário com a Companhia e possuem sua própria equipe de vendedores para acessar os pontos de venda, que são determinados para cada distribuidor e distribuição direta, de acordo com a localização geográfica. Além disso, a venda pode ser feita diretamente da fábrica para alguns clientes de maior porte. A distribuição direta é feita através de logística terceirizada.

A Companhia está presente em aproximadamente 500.000 pontos de venda em toda a região, sendo que, aproximadamente, 33,9% do volume de cerveja são distribuídos diretamente e 66,1% são distribuídos por distribuidoras terceirizadas exclusivas. Para refrigerantes, a distribuição direta representa aproximadamente 49,7% do volume total e a distribuição terceirizada representa 50,3%.

iii. Canadá

O sistema de distribuição da Companhia no Canadá está estruturado de diferentes formas em todo o país, variando de acordo com as características específicas de cada região. A logística utilizada é parte terceirizada, parte com caminhões próprios.

Distribuição em Ontário

Em Ontário, a província com o maior consumo de cerveja no Canadá, a Companhia possui, em parceria com a Molson Coors Canada e com a Sleeman Breweries Ltd., uma empresa varejista e de distribuição denominada Brewers Retail Inc., constituída em 1927, cujo componente varejista conduz negócios com o nome The Beer Store. A The Beer Store e a Liquor Control Board of Ontario, uma cadeia de lojas de bebidas alcoólicas pertencente ao governo da Província de Ontário, detêm direitos exclusivos para vender cerveja para consumo fora dos estabelecimentos em Ontário. Além disso, a The Beer Store detém direitos exclusivos para fornecer cerveja produzida domesticamente para a Liquor Control Board of Ontario.

As cervejarias locais estão autorizadas a contratar serviços de distribuição e de varejo da The Beer Store, que cobra uma taxa única para registro de cada unidade de armazenamento em seu portfólio, além de uma taxa de serviço para cada invólucro entregue à Liquor Control Board of Ontario ou vendido em suas lojas. Além disso, a The Beer Store atende os pontos de venda em Ontário onde a cerveja é consumida no estabelecimento. Qualquer cervejaria está habilitada a vender seus produtos diretamente a pontos de venda onde a cerveja é consumida no estabelecimento.

Nos últimos 80 anos, a The Beer Store foi o principal canal de distribuição e venda de cervejas em Ontário. A The Beer Store opera com um modelo de recuperação de custos, segundo o qual as taxas são cobradas com base em volume para os serviços prestados à Sleeman Breweries Ltd. A The Beer Store não recebe lucro ou margem de varejo de suas vendas de estoques de cerveja. A natureza das atividades da The Beer Store exige observância às leis e regulamentos e à fiscalização da Província de Ontário. As leis de controle e de licença de bebidas alcoólicas (Liquor Control Act e Liquor License Act) são aplicadas pelo Ministério de Proteção ao Consumidor e Serviços Comerciais (Minister of Consumer and Business Services), que exerce controle sobre o setor de bebidas alcoólicas através da Liquor Control Board of Ontario e da Comissão de Álcool e Jogos de Ontário.

O controle da The Beer Store é regido por um acordo de acionistas entre a Labatt Brewing Company Limited, a Molson Coors Canada e a Sleeman Breweries Ltd.

Distribuição em Quebec

Quebec é a província do Canadá com o segundo maior consumo de cerveja. Nessa província, não há direitos exclusivos para as vendas de cerveja e os canais de venda para consumo tanto dentro quanto fora dos estabelecimentos são, na maior parte, compostos por lojas privadas. A Société des Alcools du Quebec - SAQ, uma loja de bebidas alcoólicas controlada pelo governo, vende algumas marcas selecionadas de cerveja que não estão disponíveis no sistema privado de varejo.

A Companhia (e seus concorrentes) vendem seus produtos em Quebec por meio de um sistema de vendas diretas.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Distribuição nas Províncias Ocidentais

A Molson Coors Canada e a Labatt Brewing Company Limited são acionistas da Brewers Distributors Limited, que opera uma rede de distribuição de cervejas nas quatro províncias ocidentais de British Columbia, Alberta, Manitoba e Saskatchewan, a província de Yukon e os Northwest Territories. Na província de Alberta, determinado volume também é vendido através de atacadista terceirizado. Nos mercados destas Províncias Ocidentais há tanto lojas de varejo privadas (Alberta, British Columbia) quanto lojas controladas pelo governo (British Columbia, Manitoba, Saskatchewan).

Distribuição nas Províncias do Atlântico

A Companhia distribui e vende seus produtos nas Províncias do Atlântico (inclusive New Brunswick, Newfoundland, Nova Scotia e Prince Edward Island) através de (i) redes de distribuição e de varejo controladas pelo governo nas províncias de Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island; e (ii) distribuidores privados em Newfoundland.

c) características dos mercados de atuação i América Latina Norte

O mercado de cervejas no Brasil

Em 2013, o Brasil foi um dos maiores mercados de cervejas do mundo em termos de volume, atingindo 122 milhões de hectolitros, segundo estimativas da Companhia. A cerveja é predominantemente vendida em bares para consumo no estabelecimento, em garrafas de vidro retornáveis de 600ml, padronizadas. A segunda preferência em termos de apresentação de embalagem é a lata de alumínio não retornável de 350ml, predominantemente vendida em supermercados para consumo fora do estabelecimento.

Em dezembro de 2013, segundo suas próprias estimativas, a Companhia detinha uma participação de mercado de 67,9% no Brasil em termos de volume de vendas de cerveja, principalmente por meio de suas três marcas principais: Skol, Brahma e Antarctica. Os concorrentes mais próximos da Companhia são: Cervejaria Petrópolis S.A., com uma participação de mercado de 11,3%; Brasil Kirin, com uma participação de mercado de 10,8%; e Heineken, com uma participação de mercado de 8,4%, segundo estimativas da Companhia.

O mercado de refrigerantes no Brasil

O mercado de refrigerantes e bebidas não carbonatadas no Brasil abrange vários segmentos, inclusive os refrigerantes (“CSD”), água mineral, isotônicos, energéticos e chá gelado. O segmento de refrigerantes é o mais significativo para o negócio da Companhia, representando mais de 90% dos lucros de sua unidade RefrigeNanc. Segundo estimativas da Companhia, os sabores líderes de refrigerante no Brasil são (i) cola (cerca de 50,4% do mercado), (ii) guaraná, (iii) laranja e (iv) limão. A maioria dos refrigerantes carbonatados no Brasil é vendida em supermercados em garrafas PET não retornáveis de 2 litros, para o consumo doméstico. A lata de alumínio não retornável de 350ml também representa uma importante embalagem para o negócio, sendo principalmente vendida em supermercados e bares e restaurantes.

O concorrente principal da Companhia nesse mercado é The Coca-Cola Company, que opera no Brasil através de aproximadamente 11 engarrafadoras. Em 2013, de acordo com estimativas da Companhia, a família de marcas de The Coca-Cola Company detinha uma participação de 59,9% no mercado brasileiro de refrigerantes, enquanto a Companhia detinha uma participação de mercado de 18,4%. Além de The Coca Cola Company, a Companhia enfrenta concorrência de pequenos engarrafadores regionais, que fabricam o que usualmente é denominado de “Marcas B”. As Marcas B concorrem principalmente em questão de preço, geralmente sendo vendidas a um preço inferior aos produtos da Companhia.

As marcas principais de refrigerantes carbonatados da Companhia são o Guaraná Antarctica, líder no segmento sabor “não-cola”, e a Pepsi Cola, vendida sob licenças exclusivas de produção e engarrafamento da PepsiCo. O portfólio de bebidas não alcoólicas da Companhia também inclui as marcas Gatorade, no mercado de isotônicos,

H2OH!, no mercado de água com sabor, Lipton Ice Tea, no mercado de chá gelado, também vendidas sob licença

da PepsiCo, e Fusion e Monster, sob licença da Monster Energy Company, no mercado de energéticos.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

O mercado na HILA-Ex

A HILA-Ex compreende as operações da República Dominicana e Guatemala (que também abastece El Salvador e Nicarágua). Segundo estimativas da Companhia, o mercado total de cerveja nesses países em 2013 foi de 9,3 milhões de hectolitros e sua participação em 2013 foi de aproximadamente [50,0%], com a aliança estratégica no Caribe com a Cervecería Nacional Dominicana. As principais marcas da Companhia são Presidente, Presidente

Light, Brahma Light, Brahva e Zenda. A Companhia também atua no mercado de refrigerantes do Peru e da República Dominicana como engarrafadores exclusivos PepsiCo.

ii. América Latina Sul

O mercado de Cervejas na LAS

A América Latina Sul compreende as operações da Argentina, Bolivia, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Equador, e em 2013 o mercado de cervejas foi de aproximadamente 45,6 milhões de hectolitros, segundo estimativas da Companhia. A Companhia é líder na produção de cerveja na região, com um market share em 2013 de aproximadamente [48,4%], tendo como principais marcas Quilmes, Brahma e Andes na Argentina, Paceña,

Taquiña e Huari na Bolívia, Becker, Brahma e Báltica no Chile, Brahma, Pilsen e Budweiser no Paraguai e Pilsen

e Patricia no Uruguai. A principal embalagem nesses mercados é a garrafa de vidro retornável.

O mercado de Refrigerantes na LAS

Na América Latina Sul, a Companhia atua no mercado de refrigerantes da Argentina, Bolívia, Uruguai e Peru, que em 2013 representaram um mercado de 72,5 milhões de hectolitros de refrigerantes, segundo suas estimativas. A Companhia é engarrafadora exclusiva da PepsiCo nos quatro países, sendo a The Coca-Cola Company seu principal concorrente. Em 2013, o market share da Companhia na região foi de aproximadamente 20,4%.

iii. Canadá

A unidade de negócio da Companhia no Canadá está representada pelas operações da Labatt Brewing Company Limited, que incluem as vendas de marcas de cerveja domésticas e da Anheuser-Busch InBev N.V./S.A. (controladora indireta da Companhia), bem como a exportação da marca de cerveja Kokanee para os Estados Unidos.

Segundo estimativas da Companhia, o volume de vendas no mercado de cervejas do Canadá foi de aproximadamente 22,1 milhões de hectolitros em 2013, dos quais a Labatt, líder do mercado, teve participação em termos de volume de 40,1%. A principal embalagem neste mercado é a garrafa de vidro retornável de 341ml, predominantemente vendida em lojas de varejo privadas e públicas, bem como em estabelecimentos privados para consumo in loco. Nosso principal concorrente no Canadá é a Molson Coors, porém também concorremos com pequenas cervejarias, tais como Sleeman Breweries Ltd., ou Sleeman, e a Moosehead Breweries Ltd.

As principais marcas comercializadas pela Companhia no Canadá são: Budweiser e Bud Light (fabricadas e vendidas sob licença da subsidiária da Anheuser-Busch InBev N.V./S.A, a Anheuser-Busch, Inc.), Labatt Blue,

Alexander Keith’s e Kokanee. d) eventual sazonalidade

Para fins exemplificativos, informamos que as vendas de bebidas nos mercados da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev são sazonais. Em geral, as vendas são maiores durante o verão e os principais feriados. Portanto, no hemisfério sul (América Latina Norte e América Latina Sul), o volume de vendas em geral é maior no quarto trimestre, devido ao verão antecipado e às festividades de final de ano. No Canadá, o volume de vendas é maior no segundo e terceiro trimestres, devido à temporada de verão naquela região. Isso é demonstrado pela tabela abaixo, que define o volume de vendas da Companhia de Bebidas das Américas – Ambev por trimestre e por unidade de negócio:

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais