• Nenhum resultado encontrado

3.3 O PAR E SUA RELAÇÃO COM O PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO

3.3.2 A elaboração do PAR/Brasil Profissionalizado no Pará

3.3.2.4 Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos

Na quarta e última dimensão desse planejamento, foram abrangidas 3 áreas de atuação referentes à infraestrutura física e aos recursos pedagógico das escolas de EPT. Esta foi a dimensão que contou de forma significativa com o financiamento do programa Brasil Profissionalizado, pois subsidiaria a reestruturação física da rede por meio das construções, reformas e aparelhamento das escolas, contando com uma soma de recursos consideráveis da União. As três áreas desta dimensão foram subdivididas em vários aspectos, como veremos a seguir:

1) Instalação física e equipamentos. O maior comprometimento de recursos do Programa em assistência financeira e assistência técnica foram nesta área. Para ação direta do Estado foi definida a elaboração de um plano de manutenção e conservação das instalações e equipamentos das escolas de EPT para a oferta de EMI.

Para assistência financeira do Programa foram vinculadas as reformas gerais das escolas, como: reforma e adequação de quadras poliesportivas; ampliação de auditórios, quadras e recreio cobertos, e outros espaços; construção de blocos com salas de aula; construção de unidades escolares com 12 salas de aula; construção de 5 laboratórios básicos (Biologia, Química, Física, Matemática e de Informática básica) para as escolas de EPT da rede estadual. Além das reformas e construções, a aquisição de mobiliário e equipamento, para o funcionamento das escolas que compõem a rede, também foi vinculada à assistência financeira do programa.

Para a assistência técnica do MEC foi solicitado o aparelhamento dos laboratórios a serem construídos, com os equipamentos necessários, assim como a adequação dos laboratórios tecnológicos às recomendações do CNCT/SETEC. Os laboratórios estão dispostos na listagem do quadro abaixo.

CURSO TIPOS DE LABORATÓRIOS

AGROINDÚSTRIA Microbiologia / Processamento de alimentos / Química

AGRICULTURA Desenho e Topografia / Mecanização agrícola / Unidade de cultivo hidropônico AGROPECUÁRIA Didáticos: Unidades de Produção animal, vegetal e agroindustrial

FLORESTAL Sementes e viveiros/ Topografia e Geoprocessamento

MINERAÇÃO Mineralogia e Tratamento de minérios/ Petrografia/ Topografia INFORMÁTICA Informática com programas atualizados/ Computação gráfica MEIO AMBIENTE Educação Ambiental

ENFERMAGEM Anatomia Humana/ Didáticos: Unidades de Enfermagem; Informática com programas de saúde atualizados

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Antropometria/ Técnica-dietética/ Didático: lactário

ELETRÔNICA Microprocessados e microcontrolados/ Medidas e componentes eletrônicos

ELETROTÉCNICA Máquinas elétricas/ Elementos de automação e acionamentos/ Eletricidades e medidas elétricas/ Eletrônica

MECÂNICA Ensaios mecânicos e metalográficos/ Processos de Fabricação EDIFICAÇÕES Materiais e construção/ Mecânica de solos

PESCA Marinharia e confecção de equipamentos de pesca/ Navegação PRODUÇÃO

AQUICOLA Reprodução e larvicultura/ Didático: Taques e viveiros de cultivo / Físico-química ELETROMECÂNICA Automação e acionamento/ Instalações e medidas elétricas/ Usinagem e soldagem/

Materiais e ensaios/ Manutenção Industrial

METALURGIA Ensaios mecânicos e metalográficos/ Metrologia / Processos de soldagem/ Fundição/ Tratamento Térmico

Quadro 8 Laboratórios Tecnológicos para a Rede EETEPA

Fonte: PAR/Brasil Profissionalizado (PARÁ, 2008c)

2) Integração e Expansão do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação nas

escolas de EMI. Nesta área, colocou-se como ações diretas a serem executadas pelo Estado a

expansão do acesso à internet para todas as escolas da rede de EPT e estímulo à realização de pesquisas utilizando os computadores.

Já para as ações a serem executadas pela assistência técnica do MEC, destacam-se as seguintes: instalar e equipar salas de apoio presencial em EAD nas escolas de EPT que apresentem demandas regionais; e implantar salas específicas com equipamento de recursos audiovisuais em todas as escolas da Rede EETEPA.

3) Recursos Pedagógicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que

consideram a diversidade das demandas educacionais nas escolas de EPT. Nesta área foram

determinados a aquisição de acervo bibliográfico, material pedagógico e insumos diversos para as escolas de EPT. Sendo que as responsabilidades pela execução de cada um foram divididas da seguinte forma:

- Assistência Técnica: aquisição de acervo nas áreas profissionais dos cursos de EP técnica de nível médio;

- Assistência Financeira: aquisição de materiais pedagógicos diversificados (mapas, dicionários específicos, pequenos equipamentos de testes, mini-laboratórios, material pessoal para pequenos experimentos e ensaios, dentre outros).

- Ações diretas do Estado: aquisição de acervo na área de Biologia e de Química e aquisição de insumos diversos para suprir a necessidade de funcionamento adequado dos laboratórios nas escolas.

Consideramos que a elaboração do PAR/Brasil Profissionalizado no estado do Pará significou um grande avanço para a gestão da educação profissional, pois representou a construção de plano do estado do Pará para melhoria da educação básica e profissional, embora esteja circunscrito nos limites da política do Governo Federal.

O Programa Brasil Profissionalizado trouxe para a gestão estadual importantes estratégias de ação em relação ao ensino profissional ofertado no estado do Pará. Em primeiro lugar, destaca-se a questão da avaliação do estado acerca do ensino profissional oferecido pela esfera estadual, ou seja, de um “olhar para si” do estado, com obrigatoriedade de organização e de planejamento, em virtude da realização do diagnóstico da educação profissional paraense e da proposição e/ou constituição de uma rede estadual de educação profissional: a Rede EETEPA.

Contudo, a implementação do mesmo depende não somente da mobilização e vontade política, mas também de mecanismos e instrumentos de acompanhamento, avaliação e ampliação das diversas ações a serem desenvolvidas na rede estadual.

Neste capítulo mostramos como o Programa Brasil Profissionalizado foi fator decisivo para o fim do contrato de gestão estabelecido com OS-ETPP que realizou uma gestão de cunho privado no estado do Pará, no período de 2002 a 2007, utilizando recursos públicos. A participação do estado no Programa implicou na implantação de uma rede estadual de escolas de educação profissional: a Rede EETEPA, em que se definiu uma política para a oferta da educação profissional no âmbito da rede de ensino, que teve como referência norteadora as diretrizes do projeto do ensino médio integrado.

Nesse sentido, constatamos que o Programa Brasil Profissionalizado contribuiu com a proposta de reestruturação do ensino profissional que levou o Estado a reassumir a sua oferta pública. Desse modo, a contrapartida do Estado no Programa se deu pela constituição e organização de sua rede de escolas de educação profissional, com a responsabilidade de regulamentá-la juntos aos órgãos responsáveis e a criação de mecanismos que possibilitam a gestão democrática.

CAPÍTULO IV IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO