• Nenhum resultado encontrado

Instalação de sistemas solares térmicos

3.3 Áreas de ação e o seu potencial para o estudo energético

3.3.7 Instalação de sistemas solares térmicos

Os sistemas solares térmicos elevam a otimização energética através da sua contribuição de energia renovável ao edifício, visto que utilizam energia solar para produção de águas quentes sanitárias e aquecimento de água.

A radiação solar é convertida para energia térmica na superfície do coletor solar. Esta energia é absorvida pelo fluido térmico no interior do coletor, que será transportado através de tubos isolados, com transporte até aos depósitos de acumulação de AQS.

Estes sistemas podem relacionar diversos tipos de equipamentos de apoio, como termoacumu- ladores elétricos e caldeiras. Os sistemas solares térmicos e a sua eficiência, podem ser condicio- nados por algumas características, tais como:

• Local da instalação; • Sombreamento;

• Tipo e características do coletor solar; • Fração Solar;

Capítulo 4

Metodologia Adotada para o Caso de

Estudo

Este capítulo permite descrever a metodologia utilizada no caso de estudo, descrevendo o modo como serão obtidos os resultados.

4.1

Descrição dos estudos a realizar

Para o trabalho realizado, foram utilizados vários softwares que permitiram a realização do presente estudo. Este foi dividido em quatro partes distintas:

• Análise do tarifário do edifício e verificação do fator de potência, com o intuito de, na primeira parte, verificar se existe alguma opção no mercado mais vantajosa em termos de tarifários e na segunda analisar a viabilidade da colocação de alguma bateria de condensado- res, que permitisse suprimir o valor monetário que a energia reativa acrescentou, no último ano, em termos de faturação. Para a análise do tarifário foi criada uma aplicação, com o objetivo de proporcionar uma simulação tarifária para faturas energéticas de instalações ali- mentadas em MT, bem como a introdução na base de dados associada de novas tarifas a que estão sujeitas instalações que a empresa esteja a analisar. Este segundo aspeto tem como vantagem a organização de todas as tarifas energéticas de trabalhos realizados pela empresa num único ponto de consulta, o que facilitará a tarefa dos colaboradores e permite a com- paração de tarifários em análise, visto que, posteriormente, é necessário apenas introduzir valores referentes à fatura a analisar e escolher para qual empresa fornecedora é pretendida a simulação. Como a energia fornecida em MT não apresenta valores tabelados e exige a consulta das respetivas empresas de fornecimento, o colaborador pode ter uma ideia sobre o tarifário que vai encontrar em cada empresa fornecedora, visto que a base de dados permite a colocação de tarifários;

• Análise da Iluminação interior do edifício, com o objetivo de verificar os valores lu- minosos presentes na instalação e com o intuito de conhecer a viabilidade existente para

68 Metodologia Adotada para o Caso de Estudo

a redução da potência das lâmpadas em alguns dos espaços. Analisaram-se, também, os benefícios que uma solução LED acarretaria no local em estudo, uma vez que a redução de consumo energético é garantido. No entanto, é necessário ter em consideração qual a grandeza do investimento e respetivo período de amortização. O estudo de redução da po- tência apenas incidiu em lâmpadas adequadas para o tipo de balastro já presente, visto que a alteração de balastros teria grandes custos associados e não seria vantajoso para o edifício, pois o tempo de amortização poderia ser maior do que o tempo de vida útil dos equipa- mentos. Foi, ainda, estudada a possibilidade de implementar nos locais com envidraçados uma solução que permitisse a regulação de luminosidade, aproveitando da melhor forma os espaços em que existe incidência solar no seu interior. Por fim, foi analisado a existência de espaços desocupados na maioria do tempo de funcionamento do edifício ao longo do dia. O que se pretendia era visualizar se existia algum tipo de gestão da iluminação nesses mesmos espaços, como por exemplo, nos corredores, pois podem ser elementos de ineficiência. Tal poderá acontecer porque, ao longo do dia, são utilizados esporadicamente (durante as aulas os utilizadores deste espaço apresentam uma afluência diminuta), tendo o seu expoente má- ximo nos períodos de intervalo, onde claramente é necessário que estejam com as condições ideais de luminosidade.

• Projeto Fotovoltaico, tratando-se do único projecto para o qual a instalação não possuía previamente nenhum tipo de equipamento. O estudo incidiu na análise da planta dos edi- fícios que pertencem ao local de estudo para verificar em que sentido os painéis deviam ser orientados. Analisou-se os sombreamentos entre fileiras e alguns pontos que poderiam influenciar o rendimento dos painéis, caso não se guardasse alguma distância dos mesmos, bem como a colocação ideal dos inversores, quadros elétricos, ligação entre o quadro ge- ral de Baixa Tensão e a rede e, por fim, o dimensionamento das proteções que devem ser implementadas com o projeto.

• Horário de funcionamento e setpoints do Sistema AVAC, pois foi decidido a realização de um estudo de possível deslocamento dos horários de funcionamento e análise da sua vi- abilidade, tendo em conta os períodos tarifários em vigor e a diferença entre as suas tarifas, que por si só, caso exista possibilidade de mudança de horário, podem acrescentar uma oti- mização energética sem qualquer tipo de custo. Os setpoints foram analisados para verificar se existiam valores excessivos, que elevam o consumo energético. O importante é verificar se os valores são adequados e o que se pode modificar para tornar mais eficiente a instala- ção. O estudo dos sistemas AVAC poderia ter em linha de conta a substituição e verificação de alguns equipamentos que comportam grandes custos energéticos para a instalação, bem como a análise do dimensionamento das suas ligações. Esta opção não foi realizada já que este tipo de estudo foi efetuado há cerca de 5 anos, aquando da última remodelação das ins- talações, pelo que só alguma solução completamente inovadora e que apresentasse grandes lucros a nível energético é que seria compensatório, o que não é fácil devido ao facto destes equipamentos acarretarem grandes investimentos.