• Nenhum resultado encontrado

Integração de métodos

No documento Download/Open (páginas 62-65)

4 APRESENTAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE DE RESULTADOS

4.2 Produção científica, categorias e resultados

4.2.1 Setor empresarial/elementos extra-acadêmicos

4.2.2.2 Integração de métodos

De acordo com o Documento de Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo 2013, estudos interdisciplinares são “aqueles desenvolvidos a partir de várias disciplinas e cujos corpora de conhecimento e métodos de investigação são integrados, criando uma nova perspectiva para analisar um fenômeno e expandindo as fronteiras do conhecimento” (BRASIL, 2013, p. 4).

Na intenção de se verificar a objetividade – ou validade – da categorização feita na produção científica em questão, foi feito um outro tipo de diagnóstico a partir das unidades de registro que aparecem na Tabela 4. Com base no texto do Documento de Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo 2013, seguiu-se a leitura dos capítulos no qual se encontram os procedimentos metodológicos utilizados por cada autor, na intenção de verificar se houve integração de métodos na construção científica de cada trabalho. Vale lembrar que esses “métodos” são denominados “Estratégias”, por Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2010), enquanto Vergara (2013) os chama de “Tipos de pesquisa”.

Dentre os vinte e seis trabalhos alocados na categoria Interdisciplinaridade, dezoito apresentam integração de dois ou mais métodos no processo de pesquisa. Verificou-se que em cada um dos oito trabalhos restantes – embora se encontre nos textos de seus resumos e considerações finais, significados que correspondem aos indicadores da categoria – é utilizado um único procedimento metodológico, o que, segundo a conceituação teórica utilizada nesta investigação, não permite que sejam considerados estudos interdisciplinares. Dois exemplos podem ser vistos a partir dos trabalhos de Demarchi (2013) e Monteiro (2014), cujas únicas estratégias de pesquisa utilizadas, foram: fenomenologia e estudo de caso, respectivamente (Quadros 13 e 14):

Quadro 13 - Indicadores da Categoria Interdisciplinaridade UNIDADE DE

REGISTRO

EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NO TEXTO

Preocupação humanista

o presente trabalho tem por objetivo aproximar a concepção de ser humano para discentes do curso de administração com as categorias existenciais presentes no pensamento de Edith Stein, por meio dos objetivos específicos: Compreender o que é ser humano para o discente do curso de administração em uma IES Confessional do ABC Paulista; descrever o que é ser humano a partir do pensamento fenomenológico de Edith Stein; buscar convergências divergências e/ou idiossincrasias entre os relatos de discentes do curso de administração em uma IES

Confessional do ABC Paulista e o pensamento de Edith Stein

Educação

Emerge a partir dos relatos a dimensão comunitária, somente na qual se é possível realizar a humanidade, por meio de atos e liberdade, respeito e de compaixão. Desvelou-se também dentro destes relatos, que quando se é humano, a vida em seu todo é realizada de forma harmoniosa. Poder- se-á, então, por meio do revelar-se do fenômeno, obter uma nova forma de olhar, de pensar e questionar as práticas vivenciadas na

as ciências sociais aplicadas da administração, ao refletir sobre o que há de mais estruturante e nuclear no discente de administração.

Elaborado a partir de Demarchi (2013).

O tema preocupação humanista predomina no trabalho de Demarchi (2013). Aparece pela primeira vez no texto do resumo (Quadro 13), sendo concluído, segundo a visão da autora, no último capítulo da dissertação no qual encontramos referências aos perigos da “desumanização” e da “coisificação” do ser humano diante das exigências de um mundo capitalista. Esse é o ponto de encontro entre a ênfase na pessoa humana e o processo educativo sob o qual são submetidos os alunos de administração: “Dentro do mundo vivido do discente de administração encontra-se o processo de formação na Instituição de Ensino Superior. É neste momento em que se dão bases, capacita e cria-se condições para o discente chegar ao modo ser administrador” (DEMARCHI, 2013, p. 113). Visto em conjunto com o segundo tópico do quadro 13, podemos discernir nessa citação uma referência à unidade de registro Educação.

Quadro 14 – Indicadores da categoria Interdisciplinaridade UNIDADE DE

REGISTRO

EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NO TEXTO

Preocupação humanista

Este estudo buscou investigar a existência de aspectos de qualidade de vida no trabalho em uma cooperativa de catadores de materiais

recicláveis e se a relação de qualidade de vida no trabalho e o

reconhecimento social resultam e se fazem presentes na cooperativa de catadores, sendo esta evidenciada a partir da visão de seus cooperados. Problemas

sociais

A questão que norteia este estudo é: A qualidade de vida no trabalho em uma cooperativa contribui para a melhoria do reconhecimento social?

Elaborado a partir de Monteiro (2014)

A busca de Monteiro (2014) por evidências de qualidade de vida no trabalho na experiência profissional dos catadores, bem como na compreensão da visão dos mesmos a respeito do reconhecimento social que possuem, dá a entender que a unidade de registro Preocupação Humanista coloca seu trabalho na categoria Interdisciplinaridade. Considerar a expectativa por parte dos catadores de “uma nova oportunidade de trabalho, repercutindo, desta forma, na percepção do aumento da importância de seu trabalho” (MONTEIRO, 2014, p. 51), reforça ainda mais essa posição. Esses dados refletem a intenção do autor em trazer soluções práticas para um dos problemas sociais que o país enfrenta – intenção essa antecipada no texto retirado do resumo de seu trabalho (Quadro 14). Vale destacar que em sua análise final, ele

afirma buscar a consolidação de seus resultados “por meio de dimensões como Reconhecimento Social, Cooperativismo e Economia Solidária e Saúde e Segurança no Trabalho” (MONTEIRO, 2014, p. 51). Para isso se vale de uma visão totalizadora da realidade, unidade de registro do tipo tema que também caracteriza a categoria interdisciplinaridade.

A partir dessa nova perspectiva, considerando o total de cinquenta e oito trabalhos selecionados, podemos dizer que a correspondência entre a produção científica da área de ciências sociais aplicadas, publicada pelas universidades do Grande ABC entre 2011 e 2014, e as expectativas do PNPG atual, no que diz respeito à “multi e a interdisciplinaridade entre as principais características da pós-graduação e importantes temas da pesquisa” (BRASIL, 2010, p. 15), se limitam a 31,03%.

No documento Download/Open (páginas 62-65)

Documentos relacionados