• Nenhum resultado encontrado

Fotógrafa: A autora

A Zastras Brinquedos – Caminho das Árvores funciona sob a responsabilidade de três sócias, sendo uma delas, formada em Pedagogia. É importante dizer que a loja, além de funcionar segundo o conceito já apresentado anteriormente, oferece também o Espaço Cultural da Infância, que consiste na realização de eventos culturais e aniversários temáticos, alguns dos quais possíveis de ser registrados por nós, durante a nossa investigação, como relataremos a seguir:

O 5° Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniaturas aconteceu no dia 01 de setembro de 2012, num sábado, à tarde. Um dos expositores nos relatou que esta proposta teve início em 2004 e que, o próximo Encontro seria realizado pelos filhos dos próprios colecionadores. Todas as quartas-feiras, os colecionadores que participam do Miniaturas Bahia se reúnem para trocar ideias e novidades, a respeito dos objetos colecionados. Destacamos a fala do entrevistador, durante a conversa: “nossas crianças guardam os carrinhos, deixam nas caixinhas”.

Figura 4 - Cartaz de divulgação do Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura

A contação da história Matriochkas da autora Corinne Demuynck, outro evento a que também assistimos, reuniu algumas crianças de diversas idades, num domingo, dia 30 de setembro de 2012. A história, baseada no folclore russo, narra como Mancha e o Pequeno Sacha encontram o caminho de volta para casa, com a ajuda das três Matriochas após se perderem na floresta.

Figura 5 - Cartaz Contação de história

Neste dia, fomos surpreendidas por uma criança, ao dizer que aquela história se pareceria com a de João e Maria. E foi também possível encontrar com um garoto de cinco anos, ao qual chamaremos de Felipe, e que nos cedeu um pouco do seu tempo para se dedicar a conversar conosco. E assim aconteceu:

Nós: – Você gosta de brincar?

Felipe: – Gosto de Pega-pega, Pica Esconde, Pega Bolinha (a pró quem me ensinou). Eu brinco em casa.

[...]

Nós: – E brinquedos? Você tem em casa?

Felipe: – Sim, eu gosto de brinquedos! Gosto da espada do Thundercats. Não tenho a espada. Eu vi na televisão. É bela! Vou comprar hoje um dinossaurinho.

[...]

Felipe: – No dia das crianças vou ganhar um robô de controle remoto. Toda vez que eu vejo na TV, eu quero um! Eu quero todos! Não sei qual escolher. Só hoje eu escolhi o robô de controle remoto... é bala!

Nós: – Você falou que viu a espada e o robô de controle remoto na televisão. Você sabe dizer os canais que assiste na televisão?

[…]

Felipe: – Sou fã do Ben 10! Tenho um bocado de coisa do Ben 10. Tenho Boliche, cobertor, pano, roupa de cama, travesseiro, relógio.

Nós: – E Toy Story, você conhece?

Felipe: – Toy Story eu tenho pouca coisa. Tenho DVD, cavalo, Buzz (dois) e moto.

No mês comemorativo do dia das crianças, a Zastras – Caminho das Árvores, realizou vários eventos e foi possível presenciar alguns destes. No dia 20 de outubro de 2012, pela manhã, o momento ficou reservado para “A exposição e Show de Talentos: De criança para criança” e, com isso, uma violonista, um expositor de desenhos sobre o filme Piratas do Caribe e diversos colecionadores tomaram conta do espaço da loja, contando sobre suas histórias, em diversas linguagens e encantando a todos com suas produções.

Figura 6 - Cartaz de divulgação do Dia das Crianças

No dia em que a brincadeira ficou por conta da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo,

vale dizer que não estávamos presentes.14 Entretanto, apesar de não termos compartilhado as

invenções da Emília e de sua turma, optamos pela permanência do registro, como dado imporatnate para nossa investigação, pois, no decorrer da mesma, percebemos a existência de uma significativa influência estrangeira no brincar infantil.

Figura 7 - Cartaz de divulgação A Turma da Mônica

Por outro lado, a vivência na loja, permitiu-nos observar que consideramos oportunizadoras de transmissão de conhecimentos e informações, além dos que já estão, de certa forma, assegurados no universo infantil, ou mesmo, circulando, de modo mais sistemático nos canais da mídia. Não raramente, foi possível registrar convites às crianças, seus pais ou responsáveis pelos profissionais da loja para saberem sobre brinquedos diferentes dos vistos na televisão, ou seja, os chamados educativos e os de madeira mais artesanais, por exemplo. Alguns personagens da Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo estavam disponíveis para venda, na loja e, vale dizer que a Emília era a mais solicitada.

A nossa relação com a Zastras se inicia, oficialmente, no dia 18 de julho de 2012 com a entrevista feita com uma das sócias, responsável pelas atividades pedagógicas. Antes disso, já havíamos estado no local para nos apresentar e saber sobre a viabilidade da pesquisa. Nesse primeiro encontro, conversamos sobre o objeto da investigação, tomamos conhecimento da necessidade de encaminhar ofício para o Diretor Administrativo da Zastras (ANEXO B), de algumas informações gerais sobre a rotina da loja e também sobre os brinquedos preferidos das crianças que frequentam a loja.

Outro momento esclarecedor foi a entrevista realizada com outra sócia, que responde pela parte administrativa e é responsável pelos pedidos dos brinquedos em função da demanda infantil. Nessa oportunidade ao lhe perguntarmos quais os brinquedos mais pedidos pelas crianças de 4 a 5 anos, obtivemos a resposta:

Sócia: – A franquia tem um maior enfoque no educativo, mas o que sai é o que está na mídia. Geralmente, as crianças já chegam de casa com o pedido já definido, porque já assistiram na televisão. A gente oferece outras possibilidades, como quadro de pintura, casinha de madeira, brinquedos de madeira, pintura, tinta...e, às vezes, conseguimos fazer os pais perceberem outras ofertas e ampliarem as escolhas para seus filhos. Mas, sem dúvida, o que as crianças querem é o que, principalmente, passa na Discovery e no Cartoon Network”. As crianças também pedem muito o Ben 10.

Ela acrescenta:

Sócia: – As crianças de cinco anos não se interessam muito pelo Patati Patatá, porém as de quatro, sim. A Barbie é pedida. O Ben 10, muito pedido. A Monster High, assim como a

Barbie são da Mattel, mas o distribuidor está em falta no momento. O Gormiti está na moda

também. E os personagens da Toy Story também são muito pedidos. A Emília também foi muito pedida, mas já acabou; agora só temos o Visconde.

E, enfim, completa:

Sócia: – Agora estamos acompanhando o lançamento dos filmes do Batman e do Homem Aranha, por exemplo. A mídia direciona a compra dos brinquedos, mas aqui, podem se encantar por outra coisa, porque a loja tem outro conceito.