• Nenhum resultado encontrado

INTUITIVO-SENTIMENTO

No documento GESTÃO DE PESSOAS - VERGARA (páginas 34-37)

Carismático, Participativo, Orientado para as pessoas e prestativo Relações públicas

Propaganda Pessoal Política

Serviços ao Consumidor

Outro importante traço de personalidade é o núcleo de controle, que fica preocupado com a orientação interna-externa da pessoa. As pessoas têm crenças sobre os acontecimentos – se elas são controladas fundamentalmente por elas mesmas, o que indica uma orientação interna, ou por forças externas, como por exemplo, seu ambiente social e físico, o que indica uma orientação externa.

Em geral, pessoas orientadas externamente são mais extrovertidas nas relações interpessoais e são mais orientadas em direção ao mundo que as rodeia. As voltadas para dentro tendem a ser mais introvertidas e são mais orientadas para sues próprios sentimentos e idéias.

Valores e Atitudes

Os valores das pessoas se desenvolvem como conseqüência do aprendizado e da experiência que elas encontram no ambiente cultural em que vivem. Como aprendizado e experiências diferem de uma pessoa para outra, resultam diferenças de valores. Tais diferenças vão ser aprofundadas e ficam difíceis de mudar, muitos valores têm origem na mais tenra infância e na forma pela qual a pessoa foi criada.

As atitudes são influenciadas pelos valores, mas enfocam pessoas ou objetos específicos, ao passo que os valores têm um foco mais amplo. Uma atitude é uma predisposição de responder de forma positiva ou negativa a alguém ou a algo em seu próprio ambiente.

Administrando a Diversidade e as Diferenças Individuais

O objetivo consiste em conciliar as muitas pessoas conflitantes existentes para administrar a atual força de trabalho e melhorar a competitividade organizacional. Em virtude de considerações éticas, pressões competitivas locais, nacionais e globais e da mudança prevista na natureza da força de trabalho, a norma consiste em administrar uma força de trabalho cada vez mais diversificada. É fundamental não esquecermos a combinação organização-trabalho-indivíduo. Isso envolve a determinação do perfil adequado de características individuais necessárias para assegurar o sucesso na organização e para dados trabalhos. Administrar a diversidade e as diferenças individuais envolve a busca de uma combinação entre a empresa, os cargos específicos e as pessoas recrutadas, contratadas e

desenvolvidas, reconhecendo ao mesmo tempo a existência de uma forma de trabalho diversificada.

Trabalho em equipe

A primeira vantagem de se trabalhar em equipe é a agilidade na captação de informações e em seu uso. Já não é possível, como tem acontecido em administração, o topo da organização decidir como as coisas têm de ser feitas, o corpo médio gerencial decodificar essas decisões para o pessoal das bases e este implementa-las. Outra vantagem do trabalho em equipe é que, embora se possa admitir que, no geral, equipes produzem menos idéias e, às vezes mais lentamente do que pessoas que trabalham individualmente, tais idéias são mais ricas, mais elaboradas, de mais qualidade, porque se baseiam em diferentes visões do fenômeno sob estudo. Outra vantagem do trabalho em equipe é que a equipe tem a tendência maior a assumir riscos, porque a responsabilidade pelos resultados fica compartilhada. A pessoa pode deixar de vir à tona o que está nela interiorizado e a equipe pode obter resultados criativos. Outro fator positivo, é o comprometimento. Quando o poder é compartilhado, o que é o caso do trabalho em equipe, no geral as pessoas sentem-se responsáveis pelo resultado e engajam-se no processo. Há aí, um componente de cumplicidade.

Uma das diferenças entre os membros da equipe está referida aos valores e crenças das pessoas, suas visões de mundo e as motivações que conduzem a seus comportamentos. Outra diferença, diz respeito à função psíquica predominante na pessoa (sensação, sentimento, razão, intuição). Um trabalho obtém resultados com maior qualidade se seus membros possuírem funções psíquicas diferentes, devido ao fato de que a carência de um dos membros da equipe seria suprida pelo que estava presente no outro.

Não há resposta única para os problemas com os quais nos defrontamos, daí a riqueza que pode ser ganha no trabalho em equipe. Diferentes critérios podem conduzir a respostas diferentes, daí a premência de compreender o ponto de vista do outro para que o entendimento entre os membros da equipe se faça.

Uma equipe tem de saber a que vem. Tem de saber a razão de sua existência. A explicitação de balizamentos tem de estar presente. Ela permite aos membro da equipe aprender seu campo de atuação e realizar sua capacidade de auto-organização. Na era da informação, as empresas devem apenas especificar limites, permitir que as pessoas se movam dentro deles, se auto-organizem e, por essa flexibilidade, seja capazes de dar as respostas rápidas que as rápidas mudanças ambientais estão exigindo.

A comunicação, é a base do trabalho em equipe. Pensamentos e sentimentos precisam ser explicitados, numa comunicação franca, aberta e em clima de respeito mútuo. Idéias inovadoras devem ser lançadas e discutidas.

Feedback é a realimentação de um processo, com informações. Ele permite cada pessoa e à equipe rever ou fortalecer suas posições, corrigir rumos e fazer ajustamentos, se necessário. Numa equipe, o poder deve ser compartilhado. Outra habilidade importante, é a de negociação, a qual busca chegar em um acordo.

Uma qualidade de extrema importância é a humildade intelectual, necessária ao reconhecimento de que é preciso aprender sempre. Ainda, é de fundamental importância que cada pessoa se sinta, realmente, membro da equipe.

Outros conceitos sobre trabalho em equipe:

É um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas com o fim de atingir um propósito comum pelo qual se consideram coletivamente responsáveis.

Três tipos de equipes no ambiente de trabalho:

- Equipes que recomendam coisas: Criadas para analisar problemas específicos e recomendar soluções para eles, essas equipes normalmente trabalham com prazo determinados e são desativadas após o propósito atingido.

- Equipes que fazem ou produzem as coisas: São grupos funcionais que executam tarefas em andamento, como por exemplo marketing ou produção, e são consideradas permanentes, ou seja, funcionam sem um prazo de dissolução.

- Equipes que dirigem as coisas: Pessoas que têm responsabilidade formal de liderar outros grupos.

Pontos essências de equipes de alto desempenho:

- Têm valores de núcleo, objetivos claros de desempenho, conjunto certo de habilidades e criatividade,

- A formação de equipe é uma abordagem baseada em dados para avaliar o desempenho do grupo e tomar medidas para melhorá-lo futuramente,

- A formação de equipe deve ser um processo participativo que engaja todos os membros na solução colaborativa no problema e na ação. Participação e empowerment são bases para o envolvimento do empregado.

- Mesmo que qualquer pessoa seja nomeada formalmente líder do grupo, a responsabilidade também é compartilhada por todos os membros do grupo.

- Para o bem desempenho de tarefas do grupo é importante que todos: dêem novas idéias, sugiram soluções, peçam idéias aos outros, acrescentem clareza às sugestões, avaliem o progresso das sugestões.

- Algumas atividades são importantes para o apoio às relações sociais e interpessoais dos grupos como: aceitar ou concordar com a idéia dos demais, conciliar diferenças, buscar comprometimento, expressar padrões a serem atingidos, cooperar com o grupo, tentar evitar que alguns membros dominem.

- Manter a coesão do grupo, segundo o qual os membros são atraídos e motivados para permanecer como parte de um grupo.

- Quando as normas do grupo são positivas, a coesão e a aceitação das mesmas são um apoio par ao alto desempenho, quando as normas do grupo são negativas, a falta de coesão e aceitação trabalham contra o alto desempenho.

No documento GESTÃO DE PESSOAS - VERGARA (páginas 34-37)

Documentos relacionados