• Nenhum resultado encontrado

A seguir são definidos os procedimentos utilizados a fim de alcançar os objetivos propostos para o presente trabalho. Serão apresentados o delineamento do estudo, a definição do cenário da pesquisa a da amostra, bem como os procedimentos, instrumentos e técnicas para levantamento de dados e análise.

2.1 Delineamento do Estudo

A presente investigação objetivou efetuar uma análise sistemática do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de um estudo comparativo que buscou relacionar dados sobre o seu funcionamento e o de outros Serviços-Escola similares vinculados a Instituições de Ensino Superior de seis estados brasileiros. Tratou-se de um estudo descritivo, uma vez que se propôs a caracterizar o próprio SEPA e alguns Serviços-Escola, descrevendo às práticas, o funcionamento dos mesmos, bem como, efetuar uma breve analise da dinâmica institucional, de modo a identificar lacunas e fundamentar uma discussão quanto à necessidade e possibilidade de mudanças propiciadoras de melhorias que se coadunem com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Os estudos descritivos são definidos por Gil (2002, p.42), como aqueles que “têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”. Complementando, Richardson (1999, p.71), acrescenta que “o estudo descritivo representa um nível de análise que permite identificar as características dos fenômenos, possibilitando, também, a ordenação e a classificação destes”.

Quanto à temporalidade (recorte), o estudo caracterizou-se como transversal, que é definido por Richardson (1999 p.148), como aquele no qual “os dados são coletados em um ponto no tempo, com base em uma amostra selecionada para descrever uma população nesse determinado momento”. O presente estudo caracteriza-se dessa forma, considerando que foi limitado a um período específico de tempo (2015 a 2017). Os resultados obtidos fornecerão um “retrato” do objeto da pesquisa, os Serviços-Escola, possibilitando sua descrição.

Quanto ao método de análise dos dados, tratou-se de um estudo comparativo. De acordo com Gil (2008, p.16), o estudo comparativo “procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles”.

Enquanto estratégia optou-se pela abordagem mista simultânea ou multimetodos que, conforme assinala Creswell (2007), é uma técnica que

Emprega estratégias de investigações que envolvem coleta de dados simultânea ou sequencial para melhor atender os problemas de pesquisa.A coleta de dados também envolve a obtenção tanto de informações numéricas (por exemplo, em instrumentos) como de informações de texto (por exemplo, em entrevista), de forma que o banco de dados final represente tanto informações quantitativas como qualitativas (CRESWELL, 2007, p.35).

2.2 Cenário de Pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), órgão suplementar do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado no campus universitário de Natal. Foram feitas, também, visitas técnicas em dois Serviços de Psicologia da Região Nordeste e encaminhados questionários a quatro Serviços-Escola de outros estados brasileiros. Todos os Serviços-Escola pesquisados são vinculados a instituições públicas, contemplando as regiões Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, de modo a ser possível efetuar uma descrição e comparação entre os diversos Serviços e o SEPA.

2.3 População, amostra, instrumentos e procedimentos para a coleta de dados

Para atingir o objetivo geral do estudo, partindo do conceito dado por Gil (2008, p. 90), que apresenta população (ou universo) como sendo “um conjunto definido de elementos que possuem determinadas características”, foram considerados os dados disponíveis sobre o SEPA e Serviços-Escola vinculados a Instituições de Ensino Superior Publica de alguns estados da Federação que se disponibilizaram em fornecer informações e estavam submetidos às mesmas exigências normativas. Buscou-se contemplar as diferentes regiões do país, mas a escolha das instituições que compuseram a amostra deu-se de forma não probabilística, por conveniência, considerando as características particulares destas.

A coleta dos dados necessários para alcançar os objetivos do presente trabalho envolveu três etapas. A primeira consistiu na observação sistemática e consulta ao banco de dados do SEPA, de modo a efetuar uma caracterização do mesmo. Concomitantemente, a partir da pesquisa bibliográfica, buscou-se elencar as diretrizes que normatizam os Serviços-Escola de psicologia no Brasil e regulamentam seu funcionamento. Na sequência, foram feitas visitas técnicas a alguns Serviços-Escola vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), que tinham estrutura semelhante ao SEPA. Ao longo de tais visitas, foram feitas observações sistemáticas, consultas a banco de dados e entrevistas semi estruturadas, com roteiro composto por perguntas abertas e fechadas direcionadas aos responsáveis pelos Serviços. O mesmo roteiro foi transformado em questionário e encaminhado, via e- mails para outros Serviços-Escola nos quais não foi possível efetuar a visita técnica (ANEXO I).

Abaixo, a sequencia de procedimentos:

2.4 Procedimentos para a análise dos dados e aspectos éticos

As informações levantadas através de observação sistemática, análise documental, consulta a bancos de dados e roteiro de entrevista foram interpretadas à luz do

Pesquisa bibliográfica sobre as Diretrizes Curriculares

Visitas técnicas em dois Serviços-Escola de Psicologia da Região Nordeste vinculados a outras IES públicas - observações sistemáticas, consultas a banco de dados e entrevistas semi estruturadas com roteiro previamente elaborado

Consulta ao banco de dados do SEPA e observação sistemática

Questionários enviados a quatro Serviços-Escola (um para cada uma das demais regiões da federação

referencial teórico e analisadas através de métodos estatísticos descritivos, além de análise de conteúdo temática, visando à apreciação crítica do objeto deste estudo.

Nos termos da resolução Nº 510 do conselho Nacional de Saúde, de 07 de abril de 2016, o tipo de pesquisa realizada ao longo do presente trabalho prescinde de registro e avaliação no sistema da Comissão Nacional de Ética em pesquisa – CEP/CONEP, como indicado no parágrafo único, inciso VII:

Parágrafo único: Não serão registradas, nem avaliadas no sistema CEP/CONEP:

I – pesquisa de opinião pública com participantes não identificados; II – pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;

III - pesquisa que utilize informações de domínio público; IV- pesquisa censitária;

V- pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual;

VI – pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão de literatura científica;

VII – pesquisa que objetiva aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito;

VIII - atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização.

Mesmo sem o cadastro no sistema CEP/CONEP, esse estudo preservou a participação voluntária e o consentimento livre e esclarecido para o uso das informações, garantindo o anonimato dos participantes.

CAPÍTULO 3. UMA VISÃO PANORÂMICA DO FUNCIONAMENTO DOS

Documentos relacionados