• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO PARA O ENSINO

4.2 Lócus do Estudo

O estudo de campo deste estudo deu-se na Escola Municipal Bataillard, justificando-se a escolha por ser unidade da rede municipal de ensino de Petrópolis localizada em uma comunidade de periferia, cuja escola se apresenta como espaço de referência social e ponto de encontro para as famílias. Ainda por possuir sala de recursos multifuncionais e ofertas de escolarização que se estendem da Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos – EJA, com alunos incluídos na modalidade da Educação Especial nos diferentes segmentos e etapas.

A Escola Municipal Bataillard é uma instituição de ensino público e gratuito, vinculada à Secretaria de Educação de Petrópolis-RJ. Criada pelo decreto n° 585, de 30/12/1991, publicado no Diário Oficial de Petrópolis, processo n° 35.744/91, em 04/01/1992, iniciou as atividades em 10/02/1992, porém sua inauguração oficial foi em 15/08/1992.

Localizada na Rua Bataillard, s/n°, bairro Mosela, Petrópolis-Rj, zona sul da cidade, recebeu o nome da rua onde está localizada. Estas terras eram propriedades de Eugênio Bataillard, francês que colonizou esta região e era produtor de queijos e vinhos, muito apreciados pelo Imperador D. Pedro II. A Escola Municipal Bataillard oferece Educação Infantil, 1° e 2° segmentos do Ensino Fundamental diurnos e as fases II até IX da Educação de Jovens e Adultos à noite, atendendo atualmente a 668 alunos divididos em três turnos.

Até o ano de 1999 a Escola Municipal Bataillard atendia somente à Educação Infantil, ao 1° segmento do Ensino Fundamental diurno e 1° e 2° segmentos do Ensino Fundamental noturno. Após a reforma e ampliação do prédio escolar concluída no ano de 2000, passou a atender ao 2° segmento do Ensino Fundamental diurno. A quadra poliesportiva foi inaugurada em 19/06/2004, possibilitando maior conforto às aulas de Educação Física e aos momentos de recreação das turmas. A quadra também era um anseio da comunidade e foi construída em um terreno baldio próximo à escola, é livre o seu acesso à comunidade. Em 2011, foram inaugurados o Laboratório de Informática, o Laboratório de Ciências, e a Sala de Recursos Multifuncionais. Em 2012 foi implementado o Programa

Mais Educação que atualmente está suspenso.

A Escola Municipal Bataillard atende à comunidade da Rua Bataillard, no bairro Mosela e adjacências. A comunidade é formada, em sua maioria, por famílias de baixa renda, que nos últimos trinta anos migraram de outros municípios e estados, principalmente do Estado de Minas Gerais. Por se tratar de um núcleo populacional relativamente jovem, possui todas as características encontradas em povoamentos recentes: a maioria das pessoas possui laços de parentesco, as residências são muito próximas umas das outras, muitas residências não possuem saneamento básico adequado, falta planejamento familiar, há grande incidência de gravidez na adolescência e todo tipo de conflito que possa advir das condições relatadas. Estima-se que mais de 6.000 habitantes vivam na comunidade.

Nos primeiros anos de funcionamento, a escola sofreu resistência da comunidade que preferia matricular seus filhos em outra escola, situada na rua principal do bairro, não acreditando que um bom trabalho ali poderia ser realizado, principalmente, segundo observações da diretora da escola, ao fato de os próprios moradores sentirem-se envergonhados em relação à localização da comunidade em que residiam (região ainda não asfaltada, com moradias precárias, sem saneamento e sem oferta de água tratada). Muitos diziam: “Como uma escola de morro pode ser boa?”, relatou a gestora. Percebe-se que houve intenso trabalho de convencimento através de ações diárias (conforme observado nos projetos vários desenvolvidos pela escola) até que os moradores notassem que o trabalho era sério e comprometido com a comunidade local. Atualmente a Escola Municipal Bataillard detém a média 5,3 no IDEB/2015 80, situando-se entre as melhores da rede municipal de ensino de Petrópolis.

Do ponto de vista da estrutura física, o prédio da escola é composto por três andares,

80

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2015). Acesso em 16 de maio de 2017.

porém as rampas dão acesso somente ao primeiro e ao segundo pavimentos. O espaço físico é constituído por: 11 (onze) salas de aula, sendo 1 (uma) com estrutura acessível; 1 (uma) sala de recursos multifuncionais; 1 (um) laboratório de informática; 1 (uma) sala de leitura; 1 (um) laboratório de ciências; 1 (uma) secretaria; 1 (uma) sala de direção; 1 (uma) sala de orientação pedagógica; 1 (uma) sala de professores; 6 (seis) banheiros, sendo 1 (um) adaptado para pessoas com deficiência física e que usam cadeira de rodas; 1 (um) depósito para materiais pedagógicos; 1 (um) depósito para arquivo permanente; 1 (um) depósito para livros; 1 (um depósito para materiais de limpeza) 1 (uma) cozinha; 1 (uma) despensa; 1 (um) refeitório; 1 (um) pátio coberto e 1 (um) auditório. A quadra de esportes se encontra a cerca de 20 (vinte) metros da escola, sendo de uso compartilhado e de livre acesso aos moradores da comunidade.

A Escola Municipal Bataillard possui um corpo docente com estabilidade de tempo de serviço na unidade com uma média de permanência de oito anos. O horário de funcionamento dos turnos é o seguinte: 1º turno (matutino), das 7h às 12h20; 2º turno (vespertino), das 12h30 às 17h50, terceiro turno (noturno), das 18h30 às 22h.

No ano de 2017 são os seguintes os Projetos elaborados para serem desenvolvidos na escola:

1. Projeto Leitura em Ação: tem por objetivos despertar o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar a leitura silenciosa, oral e interpretativa; conhecer os diversos gêneros textuais; conhecer os autores; construir uma memória literária e gramatical que auxilie na produção textual.

Público-alvo: Todas as turmas.

2. Projeto Matemática Viva: tem por objetivo pensar na matemática que está presente em todos os lugares e na nossa vida diária, na matemática em que não há respostas prontas e que é possível encontrar caminhos diferentes para encontrar o resultado.

Público-alvo: Todas as turmas.

3. Projeto Prevenção e Combate ao Bullying na Escola: tem por objetivos divulgar a Lei 13.185 para a comunidade escolar; promover a conscientização por meio de atividades e vivências que levem as pessoas a refletirem sobre o tema; colocar em prática ações preventivas na escola; estimular a valorização e o respeito à diversidade.

Público-alvo: Equipe Gestora; Professores; Profissionais não docentes; Alunos; Pais e responsáveis.

4. Projeto Conhecendo minha rua, meu bairro, minha cidade: tem como objetivos conhecer a rua e a comunidade onde está localizada a escola e onde reside a maioria dos alunos;

entender a diferença entre rua, bairro (quarteirão), distrito e cidade; conhecer a cidade de Petrópolis: aspectos históricos, geográficos, econômicos, culturais; transmitir informações corretas sobre a rua, o bairro e a cidade.

Público-alvo: Todas as turmas.

A Escola Municipal Bataillard é objeto, desde o ano de 2013, de pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ em parceria com a Academisch Centrum Tandheelkund Amsterdam, da Holanda, cujo estudo intitulado “Efetividade do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) e do Tratamento Ultra-Conservador (TUC) para cárie dentária em crianças”, propicia o tratamento, monitoramento e acompanhamento de todos os alunos que possuam dentes de leite, com o objetivo de prevenir e controlar a cárie dentária de forma minimamente invasiva. O procedimento conta com a presença de três estudantes de odontologia holandeses, cujo trabalho se desenvolve ao longo de seis meses, em revezamento com outros que chegam e visa monitorar a taxa de sobrevida dos dentes tratados por esse modelo.

Abaixo, quadros quantitativos da escola.

Tabela 2: Número de turmas e quantitativo de alunos da Escola Municipal Bataillard. Seriação Nº de Turmas Quantitativo de Alunos Alunos Incluídos

Educação Infantil 04 66 02

1º ao 5º ano 10 254 03

6º ao 9º ano 07 192 06

EJA 06 156 02

TOTAL 23 668 13

Gráfico 3: Total de alunos matriculados e alunos com deficiência incluídos na Escola Municipal Bataillard.

De acordo com a tabela e o gráfico apresentados, cerca de 2% de alunos com deficiência(s) se encontram regularmente matriculados na Escola Municipal Bataillard.

Tabela 3: Quantitativo de profissionais atuantes na Escola Municipal Bataillard.

Funcionário/as – Função Quantitativo

Professores/as 55 Diretor/a 01 Diretores/as adjuntos/as 03 Orientadores/as Escolares 02 Secretários/as 02 Inspetores/as 05 Merendeiros/as 04

Auxiliares de Serviços Gerais 02

TOTAL 74

Fonte: dados coletados junto à Escola.

668

13

Total de alunos Alunos com deficiência