• Nenhum resultado encontrado

3. ANALISANDO PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3.1 LÚDICO NO PLANEJAMENTO: IMPORTÂNCIA NO FAZER PEDAGÓGICO

A sociedade moderna exige um ensino de alta qualidade por parte dos professores. Estes, por sua vez, devem possuir uma grande quantidade de conhecimentos e habilidades em relação às práticas de ensino e avaliação, a fim de atender a essas demandas e padrões de educação de qualidade.

Na concepção de Kunter (2007) a aprendizagem de professores é um processo contínuo que promove as habilidades de ensino dos professores, domina novos conhecimentos, desenvolve novas proficiências que, por sua vez, ajudam a melhorar o aprendizado dos alunos. Em termos práticos este autor salienta que professores com ensino de alta qualidade tendem a fazer e descobrir mais sobre seu próprio ofício, extrapolando os limites de seu aprendizado e ensino, procurando os novos tópicos e maneiras de ensinar.

De acordo com alguns dados coletados evidenciou-se que os dois professores têm um largo tempo de serviço. De acordo com o professor “A” a escola infantil, que é o estágio inicial, é muito importante porque é a plataforma para o aprendizado posterior. Conforme este docente a educação hoje em dia não é apenas passar em escolas ou faculdades o desafio da educação do século 21 é sobre iniciativa, criatividade, solução de problemas, exploração, inovação, responsabilidade, liderança e muito mais. Preparar esses alunos de forma dinâmica diante dessa modernidade de hoje é o verdadeiro desafio da educação, por isso a utilização do lúdico foi e ainda é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem.

Já o professor “B” salienta que o brincar têm sido um modo de aprender bastante eficaz na escola municipal, pois ensinam as crianças práticas para que estejam mais preparadas quando

a educação infantil começa. Para este docente a criança tem seu processo de aprendizagem através do brincar aprenderá muitas habilidades sociais e cognitivas no ambiente pré-escolar, como ser respeitoso, compartilhar brinquedos com amigos, aprender o básico através do método de forma lúdica, desenvolvimento de vocabulário. Para ele essas habilidades são muito importantes no desenvolvimento de uma criança à medida que progride na escola.

Logo pode-se dizer que todo professor deveria saber da importância de buscar novas formas de ensinar. A escola por sua vez poderia contribuir na exploração e na criatividade relacionada ao lúdico, dando apoio com materiais pedagógicos aos docentes. Uma vez que as crianças aprendem mais em ambientes exploratórios e abertos do que na instrução formal, quando são jovens. Os professores precisam praticar a si mesmos porque o conhecimento prático e a sabedoria são mantidos pelo indivíduo e não podem ser facilmente transmitidos de pessoa para pessoa, precisam está em constante busca de conhecimento para conectar as habilidades de ensino as suas metodologias através da reflexão, gradualmente começarão a desenvolver a sabedoria prática.

Ao entender que a educação infantil é uma carreira que tem bastante desafios, a primeira e mais importante pergunta a se fazer é: Gosto de trabalhar com crianças? Se você não souber responder sim, então esta carreira pode não ser a melhor para você. Trabalhar com crianças exige paciência, dedicação e sensibilidade. Tentar acompanhá-los pode ser exaustivo, mas se você estiver à altura do desafio, também pode ser extremamente recompensador.

Levando em consideração isso e o tempo de serviço de cada professor, bem como a realidade observada em loco é possível elucidar que a maioria dos professores estão empenhados em melhorar o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças.

Atuar na educação infantil é muito mais que preocupar-se com a aprendizagem da criança, é cuidar que seus direitos constitucionais sejam-lhes garantidos, é compreender que há uma equipe atenciosa, e que o ambiente de aprendizagem único irão promover o sucesso pessoal e acadêmico de muitos alunos em um ambiente de aprendizagem divertido e estimulante, ao mesmo tempo que os prepara para um futuro promissor. Para tanto em nossa Carta Magna diz que:

[…] é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, violência e opressão. (BRASIL, 1988. Art. 227)

Desse modo, para atuar na educação infantil, o professor precisa ter uma formação teórica, legal e prática para garantir no fazer pedagógico. Uma vez que brincar é muito significativo para uma criança nos primeiros anos da infância. Portanto, o conhecimento do desenvolvimento de diferentes tipos de brincadeira dá aos educadores e pais uma base para um ensino adequado.

Professores que estão cientes e compreendem teorias de desenvolvimento do lúdico, estão mais bem preparadas para usar o brincar como um contexto educativo. Segundo este autor eles também entendem a importância da brincadeira nas esferas social, emocional, cognitiva, física e domínios do motor de desenvolvimento. É extremamente importante que os professores da educação infantil tenham uma sólida formação acadêmica, principalmente na utilização das práticas lúdicas para melhor avaliar os problemas e oferecer suporte adequado para crianças que têm dificuldade em brincar e aprender.

Por outro lado, a formação de professores se faz necessário para atuar na educação da criança, considerando as peculiaridades de atendimento à educação escolar infantil. Uma formação que além de dar os suportes teóricos, contribua a pensar em práticas pedagógicas que possibilite às crianças o seu desenvolvimento integral no espaço educativo.

A formação e práticas que leve em conta a interação e as brincadeiras como eixo principal do processo educativo é essencial para o desenvolvimento infantil. Portanto, a finalidade desta discussão é identificar a importância do trabalho pedagógico e dos instrumentos de planejamento, metodologia e registro para a consolidação de uma ação docente pautada na ação-reflexão-ação.

A formação dos professores tem impacto direto no processo de ensino e aprendizagem das crianças, pois se refere a uma ampla gama de estratégias de ensino que envolvem as crianças como participantes ativos em seu aprendizado durante um tempo que serve como preparo efetivo para extensão do conhecimento obtido. Destarte os professores “A” e “B” foram enfáticos ao se tratar sobre a importância das práticas lúdicas como estratégia para o desenrolar do processo de aprendizagem dos alunos.

Os professores “A” e “B” reconhecem a importância das práticas lúdicas, e posteriormente assumem que essa prática é realizada pela instituição a qual trabalham.

Acredita-se que essa metodologia é de práxis importantíssima, tendo em vista que ambos os professores concordam que essas práticas são eficientes. Dentro desta perspectiva, Juchem (2008, p. 04) salienta que

[...] a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. Assim como, o desenvolvimento do aspecto lúdico

facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, sócio e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação expressão e construção do conhecendo.

É fato que as práticas lúdicas têm muito a oferecer no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno, porque ajuda o professor a melhorar diretamente e cada vez mais suas práticas pedagógicas e com isso apoiar sistematicamente seus alunos na construção de conhecimentos e no desenvolvimento profissional e social, e não apenas no acúmulo de informações.

Para além da concepção dos professores, questionamos o Gestora, o Secretário e Pedagogo da escola onde ocorreu a pesquisa sobre jogos e brincadeiras, ao que afirmaram:

Quadro 01: Respostas sobre a Importância do Lúdico

Gestora: Considero importante a existência de jogos e brincadeiras na escola, principalmente nas primeiras séries, por ajudar na socialização bem como no desempenho físico e mental da criança.

Secretario de Escola: Não é só importante é necessário esse tipo de prática, pois perceptível à evolução dos alunos.

Pedagogo: Essa prática é muito importante para nossos alunos, pois facilita muito obter o conhecimento traves de estratégias inovadoras e menos arcaicas.

Fonte: Pesquisa de Campo, questionário, 2019

As partes centrais da prática de ensino são a concepção, o planejamento, a execução e avaliação. Em uma aula “tradicional”, é comum que apenas alguns alunos participem das atividades propostas, principalmente na educação infantil onde os alunos são bastante agitados.

Em contraste, uma classe com atividades de aprendizagem provindas por práticas lúdicas e aulas que fornecem uma oportunidade para todos as crianças, possibilita-as pensar e se envolver com o material planejado e preparado para praticar habilidades para aprender através do brincar.

Por isso, a equipe gestora de uma instituição infantil deve ter postura e compromisso com a educação pautada nos interesses de envolvimento da criança, especificamente o uso de estratégias de aprendizagem através do lúdico, no entanto não requer o abandono do formato

de aula tradicional, más apenas torná-la mais interessante para os discentes, onde o professore pode adicionar pequenas estratégias de aprendizagem através dessa pratica e assim tornar a aula expositiva mais eficaz para o aprendizado do aluno.

Na fala da Gestora, pontuamos que brincar continua a ser muito importante, e os centros de aprendizagem se tornam mais óbvios para esta faixa etária. As áreas são subdivididas em dramática, bloco, arte, biblioteca, manipulação e ciência centros de aprendizagem. As crianças precisam de espaços que lhes permitam experimentar, explorar e descobrir coisas em torno de seu ambiente.

De acordo com Secretario de Escola a importância é positiva, uma vez que contribui diretamente no processo evolutivo dos alunos. Já o pedagogo salienta que essa prática facilita aos alunos obter o conhecimento através de estratégias inovadoras e menos arcaicas. “Essa supervalorização do “educar”, por parte do professor em relação apenas ensinar conhecimentos pedagógicos presentes no currículo escolar está vinculado a uma intenção hierárquica”

(TIRIBA, 2005). Para este autor os centros de aprendizagem, também conhecidos como áreas de aprendizagem, são um sistema usado para organizar uma sala de aula ou organizar os materiais em uma sala de aula. Pensamos que os professores da educação infantil precisam ser criativos e fornecer aos alunos meios que os possibilite aprender de forma inovadora e não somente por métodos tradicionais.

As práticas lúdicas por vezes já foram julgadas por muitos, porque tem uma conotação de que a aprendizagem ocorre apenas em locais específicos, a discussão essencial que sustenta este tópico é que a aprendizagem ocorre todos os dias e em todos os lugares, seja dentro ou fora da sala de aula. Portanto, para fins de esclarecimento do termo, um aprendizado centro é definido neste texto como um local específico onde os materiais de instrução são colocados e organizado em sala de aula.

Pensemos, o que motiva uma criança muito pequena? Como manter o interesse de uma criança? Como tornar o aprendizado divertido? Todas essas são perguntas que você terá que se perguntar ao assumir uma turma de educação infantil e ao realizar planejamento. As aulas nas salas de aula de educação infantil são muito práticas.

De certo devemos compreender o desafio dos servidores da educação, principalmente aqueles que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Sendo que estes envolvem artes e ofícios, contar histórias, exercícios, jogos educativos e muito mais. Você precisa ser rápido e altamente adaptável para continuamente criar novas maneiras de perpassar o conhecimento necessários as crianças em seus estágios iniciais de aprendizagem.

Partindo da perspectiva de que o professor trabalha de acordo com o planejamento- planos, PPP, proposta pedagógica, entendendo que essas práticas são necessárias para construir e repensar o fazer pedagógico foi direcionada uma pergunta sobre esse planejamento. Com relação à forma como é desenvolvido o trabalho pedagógico na escola, obtiveram-se as seguintes respostas:

Quadro 02: Respostas sobre a Prática Pedagógica e Planejamento Curricular

Gestora: Em nosso PPP é trabalhado pela maioria dos professores a utilização do lúdico. Na teoria é muito bom, o problema é que muitas vezes a estrutura da escola não ajuda e no último ano as reformas e as paralizações deram certa freada no planejamento.

Secretario de Escola: Em nosso projeto político pedagógico é previsto a utilização do lúdico. Primeiramente os professores buscam valorizar o que as crianças já sabem e assim vão somando com o assunto abordado e partir daí eles vão colocando em pratica o planejamento

Pedagogo: Eu procuro expor os conteúdos com muitos professores, interligando a bagagem que eles já têm com o conteúdo abordado, assim eles assimilam melhor e mais rápido para que então possamos elaborar o PPP. Nossa escola segue os padrões necessário para atender com qualidade nossos alunos.

Fonte: Pesquisa de Campo, questionário, 2019

Como pode-se observar a gestora enfatiza que o PPP é trabalhado pela maioria dos professores e que a utilização das práticas lúdicas vem sendo feita. A gestora também elucida sobre as dificuldades que escola tem no que se refere a estrutura, muitas vezes a estrutura da escola não ajuda e no último ano as reformas e as paralizações deram certa freada no planejamento. Dentro dessa perspectiva, Freire (1997) diz que é preciso insistir neste saber necessário ao professor e que ensinar não é somente transferir conhecimento, precisa ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser [...], mas também precisa ser constantemente testemunhado e vivido.

O secretário de escola potencializa o contexto da gestora, que segundo ele, o projeto político pedagógico é previsto a utilização do lúdico. O pedagogo externa que contribui para o

desenrolar destas práticas na escola. Segundo ela a escola segue os padrões necessários para atender com qualidade os alunos que ali são matriculados.

Em conversa informal com a gestora sobre o PPP da escola, ela expõe que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal CESBI, de Benjamin Constant- AM têm a finalidade de explicitar a intenção de construção coletiva de uma escola cidadã, democrática e de qualidade, envolvendo efetivamente educadores, pais, estudantes, agentes educacionais e comunidade. A elaboração do PPP é uma necessidade, que toda escola precisa registrar seus dados, situar-se no contexto social, renovar-se planejando a curto, médio e longo prazo, sistematizar a sua prática, bem como, descrever sua dinâmica, e disso dependerá a sua história atual e futura.

De acordo com a Constituição Federal a instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. Nesse sentido pode-se dizer que gestão escolar vem cumprindo seu papel, pois os entrevistados afirmam que essa pratica lúdica é contemplada em seu projeto político pedagógico (BRASIL, 1998).

De acordo com o Projeto Político Pedagógico – PPP (2016) da Escola Municipal CESBI – Centro Social Batista Independente, configura-se como uma exigência legal, expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº. 9394/96, necessária à construção da Identidade da Instituição, de suas concepções e de suas metas. Sendo resultante de um trabalho coletivo, que envolveu toda a comunidade escolar e local com o intuito de favorecer o pleno desenvolvimento do educando, de modo reflexivo, consciente e sistematizado.

A partir disso, consideramos que o planejamento é essencial. Para tanto a construção do PPP nesta escola tornou-se fundamental para a articulação da escola com a comunidade onde a instituição está inserida, e também com a sociedade como um todo, bem como a abordagem da realidade social, política, econômica e cultural e os saberes adquiridos no cotidiano dessa comunidade, buscando primar por conhecimentos, habilidades e competências fundantes à educação inclusiva dos diferentes grupos sociais que se apresentam, e que se diferenciam por etnias, nacionalidades, questões sexuais, físicas, psicológicas, econômicas, religiosas e culturais.

Hoje em dia, é quase impossível ter uma conversa sobre educação sem ouvir as informações oriundas de professores atuantes, principalmente quando o assunto é a elaboração

do PPP da escola uma vez que se trata do “aprendizado mais profundo” ou “baseado em projetos”. Mesmo com toda essa importância foi importante saber qual a concepção dos professores quanto a construção do Projeto Político Pedagógico do Município de Benjamin Constant.

Segundo o professor “A”, o PPP de alta qualidade está fundamentado nas disciplinas curriculares e inclui uma atenção séria ao conhecimento e habilidades da área de estudo. Por isso é imprescindível a participação dos professores. Alguns professores começam com padrões de conteúdo e, em seguida, criam projetos em torno deles, enquanto outros começam com ideias de projetos e depois identificam o conteúdo específico que pretendem ensinar. Para o professor

“B” os professores são primordiais na elaboração do PPP, pois não apenas atribuem projetos por causa dos projetos são os atores que atuam diretamente na transmissão do saber.

No que tange ao planejamento do professor para a turmas de educação infantil, observamos, que ocorrem planejamentos nas sextas-feiras, para organização didática. Contudo, devido as diversas atividades e reuniões, o trabalho de planejamento não ocorria, sendo necessário realiza-lo em casa. No decorrer da pesquisa, não presenciamos planejamentos para o uso de práticas lúdicas, sendo planos para atender os requisitos obrigatórios do trabalho docente na escola, tão pouco tivemos acesso ao planejamento semanal dos educadores.

3.2 PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA VIVIDA PELA CRIANÇA

As práticas lúdicas no ambiente escolar têm sido entendidas hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Está tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior dos alunos que integram a rede municipal de educação, especificamente alunos da educação infantil.

Levando em consideração a nossa participação na escola por meio de um projeto de intervenção, tivemos a oportunidade de ter uma interação com alguns alunos da educação infantil da escola CESBI. Então na oportunidade sabendo disso questionamos se os alunos gostavam de aprender através da ludicidade, com assuntos diferenciados e metodologias inovadoras. A resposta foi positiva, pois 100% dos alunos presentes levantaram a mão informando que eles gostavam de aprender através do brincar.

Por se tratar de crianças qualquer distração pode nos fazer esquecer-se de considerá-las quando planejamos uma lição, tomamos uma decisão sobre a escola ou elaboramos respostas divergentes. Por isso é importante atentarmos para essa situação, pois alguns alunos estão

atentos a toda e qualquer mudança que venha ocorrer no contexto escolar, seja ela boa ou negativa.

Falamos tanto sobre os alunos da atualidade e as habilidades, conhecimentos e entendimentos que eles exigem. No entanto, parece que falamos menos sobre as qualidades dos professores. Os professores devem ter a mentalidade de que é preciso buscar conhecimento todos os dias. Saviani (2000) enfatiza que o olhar crítico e reflexivo sobre as políticas educacionais, incluindo as de formação docente, na atual realidade é exigência numa sociedade tão desigual. De acordo com este autor ser aprendizes ao longo da vida, aventureiros, inovadores e imaginativos tem sido um paradigma na vida de alguns professores, principalmente os professores de pedagogia que na maioria das vezes são professores que tem o primeiro contato com os alunos.

Saviani (2000) afirma ainda que o mundo está mudando rapidamente, exigindo novos conhecimentos e habilidades e oferecendo novos ambientes de aprendizado e maneiras de aprender. No entanto, as instituições educacionais geralmente continuam olhando a realidade pelo espelho retrovisor. Dentro dessa perspectiva contextualizamos através de uma conversa informal com os professores sobre as práticas pedagógicas e a influência dos saberes nessa prática e se realmente os alunos tem seu respondido positivamente a essa forma de aprender.

O professor “A” evidencia ser positiva essa questão, segundo ele os materiais lúdicos na sala de aula são extremamente importantes para múltiplas perspectivas de desenvolvimento como cognitivo, social emocional, físico e de linguagem. Os professores precisam estar cientes do material ou equipamento para brincar e mobília para a sala de aula apropriados para a idade e para aplicação das práticas lúdicas sejam eficientes.

O professor “B” salienta que ao estruturar o ambiente físico para brincar é preciso que considere como o espaço arranjado, tanto dentro como fora da sala de aula para essa pratica.

Segundo este existem áreas claramente marcadas em que as crianças podem encontrar os materiais de limpeza, leitura e bloqueio. Existe espaço suficiente entre as áreas para caminhar e para o brincar através do lúdico. O fato é que todos esses recursos de uma sala de aula

Segundo este existem áreas claramente marcadas em que as crianças podem encontrar os materiais de limpeza, leitura e bloqueio. Existe espaço suficiente entre as áreas para caminhar e para o brincar através do lúdico. O fato é que todos esses recursos de uma sala de aula

Documentos relacionados