• Nenhum resultado encontrado

2. METODOLOGIA DA PESQUISA

2.1 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

A pesquisa se configurou principalmente como uma abordagem de natureza qualitativa, onde buscou-se encontrar respostas que contribuíssem para a compreensão das práticas lúdicas: um estudo sistemático sobre processo de ensino-aprendizagem na educação infantil na prática pedagógica do professor em uma escola no município de Benjamin Constant no Estado do Amazonas. Para Silva (2019, p. 20) a abordagem qualitativa “[...] Não há uma preocupação com medidas, qualificações ou técnicas estatísticas de qualquer natureza”.

Para dar suporte científico ao trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que foi suma importância pelo fato de dar sustentabilidade teórica para a construção do conhecimento com relação à problemática apresentada sobre as práticas lúdicas e sua importância no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação infantil. Bem sabemos que.

Nenhum investigador deve partir de uma realidade completamente desconhecida, do ponto zero. O conhecimento mínimo da literatura de nosso campo de pesquisa é essencial e nos permitirá avaliar se estamos no caminho correto. Ao mesmo tempo, esta revisão de literatura poderá oferecer novos parâmetros para olhar o mesmo tema que queremos nos debruçar. (FURASTÉ apud THUMS, 2000, p. 124)

A pesquisa bibliográfica contribuiu para aprofundarmos leituras em autores que abordam sobre assuntos referentes a temática deste estudo, onde foi possível ler livros, artigos científicos, publicações e conteúdo da internet, incluindo outras fontes possíveis que sejam relacionadas ao tema proposto. Alyrio (2009, p. 01) ressalta que a “atividade básica na pesquisa

bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse, [...] é o passo inicial na construção efetiva do processo de investigação [...]”.

Como também se utilizou a pesquisa de campo que foi de grande relevância para este trabalho, uma vez que para coletar dados importantes o pesquisador precisar adentrar no seu campo de pesquisa para então colher as informações necessárias para analisar, observar, coletar e interpretar os fenômenos que a todo momento estão ocorrendo em um determinado ambiente.

Gonsalves (2001, p. 67) diz que a pesquisa de campo “[...] é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto”.

Desse modo, a pesquisa de campo ocorreu no ano de 2019, época em que foi aplicado a intervenção de prática da pesquisa V em uma escola pública de Benjamin Constant. Nesta pesquisa essa abordagem possibilitou analisarmos as concepções e subjetividades do lúdico nas práticas de professores da educação infantil. Os instrumentos utilizados para coletar dados no ambiente escolar permitiu a segurança e economia na pesquisa, permitindo chegar ao resultado pretendido com objetividade, tais como:

Roteiro de entrevista que segundo Marconi e Lakatos (2009, p. 214), “É um instrumento essencial para a investigação social, cujo sistema de coleta de dados consiste em obter informações diretamente do entrevistado”;

Perguntas semiestruturada que de acordo com Marconi e Lakatos (2009, p. 86), “[...]

é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que deve ser respondida por escrito sem a presença do entrevistador”. Entrevista semiestruturada com a direção, professores e alunos foi de práxis importantíssimo pois esta ofereceu-nos enumeras vantagens dentre elas a que permite a qualquer pesquisador um bom resultado dentre os quais apontado por Ludk e André (1986, p. 34) que afirma “[...] o aprofundamento de pontos levantados por outras técnicas de alcance mais superficial [...] a tornam sobremaneira eficaz na obtenção de informações desejadas”.

As sessões de entrevistas foram realizadas individualmente com dois professores com um roteiro flexível de modo que fosse possível pontuar a forma como os professores utilizam do jogo e das brincadeiras como recurso dinamizador e facilitador da aprendizagem e de seu trabalho pedagógico.

Procurou-se estudar os fenômenos educacionais e seus atores dentro do contexto abordado no objeto de estudo. Para tanto é necessário enfatizar que as técnicas utilizadas possibilitaram segurança na pesquisa, permitindo chegar ao resultado pretendido com objetividade. De acordo com Marconi e Lakatos (2005, p. 107) as técnicas “são consideradas

um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência [...] na obtenção de seus propósitos. Correspondem, portanto, à parte prática de coleta de dados”.

A técnica de coleta de dados valeu-se de observação direta com uso de entrevista. A observação “consiste em observar, direta ou indiretamente, os fenômenos que estão sendo analisados. É interessante pelo fato de que os dados são percebidos diretamente na realidade que está sendo investigada, sem qualquer intervenção de terceiros”. (SILVA, 2003, p. 28).

A entrevista semiestruturada por sua vez foi de extrema importância, pois através dela foi possível coletar informações que ajudaram a responder os objetivos. Silva (2003, p. 29) destaca que a entrevista se constitui na,

[...] ação em que pesquisador e pesquisado ficam frente a frente e o pesquisador formula perguntas de acordo com o seu interesse de pesquisa [...]. Tendo em vista que, pesquisador e pesquisado estão face a face, a possibilidade de esclarecimento de muitas questões, bem como a observação de expressões, no decorrer das respostas de diferentes assuntos, promove a entrevista como um proc3edimneto que contribui significativa na condução de estudos.

Nesta pesquisa se utilizou das entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com professores, gestora, secretário, pedagogo, com vista a compreender o uso do ludico na pratica pedagogica do professor da Educação infantil. Essas entrevistas ocorreram na própria instituição de ensino com prévia autorização dos servidores da educação.

Uma outra técnica de coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário.

Assim sendo, foram usados dois tipos de questionários, um com perguntas abertas e fechadas, em prol de obter dados sobre o tema e, principalmente, respostas livres. E outro que com perguntas fechadas, que continha respostas de múltipla escolha. O questionário de acordo com Marconi (2009, p. 86), “[...] é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que deve ser respondida por escrito sem a presença do entrevistador”.

Para obtenção dos dados foi utilizado questionário, tendo em vista a necessidade de obter diretamente do universo pesquisado, suas falas e opiniões. Foi aplicado dois questionários, um direcionado a direção da escola (gestora- pedagogo-secretario de escola) e o outro direcionado há dois professores. O retorno dessas entrevistas foram as melhores possíveis.

É importante enfatizar que esse estudo foi realizado em uma escola, tendo como ponto de partida questões que abordam problemáticas, os desafios e as concepções acerca das práticas lúdicas, importância no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto externo o apontamento de Marconi e Lakatos (2005, p. 43) onde dizem que “pode ser considerada um

procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.

Documentos relacionados