• Nenhum resultado encontrado

8 DAS IMPRESSÕES E EXPRESSÕES DO GESTO EM LABAN

8.1 Laban em exercício

Rudolf Jean-Baptiste Attila Laban (1879-1958) nasceu na Bratislava (região do antigo

império Austro-Húngaro) e era filho de um oficial do exército que se deslocava, frequentemente, entre territórios diversos e a quem ele acompanhou, durante sua juventude, tendo assim a possibilidade de conhecer várias manifestações culturais, sobretudo as orientais. Esse período despertaria em Laban o interesse pela disciplina, rigor, senso de unidade e, ainda, o conhecimento de treinamentos militares e teorias estrategistas. Ele seguiu inclusive a Escola Superior de Guerra em Viena, posteriormente abandonada, em prol de seu desejo em seguir o curso de arquitetura. Fez aulas de desenho com um professor informal de Kandinsky, o escultor Herman Obrist. Entrou para a escola de Beaux-Arts em Paris e lá se tornou um estudante boêmio, entre 1900 e 1907.

Por conta de sua atividade com desenhos, começou a estudar as posturas e comportamentos humanos e, com isso, entendeu a necessidade de uma cultura física promovida por atividades que proporcionassem o bem estar a todo cidadão. A passagem das artes gráficas para a dança seria marcada pelos cabarés parisienses e berlinenses, os quais Laban passa a frequentar e onde também se apresenta como ator e dançarino. Toda essa trajetória, de operações militares a desenhos e cabarés, vivenciada pelo jovem Laban ecoariam, indiscutivelmente, em suas futuras coreografias e, de modo geral, em sua obra.

Tendo como princípio a capacidade de todo ser humano de experimentar, pelo movimento, uma harmonia com a natureza, Laban passa a se dedicar à pesquisa e ao ensino do movimento humano e, com isso, alcança o notável número de 25 escolas abertas na Alemanha e em países vizinhos, entre 1922 e 1928. Como teórico da dança e depois de 20 anos de observação e pesquisa das nuances de mobilidade humana, ele publica, por volta de 1926141, seu sistema de notação do movimento à época denominado Kinetographie, e hoje mundialmente conhecido como Labanotation142. Essa obra foi bastante divulgada na Europa, sobretudo na Alemanha, onde ele se torna bastante conhecido.

141

Encontramos divergências na literatura a respeito desta data.

142 Encontramos a seguinte definição no Dicionário Laban:“Labanotation é um sistema de sinais gráficos criado

Aos 50 anos Laban, alcançara o auge de sua carreira, sendo reconhecido como um importante intelectual e mestre no campo da dança-teatro e do estudo do movimento na Europa. Katz (2006) afirma que, em 1930, Laban ocupava os dois principais cargos da dança em Berlim, o de coreógrafo do Festival de Bayreuth e o de diretor de movimento do Berlin State Theater, que incluía a Under den linden Opera House.

Tamanha notoriedade levou-o a ser empregado pelo ministério da propaganda nazista para promover a dança alemã, interessados que estavam os responsáveis, nas possibilidades do

labanotation em realizar coreografias com um enorme número de pessoas, sem ensaios

anteriores com todos os participantes. Cada pequeno grupo estudava sua partitura e, no dia mesmo do espetáculo, todos a executavam, juntos. Foi assim que Laban, em 1936, reuniu cerca de mil ginastas interpretando a dança coral143 - Vom Tauwind und der neuen Freude (Vento do degelo e a nova Felicidade) -, na ocasião dos Jogos Olímpicos de Berlim, o que, segundo Katz (2006) resultou em sua prisão domiciliar e na queima de seus livros em pleno regime nazista - por ordem de Goebbels, notório ministro de Hitler.

Um ano depois, em fuga, ele retorna a Paris e de lá é resgatado por um aluno, o renomado bailarino Kurt Joss144, que o levou para Dartington Hall, na Inglaterra. No exílio ele nunca mais coreografaria. Desenvolveu pesquisas sobre a mobilidade do ser humano no ambiente de trabalho e, em meio à revolução industrial, em 1942, tornou-se consultor para questões de movimento da indústria de Manchester, mesmo local onde abriria o Movement Studio com Lisa Ullmann, em 1946. Com a ajuda de Ullmann e outros colaboradores, Laban sistematizou toda sua obra, em desenvolvimento desde 1910, tendo ficado na Inglaterra até o fim de sua vida.

horizontais, diagonais, tracejadas ou cheias. Os diagramas são também pequenos círculos vazios ou cheios que descrevem tanto esquemas como detalhes das ações, partes do corpo isoladas, duração e final do movimento. Estas estruturas de movimento (ou diagramas) são configuradas numa pauta, como a da notação da música, só que esta pauta é desenhada verticalmente e a leitura e/ou registro do movimento são feitos debaixo para cima. A pauta é dividia em quatro colunas. Esta divisão se dá do centro para fora da pauta. (RENGEL, 2003, p.81).

143 Encontramos a seguinte definição no Dicionário Laban: Movimento Coral é o nome dado a uma forma de

dança que buscava um sentido coletivo e comunitário, festivo, criativo e terapêutico. Entre 1920 e 1933, Laban Albrecht Knust e Martin Gleisner fizeram inúmeros movimentos corais ou danças corais (esse termo é similar a um coro de cantores, com várias vozes), nas suas escolas, com seus alunos e com muitas outras pessoas, principalmente com trabalhadores de diversos ramos. (RENGEL, 2003, p.83).

144 Renomado bailarino e coreógrafo alemão (1901-1979), considerado um dos fundadores da dança teatro. Pina

Artista-pesquisador que transitava entre a teoria e a prática, Laban deixou outras contribuições além de seu sistema de notação. No desenvolvimento de sua pedagogia, lançou Gymnastik

und Tans (Exercícios e Dança, 1926) e Modern Educational Dance (Educação moderna de

dança, 1948) que, para Katz (2006), representam os rudimentos de uma técnica de dança e os primeiros conceitos sobre a Corêutica, sistema que estuda o corpo em relação ao espaço, e a Eukinética, que se detém na análise das qualidades do movimento. Laban publicou também várias brochuras e artigos e deixou discípulos, como a própria Ullmann, que foram grandes divulgadores de sua obra.

No Brasil145, aponta-se a húngara Maria Duschene como precursora da divulgação da teoria labaniana a partir de 1940. Ela teria sido aluna de Laban e Ullmann no Laban Art of

Movement Centre, tendo seus estudos interrompidos pelo fechamento da escola durante a

segunda guerra mundial, período no qual ela imigrou para São Paulo. O maior legado de Laban é, atualmente, a metodologia de estudo, notação e a análise do movimento corporal por ele desenvolvida e que é aplicada em domínios diversos tais como: arte em geral, trabalho, educação, lazer e terapias.

Diante da vasta sistematização do movimento desenvolvida por Laban (1978), iremos nos ater a apenas alguns aspectos dos estudos, principalmente, aqueles da Eukinética e alguns elementos da Corêutica. Interessam-nos, em especial, os fatores do movimento e suas dinâmicas associadas às ações. Na sequência, iremos discriminar e justificar essas escolhas diante de nosso objeto de pesquisa.