• Nenhum resultado encontrado

PARTE I OS CAMINHOS DA PESQUISA

5.5 A INTERVENÇÃO DO LANTEC, DA COORDENAÇÃO DE TUTORIA E AMBIENTE

5.5.1 Laboratório de Novas Tecnologias do Centro de Educação da UFSC LANTEC

O LANTEC costuma prestar uma formação para a produção de materiais com muitos meses de antecedência do início das aulas. Essa formação serve para instruir o professor e alertá-lo sobre os prazos. É entregue um cronograma com datas de todas as etapas e um fluxograma para que os docentes possam entender melhor os passos da produção dos materiais.

Nas reuniões de formação, a equipe do LANTEC mostra o ambiente virtual, junto à equipe do HIPERLAB. Nesse momento são apresentados aos docentes alguns exemplos de ambientes e animações, e ainda é explicada a importância do planejamento e da antecedência de todo o processo. Nessa etapa também é esclarecido que livro e ambiente fazem parte de um mesmo objetivo e por isso devem se complementar.

Para a elaboração do material para o ambiente, o professor tem todo o apoio dos laboratórios, inclusive é a partir da leitura do material impresso que surgem as mais diversas opções de criação do material da plataforma. São sugeridos filmes, vídeos, sites, animações, jogos, obras de arte, blogs, atividades para a criação do mesmo. O professor avalia as sugestões das DI e escolhe o que é relevante para o desenvolvimento do material.

Paralelamente ao processo, o LANTEC oferta outros tipos de formação para professores35, que não possuem muita experiência com EaD. As formações de docência são destinadas a tratar de temas relacionados à disciplina na prática. Os tutores também contribuem e auxiliam os docentes na elaboração dos materiais da plataforma.

35 O LANTEC possui um núcleo que se dedica às atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos formativos para iniciativas em educação a distância (EaD), articulando a criação de materiais e a pesquisa e avaliação dos cursos. Este núcleo atua na formação de professores para a criação de materiais didáticos, na formação de professores para a docência, na formação de tutores presenciais e a distância, na formação de monitores, na formação de designers instrucionais e gráficos, além de oferecer consultoria pedagógica para as ações em EaD. Dessa forma, o núcleo de formação se propõe a promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dos conhecimentos relacionados às possibilidades pedagógicas da EaD vinculados às necessidades específicas de cada área de conhecimento e aos recursos tecnológicos. Disponível em <http://www.lantec.ced.ufsc.br/nucleo_formacao.php>, acesso em 28/8/2011.

Para a construção do material que vai para o MOODLE, o professor precisa passar o plano, o cronograma para a equipe do laboratório e assim se constrói a disciplina. Os materiais são escaneados, figuras são escolhidas, os vídeos do curso de Letras Português a distância e as animações, geralmente, são realizados no estúdio de videoconferência36 do CCE da UFSC e no HIPERLAB, respectivamente, mas também podem ser feitos no LANTEC. Os textos, os vídeos e tudo o que compõe o ambiente é enviado para o HIPERLAB e eles se responsabilizam pela implementação na plataforma. O HIPERLAB disponibiliza então os diversos tipos de hipertexto no AVEA do curso e faz com que o plano de ensino pensado pelo professor seja entendido e colocado em prática adequadamente.

O LANTEC possui um papel importante na constituição do curso na EaD pela parceria que exerce com os centros de ensino e principalmente com os docentes envolvidos no processo. Esse laboratório tem um engajamento sério no campo da Educação no que tange a essa modalidade. O auxílio e colaboração dado pelo laboratório tem sido de grande valia pelas contribuições dadas aos docentes que ministram as disciplinas, tanto na elaboração dos materiais impressos, quanto nos hipertextos que são postados na plataforma.

As docentes, em entrevista, atestaram a eficiência e auxílio dado pelas DI na produção dos materiais. A linguagem utilizada nestes é de suma importância na modalidade a distância, porque deve ser o mais próxima possível da realidade dos estudantes. Na verdade, a equipe do LANTEC contribui para a ampliação de possibilidades de desenvolvimento das disciplinas no AVEA, fazendo com que este não se torne um “espaço para repetição do livro ou um repositório de atividades” como atesta a professora PC1, mas sim um espaço de desenvolvimento cognitivo propício para uma aprendizagem eficiente e satisfatória em um ambiente que proporcione possibilidades diversas para a pesquisa e os estudos. É importante salientar que, segundo a professora PC1, o LANTEC estimula a composição de um AVEA que faça links com a vida cotidiana dos estudantes.

36 “Uma videoconferência é uma discussão em grupo ou pessoa a pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas interagem como se estivessem reunidos em um único local” (CARNEIRO, 1999, disponível em

http://www.videoconferencia.cce.ufsc.br/index.php?option=com_flexicontent&view=items&cid=83&id=1449&I temid=80, acesso em 28/8/2011). O estúdio de videoconferência da UFSC é equipado com: streaming, transmissão on-line da videoconferência no site; MCU, software utilizado para gerenciar a videoconferência e aparição dos polos na tela; estação de VC, câmeras utilizadas para videoconferência na UFSC fora do estúdio; mesa de corte, utilizada pelas bolsistas para facilitar a edição de videoconferência; televisão Sony LCD Bravia, utilizado para exposição de slides ou vídeos a serem utilizados durante a aula; estação de edição, local em que os bolsistas do estúdio, estudantes de Jornalismo da UFSC, editam as videoconferências e videoaulas para posteriormente serem postadas no ambiente; divisor de vídeo, os monitores podem acompanhar a transmissão da VC (videoconferência) em tempo real (tela da esquerda) ou a imagem transmitida via streaming (direita); e enfim, microfone clearone chat1, utilizado para capturar a voz do professor durante a videoconferência/videoaula, com opção de volume e mudo controlado por ele mesmo.

A professora PC1 nos coloca também a importância do designer instrucional, uma espécie de “engenharia pedagógica” como ela mesma chama. As técnicas, os métodos e os recursos utilizados por esses profissionais podem proporcionar um processo de ensino- aprendizagem muito mais dinâmico para todos os partícipes. As características dos DI são elementos pontuais para a construção dos materiais hipermidiáticos.

Sentimos a necessidade de saber com a coordenadora de DI sobre a elaboração e desenvolvimento dos cursos de capacitação dado para os professores e tutores, porque as docentes entrevistadas, em grande parte, não tiveram experiências positivas com os cursos de capacitação promovidos pelo LANTEC. A professora PC1 esclarece que

o Lantec conta com uma equipe de formação. Os coordenadores dos cursos são convidados a participarem de reuniões que definem quais são os objetivos das formações. Existem formações tradicionais, para tutores e professores que nunca desempenharam a função. Essas formações são de acompanhamento pedagógico, para conhecer o ppp37 do curso e de como utilizar a plataforma moodle (tanto no nível técnico quanto pedagógico). Mas, temos formações continuadas, para cursos que estão em desenvolvimento. Nesse caso, a partir da necessidade dos cursos, a equipe de formação, junto com o DI do curso, montam planejamentos que visam alcançar os objetivos levantados. [...]

As docentes preferem o contato direto com as DI à capacitação, alegando que estas esclarecem mais facilmente suas dúvidas, como mostram os excertos das entrevistas abaixo:

P1– [...] os encontros com as DI foram de extrema importância e produtivos. P2 – [...] Na prática, os contatos com as DI foram mais produtivos e ricos. P5 – A capacitação não acho muito proveitosa. Mas o atendimento e as

pessoas que lá trabalham são atenciosas e dão boas contribuições.

O papel das DI tem sido fundamental na elaboração dos materiais didáticos para EaD, porque auxiliam as docentes no início do trabalho, motivando a criação de hipertextos muito mais didáticos e dinâmicos. As capacitações podem e devem ser repensadas, de forma que atinjam, mais objetivamente, as necessidades dos docentes: construção e elaboração desses materiais.

37 Projeto Político Pedagógico.