• Nenhum resultado encontrado

Foi divulgado em 08/09/2009 o resultado do julgamento do EDITAL DE APOIO À MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - 2009. Sob a coordenação da Profa. Fabiana Fiorezi de Marco Matos, o Núcleo de Educação Matemática submeteu para apreciação o projeto intitulado: O laboratório de ensino de matemática na formação inicial de professores de matemática: reexões teórico-metodológicas.

Tal projeto foi contemplado em 98% do total do valor solicitado e visa atender às disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática e à todos os alunos regularmente matriculados no Curso de Matemática de nossa Universidade.

O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Faculdade de Matemática da Universidade Federal foi criado por meio de um projeto em 1990 por um grupo de professores preocupados com o processo de ensinar e aprender Matemática. Inicialmente o LEM funcionou de maneira precária sem espaço muito denido e com materiais alocados em salas de alguns professores do então Departamento de Matemática.

Com o tempo e com as inúmeras contribuições para a sociedade, escolas da região e para os Cursos de Licenciatura e áreas ans, muitas conquistas foram alcançadas e hoje o LEM conta com uma sala mais apropriada para o m a que se destina, situada no Bloco 1F.

Ao longo de sua existência o laboratório tem contribuído para a formação inicial e continuada de professores da nossa Região . As ações desenvolvidas têm possibilitado o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa na área de Educação Matemática.

Vale lembrar que o LEM também contribui para o desenvolvimento de estudos, experiências, pesquisas sobre o ensino e aprendizagem da matemática, sobre metodologias de ensino da matemática e troca de saberes docentes com professores de matemática dos diferentes níveis de ensino. Este laboratório é coordenado por um professor da Faculdade de Matemática eleito para um período de dois anos, conforme artigo 3 da resolução da FAMAT, 03/2005 de 17/11/2007.

Entre os materiais existentes neste espaço encontram-se materiais didático-pedagógicos, tais como: sólidos geométricos, material dourado, tangram, jogos, quebra-cabeças, vídeos relacionados ao ensino da matemática e uma grande quantidade de livros didáticos de Matemática da Educação Básica.

O Laboratório de Ensino de Matemática tem por objetivo o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da Educação Matemática, bem como uma preocupação com o processo de produção e socialização dos saberes dos futuros professores de Matemática; e, garantir uma contribuição marcante e de qualidade para a Educação Matemática e uma formação didaticamente sólida e de qualidade para os futuros professores de Matemática.

O Núcleo de Educação Matemática (NUCEM) espera, mediante o desenvolvimento deste projeto, e outros a este vinculados, poder propiciar condições para que futuros prossionais utilizem de forma reexiva materiais didáticos em sua prática pedagógica, uma vez que o Laboratório de Ensino de Ma- temática é um espaço rico que possibilita aprimorar a construção de novos conhecimentos relacionados à aprendizagem da Matemática e da prossão docente na Universidade e na Escola.

Parabéns à professora Fabiana e a todos que colaboraram para o sucesso desse projeto.

OBMEP

O Programa de Iniciação Cientíca da OBMEP (PIC-2008)

Três mil estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OB- MEP) no ano de 2008 receberam bolsas de iniciação cientíca júnior para participar do Programa de Iniciação Cientíca da OBMEP (PIC 2008). Na região MG-04, que compreende os polos de Uber- lândia, Passos, Patos de Minas e Pará de Minas, o número desses bolsistas é 127 e as atividades do programa tiveram início em setembro de 2009. Nessa referida região, o número de municípios compre- endidos é 40. No trabalho de orientação dos bolsistas mencionados atuam 10 professores orientadores. O coordenador regional de iniciação cientíca da região MG-04 é o professor Luiz Alberto Duran Salomão, da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.

As bolsas do PIC da OBMEP tem a duração de um ano. Nesse período, os bolsistas, sob orientação dos professores orientadores, têm oportunidade de desenvolver diversos estudos sobre temas bastante variados da matemática. O material que vem sendo utilizado nesse programa é produzido pela própria OBMEP e está disponível a todos os interessados no site www.obmep.org.br .

PET

O relatório de AVALIAÇÃO DO ANO 2008 do Programa de Educação Tutorial - PET Matemática, período avaliativo de setembro de 2006 a fevereiro de 2008, emitido pela Secretaria de Educação Superior, apresentou o seguinte resultado:

Avaliação do Grupo - ÓTIMA Avaliação do Tutor - ÓTIMA Grupo avaliado sem restrições

A composição atual do grupo PETMAT é a seguinte: Tutor: Prof. Marcos Antônio da Câmara

Bolsistas:

Claiton José Santos

Gabriela Aparecida dos Reis Giselle Moraes Resende Pereira Gustavo Franco Marra Domingues Fabrício Alves Oliveira

Lucas Fernandes Pinheiro Luciana Yoshie Tsuchiya

Luis Armando dos Santos Júnior Maria Angélica Araújo

Rafael Afonso Barbosa Rafael Honório Pereira Alves Otoniel Nogueira da Silva Suplente:

Grégory Duran Cunha

Parabéns a todos que coloboram ou colaboraram com o grupo PETMAT.

PIBEG

Projetos da FAMAT aprovados no EDITAL 1/2009 - 01/08/09 a 31/12/09 Prof. Janser Moura Pereira

Discente Ana Maria Salomão dos Reis

Título: Ensino com pesquisa em estatística na universidade Prof. Santos Alberto E. Remigio

Discentes: Camila Silva Maia Nádia Moraes Verdun Isis de Almeida Reis Júlia Borges dos Santos

Título: Desenvolvimento de material didático computacional para apoio no ensino de tópicos de cálculo diferencial e integral 2

Parabéns aos docentes e discentes envolvidos nos projetos.

PIBIC

Os professores da FAMAT Geraldo Márcio de Azevedo Botelho, Rogério de Melo Costa Pinto, Marcelo Tavares, Ednaldo Carvalho Guimarães e a professora Sezimária de Fátima Pereira Saramago foram contemplados na seleção de bolsistas para o PIBIC/CNPq - agosto 2009 a julho 2010.

Parabéns aos docentes e discentes contemplados.