• Nenhum resultado encontrado

Os canteiros: o caminho da pesquisa

3 TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

3.1 Lançando Sementes

Nesse subcapítulo discorremos as múltiplas escalas dos preparativos da JMJ. Inicialmente trazemos as matérias de jornais de veiculação internacional e de sites sergipanos. Em seguida, apresentamos a semana missionária de Sergipe com foco no encontro de franceses e sergipanos na região semiárida do Estado. Finalizamos o subcapítulo com a descrição da chegada dos peregrinos sergipanos ao Rio de Janeiro e a absorção da dimensão global da JMJ.

3.1.1 “Divulgação”/matérias- propagação das sementes

Os meios de divulgação são portais para divulgação do país, e assim, analisamos reportagens encontradas em sites internacionais no período de 05/07/2013 a 24/08/2013. Foram selecionados seis jornais: o jornal francês ―Le Monde e Le Fígaro‖, os jornais Italianos ―Corriere della Sera e La Repubblica‖, o jornal inglês ―The Guardian‖, o espanhol ―El País‖ e o norte-americano ―The New York Times‖, jornais reconhecidos mundialmente. Com essas informações elaboramos o quadro 04, composto por título, resumo da matéria, site, responsável pela matéria e data.

Quadro 04 - Síntese das reportagens internacionais da JMJ

Titulo da reportagem Data Resumo Site Feito por

Internacional destaca discurso do papa sobre drogas

5/07/2013 O site do jornal inglês ―The Guardian‖ ressaltou que o pontífice entrou em temas políticos com uma veemente condenação dos movimentos de legalização do uso de drogas. http://www.jb.com.br/jmj2013/noticias/2013/ 07/25/imprensa-internacional-destaca- discurso-do-papa-sobre-drogas/ Agência Brasil/Jornal do Brasil

Internacional destaca discurso do papa sobre drogas

25/07/2013 O jornalista do periódico espanhol ―El País‖, Pablo Ordaz, informou que o pontífice fez um apelo ―contra a praga do narcotráfico que favorece a violência e semeia dor e morte‖

http://www.jb.com.br/jmj-7/25/imprensa- internacional-destaca-discurso-do-papa- sobre-drogas/

Agência Brasil/Jornal do Brasil

Imprensa internacional destaca discurso do papa sobre drogas

25/07/2013 O correspondente do jornal norte-americano ―The New York Times‖ ressaltou os erros na visita do papa, lembrando-se da chegada tumultuada no Rio de Janeiro, em que o carro que levava o pontífice foi cercado por fiéis. O jornal criticou a pane que durou duas horas. O jornalista também informou que as autoridades do Rio de Janeiro têm enfrentando críticas sobre a forma como têm lidado com as manifestações na cidade.

http://www.jb.com.br/jmj- 2013/noticias/2013/07/25/imprensa- internacional-destaca-discurso-do-papa- sobre-drogas/ Agência Brasil/Jornal Brasil/ Simon Romero,

Le Figaro cita organização JMJ 27/07/2013 O jornal ―Le Figaro‖ publica na versão eletrônica uma reportagem na qual critica a desorganização que o Rio apresenta ao sediar a Jornada Mundial da Juventude. Para o diário conservador, os problemas, principalmente nos transportes, são preocupantes.

http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130727- imprensa-critica-desorganizacao-da-jmj-no- rio

Cíntia Cardoso

Mensagens do papa e números da JMJ são destaque na imprensa internacional

28/ 07/2013

A primeira viagem do papa continua causando grande repercussão. Foco na mensagem de simplicidade e nos apelos políticos e religiosos. O jornal ―New York Times‖ deu ênfase ao apelo do papa a autoridades brasileiras para que busque diálogo para acalmar as tensões do Brasil.

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,m ensagens-do-papa-e-numeros-da-jmj-sao- destaque-na-imprensa- internacional,1058238 O Estado de São Paulo/Mateus Coutinho

Le Monde afirma que Francisco dá uma nova imagem à igreja fragilizada

30/07/2013 O texto faz um balanço da primeira viagem internacional e questiona se a energia de Francisco será suficiente para rejuvenescer a Igreja Católica, abalada depois dos vários escândalos ocorridos durante os oito anos do pontificado crepuscular de Bento 16.

http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130730- le-monde-afirma-que-francisco-da-uma- nova-imagem-igreja-fragilizada

Adriana Brandão

El papa no quiso aliar-se com Rousseff y que su visita se politizara.

01/08/2013 El papa prefirió mantener su visita con carácter ―pastoral‖ sin compromisos políticos. El sueño de Rousseff era haber podido anunciar, al lado del papa Francisco, una alianza entre Brasil y el Vaticano para una especie de cruzada en el mundo contra la pobreza, sobre todo en los países africanos con los que Brasil mantiene especiales relaciones por motivos históricos.

http://internacional.elpais.com/internacional/ 2013/08/01/actualidad/1375366915_538575 .html

El País/Juan Arias

Gionatan Mondiale Gioventú 01/09/2013 A scommettere sulla novità digitale della Gmg è anche il Servizio Informazione Religiosa, che non si limiterà a seguire l‘evento su Twitter: «Vogliamo rinnovare i canoni della narrazione attraverso l‘integrazione fra parola scritta e immagini, senza trascurare la forza dei tweet che nella loro immediatezza offrono la possibilità di una partecipazione agli eventi segnata dalla contemporaneità», spiega il direttore Domenico Delle Foglie.

http://piazzadigitale.corriere.it/2013/07/23/g

mg-2013-la-visita-del-papa-in-brasile Silvia Morosi

Imprensa italiana chama a organização para a chegada do papa de "desastrosa"

26/07/2013 Os dois principais jornais italianos, Corriere della Sera e La Repubblica, deram destaque para a confusão no trânsito carioca, aos protestos e para a bomba encontrada em Aparecida durante a recepção do papa Francisco no Rio de Janeiro, na última terça-feira (23). Um jornalista chegou a considerar a organização do evento "desastrosa".

http://noticias.r7.com/internacional/imprensa -italiana-chama-a-organizacao-para-a- chegada-do-papa-de-desastrosa-23072013

Jóvenes asistentes a la Jornada Mundial de la Juventud piden refugio en Brasil

24/08/2013 Los jóvenes llegados de países en guerra, donde los cristianos son perseguidos y asesinados, aprovecharon la Jornada de la Juventud para conseguir un visado de salida para poder encontrarse con el papa Francisco.

http://internacional.elpais.com/internacional/ 2013/08/24/actualidad/1377367682_640880 .html

El País/Juan Arias

Fonte: Síntese de Sites Org.: SILVA, E. F. Mar./2013.

A Jornada Mundial da Juventude no Brasil foi a primeira visita do Papa Francisco, que assumiu o pontificado em março de 2013. Durante o período de preparação para o evento foram cadastrados cinquenta e um jornalistas internacionais e 6 mil nacionais.

O jornal inglês ―The Guardian‖ comentou sobre o discurso do Pontífice, que enfatizou temas políticos. Seus comentários foram de encontro ao movimento crescente na América Latina no que diz respeito à liberação a venda de maconha e outros narcóticos. Essa notícia também foi reforçada por outros jornais.

O ―El País‖ destacou o pedido de jovens que vivem em países em guerra onde os cristãos são perseguidos e mortos. Os pedidos de exílio no Brasil durante o evento somaram cinquenta solicitações já confirmadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A simplicidade do Papa e os apelos políticos e religiosos também foram citados pelo ―El País‖, que destacou a recusa do papa com a presidenta Dilma em fazer parcerias com o Vaticano para erradicar a fome. Ele preferiu manter a visita com caráter pastoral.

O correspondente norte-americano do ―The New York Times‖ destacou também os erros da visita, a chegada tumultuada, a questão da logística, segurança e a falta de qualificação para lidar com as manifestações, a falta de energia no metrô, enfim, a variedade de problema ocorridos.

O jornal francês ―Le Figaro‖ registrou a desorganização da cidade do Rio Janeiro ao sediar a Jornada, destacando, sobretudo, o problema dos transportes com argumentos baseados nos depoimentos de peregrinos e especialistas em urbanismo. Disse que a manifestação contra o governador Sérgio Cabral não atrapalhou a Jornada, mas que o mal tempo e o despreparo das autoridades foram aspectos que atrapalharam a estadia dos fiéis e mostrou que a cidade não estava preparada para a Copa do Mundo de Futebol, agendada para o mês de julho de 2014.

O jornal italiano ―Corriere Della Sera‖ valorizou a visita demostrando os avanços tecnológicos do evento, as ações pastorais, mas, juntamente com o ―La Republica‖, criticou a segurança do papa e o assédio do público na sua chegada ao Brasil.

Por meio dessa breve exposição, podemos analisar que as críticas dos jornais destacaram apenas o lado negativo do evento; em momento algum teceram comentários positivos, sendo os mais insatisfeitos os franceses, que criticaram a ―organização‖. De modo geral, esse foi o ponto comum de algumas matérias, com destaque à insatisfação do povo brasileiro com o momento político que teve seu ápice em junho e julho em 2013, permeado por uma sequência de manifestações e protestos contrários ao aumento da tarifa de transporte coletivo na cidade de São Paulo, nomeado ―Movimento Passe Livre‖3

. As manifestações, organizadas por meio de mídias sociais mobilizaram, em pouco tempo, segmentos de todo o país. À reivindicação pelo passe livre somaram-se outras pautas como: o fim da corrupção; melhorias na saúde, a reforma política e melhorias na educação. Com a visita do Papa, as manifestações ganharam espaço na mídia internacional de forma que o jornal ―Le Figaro‖ (francês) elaborou um blog especial com imagens de violências e abusos ocorridos em algumas dessas manifestações em meio e durante o noticiário sobre a JMJ.

A mudança do local foi outro destaque. Os jornais ainda noticiaram a falta de estrutura nos locais do evento, que apresentaram problemas com a chuva, o transporte, e os outras adversidades que já existiam, mas que se acentuaram com o fluxo de peregrinos/turistas. Contudo, o ―El País" descreveu as boas relações, a simplicidade, a simpatia do povo brasileiro, sem deixar de falar dos problemas. Todos os jornais falaram do número de participantes, estimado em 3,5 milhões.

Observamos que as reportagens destes jornais não favoreceram o Brasil no que diz respeito ao bom desempenho em sediar da Jornada Mundial da Juventude, pois não destacaram pontos positivos relacionados ao evento. Apreendemos que a mídia internacional, de forma geral, não transmitiu ao público estrangeiro o Brasil como um país acolhedor e hospitaleiro e com atrativos turísticos. Apreendemos também que o evento enquanto instrumento de divulgação positiva para a imagem brasileira internacionalmente por meio da mídia não funcionou.

3Movimento Passe Livre é um movimento horizontal, autônomo, independente e apartidário,

O Ministério do Turismo encomendou uma pesquisa ao Instituto Coppe/UFRJ. Foram entrevistados 3.100 brasileiros e 1.350 estrangeiros de 175 países. As entrevistas aconteceram em missas, festivais e atividades culturais que ocorreram durante a JMJ. O levantamento revelou que a JMJ gerou o maior fluxo turístico da história do Brasil numa única cidade. A maioria dos participantes da JMJ de fora (92,1%) e brasileiros (96,1%) pretendem voltar ao Rio de Janeiro em breve e estavam satisfeitos no que diz respeito a hospitalidade, alimentação, receptividade etc.

Deste modo, evidenciamos que o meio de veiculação no que se refere às boas referências ao Brasil, em especial a cidade do Rio de Janeiro, durante o evento JMJ não foi a mídia, mas os participantes da JMJ que, no retorno aos seus países e cidades de origem, iriam divulgar por meio dos seus relatos suas experiências e vivências na JMJ e os pontos positivos para o Brasil quanto aos hotéis, locais turísticos, restaurantes, artesanatos, música e fotos.

Procedemos também levantamento de notícias relacionadas à JMJ em sites como do Jornal da Cidade do Estado de Sergipe, da Arquidiocese, das paróquias dentre outros, no período de 22/12/2011 a 04/09/2013. Percebemos que as principais notícias foram sobre o ―Bote Fé‖4. Essas notícias foram comuns nas três

Dioceses sergipanas, conforme demostra o quadro 05:

4

Bote Fé é a entrega dos símbolos da Jornada que sai de Roma e peregrina por todo o país que sediará a Jornada Mundial da Juventude.

Quadro 5 - Reportagens de sites de jornais sergipanos da Jornada Mundial da Juventude. Rio de Janeiro 2013.

TITULO SITES DATA DA

MATERIA