• Nenhum resultado encontrado

4.1 Estado da Arte dos Aspectos Diagnósticos

4.1.2 LER-DORT x Eletromiografia

A eletromiografia ou eletroneuromiografia consiste em uma técnica de diagnóstico que avalia a função das vias de condução neuromusculares, de forma a se estabelecer se essas estruturas anatômicas estão sendo acometidas por alguma entidade nosológica. (Clasby et. al., 2003)

A análise da atividade neuromuscular tem sido bastante útil na avaliação das LER-DORT, fornecendo subsídios para uma análise mais detalhada da real carga neuro-músculo-esquelética que o trabalho exerce sobre o organismo e sua capacidade de causar distúrbios relacionados ao trabalho. (Roman-Liu, Tokarski, 2005; Goudy, Mclean, 2006; Harwood et al., 2008)

Diversos estudos sobre a avaliação da atividade neuromuscular foram encontrados na literatura, no período compreendido entre 2003 e 2008. Contudo, foram selecionadas apenas as avaliações que apresentavam relação com o tema LER-DORT.

As principais causas da exclusão de artigos, no caso da técnica da eletromiografia (eletroneuromiografia), foram: a utilização de animais; não se adequarem aos parâmetros definidos na metodologia, no que diz respeito ao idioma de publicação e ao objeto de estudo; tratarem sobre aspectos de biomecânica; ou serem trabalhos com objetivos de desenvolvimento de projetos ergonômicos.

Na base de dados Medline, 38 (trinta e oito) estudos relacionando LER-DORT e o exame diagnóstico por Eletromiografia foram encontrados; contudo, apenas 14 (quatorze) foram selecionados. A busca em outras bases, como a Scielo e o Index Medicus resultou em 01 (um) artigo em cada, conforme pode ser observado no Quadro 14.

Quadro 14 – Estudos que avaliaram as LER-DORT através da Eletromiografia, no período entre 2003 e 2008

continua... Autor(es)/Ano País de

Publicação

Base de

Dados Tipo de Estudo Título

Tipo(s) de Exame(s)

Citado(s) Principal(is) Achado(s)

Wu et al., 2008; EUA Medline Estudo Experimental

Analysis of musculoskeletal loading in an index finger during

tapping

EMG

O modelo proposto no estudo, com o uso da EMG, para o estudo da carga sobre o dedo indicador durante as tarefas de digitação, demonstrou ser importante para os bioengenheiros e designers ergonômicos para que o design dos teclados sejam melhorados, de forma a minimizarem cargas músculo- esqueléticas nos dedos.

Rietveld et al., 2007 Inglaterra Medline Ensaio Clínico

Stress-induced muscle effort as a cause of repetitive strain

injury?

EMG

Os resultados iindicaram que ambos os grupos apresentaram mais atividade eletromiográfica nos músculos do ombro durante a digitação após estresse do que após relaxamento. Concluiu-se que desvios na atividade muscular durante a utilização do computador, assim como neuroticismo e a experiência, expressão e descrição de respostas emocionais (alexitimia), podem ser fatores de risco para as LER.

Pizzato et al., 2007 Brasil Scielo Ensaio Clínico

Análise da freqüência mediana do sinal eletromiográfico de

indivíduos com lesão do ligamento cruzado anterior em

exercícios isométricos de cadeia cinética aberta e fechada

EMG

A EMG comportou-se como uma ferramenta eletromiográfica eficaz na caracterização da lesão crônica do ligamento cruzado anterior.

...continuação

continua... Autor(es)/Ano País de

Publicação

Base de

Dados Tipo de Estudo Título

Tipo(s) de Exame(s)

Citado(s) Principal(is) Achado(s)

Li et al., 2007 EUA Medline Estudo Experimental

Neuromuscular response to

cyclic lumbar twisting EMG

Os autores destacam a importância dos resultados desse estudo, obtidos através da EMG, para a compreensão de fatores de risco associados com problemas lombares relacionados ao trabalho que envolvam rotação lateral cíclica da região lombar.

Lin et al., 2007 Inglaterra Medline Estudo Experimental

Effects of user experience, working posture and joint hardness on powered nutrunner

torque reactions.

EMG

Avaliou, através da EMG, a atividade muscular de membros superiores de trabalhadores quando do uso de ferramentas, observando a importância de adaptações no ambiente de trabalho como facilitadoras para melhores posturas na prevenção de problemas musculares entre os trabalhadores.

Jones, Kumar, 2007 Inglaterra Medline Estudo Experimental

Assessment of physical demands and comparison of multiple exposure definitions in

a repetitive sawmill job: board edger operator

EMG

Trabalhadores de serrarias analisados apresentaram movimentos repetitivos diários, examinados através da EMG, que variaram, em média, de 2.015 a 9.365. Observou-se um elevado relato de injúrias musculoesqueléticas dos membros superiores entre esses trabalhadores.

Xia, Bush, 2007 Alemanha Medline Relato de Caso

Modulation of reflex responses in hand muscles during rhythmical finger tasks in a subject with writer's cramp.

EMG

Relata o uso da EMG na análise da atividade muscular em duas regiões da mão, durante movimentos repetitivos.

...continuação Autor(es)/Ano País de Publicação Base de Dados Tipo de Estudo Título Tipo(s) de Exame(s)

Citado(s) Principal(is) Achado(s)

Dong et al., 2006 EUA Medline Ensaio Clínico

The effects of periodontal instrument handle design on hand muscle load and pinch

force

EMG

O estudo demonstrou que o diâmetro e pedo do instrumento periodontal pode ter efeito na carga muscular da mão e no movimento de profissionais realizando raspagem. Os instrumentos com diâmetros maiores (10 mm e 11.5 mm) e um peso menor (15 g) necessitaram de menor carga muscular e movimento durante a raspagem. Instrumentos com diâmetros menores foram associados com uma maior atividade e força muscular.

Oksa et al., 2006 Finlândia Medline Estudo Experimental

Changes in neuromuscular function due to intermittently increased workload during repetitive work in cold conditions

EMG

A EMG foi utilizada na observação da condição de trabalho muscular em uma situação de ambiente de trabalho frio, observando-se que a fadiga muscular causada pelo frio pode ser parcialmente restaurada através do aumento intermitente da carga de trabalho.

Goudy, McLean, 2006 Alemanha Medline Ensaio Clínico

Using myoelectric signal parameters to distinguish between computer workers with

and without trapezius myalgia

EMG O modelo de avaliação por EMG obteve uma sensibilidade de 85,7% e especificidade de 42,9%.

Simmer-Beck et al.,

2006 EUA Medline Ensaio Clínico

Comparison of muscle activity associated with structural differences in dental hygiene

mirrors.

EMG

A EMG foi utilizada para mensurar a atividade muscular de técnicos em higiene dental utilizando o espelho bucal. Apesar dos profissionais estudados relatarem conforto no uso de alguns espelhos, esses dados não foram consistentes com os resultados apontados pela EMG.

...continuação e conclusão Autor(es)/Ano País de Publicação Base de Dados Tipo de Estudo Título Tipo(s) de Exame(s) Citado(s) Principal(is) Achado(s)

Peper et al., 2003 EUA Medline Estudo Experimental

The Integration of Electromyography (SEMG) at the Workstation: Assessment, Treatment, and Prevention of Repetitive Strain Injury (RSI)

EMG

Destaca que o uso da EMG em avaliações musculares em ambientes de trabalho é de importância suprema.

Clasby et al., 2003 EUA Index

Medicus Estudo de Casos

The Use of Surface Electromyographic Techniques

in Assessing Musculoskeletal Disorders in Production

Operations

EMG

Os autores destacam a especificidade e a capacidade de avaliação acurada da EMG na análise de estresses musculares observados em ambientes de trabalho.

Madeleine et al., 2003 Alemanha Medline Estudo Prospectivo

The effects of neck-shoulder pain development on sensory- motor interactions among female workers in the poultry

and fish industries. A prospective study

EMG

Entre as trabalhadoras estudadas que apresentavam queixas relacionadas ao ombro e pescoço, foi observada maior sensibilidade à pressão, menor nível de força, maior atividade eletromiográfica, diminuição da amplitude do movimento do braço e aumento da postura e amplitude de movimento do tronco (p<0,05), quando comparadas às trabalhadoras que não apresentavam queixas.

Depreende-se, a partir da análise do quadro anterior, que a eletromiografia, a exemplo do que ocorre com os exames de diagnóstico por imagem (ultrassonografia e ressonância magnética), constitui-se em ferramenta de extrema importância para o diagnóstico de desordens musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho, complementando, assim, o rol de avaliações diagnósticas dessas patologias, consubstanciando os achados que devem ser apurados previamente, através de um exame clínico detalhado, criterioso.