• Nenhum resultado encontrado

Levantamentos das Informações Gerenciais do Sistema Proposto

Com base nos dados coletados na pesquisa, onde foi possível efetuar o cálculo dos custos dos produtos escolhidos, há varias informações de cunho gerencial que podem e necessitam ser analisadas pelo gestor para ser formulada uma eficaz gestão estratégica de custos.

Num primeiro momento do sistema de custos proposto, onde este foi elaborado no programa Windows Excel, a primeira planilha apresentada é a do calculo dos custos com matérias primas. Esta planilha é de extrema importância, pois com possíveis variações nos preços de compra dos ingredientes e com a simples atualização destes valores, o gestor terá em tempo real os impactos destas oscilações no custo dos produtos, e também, se deve ou não fazer ajustes no preço de venda.

Também foi apresentada uma planilha com o custo de mão de obra direta dos padeiros e confeiteiros, sendo esta de extrema importância no calculo dos custos com mão de obra dos

produtos, o que nada mais é do que a relação do tempo efetivamente utilizado na elaboração destes e o tempo disponível para outras atividades. Com os tempos colhidos durante a pesquisa para a fabricação dos produtos é possível chegar ao custo com mão de obra direta de cada produto.

Os produtos elaborados pela empresa se utilizam de diferentes setores para ficarem prontos, ou seja, é utilizado o setor da padaria e da confeitaria, salvo as exceções das pizzas montadas, onde a massa é fabricada na padaria e a montagem se dá na confeitaria.

Esta divisão entre setores é necessária, para a correta alocação dos custos conforme diferentes situações, a começar pelos salários das confeiteiras e dos padeiros que influenciam diretamente no custo com mão de obra direta de cada produto. Se fosse utilizado um custo único de mão de obra direta, haveria distorção no custo real, pois, por haver mais funcionários na confeitaria, este custo, é mais elevado em relação à padaria. Então, se um produto que é fabricado somente na padaria e utilizando-se um único valor para se calcular a mão de obra, esta ficaria com um valor mais alto, por ter sido somado os setores da padaria e confeitaria.

Para um bom gerenciamento de custos o gestor necessita de informações para poder lidar com situações muitas vezes desagradáveis, e para suprir estas necessidades que é apresentada como parte do sistema de custos, uma planilha contendo a apuração do custo pelo método custeio por absorção. Nesta planilha, o gestor tem uma visão geral dos custos onde pode buscar informações verificando qual índice representa o maior custo em cada produto, ou seja, se na matéria prima, mão de obra direta, custos indiretos fixos, depreciação ou embalagens.

Também foi apresentada no sistema de custos uma planilha contendo o custo mínimo. Este método é conhecido como custeio variável, onde é deixado de alocar custos relativos à depreciação e custos indiretos fixos. Esta informação de cunho gerencial serve para a empresa quando vai realizar negociação de grande escala, ou oferecer descontos, ou ainda realizar promoções.

No desenvolvimento do estudo, consta uma planilhas contendo informações sobre a margem de contribuição unitária e total, o preço de venda orientativo calculado por meio do mark-up, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança operacional. Estas planilhas tem com função fornecer dados que demonstram qualquer impacto no custo ou no preço de venda, o que significa um aumento do volume necessário para cobrir os custos e no próprio resultado apurado.

Com todos os dados apurados, foi apresentado ao gestor da empresa objeto deste estudo Padaria Bom Gosto, um sistema completo de gestão de custos e formação de preços.

Este sistema pretende tornar a empresa mais competitiva, e ajudá-la a crescer. Fica clara a satisfação que o empresário teve em conhecer todos esses dados, que com toda certeza não estavam claros, de forma objetiva, em planinhas no seu controle gerencial.

CONCLUSÃO

Por detrás da boa técnica Contábil, existe uma profunda e ampla teoria que a justifica e a fundamenta, constituindo-se em conhecimento contábil, estudado e praticado pelos profissionais da contabilidade. É neste contexto que a contabilidade gerencial, especificamente a contabilidade de custos, vem para ajudar o gestor a traçar estratégias para competir num mercado cada vez mais acirrado, sendo este o tema principal deste estudo.

O objetivo geral desta pesquisa foi alcançado, com um sistema de gerenciamento de custos implantado na Padaria Bom Gosto, onde o mesmo descreve as etapas de produção, bem como faz a apuração do custo dos produtos e presta informações de cunho gerencial em tempo real.

Com a atualização dos valores neste sistema, é possível traçar estratégias de venda para se obter uma lucratividade ainda maior, como é o caso dos custos totais. Naquele ponto do sistema o gestor saberá exatamente o que está implicando em maior valor no seu custo, ou seja, em matéria prima, mão de obra, embalagens, depreciação ou custos fixos. Com isso ele poderá traçar mudanças para corrigir possíveis valores que estão acima dos patamares para determinado produto.

Ainda, no sistema podem ser avaliadas as margens de contribuição dos produtos, bem como, se o preço de venda praticado pela empresa esta de acordo com o preço de venda calculado para se obter um determinado índice de lucro. Há também informações sobre o mínimo que a empresa deve produzir e vender para não ter prejuízo. E, através da apuração do custo pelo custeio variável, que é uma informação para ser usado somente para o gerenciamento, o gestor saberá até onde poderá baixar seu preço de venda para competir com seus concorrentes.

E, por fim, com a análise da demonstração do resultado o gestor saberá quais os produtos que estão dando lucro, quais estão dando prejuízo e onde deve se focar para corrigir os erros apontados pelo sistema.

Portanto, ao concluir este trabalho posso dizer que objetivos propostos no estudo foram plenamente contemplados, bem como a satisfação do empresário ao receber o sistema

proposto com as respectivas analises e interpretações, as quais foram fundamentais para ele definir algumas estratégias de preços e negócios.

Na condição de concluinte do curso, posso dizer que tudo o que foi visto em sala de aula durante o curso envolvendo essa temática, foram aplicados no estudo, de modo que pude verificar na prática os ensinamentos de uma das mais promissoras áreas de atuação do profissional Contábil, ou seja, a contabilidade de custos. Pois, é através dela que o gestor tem as principais informações para o bom gerenciamento de sua empresa.

REFERÊNCIAS

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade Geral Básica. 3.ed. Ijui: Editora Unijui, 2005.

BEUREN, Ilse Maria. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e Formação de Preços. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE – RS - Princípios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. 5 ed.Rev. e Atualizada, Porto Alegre, 2006.

______ Contabilidade para Pequenas e Medias Empresas. 2ª ed. Porto Alegre: Evangraf Gráfica e Editora, 2011:

CARTILHA DE DEPRECIAÇÃO 2010. Decont. disponível em http://www.dcont.eb.mil.br acessado em 24/11/11.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999. LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: Planejamento, Implantação e Controle. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LUCIO Jr., Norival. Planejamento Estratégico – Pequenas e Medias Empresas , 2011, disponível em: << http://www.brandme.com.br >>, acessado 14/11/2011.

MOTA, António Gustavo da. Noções da Contabilidade de Custos. Contabilidade de Custos. Cacoal, 2002. Disponível em http://www.uff.br/. Acesso em 29/08/2011.

SILVA, Edna Lucia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação, UFSC. Florianópolis, 2000.

SESCON. Regulamentação do Imposto de Renda. disponível em: http://www.sescon-rs.com.br/legis/rir_04.html , acessado dia 24/11/2011.

WERNKE, Rodney. Analise de Custos e Preços de Venda: Ênfase em Aplicações e Casos

Nacionais. 1.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

Documentos relacionados