• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS

5.2 LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL EM CARIACICA

Os dispositivos legais que orientam a proteção e controle ambiental no município de Cariacica iniciam poucos anos após o município de Vitória. Em 2002 foi promulgado o Código Municipal de Meio Ambiente. O licenciamento ambiental no município de Cariacica diferentemente do de Vitória passou por revisão em 2018. O Quadro 8 apresenta as principais legislações ambientais relacionadas diretamente ao licenciamento ambiental no município.

Quadro 8 – Dispositivos legais que orientam o licenciamento ambiental municipal em Cariacica (continua)

Vigência Dispositivos legais Descrição Até 2018 Lei Complementar nº 5, de 10

de outubro de 2002

Cria o Sistema Municipal de Meio Ambiente, seus instrumentos e regulamentos de funcionamento, cria o código municipal de meio ambiente, cria o conselho municipal de meio ambiente e regulamenta o uso do fundo municipal de conservação ambiental.

Até 2018 Resolução Consema nº 005, de 17 de agosto de 2012

Define a tipologia das atividades ou empreendimentos considerados de impacto ambiental local e dá outras providências. A partir de 2018 Lei Complementar nº 79, de

27 de dezembro de 2018

Institui a Política Municipal de meio ambiente, o Sistema Municipal do meio ambiente, seus instrumentos e regulamentos de funcionamento, o Código municipal de meio ambiente, o Conselho municipal de meio ambiente e regulamenta o uso do Fundo municipal de proteção ambiental de Cariacica – FUMPAC.

A partir de 2018 Decreto nº 076, de 06 de maio de 2019

Regulamenta as normas do poder de polícia ambiental e as normas gerais do licenciamento ambiental das atividades potencial ou efetivamente poluidoras estabelecidas na lei complementar nº 79, de 28 de dezembro de 2018.

Quadro 8 – Dispositivos legais que orientam o licenciamento ambiental municipal em Cariacica (conclusão)

Vigência Dispositivos legais Descrição A partir de 2018 Portaria/SEMDEC/nº 008, de

31 de julho de 2019

Dispõe sobre o enquadramento das atividades e/ou empreendimentos considerados de impacto ambiental local com obrigatoriedade de licenciamento ambiental junto à Prefeitura Municipal de Cariacica e sua classificação quanto ao potencial poluidor e porte.

A partir de 2018 Portaria/SEMDEC/n° 008, de 31 de julho de 2020

Classifica a atividade de “posto revendedor de combustíveis, com uso de qualquer tanque, ou posto de abastecimento de combustíveis (não revendedor), com uso de tanque enterrado” como atividade de impacto determinado, nos termos da lei Complementar nº 79, de 27 de dezembro de 2018 e do decreto municipal nº 76, de 06 de maio de 2019.

Fonte: Elaborado pela autora (2020).

De acordo com o Art. 7º da Lei Complementar nº 79 de 2018, o Sistema Municipal de Meio Ambiente de Cariacica (SISMMAC) é constituído por órgãos e entidades (públicos e privados) responsáveis pela execução da Política Municipal de Meio Ambiente no Município de Cariacica. Compõem o SISMMAC:

a. a secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente;

b. o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cariacica - CONSEMAC;

c. a Junta de Avaliação de Recursos de Infrações Ambientais;

d. o Fundo Municipal de Proteção Ambiental de Cariacica – FUMPAC;

e. o Fundo Municipal de Unidades de Conservação de Cariacica – FUMUC;

f. o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental de Cariacica – FUMSAC;

g. os órgãos e entidades da administração pública municipal cujas atividades estejam, total ou parcialmente, associadas à preservação ambiental, à manutenção da qualidade de vida e ao uso dos recursos naturais;

h. a Câmara Municipal de Cariacica, por meio da Comissão de Meio Ambiente;

i. as organizações da sociedade civil, legalmente instituídas, que tenham dentre seus objetivos a preservação ambiental (CARIACICA, 2019, art.8º).

Dentre as atribuições da secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente de Cariacica estão:

“promover o licenciamento ambiental das atividades, obras e empreendimentos considerados efetiva ou potencialmente poluidores ou degradadores do meio ambiente, de impacto local, bem como determinar a realização de estudos de impacto ambiental, cuja competência seja atribuída ao Município” (CARIACICA, 2019, art.12º).

Assim como em Vitória, o licenciamento de postos revendedores de combustíveis é de competência do Município de Cariacica, sob competência da secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente de Cariacica (CARIACICA, 2019).

O Quadro 9 apresenta as licenças expedidas pela secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente de Cariacica, juntamente com sua descrição e prazo de validade, conforme Lei Complementar nº 79 de 2018.

Quadro 9 – Licenças ambientais emitidas pelo município de Cariacica (continua)

Tipologia das licenças

Descrição Prazo de validade Licença Prévia

(LP)

é concedida na fase preliminar do planejamento da atividade e/ou empreendimento, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo requisitos básicos e condicionantes pela secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente.

mínimo 1 (um) e no máximo 2 (dois) anos

Licença de Instalação (LI)

autoriza a instalação da atividade e/ou empreendimento de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e condicionantes estabelecidas pela secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente.

deverá preferencialmente seguir o estabelecido pelo cronograma de execução da

atividade e/ou

empreendimento, não podendo ser superior a 4 (quatro) anos

Licença de Operação (LO)

autoriza a operação da atividade e/ou do empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta nas licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e as condicionantes para a operação, determinadas pela secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente.

mínimo de 04 (quatro) anos e, no máximo de 10 (dez) anos

Licença de Operação de Pesquisa (LOP)

destina-se às atividades e/ou empreendimentos que objetivam, exclusivamente, desenvolver estudos e/ou pesquisas sobre a viabilidade econômica da exploração de recursos minerais, consoante procedimento estabelecido pela secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente.

será condicionado ao esgotamento do volume máximo de extração estabelecido para pesquisa e/ou ao prazo outorgado na licença, o qual não poderá ultrapassar 4 (quatro) anos Licença Única

(LU)

estabelece as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental para atividades de terraplanagem (corte e/ou aterro) e desmonte de rochas, quando não se enquadrarem nas hipóteses de LID, LAC ou LAR.

seguir o estabelecido pelo cronograma de execução da

atividade e/ou

empreendimento, não podendo ser superior a 02 (dois) anos

Quadro 9 – Licenças ambientais emitidas pelo município de Cariacica (conclusão)

Tipologia das licenças

Descrição Prazo de validade Licença

Ambiental de Regularização (LAR)

destina-se a atividades e/ou empreendimentos instalados e em operação, estabelecendo as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental. 4 (quatro) anos Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC)

estabelece condições, restrições e medidas de controle ambiental para o planejamento, instalação e operação de atividades e/ou empreendimentos, enquadrados nesta modalidade, com potencial poluidor baixo ou médio, a serem definidos por ato normativo da secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente. 10 (dez) anos Licença para Atividades de Impacto Determinado (LID)

estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental para o planejamento, instalação e operação de atividades e/ou empreendimentos com impactos e controles ambientais amplamente conhecidos, a serem definidos por ato normativo da secretaria responsável pelas políticas públicas de meio ambiente.

10 (dez) anos

Fonte: Elaborado pela autora (2020).

O enquadramento das atividades passíveis de licenciamento ambiental do município de Cariacica não segue a mesma linha adotada por Vitória. A Tabela 5 apresenta o enquadramento específico para a atividade em estudo. Para postos revendedores de combustíveis o parâmetro utilizado para definição do porte é a capacidade de armazenamento de combustível, conforme Anexo I da Portaria/SEMDEC/n.º 008, de julho de 2019:

Tabela 5 – Enquadramento para postos revendedores de combustíveis

Atividades Diversas Posto revendedor de combustíveis com uso de qualquer tanque, ou posto de abastecimento de combustíveis (não revendedor), com uso de tanque enterrado.

Parâmetro Capacidade de armazenamento (CA) m3

Pequeno CA<=30

Médio 30<CA<=60

Grande CA>60

Porte limite Todos Potencial poluidor Alto Fonte: Elaborado pela autora (2020).

O município de Cariacica passou a emitir uma nova tipologia de licença, a Licença de Impacto Determinado (LID). A LID vem com a expectativa de promover a modernização e desburocratização do licenciamento ambiental na cidade. Uma das principais diferenças dessa nova modalidade de licença é a redução dos prazos nos processos de licenciamento que hoje demoram, em média, de seis meses a um ano,

e com a nova licença serão executados em até 30 dias. A expectativa é que 90% dos novos empreendimentos sejam licenciados pela LID (PMC,2019).

Dentre os setores beneficiados com a mudança, estão os postos de gasolina. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, as condicionantes serão padronizadas por atividade e serão solicitadas por autodeclararão, com condicionantes pré-conhecidas e dispensa de PCA – Plano de Controle Ambiental, devido ao conhecimento prévio dos controles ambientais já adquiridos por atividade. Espera-se que com isso, o tempo investido nas análises preliminares dos pedidos de licenciamento, que envolvia a análise de planos e projetos, possa ser direcionado para ampliar a fiscalização dos empreendimentos como aumentar as visitas às empresas (PMC, 2019).

5.2.1 A Secretaria Municipal de Meio Ambiental de Cariacica

As políticas públicas de meio ambiente no município de Cariacica estão a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cariacica, órgão executivo que tem por funções o planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução da legislação para o meio ambiente a nível local (CARIACICA, 2018).

De acordo com o artigo nº 12 da Lei Complementar nº 79 de 2018, são listadas mais de quarenta atribuições ao órgão executivo de meio ambiente municipal. Diretamente relacionadas ao licenciamento ambiental, identificam-se as seguintes atribuições da secretaria:

• promover o licenciamento ambiental das atividades, obras e empreendimentos considerados efetiva ou potencialmente poluidores ou degradadores do meio ambiente, de impacto local, bem como determinar a realização de estudos de impacto ambiental, cuja competência seja atribuída ao Município

• realizar, ou fazer realizar, por meio dos licenciamentos ambientais, o monitoramento ambiental permanente, visando dar suporte aos trabalhos da fiscalização ambiental e atuar preventivamente na preservação dos ecossistemas naturais e na saúde da população

• determinar a realização de auditorias ambientais periódicas ou ocasionais em empresas e atividades consideradas poluidoras, localizadas no território do Município de Cariacica, estabelecendo as diretrizes e os prazos adequados • participar do planejamento das Políticas Públicas de Meio Ambiente do

Município de Cariacica (CARIACICA, 2019, art. 12º).

Em Cariacica, de acordo com o organograma do

ANEXO II, a subsecretaria de meio ambiente tem duas áreas principais de atuação: uma, coordenada pela Gerência de Monitoramento Ambiental e outra, a Gerência de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, onde cabem as ações de coordenação, análise, fiscalização, monitoramento, e expedição das licenças ambientais.

Em Cariacica, o corpo técnico responsável pelo licenciamento ambiental é formado por dezessete profissionais de formação diversa, como apresentado no Quadro 10. Quanto a constituição do corpo técnico, verifica-se que mais de 80% corresponde a profissionais efetivos.

Quadro 10 – Equipe técnica da coordenação de licenciamento de Cariacica

Cargo Formação Tipo de cargo Qtd. Analistas Municipal de Nível Superior I Biologia Efetivo 5 Engenheiro Ambiental Engenharia

Ambiental Efetivo 2

Engenheiro Civil Engenharia Civil Efetivo 1

Coordenação de Apoio Gerencial e Relações Externas

Engenharia Sanitária

e Ambiental Comissionada 1 Coordenação de Análise Técnica de

Licenciamento Biologia Comissionada 1

Gerência de Licenciamento e Fiscalização

Ambiental Direito Comissionada 1

Fiscal Municipal de Serviços I – Meio

Ambiente Nível médio Efetivo 6

Fonte: Elaborado pela autora (2020).

Documentos relacionados