• Nenhum resultado encontrado

Localização do Parque Eólico Valparaíso CE

Figura 20 - Imagem PE Valparaíso - CE Fonte: Google Earth 2010

Na área onde o projeto foi idealizado foram constatados vários problemas de regularização fundiária e de acesso ao local, devido à má conservação das estradas,

contribuindo para a sua desistência . Outro fator que influenciou na desistência do projeto foi a velocidade dos ventos não serem tão expressivas como se imaginava.

Apesar da desistência deste projeto, os estudos ambientais foram desenvolvidos e previstos alguns impactos positivos e negativos no local. Para a identificação e avaliação de impactos ambientais a, Ampla Engenharia utilizou como documento principal a Resolução CONAMA Nº. 001/1986. Como impacto ambiental considerou qualquer alteração das características do sistema ambiental causada pelas ações do empreendimento. Esta metodologia conceitua como sistema ambiental os componentes do meio abiótico, biótico e antrópico. Esta metodologia, geralmente é a mesma utilizada em todos os EIA/RIMA. O que varia são as técnicas utilizadas.

Foram consideradas as ações do empreendimento as intervenções capazes de afetar direta ou indiretamente o comportamento dos parâmetros que compõem os meios abiótico, biótico e antrópico considerando as áreas de influência funcional do empreendimento, ou seja, área diretamente afetada (ADA), área de influência direta (AID) e área de influência indireta (AII). A seguir são apresentados os impactos na fase de implantação para cada meio (físico, biótico e socioeconômico).

Meio físico

Impacto MF01: Emissões atmosféricas. Durante a fase de implantação do empreendimento, é prevista a emissão de gases, produto da combustão do diesel dos veículos, tratores, geradores e outros equipamentos utilizados para a consolidação da obra. A emissão dos gases poluentes se dará diretamente nas áreas de influência (ADA, AID e AII), ocorrendo principalmente na ADA, onde se verifica maior movimentação de equipamentos durante a execução do empreendimento. A identificação dos efeitos no meio físico na AID e AII é pouco relevante, devido à dispersão dos gases e menor circulação de veículos, tratores etc.

Impacto MF02: Derramamento acidental de óleo, graxas e derivados de

petróleo. Durante a etapa de implantação do empreendimento poderá ocorrer o

derramamento de óleos, graxas e derivados de petróleo, principalmente na ADA, devido a intensa movimentação de veículos e utilização de vários equipamentos

necessários para implantação do parque eólico. Na AID e AII, haverá apenas movimentação e deslocamento de veículos nas vias de acesso (carroçáveis e estaduais) podendo ocasionar derramamentos mínimos, sendo considerados desprezíveis os efeitos desse impacto.

MF01 e MF02 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível Efeito Não-cumulativo

Impacto MF03: Geração de resíduos sólidos e efluentes. Durante a etapa de construção da obra são produzidos constantemente resíduos sólidos e efluentes no canteiro de obras implantado na ADA do empreendimento. Os principais resíduos sólidos e efluentes gerados no canteiro de obras são:

 Alojamentos / Lavanderia e Banheiros: papel, plástico e esgotos domésticos.

 Ambulatório: restos de curativos, equipamentos médicos descartáveis (seringas, luvas, máscaras etc.) e esgotos.

 Cozinha e Refeitório: papéis, plásticos, metais e resíduos alimentares.

 Escritório: papel, plásticos, cartuchos de tintas para impressoras, pilhas e baterias de celulares.

 Canteiro de Obras: desmatamento de árvores, raízes e remoção de eventuais rochas.

• Impacto MF04: Instabilidades geotécnicas. Poderão ocorrer na ADA durante a montagem de equipamentos pesados no empreendimento, principalmente se forem colocadas nas proximidades das encostas, em decorrência do volume de chuva precipitada durante o ano e infiltração em solos profundos, deslocamento de massa, solifluxão15, deslizamento de encostas etc.

15 Movimento de arrasto lento, sem ruptura, de solos relevo abaixo pela ação da gravidade e, muitas vezes,

ativado pela água da chuva infiltrada intersticialmente às partículas argilosas, diminuindo a coesão dessas partículas e tornando a massa de solo mais plástica e densa.

MF03 e MF04 Magnitude Média Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível Efeito Cumulativo

• Impacto MF05: Alteração na qualidade das águas. Com a produção de efluentes domésticos e resíduos sólidos no canteiro de obras localizado na ADA, o fluxo dos mesmos, caso não venham a ser manejados convenientemente, poderá refletir-se em contaminação dos corpos hídricos e do aquífero subterrâneo.

MF05

Magnitude Média Tipologia Negativo Ocorrência Médio prazo

Duração Temporário

Reversibilidade Reversível

Efeito Cumulativo

Meio Biótico

• Impacto MB01: Supressão da vegetação na ADA. Resume-se à retirada da cobertura do estrato herbáceo, espécies arbustivas e pouquíssimas espécies arbóreas comuns para região, remoção necessária para a instalação física do empreendimento. MB01 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Permanente Reversibilidade Irreversível Efeito Cumulativo

• Impacto MB02: Caça e captura de animais silvestres. Devido à presença de operários, técnicos e contratados do empreendedor na ADA e AID, poderá ocorrer caça indiscriminada e captura da fauna local, principalmente da avifauna, para efeito de alimentação e/ou comércio ilegal das espécies ali existentes.

• Impacto MB03: Fuga e afugentamento da fauna. Durante a implantação do empreendimento, ocorrerá o intenso movimento de máquinas, veículos e pessoas, causando a elevação dos níveis de ruído e poeira na região e provocando o afugentamento da fauna. Esse impacto também trará prejuízos para a nidificação, acasalamento e alimentação das espécies.

MB02 e MB03 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MB04: Acidentes com a fauna. A intensificação do trânsito de máquinas e veículos no entorno do empreendimento poderá contribuir de forma significativa para o aumento dos índices de acidentes e atropelamentos dos animais durante fase de implantação na ADA e AID, principalmente para as espécies com pouca mobilidade. MB04 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Permanente Reversibilidade Irreversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MB05: Alteração dos ecossistemas locais. Para a implantação do empreendimento será suprimida uma área de vegetação de mata atlântica e cerrado, manto herbáceo e estrato arbustivo-arbóreo, onde vivem poucas espécies

de fauna (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos) na ADA. Com a supressão dessa vegetação, ocorrerá a alteração dos ecossistemas locais que levarão certo tempo para se reorganizarem.

• Impacto MB06: Redução da área destinada à alimentação da fauna. A partir do momento que ocorre supressão de vegetação, também ocorre redução da área destinada à alimentação da fauna, principalmente, em se tratando de ambientes como floresta tropical plúvio-nebular e cerrado.

• Impacto MB07: Redução da área de acasalamento e nidificação. Para a implantação do Parque Eólico Valparaíso será suprimida uma área com vegetação de cerrado e de floresta tropical plúvio-nebular, manto herbáceo e estrato arbustivo- arbóreo, onde vivem espécies de fauna (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos), reduzindo a área destinada ao acasalamento e nidificação dessa fauna específica.

• Impacto MB08: Eliminação das tocas e refúgios da fauna. A partir do momento que haverá supressão de vegetação de cerrado e de floresta tropical, manto herbáceo e estrato arbustivo-arbóreo onde vivem diversas espécies de fauna, ocorrerá a eliminação de algumas tocas e refúgios da mesma.

• Impacto MB09: Alteração da paisagem. Mesmo para a fase de implantação do parque eólico onde os aerogeradores ainda estão sendo montados, ocorrerá uma mudança na paisagem da Serra das Flores (ADA) devido à presença de operários, automóveis de vários tamanhos e capacidades e equipamentos diversos.

• Impacto MB10: Eliminação do manto herbáceo. Haverá supressão de vegetação característica da região afetada pela implantação do empreendimento, ocorrerá a eliminação do manto herbáceo com sua camada fértil e consequente desaparecimento da micro e macroflora.

• Impacto MB11: Redução do potencial de sementes e/ou mudas. Para a implantação do parque eólico ocorrerá supressão de vegetação característica da Serra das Flores, acarretando em uma redução do potencial de sementes e/ou mudas nessa área.

• Impacto MB12: Redução dos locais de dessedentação da fauna. Dependendo do posicionamento dos aerogeradores no empreendimento e com supressão de uma área com vegetação característica da região afetada, ocorrerá a

redução dos locais de dessedentação da fauna, que irão procurar outros lugares para satisfazerem suas necessidades.

• Impacto MB13: Competitividade e escassez de alimentação. A vegetação característica de uma região serve para diversas utilizações e, dentre elas está a alimentação da fauna local. Com a supressão dessa vegetação, ocorrerá o deslocamento dessa fauna específica para outros locais com vegetação semelhante, podendo acarretar competitividade com outras espécies animais, gerando conflitos e escassez de alimentação. MB05 a M13 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Permanente Reversibilidade Irreversível Efeito Cumulativo

• Impacto MB14: Danos para a fauna devido à geração de resíduos

sólidos. Durante a implantação do empreendimento (ADA) os trabalhadores se

alimentarão diariamente no local. Dessa forma, pode ocorrer o acúmulo de resíduos sólidos que, de alguma forma sejam capazes de atrair a fauna local, possibilitando a ingestão de materiais perigosos que possam prejudicar a mesma (plásticos, papéis, metais, vidros, resíduos da enfermaria etc.).

MB14 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

Meio Socioeconômico

• Impacto MSE01: Desgaste das vias de acesso em decorrência do

das vias de acesso ao município de Viçosa do Ceará devido ao aumento do fluxo de veículos e de cargas durante esta fase do empreendimento. Este impacto será de maior magnitude nas AID e AII do que para a ADA. Outro aspecto relevante é o que diz respeito às características das vias de acesso, pois para que os caminhões possam chegar ao local do empreendimento seria necessário alterar características como largura, estruturas de pontes etc., de ruas e estradas. Poderá haver necessidade de se alterar configuração de casas e prédios, bem como a reorganização do fluxo de trânsito, ainda que em caráter provisório ou momentâneo.

MSE01 Magnitude Grande Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE02: Possibilidade da ocorrência de acidentes de trabalho. Nesta fase do empreendimento, como há intensa operação de máquinas, equipamentos e ferramentas e como tais atividades não são rotina até o momento anterior à implantação, não há adequação de condutas operacionais dos dispositivos acima citados às condições do local de trabalho, portanto, há possibilidade de ocorrência de acidentes do trabalho (ADA).

• Impacto MSE03: Possibilidade de acidentes com animais peçonhentos. Para se implantar o canteiro de obras há necessidade de se remover a vegetação natural de pequenas áreas que servem de habitat para vários animais. Como consequência da instalação do refeitório, ocorre a atração de animais pelo cheiro de alimentos e consequente atração de seus predadores, gerando riscos de acidentes com animais peçonhentos envolvendo colaboradores da obra.

MSE02 E MSE03

Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato

Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE04: Geração de empregos. Para se instalar o

empreendimento, é necessário contratar mão de obra gerando, portanto, empregos diretos e indiretos nas áreas de influência (AID e AII). As contratações tendem a ser feitas nas áreas próximas ao canteiro de obras.

• Impacto MSE05: Aumento da renda. Com a geração de novos empregos haverá crescimento da massa salarial e consequente melhoria da renda das famílias habitantes das comunidades do entorno (AID), bem como das famílias pertencentes à Área de Influência Indireta (AII), em virtude do aumento do capital circulante, propiciando assim, melhorias no quadro social da região.

MSE04 E MSE05 Magnitude Pequena Tipologia Positiva Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE06: Aumento da arrecadação tributária. Haverá, nesta fase, consumo de materiais e bens de serviço os quais gerarão significativo aumento de capital nos cofres públicos dos municípios pertencentes à AII, principalmente para o município de Viçosa do Ceará, que pertence a área de influência do parque eólico.

MSE06

Magnitude Média Tipologia Positivo Ocorrência Médio prazo

Duração Permanente

Reversibilidade Irreversível

• Impacto MSE07: Maior demanda por serviços de saúde na região. Com o início da implantação do empreendimento, um contingente de pessoas trabalhando no canteiro de obras poderá ser passível de acidentes de trabalho ou ataques de diversos animais (peçonhentos, insetos e outros) sendo, dessa maneira, necessária a utilização de serviços de saúde aptos a suprir os mesmos.

MSE07

Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Médio prazo

Duração Temporário

Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE08: Maior demanda por áreas de lazer. Há necessidade de alguma forma de lazer para os funcionários contratados e terceirizados, visto que há carência desse equipamento social na região.

MSE08 Magnitude Pequena Tipologia Positivo Ocorrência Imediato Duração Permanente Reversibilidade Irreversível Efeito Cumulativo

• Impacto MSE09: Possibilidade de conflitos sociais. Como consequência da melhoria da renda por parte da população economicamente ativa, diversos conflitos poderão ocorrer em decorrência do surgimento de pequenas aglomerações agregadas às comunidades já existentes na AID, bem como provenientes de conflitos ocasionados por bebedeiras, prostituição (inclusive infantil), drogas e brigas por interesses particulares. Na ADA, tal fato ou situação não deverá acontecer.

• Impacto MSE10: Possibilidade de elevação da taxa de criminalidade. Com o aumento do número de pessoas diretamente envolvidas no projeto, bem

como em função da circulação de dinheiro e bens de consumo, possibilitará o aumento de pequenos furtos e outros delitos na AID.

MSE09 e MSE10

Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Médio prazo

Duração Temporário

Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE11: Possibilidade do aumento e disseminação de DSTs. O envolvimento de funcionários/colaboradores com a população do entorno (prioritariamente na AID), potencializará a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) o que acarretará prejuízos à saúde desta área (AII).

MSE11 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE12: Alteração da paisagem. Haverá modificações na paisagem devido à remoção de pequenas porções da vegetação para a instalação do canteiro de obras, ocasionando alteração visual da paisagem do local.

MSE12 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Permanente Reversibilidade Irreversível Efeito Cumulativo

• Impacto MSE13: Melhoria da infraestrutura local (Equipamentos

Urbanos). A inserção de um empreendimento de grande porte como este, gerando

empregos e divisas para o município de Ubajara, acarretará benefícios através de obras de recuperação e adaptação das principais vias de acesso, até porque, há necessidade de adequações nas características das vias para tornar possível a instalação dos aerogeradores em seus devidos locais.

• Impacto MSE14: Maior demanda por segurança pública. Com ao aumento de conflitos sociais e possível elevação na taxa de criminalidade na área de entorno do empreendimento (AID), faz-se necessário o aumento da segurança pública local.

MSE13 e MSE14

Magnitude Pequena Tipologia Positivo Ocorrência Médio prazo

Duração Permanente

Reversibilidade Irreversível

Efeito Cumulativo

• Impacto MSE15: Disseminação de doenças provenientes do aumento

dos resíduos sólidos e efluentes domésticos. Durante a fase de implantação do

empreendimento, diversos resíduos sólidos e efluentes domésticos (banheiros, ambulatório e refeitório) serão gerados na Área Diretamente Afetada (ADA), podendo atrair diversos vetores (insetos, ratos etc.) possibilitando a disseminação de doenças como leptospirose, dengue, cólera etc.

MSE15 Magnitude Pequena Tipologia Positivo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

• Impacto MSE16: Capacitação da mão de obra a ser contratada. Como é plano do empreendedor instalar 63 aerogeradores no parque eólico e aproveitar a

mão de obra local (AID e AII), é necessário realizar treinamentos para capacitação do pessoal selecionado através de cursos, palestras, oficinas e seminários, incluindo as questões ambientais. MSE16 Magnitude Pequena Tipologia Positivo Ocorrência Imediato Duração Permanente Reversibilidade Irreversível Efeito Cumulativo

• Impacto MSE17: Alteração da qualidade do ar em decorrência da emissão de gases e poeira. Como consequência da implantação do

empreendimento e dos diversos trabalhos executados na Área Diretamente Afetada (ADA), tais como transporte de materiais, entulhos e outros resíduos sólidos, além das emissões gasosas oriundas do tráfego de veículos, poderão ocorrer alterações, ainda que pequenas, na qualidade do ar.

MSE17 Magnitude Pequena Tipologia Negativo Ocorrência Imediato Duração Temporário Reversibilidade Reversível

Efeito Não cumulativo

De uma forma resumida, os possíveis impactos negativos na fase de implantação deste empreendimento foram: os desgastes das vias de acesso em decorrência do aumento da circulação de veículos, máquinas e equipamentos, alteração da qualidade do ar em decorrência da emissão de gases e poeira, emissões atmosféricas, instabilidades geotécnicas, supressão da vegetação com redução das áreas de tocas, refúgios, alimentação, nidificação e acasalamento, acidentes com a fauna (aves e morcegos) e redução do potencial de sementes e/ou mudas.

Os impactos positivos previstos na fase de implantação foram: geração de empregos, aumento da renda, melhoria da infraestrutura local (equipamentos urbanos) e capacitação da mão de obra a ser contratada. Haverá a alteração da paisagem, e consequentemente, o impacto visual foi citado, mas como não foi feita nenhuma consulta a população, não podemos citá-la como positiva ou negativa para a fase de operação do Parque Eólico.

4.2

Parque Eólico de Rio do Fogo - RN

A maior usina eólica da América Latina, no município de Rio do Fogo (81 Km de Natal) levou 3 anos para ser construída, iniciando sua obras no ano de 2004 e finalizando-as no ano de 2007. O empreendimento foi construído em uma área municipal (Mapa 2). A energia elétrica produzida a partir dos 62 aerogeradores instalados à margem da BR 101 Norte será conduzida à subestação de Extremoz e inserida no sistema elétrico brasileiro. O Parque Eólico Rio do Fogo tem capacidade instalada para produzir 49,3 Mega Watts (MW), ou 800 kW para cada um dos 62 aerogeradores distribuídos em uma enorme área de dunas, relativamente próximo à praia (Figura 22). O potencial da usina equivale a aproximadamente a demanda do município de Jardim de Angicos (45,6 MW), segundo o monitoramento do mês e maio de 2010 realizado pela COSERN.

Mapa 2 - Localização do Parque Eólico Rio do Fogo - RN