• Nenhum resultado encontrado

MANIPULAÇÃO DE OÓCITOS INCLUSOS EM FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS (MOIFOPA-OVÁRIO ARTIFICIAL): ESTADO DA ARTE E PERSPECTIVAS

José Ricardo de Figueiredo; Maria Helena Tavares de Matos; Juliana Jales de Hollanda Celestino; Jamily Bezerra Bruno

Faculty of Veterinary Medicine, LAMOFOPA, PPGCV, State University of Ceara, Fortaleza-CE, Brazil *Endereço para correspondência: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Laboratório de Manipulação de Oócitos e

Folículos Pré-Antrais (LAMOFOPA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi., Fortaleza-CE-Brasil. 60740-000, Tel.:+55.85.3101.9852; Fax:+55.85.3101.9840, jrfig@pesquisador.cnpq.br

Resumo

A biotécnica de manipulação de oócitos inclusos em folículos pré-antrais (MOIFOPA), também conhecida como ovário artificial, visa criar in vitro as condições necessárias para que pequenos oócitos inclusos em folículos pré-antrais recuperados dos ovários possam sobreviver, crescer, maturar e posteriormente serem fecundados in vitro, reduzindo-se o processo de atresia que ocorre intensamente nos ovários. Esta revisão destaca a importância e o estado atual da MOIFOPA, além de abordar os principais hormônios e fatores de crescimento envolvidos no desenvolvimento in vitro de folículos pré-antrais. Palavras chave: MOIFOPA, cultivo in vitro, hormônios, fatores de crescimento.

Introdução

A utilização e o desenvolvimento de biotécnicas da reprodução animal são condições indispensáveis para o aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. Neste sentido, especialmente no tocante a ruminantes domésticos, biotécnicas como a inseminação artificial (IA), a fecundação in vitro (FIV) e a transferência de embriões (TE) vêm sendo utilizadas com sucesso. Outras biotécnicas estão em fase de desenvolvimento e atualmente são objetos de intensas pesquisas. Nesse grupo, pode-se incluir a clonagem e a manipulação de oócitos inclusos em folículos ovarianos pré-antrais (MOIFOPA).

A MOIFOPA visa à recuperação de um grande número de oócitos inclusos em folículos pré-antrais (FOPA) e o posterior cultivo in vitro destes oócitos até sua completa maturação, evitando a grande morte folicular que ocorre naturalmente in vivo. Tal biotécnica é uma alternativa para o fornecimento de milhares de oócitos normais para as biotécnicas de FIV e clonagem, contribuindo assim para a produção in vitro de embriões em larga escala.

Nesse sentido esta revisão fará uma breve abordagem sobre a importância e o estado atual da MOIFOPA, enfatizando os principais hormônios e fatores de crescimento envolvidos no desenvolvimento in vitro de FOPA.

Etapas da MOIFOPA

A MOIFOPA é uma biotécnica que consiste 1) no isolamento ou resgate de FOPA a partir de ovários, 2) na conservação visando a estocagem por um curto (resfriamento) ou longo (congelação) período e 3) no cultivo folicular tendo como finalidade promover o crescimento, maturação e FIV dos oócitos oriundos de FOPA, proporcionando a produção de embriões em larga escala. Vale ressaltar que as etapas de isolamento e conservação já estão bem estabelecidas (Figueiredo et al., 2008), sendo o cultivo in vitro de FOPA o maior entrave para o desenvolvimento da biotécnica de MOIFOPA.

Importância da MOIFOPA

1- Pesquisa fundamental ou básica, possibilitando o estudo do efeito in vitro de diferentes substâncias sobre os FOPA, visando elucidar os mecanismos envolvidos na regulação da foliculogênese inicial, que ainda é pouco compreendida;

2- Indústria farmacêutica, testando in vitro a ação de fármacos sobre os folículos antes do seu emprego em experimentos envolvendo seres humanos e animais;

3- Formação de bancos genéticos (germoplasma), por meio da conservação de oócitos inclusos em FOPA oriundos de animais de interesse zootécnico ou em via de extinção;

4- Reprodução humana assistida, preservando a fertilidade feminina nos casos de mulheres que se submeterão a tratamentos de radio ou quimioterapias (casos de câncer) e que necessitam ter seus ovários previamente removidos e congelados para posterior autotransplante ou cultivo in vitro;

5- Multiplicação de animais, pois no futuro, possibilitará a produção in vitro de embriões em larga escala a partir de oócitos inclusos em FOPA, recuperados de ovários inteiros ou de fragmentos ovarianos (biopsia);

6- Bem-estar animal, pois a MOIFOPA contribuirá para a redução do estresse em animais, representando uma alternativa aos procedimentos de superovulação e punção de oócitos por ultrassonografia, bem como o uso de animais em experimentos.

Acta Scientiae Veterinariae 36(Supl. 2): s231-s238, 2008.

ISSN 1678-0345 (Print) ISSN 1679-9216 (Online)

Importância de hormônios e fatores de crescimento no desenvolvimento in vitro de FOPA

Diferentes sistemas de cultivo in vitro têm sido desenvolvidos visando estudar os hormônios e fatores de crescimento que controlam a foliculogênese, bem como promover o crescimento folicular e a maturação oocitária associado com a multiplicação e diferenciação das células da granulosa (Hartshorne, 1997). Dentre os hormônios e fatores, podemos destacar: hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), estradiol, fator de crescimento e diferenciação-9 (GDF-9), fator de crescimento fibroblástico-2 (FGF-2), fatores de crescimento semelhantes à insulina-1 e 2 (IGFs 1 e 2), fator de crescimento epidermal (EGF), kit ligand (KL), proteínas morfogenéticas ósseas-7 e 15 (BMPs 7 e 15) e fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF).

Dentre as gonadotrofinas, o FSH é conhecido por regular a produção de alguns fatores de crescimento, tais como KL e BMP-15, que desempenham um importante papel na ativação de folículos primordiais e posterior crescimento folicular in vitro (Thomas et al., 2005). Alguns autores mostraram que o FSH estimula a proliferação de CG em suínos (Hirao et al., 1994), mantém a integridade morfológica (Matos et al., 2007a) e promove o crescimento (Silva et al., 2004a) de FOPA caprinos, além de inibir a apoptose de FOPA cultivados in vitro (Mao et al., 2002). Em relação ao LH, muito pouco é conhecido sobre seu efeito no crescimento de FOPA, entretanto, experimentos realizados por Wu et al. (2000) indicaram que, em camundongas, o LH é necessário para o desenvolvimento in vitro de FOPA para o estádio antral. No caso do estradiol, alguns estudos in vitro demonstraram que este hormônio esteróide pode atuar na inibição da apoptose de células foliculares e luteais em suínos (Murdoch, 1998), além de promover o crescimento in vitro de FOPA isolados bovinos (Hulshof et al., 1995).

Com relação aos fatores de crescimento, o GDF-9 é um fator que estimula o crescimento de folículos primários, por meio da proliferação de células da granulosa e da teca, promovendo assim a transição folicular do estádio de primário para secundário (ratas: Nilson & Skinner, 2002, humanos: Hreinsson et al., 2002). Wang e Roy (2004) demonstraram que 10 ng/mL de GDF-9 influencia a expressão de KL e estimula o crescimento de folículos primordiais. Além disso, o GDF-9 em altas concentrações (200 ng/mL) aumenta a proporção de folículos secundários de hamster. Recentemente, Silva et al. (2004b) demonstraram que o GDF-9 e os seus receptores estão expressos em todos os tipos de folículos ovarianos na espécie caprina.

Um dos fatores que está envolvido como sinalizador parácrino no folículo é o FGF-2, que é um potente fator mitogênico, envolvido na diferenciação, migração celular e angiogênese em vários tecidos, incluindo o ovário (Baird et al., 1986; Gospodarowicz et al., 1986). O FGF-2 também se mostrou eficiente na ativação e crescimento de folículos primordiais e primários de ratas (Nilsson et al., 2001). Quando testado em caprinos, na concentração de 50 ng/mL promoveu um aumento significativo dos folículos em desenvolvimento e manutenção da viabilidade folicular durante 5 dias de cultivo (Matos et al., 2007b).

A adição de IGF-1 ao meio de cultivo in vitro de FOPA estimula o crescimento folicular em sinergia com o FSH (camundongos: Liu et al., 1998; humanos: Louhio et al., 2000; bovinos: Gutierrez et al., 2000; ratos: Zhao et al., 2001). Experimentos de Zhou e Zhang (2005) mostraram que o IGF-1, na concentração de 100 mg/L, promove o crescimento e mantém a viabilidade de oócitos inclusos em FOPA caprinos. Em suínos, a utilização de 50 ng/mL de IGF-1 resulta em crescimento folicular, aumento da proliferação de células da granulosa e prevenção de apoptose em FOPA. Além disso, em camundongos, o IGF-1, em diferentes concentrações (10, 50 e 100 ng/mL), aumenta a esteroidogênese de FOPA cultivados in vitro por 12 dias (Demeestere et al., 2004).

O EGF é outro importante fator que regula a fisiologia ovariana (Jewgenow, 1996), incluindo proliferação celular, diferenciação e esteroidogênese (Saha et al., 2000). Estudos in vitro mostraram que o EGF (10 ng/mL) adicionado ao meio de cultivo de FOPA suínos, inibiu a apoptose das células da granulosa e levou a um aumento da formação de antro (Mao et al., 2004). Já quando testado em caprinos, o EGF (50 ng/mL) mostrou um efeito estimulatório na viabilidade oócitária (Zhou & Zhang, 2005) e, na concentração de 100 ng/mL, um efeito benéfico no crescimento de oócitos de folículos primários (Silva et al., 2004a). Em ovinos, o EGF (100 ng/mL) promoveu a ativação de folículos primordiais e a manutenção da viabilidade por até 6 dias de cultivo (Andrade et al., 2005).

O KL, também conhecido como fator stem cell, e o seu receptor c-kit são importantes para a migração, proliferação e sobrevivência de células germinativas primordiais (Zama et al., 2005). Durante o cultivo in vitro, o KL estimula a ativação de folículos primordiais (Parrott & Skinner, 1999), o crescimento e a sobrevivência oocitária (Jin et al., 2005), a proliferação das células da granulosa (Otsuka & Shimasaki, 2002), a manutenção da competência meiótica (Ismail et al., 1997), o recrutamento de células da teca e a regulação da esteroidogênese (Hutt et al., 2006). Estudos in vitro mostraram que a BMP-7 promove a ativação e o crescimento de folículos primordiais, bem como aumenta a expressão de receptores para FSH durante o cultivo de ovários de camundongos (Lee et al., 2004). Já com relação à BMP-15, alguns autores têm demonstrado que este fator de crescimento promove a proliferação das células da granulosa e estimula o desenvolvimento de folículos primordiais e primários em roedores (Vitt et al., 2000; Nilsson et al., 2002; Fortune, 2003).

O VEGF, que é um dos fatores responsáveis pela angiogênese folicular, atua estimulando a mitose de células endoteliais e aumenta a permeabilidade vascular (Redmer & Reynolds, 1996). Shin et al. (2006) demonstraram que a adição de VEGF ao meio de cultivo in vitro, na concentração de 50 ng/ mL, inibe a apoptose em células da granulosa. Já em bovinos, o VEGF (10 ng/mL) estimula a transição de folículos primários para folículos secundários após 10 dias de cultivo (Yang & Fortune, 2007).

Figueiredo J.R., Matos M.H.T., Celestino J.J.H. & Bruno J.B. 2008. Manipulação de oócitos inclusos em folículos pré-antrais...

Estado atual da MOIFOPA

Estudos in vitro têm mostrado resultados bastante satisfatórios com animais de laboratório. Eppig and O’Brien (1996) obtiveram o nascimento de um camundongo a partir de folículos primordiais crescidos, maturados e fecundados in vitro. Mais recentemente, esta mesma equipe aperfeiçoando o protocolo utilizado anteriormente, relatou a produção de embriões e o nascimento de 59 camundongos saudáveis a partir do cultivo in vitro de FOPA, seguido de maturação e FIV (O’Brien et al., 2003). Com relação às espécies domésticas, os resultados mais satisfatórios foram obtidos com suínos (Wu & Tian, 2007) e búfalos (Gupta et al., 2008), em que se alcançou a produção de embriões após cultivo in vitro de folículos secundários. No caso das outras espécies mamíferas, como por exemplo, ovinos, bovinos e caprinos, foi obtida a formação de antro a partir de folículos secundários isolados e cultivados in vitro (Cecconi et al., 1999; Gutierrez et al., 2000; Huamin & Yong, 2000). Nesse sentido, diversas pesquisas têm sido realizadas com essas espécies priorizando o desenvolvimento de meios de cultivo eficientes que promovam a maturação de milhares de oócitos oriundos dos FOPA, o que possibilitaria a produção de embriões em larga escala.

Considerações finais e perspectivas

As fortes evidências do envolvimento de hormônios e fatores de crescimento no controle da foliculogênese inicial em diferentes espécies, demonstradas neste trabalho, abrem novas possibilidades para a realização de vários estudos. Desta forma, sistemas de cultivo in vitro podem ser desenvolvidos visando à otimização do crescimento folicular e posterior produção de oócitos maturos a partir de FOPA, contribuindo assim para a produção in vitro de embriões.

Referências

Andrade ER, Seneda MM, Alfieri AA, Oliveira JA, Bracarense APFRL, Figueiredo JR, Toniolli R. Interactions of índole acetic acid with EGF and FSH in the culture of ovine preantral follicles. Theriogenology 2005;64:1104- 13.

Baird A, Esch F, Normède P, Ueno N, Ling N, Boleen P, Ying SY, Wehrenberg WB, Guillemin R. Molecular characterization of fibroblast growth factor: distribution and biological activities in various tissues. Recent Prog Horm Res 1986;42:143-205.

Cecconi S, Barboni B, Coccia M, Mattioli M. In vitro development of sheep preantral follicles. Biol Reprod 1999;60:594-601.

Demeestere I, Gervy C, Centner J, Devreker F, Englert Y Delbaere A. Effect of insulin-like growth factor. I. during preantral follicular culture on steroidogenesis: in vitro oocyte maturation, and embryo development in mice. Biol Reprod 2004;70:1664-69.

Eppig JJ, O’Brien MJ. Development in vitro of mouse oocytes from primordial follicles. Biol Reprod 1996;54:197- 207.

Figueiredo JR, Rodrigues APR, Amorim CA, Silva JRV. Manipulação de oócitos inclusos em folículos ovarianos pré-antrais – MOIFOPA. In: Gonçalves PBD, Figueiredo JR, Freitas, VJF. Biotécnicas aplicadas à reprodução animal. São Paulo: Livraria Roca; 2008.

Fortune JE. The early stages of follicular development: activation of primordial follicles and growth of preantral follicles. Anim Reprod Sci 2003;78:135-163.

Gospodarowicz D, Neufeld G, Schewigerer L. Molecular and biological characterization of fibroblast growth factor: an angiogenic factor which controls the proliferation and differentiation of mesoderm and neuro ectoderm derived cells. Cell Differ 1986;19:1-14.

Gupta PSP, Ramesh HS, Manjunatha BM, Nandi S, Ravindra JP. Production of buffalo embryos using oocytes from in vitro grown preantral follicles. Zygote 2008;16:57-63.

Gutierrez CG, Ralph JH, Telfer EE, Wilmut I, Webb R. Growth and antrum formation of bovine preantral follicles in long-term culture. Biol Reprod 2000;62:1322-28.

Hartshorne GM. In vitro culture of ovarian follicles. Rev Reprod 1997;2:94-104.

Hreisson JG, Scott JE, Rasmussen C, Swahn ML, Hsueh ALW, Hovatta O. Growth differentiation factor-9 promotes the growth, development and survival of human ovarian follicles in organ culture. J Clin Endocrinol Metab 2002;87:316-21.

Huanmin Z, Yong Z. In vitro development of caprine ovarian preantral follicles. Theriogenology 2000;54:641-50. Hulshof SCJ, Figueiredo JR, Beckers JF, Bevers MM, van der Donk JA, van der Hurk R. Effects of human recombinant

FSH and 17b estradiol on the culture of bovine preantral follicles. Theriogenology 1995;44:217-26.

Hutt K, Mclaughlin EA, Holland MK. KL and KIT have diverse role during mammalian oogenesis. Mol Hum Reprod 2006;12:61-69.

Ismail RS, Dube M, Vanderhyden BC. Hormonally regulated expression and alternative splicing of kit ligand may regulate kit-induced inhibition of meiosis in rat oocytes. Dev Biol 1997;184:333-42.

Jewgenow K. Impact of peptide growth factors on the culture of small preantral follicles of domestic cats. Theriogenology 1996;45:889-95.

Jin X, Han CS, Yu FQ, Wei P, Hu ZY, Liu YX. Anti-apoptotic action of stem cell factor on oocytes in primordial follicles and its signal transduction. Mol Reprod Dev 2005;70:82-90.

Figueiredo J.R., Matos M.H.T., Celestino J.J.H. & Bruno J.B. 2008. Manipulação de oócitos inclusos em folículos pré-antrais...

Lee WS, Yoon SJ, Yoon TK, Cha KY, Lee SK, Shimasaki S, Lee S, Lee KA. Effects of bone morphogenetic protein- 7 (BMP-7) on primordial follicular growth in the mouse ovary. Mol Reprod Dev 2004;69:159-63.

Liu X, Andoh K, Yokota H, Kobayashi J, Abe Y, Yamada K, Mizunuma H, Ibuki Y. Effects of growth hormone, activin, and follistatin on the development of preantral follicle from immature female mice. Endocrinology 1998;139:2342-47.

Louhio H, Hovatta O, Sjöberg J, Tuuri T. The effects of insulin, and insulin-like growth factors I and II on human ovarian follicles in long-term culture. Mol Hum Reprod 2000;6:694–98.

Mao J, Wu G, Smith MF, Mccauley TC, Cantley TC, Prather RS, Didion BA, Day BN. Effects of culture medium, serum type and various concentrations of follicle-stimulating hormone on porcine preantral follicular development and antrum formation in vitro. Biol Reprod 2002;67:1197-1203.

Mao J, Smith MF, Rucker EB, Wu GM, Mccauley TC, Cantley TC, Prather RS, Didion BA, Day BN. Effect of epidermal growth factor and insulin-like growth factor I on porcine preantral follicular growth, antrum formation, and stimulation of granulosal cell proliferation and suppression of apoptosis in vitro. J Anim Sci 2004;82:1967- 75.

Matos MHT, Lima-Verde IB, Luque MCA, Maia Jr JE, Silva JRV, Celestino JJH, Martins FS, Báo SN, Lucci CM, Figueiredo JR. Essencial role of Follicle Stimulating Hormone in the maintenance of caprine preantral follicle viability in vitro. Zygote 2007a;15:173-82.

Matos MHT, Van Den Hurk R, Lima-Verde IB, Luque MCA, Santos KDB, Martins FS, Báo SN, Lucci CM, Figueiredo JR. Effects of Fibroblast Growth Factor-2 on the in vitro culture of caprine preantral follicles. Cells Tiss Org 2007b;186:112-20.

Murdoch WJ. Inhibition by oestradiol of oxidative stress-induced apoptosis in pig ovarian tissues. J Reprod Fertil 1998;114:127-30.

Nilsson EE, Kezele P, Skinner MK. Leukemia inhibitory factor (LIF) promotes the primordial to primary follicle transition in rat ovaries. Mol Cel Endocrinol 2002;188:65-73.

Nilsson EE, Parrot JA, Skinner MK. Basic fiblroblast growth factor induces primordial follicle development and initiates folliculoegenesis. Mol Cell Endocrinol 2001;175:123-30.

Nilsson EE, Skinner MK. Growth and differentiation factor-9 stimulates progression of early primary but not primordial rat ovarian follicle development. Biol Reprod 2002;67:1018-24.

O´Brien MJ, Pendola JK, Eppig JJ. A revised protocol for in vitro development of mouse oocyte from primordial follicles dramatically improves their development competence. Biol Reprod 2003;68:1682-86.

Otsuka F, Shimasaki S. A negative feedback system between oocyte bone morphogenetic protein 15 and granulosa cell kit ligand: its role in regulating granulosecell mitosis. Proc Natl Acad Sci USA 2002;99:8060-65.

Parrot JA, Skinner MK. Kit-ligand/stem cell factor induces primordial follicle development and initiates folliculogenesis. Endocrinology 1999;140:262-71.

Redmer D, Reynolds L. Angiogenesis in the ovary. Rev Reprod 1996;1:182–192.

Saha S, Shimizu M, Geshi M, Izaike Y. In vitro culture of bovine preantral follicles. Anim Reprod Sci 2000;63:27- 39.

Shin S-Y, Lee JY, Lee EY, Choi JY, Yoon B, Bae D, Choi D. Protective effect of vascular endothelial growth factor (VEGF) in frozen-thawed granulosa cells is mediated by inhibition of apoptosis. Eur J Obst Gynecol Reprod Biol 2006;125:233-38.

Silva JRV, Van Den Hurk R, Matos MHT, Santos RR, Pessoa C, Moraes MO, Figueiredi JR. Influences of FSH and EGF on primordial follicles during in vitro culture of caprine ovarian cortical tissue. Theriogenology 2004a;61:1691-1704.

Silva JRV, Van Den Hurk R, Van Tol HTA, Roelen BAJ, Figueiredo JR. Expression of growth differentiation factor 9 (GDF9), bone morphogenetic protein 15 (BMP15) and BMP receptors in the ovaries of goats. Mol Reprod Dev 2004b;70:11-19.

Thomas FH, Ethier J-F, Shimasaki S, Vanderhyden BC. Follicle-stimulating hormone regulates oocyte growth by modulation of expression of oocyte and granulosa cell factors. Endocrinology 2005;146:941–49. Vitt UA, Mcgee EA, Hayashi M, Hsueh AJ. In vivo treatment with GDF-9 stimulates primordial and primary follicle

progression and theca cell marker CYP17 in ovaries of immature rats. Endocrinology 2000;141:3814-20. Wang J, Roy SK. Growth differentiation factor-9 and stem cell factor promote primordial follicle formation in the

hamster: modulation by follicle-stimulating hormone. Biol Reprod 2004;70:577-85.

Wu J, Nayudu PL, Kiesel PS, Michelmann HW. Luteinizing hormone has a stage-limited effect on preantral follicles development in vitro. Biol. Reprod 2000;63:320-27.

Wu J, Tian Q. Role of follicle stimulating hormone and epidermal growth factor in the development of porcine preantral follicle in vitro. Zygote 2007;15:233-40.

Yang MY, Fortune JE. Vascular endothelial growth factor stimulates the primary to secondary follicle transition in bovine follicles in vitro. Mol Reprod Dev 2007;74:1095-1104.

Zama AM, Hudson FP, Bedell MA. Analysis of hypomorphic kitlsl mutants suggests different requirements for kitl in proliferation and migration of mouseprimordial germ cells. Biol Reprod 2005;73:639-47.

Zhao J, Taverne MAM, Van Der Weijden BC, Bevers MM, Van Den Hurk R. Effect of activin A on in vitro development of rat preantral follicles and localization of activin A and activin receptor II. Biol Reprod 2001;65:967-77. Zhou H, Zhang Y. Effect of growth factors on in vitro development of caprine preantral follicle oocytes. Anim

Reprod Sci 2005;90:265-272.

Figueiredo J.R., Matos M.H.T., Celestino J.J.H. & Bruno J.B. 2008. Manipulação de oócitos inclusos em folículos pré-antrais...

MANIPULATION OF OOCYTES ENCLOSED IN PREANTRAL FOLLICLES (MOEPF-

Outline

Documentos relacionados