• Nenhum resultado encontrado

6 A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM

6.1 A MATEMÁTICA DO CURSO

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a disciplina de Matemática é distribuída em três dos quatro anos do curso, com duração de 90 (noventa) horas em cada série, totalizando 270 (duzentos e setenta) horas. A distribuição dos conteúdos na disciplina estava disposta da seguinte forma:

Tabela 2 – Ementa da disciplina de Matemática no Projeto Pedagógico de Curso (2011)

Série Conteúdos

Conjuntos. Função. Função do 1º Grau. Função do 2º Grau. Função Exponencial. Função Logarítmica. Progressões Aritméticas. Progressões Geométricas. Relações Trigonométricas nos Triângulos. Ciclo Trigonométrico. Funções Circulares.

Relações métricas do triângulo. Trigonometria no triangulo retângulo. Conjuntos numéricos. Intervalo. Função. Função composta e inversa. Função de 1º grau. Função do 2º grau. Inequações do 2º grau. Função exponencial. Função Logaritmo.

Geometria plana. Geometria espacial. Geometria analítica.

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFES

campus Linhares, 2011.

Em entrevista com um docente que participou da elaboração deste Projeto de Curso, o mesmo destacou que os conteúdos destacados no quadro foram abordados em mais de uma série do curso, para permitir ao docente trabalhar os conteúdos no ritmo da turma e ter a oportunidade de sempre revisar o conteúdo, sem prejuízo de “atraso” do mesmo. A preocupação, naquele momento de construção e reestruturação do Projeto, não era com a quantidade de conteúdos de Matemática em cada ano letivo, e sim a aprendizagem dos alunos, tendo em vista que, na realidade daquela época (e atualmente também), muitos alunos ingressavam no

campus com extrema dificuldade em Matemática.

os alunos apresentavam dificuldades diversas: operações (me lembro de vários alunos que erravam multiplicações com zero), produtos notáveis, noções básicas de Geometria Plana, entre outros. Recordo, com tristeza, o relato de uma aluna: durante o 9º ano, ela teve quatro professores diferentes de Matemática e que, todos eles, trabalharam apenas a resolução da Equação do Segundo Grau (Fernando, professor do IFES em 2009, entrevista, 2017).

A ementa da disciplina de Matemática e as ementas das disciplinas da área técnica, foram construídas pelos docentes daquela época, com cada um contribuindo para a sua disciplina, esse fato pode não contribuir para a articulação entre os conteúdos da Matemática e da Formação Profissional.

Ao analisar as ementas das disciplinas técnicas do Projeto de Curso, a pesquisadora identificou poucos conteúdos de matemática explícitos, conforme a tabela a seguir.

Tabela 3 – Conteúdos de Matemática nas Ementas das disciplinas Técnicas (2011) Série Disciplinada Formação Profissional evidenciado pela pesquisadora Conteúdo de Matemática

Segurança, Meio Ambiente e Saúde (nenhum) Informática Aplicada - Tabelas - Gráficos Introdução ao Empreendedorismo (nenhum) Teoria Organizacional (nenhum)

2ª Matemática Financeira - Regra de três simples - Regra de três composta - Grandezas Proporcionais - Razão e Proporção - Números Proporcionais - Porcentagem Marketing (nenhum) 3ª Finanças (nenhum)

Logística e Produção (nenhum) Métodos Quantitativos - Estatística

- Tabela

Ética e Legislação Profissional (nenhum) Práticas Contábeis e Custos (nenhum)

Recursos Humanos (nenhum)

Plano de Negócios (nenhum)

Comunicação Empresarial (nenhum) Relações Interpessoais (nenhum)

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino médio – IFES

campus Linhares, 2011.

Em relação aos conteúdos matemáticos presentes nas ementas das disciplinas técnicas, ao questionar os docentes da disciplina técnica sobre quais conteúdos de Matemática são essenciais para a obtenção de melhores resultados na disciplina que o docente ministra, 7 dos 8 docentes responderam positivamente, listando os conteúdos matemáticos necessários, contradizendo o que está presente na ementa no PPC. Apenas um docente não soube responder:

Como não realizamos planejamento em conjunto, não sei responder à essa questão (Bill, questionário 2016).

Além das poucas evidências de interdisciplinaridade entre as disciplinas, por conta da construção das ementas feitas de maneira “individual”, os professores que participaram desta pesquisa (respondendo os questionários) afirmaram que não realizam planejamento em conjunto com outros docentes. Consequentemente, há uma falta de integração entre as disciplinas, remetendo à importância da abordagem que se dá ao Projeto Pedagógico do Curso.

Em relação às habilidades e competências da disciplina de Matemática no Projeto Pedagógico do Curso, não há questões relacionadas à formação profissional e, especificamente, ao Técnico em Administração, sendo assim a Matemática, uma disciplina objetivada ao cumprimento do currículo básico, conforme os PCN.

A disciplina de Matemática do 1º ano cita como competência4 “analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos”, podendo (mesmo que superficialmente) os aspectos socioeconômicos serem relacionados ao contexto do curso. Em relação às habilidades, “aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida” remete à formação profissional também de maneira superficial. Outras habilidades e competências que trazem em seu final a expressão “problemas do cotidiano” e/ou “situações da realidade” são abrangentes e não focalizam no objetivo central do Projeto de Curso e do perfil de egresso. Nesse sentido, é necessário refletir sobre qual realidade e quais situações do cotidiano o aluno deve aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Matemática e se esses também se aplicam à prática profissional do aluno egresso.

A matemática é vista como uma ferramenta adequada para resolver problemas de uma área abrangente de questões cotidianas e tecnológicas. Essa afirmação tem uma raiz na filosofia da matemática, mas, também, na matemática trabalhada em sala de aula. A ideologia da certeza representa um elemento dogmático alimentado pela educação matemática, mas não, espera-se, por todas as suas modalidades (SKOVSMOSE, 2007, p. 81).

A realidade e situações do cotidiano do aluno em que espera-se utilizar a Matemática são incontáveis. Utiliza-se a Matemática a todo o momento, porém muitas vezes a realidade do aluno e o seu cotidiano não estão na escola, da mesma forma que há conteúdos da disciplina de Matemática que o aluno não utilizará além dos muros da escola, a não ser na continuidade da vida acadêmica. Trabalhar a disciplina de Matemática, com uma “seleção” de conteúdos que podem fazer a diferença na vida cotidiana e profissional do aluno, com uma abordagem que faça o

4

Segundo Perrenoud (2013), competência é o poder de agir com eficácia em uma situação, mobilizando e combinando, em tempo real e de modo pertinente, os recursos intelectuais e emocionais (p. 45)

aluno compreender a importância dos conteúdos matemáticos para a vida, para a sociedade, fazem parte da Educação Matemática Crítica que se acredita.

Documentos relacionados