• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo é apresentada a caracterização da pesquisa, incluindo o tipo e natureza da pesquisa, seu alcance e limitações. São apresentadas também as etapas da pesquisa, que conduziram ao alcance do objetivo proposto.

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

De acordo com a classificação proposta por Silva e Menezes (2000), considerando a natureza desta pesquisa, ela pode ser classificada como aplicada, pois visa gerar conhecimentos e técnicas para aplicação prática, focados à solução de problemas específicos, que no caso desta pesquisa em particular, são indicadores de sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, a pesquisa pode ser classificada como qualitativa, pois não utilizou técnicas estatísticas, mas buscou interpretar os métodos de existentes de apoio ao desenvolvimento de produtos sustentáveis, o método de referência para o desenvolvimento de produtos e os indicadores de sustentabilidade existentes, com o objetivo de encontrar um conjunto ideal de indicadores para aplicação durante o processo de desenvolvimento de produtos.

Com relação aos objetivos da pesquisa, ela pode ser classificada como pesquisa exploratória, pois procurou desenvolver um conjunto de indicadores de sustentabilidade através de um detalhado levantamento bibliográfico, examinando as características dos indicadores existentes, dos métodos de apoio ao desenvolvimento de produtos sustentáveis e das características de cada fase do modelo de referência para o desenvolvimento de produtos. A pesquisa bibliográfica foi realizada através da análise de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet.

O conjunto de indicadores foi então exemplificado através da aplicação em um projeto para o desenvolvimento de um novo produto para indústria automotiva.

Com relação à aplicabilidade, este trabalho tem como foco a seleção e o desenvolvimento de indicadores para aplicação durante o processo de desenvolvimento de

novos componentes para a indústria automotiva, estando limitado a esta área específica. A aplicação dos resultados deste trabalho em outras áreas requer uma análise específica do caso proposto, com o objetivo de verificar a necessidade de adaptação a nova situação proposta.

Na próxima seção são apresentadas as etapas do trabalho.

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa consistiu basicamente de cinco etapas, sendo que para cada etapa foram definidas entregas específicas. As etapas foram as seguintes:

 etapa 1 - pesquisar os conceitos de sustentabilidade e os principais métodos de avaliação da sustentabilidade;

 etapa 2 - pesquisar métodos e recomendações existentes para o desenvolvimento de produtos sustentáveis;

 etapa 3 - entender o modelo de referência para o desenvolvimento de produtos e as características de cada fase;

 etapa 4 - com base na pesquisa, definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade para orientar o time de projeto em direção ao desenvolvimento de um produto sustentável;

 etapa 5 - demonstrar a aplicação dos indicadores através de um exemplo. A seguir serão apresentados os detalhes de cada etapa.

3.2.1 Etapa 1 – Conceitos de sustentabilidade e métodos de avaliação

A pesquisa abordou conceitos de sustentabilidade, o conceito de produtos sustentáveis e a sustentabilidade na indústria automotiva. Esta pesquisa contribui para um melhor entendimento dos conceitos de sustentabilidade e dos aspectos relacionados. O resultado desta pesquisa se encontra nas seções 2.1, 2.2 e 2.3.

Esta etapa consistiu também de uma pesquisa detalhada dos principais métodos existentes para avaliação da sustentabilidade. Estão inclusos os conceitos correlatos, como o conceito de indicadores, índice e métrica, e os conjuntos de indicadores, índices e métricas utilizados atualmente por diversas instituições e empresas. Esta pesquisa contribuiu para identificar os critérios adotados, as métricas utilizadas e os aspectos considerados atualmente na avaliação da sustentabilidade de diversas entidades. O resultado desta pesquisa se encontra na seção 2.4.

Esta etapa foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica que consistiu de consulta a livros, periódicos, artigos e internet, e foi importante para consolidar os conceitos de sustentabilidade e entender como a sustentabilidade é medida atualmente. Estes conceitos também foram importantes para um melhor entendimento de que como avaliar a sustentabilidade.

3.2.2 Etapa 2 - Desenvolvimento de produtos sustentáveis

Na segunda etapa do trabalho, foram pesquisados os conceitos e recomendações contidos nos métodos de apoio ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Os métodos pesquisados foram o DFE, LCD e D4S, conforme apresentado na seção 2.5.

A pesquisa dos métodos de apoio ao desenvolvimento sustentável contribuiu para determinar quais características um produto sustentável deve apresentar, e quais aspectos devem ser considerados durante o projeto de desenvolvimento de um novo produto, com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade nos três aspectos (ambiental, econômico e social), ao longo de todo o ciclo de vida.

Estas características e aspectos foram considerados no desenvolvimento dos indicadores de sustentabilidade propostos neste trabalho, pois representam os aspectos que precisam ser medidos durante o processo de desenvolvimento de produtos sustentáveis.

3.2.3 Etapa 3 - Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos.

Nesta etapa, foram estudados três modelos de referência para o desenvolvimento de produtos na indústria automotiva. Foram estudadas as principais características e atividades de cada fase, incluindo as informações que estão disponíveis em cada fase do processo de desenvolvimento de produtos. O resultado desta etapa se encontra na seção 2.6.

Esta etapa foi importante para definir o modelo de referência a ser adotado no trabalho, entender quais informações estão disponíveis em cada fase do PDP para avaliação da sustentabilidade e as atividades influenciam a sustentabilidade de um produto e necessitam de indicadores para orientação.

3.2.4 Etapa 4 - Definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade

Nesta etapa ocorreu a definição de um conjunto de indicadores de sustentabilidade, com o objetivo de orientar o time de projeto durante o processo de desenvolvimento de produtos no sentido de conceber um produto sustentável nos três aspectos (ambiental, econômico e social). O resultado desta etapa se encontra nas seções 4.2 e 4.3.

Conforme já apresentado, estes indicadores foram definidos com base nos seguintes aspectos:

 conceitos de produtos sustentáveis;

 métodos existentes para medição da sustentabilidade;

 recomendações contidas nos métodos de apoio ao desenvolvimento sustentável;

 características de cada fase do PDP.

A pesquisa acima identificou a necessidade de se desenvolver um conjunto de indicadores para avaliação da sustentabilidade do produto durante o projeto, mas também de um conjunto de indicadores para avaliar a gestão do projeto, permitindo verificar se as melhores práticas, recomendações e métodos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis estão sendo considerados no projeto.

3.2.5 Etapa 5 - Demonstrar a aplicação dos indicadores através de um exemplo

O objetivo desta etapa foi demonstrar, através de um exemplo prático, como os indicadores de sustentabilidade definidos na etapa 4 podem ser aplicados ao longo do desenvolvimento de um novo produto na indústria automotiva. O resultado desta etapa se encontra na seção 4.4.

Este exemplo demonstrou que os indicadores propostos neste trabalho são importantes e úteis para orientar o time de desenvolvimento em direção a criação de um produto sustentável. Esta análise se encontra na seção 4.5.