• Nenhum resultado encontrado

2.3 DESCRIÇÃO DO SISTEMA UTILIZADO PARA CONSTRUÇÃO E

2.3.2 Mercado

Atualmente, a empresa fornece seus produtos para os processos de fabricação de ferro primário para clientes localizados em todo o mundo. A Figura 6 abaixo destaca os países de atuação da empresa.

Figura 6 – Países de atuação da Samarco Mineração S.A.

Entre seus principais clientes estão:

• SHAOGUAN IRON & STEEL GROUP: A Shaogan foi fundada em 1966. Tem capacidade para produzir 1,5 milhões de toneladas de aço por ano. Localizada na província de Guangdong, suas especialidades são fio-máquina, vergalhões e eletrodos, além de diversos tipos de barras, que correspondem aos produtos planos. A empresa, que conta com cerca de 19 mil empregados, é de propriedade do governo da China.

• ANDSK: Fundada em 1982, a Alexandria National Iron & Steel Co (ANSDK) está localizada na cidade de Alexandria, no norte do Egito, às margens do mar Mediterrâneo. Quarenta por cento da empresa pertence ao governo egípcio e sessenta por cento ao grupo Al-Ezz. Certificada pela ISO 14.001 e pela ISO 9.002, a ANDSK exporta para a Europa e para os Estados Unidos, além de atender ao mercado interno. Desde 1986, a empresa compra da Samarco pelotas do tipo redução direta.

• KRAKATAU STEEL: A Krakatau, situada na ilha de Java, é uma empresa estadual com cerca de dez subsidiárias e outras dez associadas. Começou a operar em 1970 e hoje tem capacidade para produzir 2,2 milhões de toneladas de aço por ano. Dentre os produtos oferecidos estão DRI, placas laminadas a quente, tarugos e fio-máquina. A Krakatau começou a importar pelotas para redução direta da Samarco em 1979. Desde então, a empresa já comprou quase 10 milhões de toneladas de minério. Possui cerca de 6 mil funcionários.

• HADEED: A Saudi Iron And Steel Company (Hadeed) foi fundada em 1979 pelo grupo estatal Saudi Basic Industries Corp. (SABIC) e está instalada na cidade de Al Jubail, no do Golfo Árabe. Hoje, o mesmo grupo mantém 100% do controle acionário da empresa, que é a mais lucrativa entre todas as controladas da SABIC. A produção anual de aço da Hadeed, onde trabalham cerca de 2,5 mil empregados, chega a 2,54 milhões de toneladas. A empresa compra pelotas para redução direta da Samarco desde 1984.

• HANGZHOU IRON & STELL GROUP CO.: Fundada em 1957, a Hangzhou Iron & Steel Group Co. está situada no distrito de Gongshu, cidade de Hangzhou, província de Zhejiang, sudeste da China. A produção concentra-se em barras, trilhos, tubos de aço carbono, barras, tiras e aço inox.

• SIDERCA: Pertencente ao grupo Tenaris, a Siderca está situada em Campana, a 80 km de Buenos Aires. Sua capacidade de produção é de 1,1 milhão de toneladas de aço e de 820 mil toneladas de tubos sem costura, dos quais é uma das maiores produtoras do mundo. Setenta por cento da produção é exportada para cerca de 60 países. Desde 1987, a Siderca compra pelotas para redução direta da Samarco, totalizando, até o momento, 3,8 milhões de toneladas métricas naturais.

• AMSTEEL: A Amsteel, uma das empresas do Lion Group, iniciou suas operações em 1978. Atualmente está entre as empresas mais modernas que mais crescem na Malásia. Possui localização estratégica, a apenas 35 km do principal porto do país, e exporta para mais de 18 países. A planta industrial dispõe de três laminadores e tem uma capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de aço por ano. Dentre os principais produtos da Amsteel destacam-se barras de

Amsteel já comprou mais de 2 milhões de toneladas de pelotas para redução direta da Samarco.

Entre seus principais concorrentes podem-se destacar:

• CVRD: CVRD é uma das maiores empresas de produção e exportação de minério de ferro “in natura” e de pelotas de minério de ferro em âmbito mundial. Subdivide-se em três grandes setores: sistema norte, sistema sul e pelotização. • LKAB: A mineradora Luossavaara Kiirunavaara AB (LKAB), da Suécia, é líder na

produção de pelotas e finos10 para o continente europeu e tem uma particularidade: sua lavra é subterrânea. Fundada em 1890, a LKAB tem um papel significativo na história da indústria sueca. O governo do país assumiu o controle de 50% das ações da empresa em 1907. Em 1976, com a compra do restante das ações, a LKAB passou a ser 100% estatal. A empresa destina 80% do carregamento exportado para as siderúrgicas européias. É a única exportadora de minério de ferro em toda a União Européia, sendo chamada de “a mina doméstica da Europa”. A LKAB possui minas subterrâneas em Kiruna e em Malmberget. O minério é transformado em finos, pelotas e produtos especiais nas usinas de processamento de Kiruna, Svappavaara e Malmberget. Em seguida, é transportado por trem para os terminais marítimos em Luleã e para a cidade norueguesa de Narvik. De lá, são embarcados para clientes de todo o mundo.

• IOC: A Iron Ore Company of Canadá (IOC) foi criada em 1949, mas só realizou seu embarque de pelotas seis anos depois, em 1954. Uma mina na cidade de Labrador, na província de Terre-Neuve et Labrador, e uma usina e um terminal marítimo em Sept-Îles, no estado de Québec, formam a estrutura da IOC. A cada ano pode exportar 20 milhões de toneladas de minério, o que, mantendo-se esse ritmo, garante reservas por pelo menos mais cem anos. A empresa possui aproximadamente 2 mil empregados. Pertencem à Rio Tinto 58,72% das ações, à Mitsubish Corporation, 26,18% e à Labrador Iron Ore Royalty Income Funds, 15,1%.

10

Finos é a caracterização que se dá aos produtos da mineração de ferro com granulometria menor que 6,3 mm. Geralmente o pellet feed e o sinter feed.

• QCM: A Québec Cartier Mining (QCM) foi criada em 1957. Fica na cidade de Port-Cartier, no estado do Québec. O transporte dos 9 milhões de toneladas de minério produzidos a cada ano é realizado por trem, da mina ao porto (420 km). Pertencente à Caemi (50%) e à Dofasco (50%), a QCM é responsável por metade da produção de pelotas para redução direta e alto-forno do Canadá, e suas reservas garantem mais de 50 anos de operações.