• Nenhum resultado encontrado

As metas aqui referidas dizem respeito aos objetivos gerais pedagógicos privilegiados, que foram os seguintes:

 Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança, pois este objetivo é fundamental na inserção da criança no contexto escolar tendo em conta a sua existência e a dos outros, realçando também a importância das relações e

interações entre as crianças, os adultos e a comunidade, tendo em conta a aquisição de regras e valores;

 Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, pois cada criança tem características diferentes e essas devem ser respeitadas dentro de uma sala e desenvolvidas ao ritmo da criança, pois assim irão ser incutidos comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

 Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo. Este será um dos objetivos a ser posto em prática, pois pretende-se desenvolver na criança a oralidade e a abordagem à escrita levando a que esta tome consciência da importância das mesmas.

Assim as áreas de conteúdo a privilegiar foram a Área de Formação Pessoal e Social e também a Área da Expressão e Comunicação, principalmente no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. A linguagem é imprescindível ao homem. Sem ela, certamente encontrará muitos obstáculos a sua volta.

Constatámos, através de diálogos com as crianças e da observação realizada, que as suas maiores necessidades se centravam no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, área básica de conteúdos, porque incide sobre aspetos essenciais do desenvolvimento, da aprendizagem e engloba instrumentos fundamentais para a criança continuar a aprender ao longo da vida e; na Área de Formação Pessoal e Social, área transversal e integradora. Estas necessidades foram detetadas ao nível da capacidade de expressão oral, nomeadamente nas reuniões de grande grupo, atividades que exigiam a expressão do raciocínio das crianças, em registos/produtos realizados pelas mesmas onde tinham de escrever pequenas palavras, como o seu nome, data, ou alguns registos alusivos aos trabalhos realizados.

No que diz respeito à Formação Pessoal e Social, algumas crianças demonstravam dificuldades em cumprir as regras estabelecidas em grupo, nomeadamente nas reuniões de grande grupo.

Assim, as áreas de conteúdo a que atribuímos mais atenção foram aquelas acima enunciadas, ou seja, Expressão e Comunicação (domínio da linguagem oral e abordagem à escrita) e a Formação Pessoal e Social. Por esta razão dinamizámos

histórias e registos que implicavam escrita e linguagem oral. Desenvolvemos várias atividades para trabalharmos esta área, nomeadamente, nas rotinas. Tínhamos o registo das presenças, a dinamização do diário do grupo, a marcação do tempo, marcação do mapa do leite, as reuniões diárias, as planificações, a marcação das tarefas no início para preparação do dia. No final do dia para a avaliação do mapa de tarefas semanal e a marcação dos comportamentos. Nas atividades livres, foram contempladas as atividades na biblioteca, em todos os registos da escrita e no computador, essencialmente.

No que diz respeito às atividades orientadas que pretendíamos insistir foram as histórias, produção de histórias, as canções, os “Trava Línguas”, as “Lengalengas”, poemas, adivinhas e todos os jogos e até danças que abordavam trocadilhos da linguagem, bem como a dinamização dos Projetos Jerónimo Saltarico e Contexto Familiar. Este último teve a participação ativa de todos os pais/encarregados de educação.

Quanto à área da Formação Pessoal e Social, pretendíamos realizar atividades para desenvolver as crianças nesse sentido, nomeadamente a criação de regras nos espaços, bem como as reuniões e diálogos que fomentassem o espírito de grupo, a solidariedade, a socialização e a interação das crianças entre si e também com os adultos.

Assim esperávamos que as crianças conseguissem um bom relacionamento, que interiorizassem valores essenciais para o seu dia-a-dia. Nas reuniões e avaliações pretendíamos que emitissem juízos de valor, refletindo sobre os seus atos, comportamentos e produções, assim como nas dos seus colegas.

Julgámos que todas as atividades planeadas no PCG, assentavam nas necessidades e nos interesses das crianças, tentando sempre aliar atividades que as desenvolvessem a diversos níveis com atividades de interesse para estas, tentando que fossem aliciantes e cumprindo os objetivos propostos. A planear o ato pedagógico implica que o educador reflita sobre o processo e intencionalidades educativas para assim proporcionar as vivências numa interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo. Assim não podemos, nem devemos, dissociar as áreas. Por esta razão implicámos todas as áreas na nossa prática pedagógica.

Estas metas/objetivos e áreas de conteúdo foram privilegiadas na medida em que verificámos algumas dificuldades na aplicação das mesmas. Deste modo trabalhámos atividades para ajudar a combater estas dificuldades. Acrescentámos também as metas e

objetivos gerais que constam no Plano Anual de Atividades (PAA) de departamento e que valorizámos durante o ano letivo, ou seja:

 Consolidar os elevados valores de sucesso escolar;  Melhorar a qualidade do sucesso escolar;

 Atingir um grau satisfatório de articulação e sequencialidade pedagógica;

 Operacionalizar a articulação e a sequencialidade entre os vários níveis de ensino;

 Atingir uma participação ativa dos pais/encarregados de educação nas atividades educativas dos seus educandos e em ações de formação/informação;  Desenvolver as interações entre a escola e a comunidade educativa;

 Atender às prioridades definidas neste Projeto Educativo (PE) em todos os Projetos/atividades realizadas no Agrupamento;

 Realizar Projetos/atividades que potenciem as aprendizagens dos alunos e a articulação no Agrupamento.

Metodologia

A metodologia assentou numa pedagogia ativa em que as crianças foram os construtores do seu próprio conhecimento e o educador um facilitador e orientador do processo.

Em relação ao método de trabalho assentava no modelo pedagógico do MEM (Movimento Escola Moderna), como já referimos anteriormente, no que respeita aos instrumentos de organização e gestão do grupo e na pedagogia de Projeto como o ponto de partida dos interesses das crianças para desenvolver conteúdos.

Para nós é importante destacar os interesses e motivações das crianças e orientar o processo ensino-aprendizagem nesse sentido, de forma a responder às suas curiosidades tão próprias desta faixa etária. A criança é o centro da ação educativa. A partir dela o educador organiza, orienta e ensina os saberes, numa ação conjunta e construtiva.

Documentos relacionados