• Nenhum resultado encontrado

Esta seção tem a finalidade de descrever a metodologia aplicada para o correto alcance do objetivo principal deste estudo que é a análise de viabilidade econômica e financeira.

Richardson (2010) salienta que o ponto de partida de qualquer pesquisa é a meta ou objetivo, em seguida, deve ser desenvolvido um modelo do processo que será estudado e a partir deste modelo inicia-se a coleta dos dados e informações necessárias para que estes sejam aplicados comparados e avaliados em relação ao modelo pré-definido.

Sendo assim, o método científico é considerado um processo dinâmico de avaliação e revisão, com intuito de elaborar um plano mais eficiente para a coleta dos dados necessários, assim como a análise e interpretação dos mesmos, afim de que os objetivos iniciais do estudo sejam alcançados e que possam ser utilizados de maneira tempestiva e eficaz na entidade interessada.

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa foi classificada da seguinte maneira.

a) Do ponto de vista de sua natureza

O estudo foi classificado como uma pesquisa aplicada em razão de apresentar seu tema direcionado á análise de viabilidade econômica que faz parte da contabilidade gerencial, e por buscar respostas para um problema específico dentro deste contexto.

Segundo Gil (2010), a pesquisa aplicada depende de suas descobertas e se enriquece através do seu desenvolvimento, tendo como característica principal o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos, não estando apenas voltada para o desenvolvimento de teorias, mas para aplicação imediata deste conhecimento em uma situação real.

b) Do ponto de vista de seus objetivos

A pesquisa realizada foi classificada como descritiva. Segundo Marconi e Lakatos (2010), toda pesquisa deve ter um objetivo preestabelecido para direcionar o estudo que pode ser de interesse próprio do pesquisador, ou de outra pessoa.

Para Gil (2010, p. 28), as pesquisas descritivas “têm como objetivo principal a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis”.

Portanto, vale dizer que esta pesquisa foi classificada como descritiva, pois nela foram descritos todo o processo de análise possibilitando a construção e o alcance das informações necessárias para a aplicação da mesma na entidade.

c) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos

Este estudo foi classificado como sendo uma pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso.

Para Beuren (2010, p.86-87) a pesquisa bibliográfica “objetiva recolher informações e conhecimentos prévios de um problema para o qual se procura resposta [...] sendo que, o material consultado na pesquisa bibliográfica abrange todo referencial já tornado público em relação ao tema de estudo...”.

A pesquisa bibliográfica é essencial para o andamento do estudo, pois através da mesma é demonstrado todo o embasamento teórico necessário para a comprovação e a credibilidade dos resultados obtidos.

Marconi e Lakatos (2010, p. 157) comentam que “a característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados esta restrita a documentos escritos ou não...”.

A pesquisa documental disponibilizou todo o acervo necessário para desenvolver o projeto, sendo que os mesmos serão submetidos à análise com intuito de encontrar as respostas necessárias para a solução do problema inicial.

Beuren (2010) explica que a principal característica da pesquisa do tipo estudo de caso é de que o estudo é focalizado em uma única situação, ou seja, a intenção é aprofundar os conhecimentos a respeito de um caso em especial. Porém, esta prática é questionada em relação à limitação causada em seus resultados, pois,

por se tratar de um caso específico, os mesmos não podem ser aplicados de maneira geral.

Nesta situação, foi utilizado o estudo de caso, pois a coleta de dados e a sua respectiva análise foram realizadas e aplicadas em uma organização específica que desejava encontrar respostas para a sua condição econômica e financeira.

Para a conclusão eficaz deste estudo é imprescindível que os procedimentos técnicos citados sejam observados e aplicados de acordo com seus fundamentos e características individuais, visando com isso, o cumprimento das etapas e dos processos necessários para o alcance sustentável do objetivo deste.

d) Quanto à abordagem do problema

Em relação à abordagem do problema, destacam-se dois tipos de pesquisa, a qualitativa e quantitativa, sendo que este estudo foi classificado como uma pesquisa Qualitativa.

A metodologia qualitativa preocupa-se em analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano. Fornece análise mais detalhada sobre as investigações, hábitos, atitudes, tendências de comportamento entre outros. (MARCONI e LAKATOS 2011, p. 269).

Portanto, este estudo se enquadra como uma pesquisa qualitativa por não se tratar de um trabalho baseado e empregado em instrumentos estatísticos, mas sim, pela forma utilizada de coleta e análise dos dados que são de interesse do proprietário da empresa.

3.2 COLETA DE DADOS

Por se tratar de um estudo de viabilidade econômica de uma empresa já constituída e instalada no mercado, os dados necessários para o estudo foram coletados a partir dos documentos disponibilizados pela empresa, sendo que os mesmos serviram como fonte para identificar as receitas, custos e despesas necessárias para projeção dos resultados com o objetivo de mensurar a viabilidade ou não do incremento de investimento nas suas atividades.

3.2.1 Instrumentos de coleta de dados

Para tanto, foram utilizadas as técnicas da observação, análise documental e da entrevista semiestruturada para a coleta de dados, com o intuito de que o estudo fosse realizado de maneira adequada e dentro da realidade.

“A observação ajuda o pesquisador na identificação e obtenção de provas a respeito dos objetivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento” (MARCONI e LAKATOS, 2011, p. 274).

A análise documental é utilizada com muita frequência dentro de uma empresa, especialmente na área da contabilidade, pois tem o intuito de organizar e vincular as informações que estão dispersas em várias fontes e que são necessárias a partir do momento em que receberem um tratamento analítico satisfatório capaz de gerar a estas informações algum valor.

Para Beuren (2010), os documentos são classificados de duas maneiras, como documentos de primeira mão e documentos de segunda mão. O autor classifica como de primeira mão aqueles que ainda não receberam nenhum tipo de tratamento, podendo ser reportagens de jornais, filmes, contratos, fotografias, entre outros. Já os documentos de segunda mão o autor define como sendo aqueles que em certo momento já receberam algum tipo de tratamento ou análise, como por exemplo, os relatórios de empresas, tabelas, entre outros.

A entrevista para Marconi e Lakatos (2011, p. 278) nada mais é que uma “conversação efetuada face a face, de maneira metódica, que pode proporcionar resultados satisfatórios e informações necessárias”.

Segundo Beuren (2010, p. 132) a entrevista semiestruturada “permite maior interação e conhecimento das realidades dos informantes”, ou seja, esta técnica não considera apenas o embasamento teórico necessário, mas também a intuição e as experiências adquiridas pelo informante em seu cotidiano.

3.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Após a coleta de todos os dados necessários e da respectiva fundamentação teórica do tema, iniciou-se o processo de organização dos dados, afim de que a partir dos mesmos, se tornasse possível o alcance do objetivo inicial deste estudo que era transformar os dados coletados em informações consistentes acerca da

empresa analisada e da respectiva análise de viabilidade econômica que é de interesse da entidade.

“Analisar dados significa trabalhar com todo o material obtido durante o processo de investigação, ou seja, com os relatos de observação, as transcrições de entrevistas, as informações dos documentos e outros dados disponíveis” (BEUREN, 2010 p. 136).

Segundo Gil (2010), apesar de estarem intimamente relacionados, análise e interpretação são conceitos distintos. A análise tem como finalidade organizar os dados coletados durante a pesquisa de maneira adequada para que viabilize e facilite o fornecimento de respostas ao problema inicial; já a interpretação, esta ligada a procura de respostas por meio de outros conhecimentos adquiridos, ou seja, é a informação gerada a partir de um conjunto de dados e conhecimentos que muitas vezes acontece de maneira involuntária por parte do pesquisador.

Os dados coletados foram analisados e interpretados através de planilhas eletrônicas, quadros e gráficos, a fim de tornar mais fácil a compreensão e o entendimento das informações do estudo de viabilidade econômica e financeira de incremento elaborada em uma empresa de informática.

Documentos relacionados