• Nenhum resultado encontrado

4 ESTUDO APLICADO

4.3 PLANO DE MARKETING

O plano de marketing é uma ferramenta muito importante dentro das empresas que estão inseridas em um ambiente competitivo em que a necessidade

da elaboração de estratégias eficientes e duradouras pode determinar o desenvolvimento sustentável da entidade, bem como a sua longevidade.

Para que este plano seja elaborado de forma adequada, é fundamental que alguns aspectos internos e externos da empresa sejam considerados e analisados. Nesse sentido, a análise de mercado se faz necessária neste momento considerando que se trata de um método fundamental para a visualização da empresa em diversas perspectivas, contemplando os clientes, fornecedores, concorrentes, produtos e serviços e os preços cobrados.

A análise feita a partir de potenciais clientes é fundamental para revelar as suas necessidades e expectativas em relação a um produto ou serviço, pois demonstra o modelo de atendimento mais eficaz para fidelização dos mesmos em cada setor.

A partir deste modelo de satisfação integral dos clientes a organização objeto de estudo implementou um sistema de ordem de serviço, onde os pedidos diários integram uma lista de espera por ordem de pedido, a qual, permite disponibilizar ao consumidor uma estimativa de prazo de entrega e conclusão do serviço mais assertiva, elevando com isso, a confiança do consumidor em relação à responsabilidade e a credibilidade da entidade.

Outro fator importante da análise de mercado são os concorrentes, estes que podem representar uma ameaça para a empresa se não forem observados continuamente. Seus pontos fortes e fracos devem ser utilizados de maneira inteligente no processo de planejamento da entidade, ou seja, na identificação de diferenciais e até mesmo de melhorias necessárias que podem anular ou reduzir o impacto da concorrência sobre os resultados da empresa.

Os fornecedores devem ser analisados no sentido de que são determinantes para a satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço prestado. Assim, os mesmos devem ser selecionados pela qualidade, pelo preço, pelas formas de pagamento que concedem e que refletem diretamente na formação de preços e nas condições de pagamento que a entidade repassa ao consumidor, bem como pelo cumprimento dos prazos de entrega.

Os serviços prestados e os produtos vendidos no setor de informática objetivam atender as necessidades dos clientes, prolongando a vida útil de seus equipamentos, sem comprometer a qualidade, os preços competitivos, a satisfação e com isso a fidelização dos clientes.

Assim, conforme Padoveze (2010) as oportunidades referem-se aos fatores que possibilitam e contribuem para o desenvolvimento e o aumento dos resultados da empresa e as ameaças são fatores que representam riscos a empresa, podendo esses reduzir os seus resultados, retardar o seu desenvolvimento, e até mesmo levar ao fracasso. Já as forças pode-se dizer que são os fatores que favorecem a empresa competitivamente em relação a sua concorrência, ou seja, qual a capacidade interna que a entidade possui para fazer um produto ou oferecer um serviço diferenciado ou com um custo menor, bem como as fraquezas que são os fatores que impedem a mesma de progredir competitivamente no mercado.

Contudo, o quadro 2 aborda a análise de ambiente da empresa em destaque, o qual só poderá ser considerado uma situação positiva ou negativa se forem observados permanentemente e absorvidos pela entidade de maneira eficiente e tempestiva, integrando-os ao seu processo de planejamento.

Quadro 2 –Análise SWOT – Análise do Ambiente

Análise SWOT – Análise do ambiente

Am b ient e i n ter n o Forças Fraquezas

- Conhecimento e capacitação contínua do proprietário e dos funcionários na área de informática.

- Espaço climatizado com equipamentos atualizados e de boa qualidade.

- Horários flexíveis e agilidade na prestação de serviço externo.

- Ponto comercial no centro da cidade. - Preços mais atrativos.

- Equipamentos limitados pelo alto custo do investimento.

- Necessidade de alto investimento.

- Grande número de orçamentos gratuitos gerados sem a prestação seguida do respectivo serviço, agregando tempo ocioso aos funcionários.

- Mostruário de produtos limitado em razão do seu alto custo e da sua rápida defasagem. Am b ient e e xterno Oportunidades Ameaças

- Público de todas as classes sociais, inclusive empresas, buscando a manutenção de equipamentos de informática.

- Crescimento no mercado com a implementação contínua de novos serviços. - Lojas de Informática concorrentes, com alto índice de reprovação por parte dos clientes na prestação de serviços mais complexos.

- Concorrentes já firmados no mercado com maior quantidade de equipamentos e produtos para venda.

- Períodos de maior demanda de serviços dificultando o cumprimento dos prazos de entrega.

- Riscos e incertezas de um incremento de investimento na área de informática.

- Oferta de produtos de informática em lojas de departamento com preços mais acessíveis.

Fonte - Elaborados a partir da pesquisa.

No entanto, por se tratar de uma prestação de serviço que ocorre na maioria das vezes sob pressão, a empresa deve levar em consideração que os mesmos

devem ser realizados e solucionados no menor período de tempo, isso porque na maioria dos casos os equipamentos trazidos para conserto pelos clientes são ferramentas essenciais para a continuidade de seu trabalho.

Após destacadas a missão, visão, os valores, além de elencados os principais objetivos, o plano de marketing, a análise de mercado bem como identificadas as oportunidades, ameaças, os pontos fortes e fracos, pode-se então dar início a projeção da parte financeira da empresa que é elaborada através do levantamento do investimento inicial, do capital de giro, dos custos, despesas e receitas necessárias para que os fluxos de caixa e os demonstrativos contábeis sejam projetados.

Documentos relacionados