• Nenhum resultado encontrado

A metodologia é abrangente e concomitante, é ao mesmo tempo uma discussão de pensamentos, de rumos que cada assunto pode tomar, é como uma apresentação de técnicas e métodos para estudo e busca de respostas a questionamentos propostos, também não deixa de ser a marca pessoal dos envolvidos pesquisadores, pois quando estudam e pesquisam sobre um assunto, não deixam de colocar seus sentimentos e entendimentos sobre o fato na forma de apresentação e forma de articulação da teoria, métodos e experimentos expostos (MINAYO, 2007).

3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Demo (2000) observa que há pelo menos quatro tipos diferentes de pesquisas, com gêneros textuais e objetivos distintos, porém há uma ligação entre eles, pois nenhum é suficiente sozinho e sim no seu conjunto; quando se põe em prática une-se mais de um tipo para que consiga-se atingir o que se espera de determinado estudo. A pesquisa do presente estudo classifica-se da seguinte forma:

3.1.1 Pesquisa quanto à natureza

A pesquisa desse estudo classifica-se em aplicada, o que expõe Gil (2008, p. 27)

A pesquisa aplicada, por sua vez, apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas e se enriquece com o seu desenvolvimento; todavia, tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos. Sua preocupação está menos voltada para o desenvolvimento de teorias de valor universal que para a aplicação imediata numa realidade circunstancial. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os psicólogos, sociólogos, economistas, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.

Nesse sentido, o estudo que realizado classifica-se de natureza aplicada, pois foi observado e estudado a demonstração contábil DVA e suas finalidades, com ênfase em verificar a distorção e real carga tributária das empresas listadas na BM&FBovespa por meio da DVA.

3.1.2 Pesquisa quanto aos objetivos

A pesquisa desse estudo classifica-se em descritiva, que segundo Zamberlan et al (2014) é um método de pesquisa que identifica e apresenta discriminando os fatos, características e fenômenos daquele estudo. Nesse sentido, Gil (2008 p. 28), explica o objetivo desse tipo de pesquisa

As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.

Neste estudo foi analisado a carga tributária das empresas listadas na BM&FBovepa por meio da DVAs comparando com a carga tributária divulgada por órgãos competentes, e assim descrito e apresentado os resultados

3.1.3 Pesquisa quanto à forma de abordagem do problema

A abordagem desse problema deu-se de forma quantitativa. Segundo Dalfovo, Lana e Silveira (2008) essa forma de abordagem tem a intenção de obter a maior precisão possível ao estudo, objetivando resultado sem distorções. A coleta de dados geralmente é dada por questionários e entrevistas e geralmente são apresentados por gráficos e tabelas, contendo números, assim quantificando.

Assim, o estudo tem abordagem quantitativa, pois as respostas do problema objeto de estudo foram tabulados e comparados, de maneira que análise se deu de forma quantitativa, por meio de análise de percentuais e média.

3.1.4 Pesquisa quanto aos procedimentos técnicos

A pesquisa é classificada como bibliográfica, o que para Lakatos e Marconi (2003) se trata de uma pesquisa envolvendo a consulta, estudo e utilização de materiais já existentes, de fontes secundárias, já tornadas públicas, isso é feito com o intuito de colocar o pesquisador em real contato com o que já foi escrito, dito e filmado.

Lakatos e Marconi (2003) ainda complementam que a pesquisa não se trata apenas de uma repetição ou cópia e sim de um real estudo sob uma nova ótica, analisando

informações que não foram antes estudadas e pontos de vista diferentes, abordagens e enfoques opostos dos anteriores.

Ainda para GIL (2008 p. 50)

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Parte dos estudos exploratórios podem ser definidos como pesquisas bibliográficas, assim como certo número de pesquisas desenvolvidas a partir da técnica de análise de conteúdo.

A pesquisa se propõe em ser documental, como conceitua e explica Gil (2008, p. 51)

A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A única diferença entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da bibliográfica. Apenas há que se considerar que o primeiro passo consiste na exploração das fontes documentais, que são em grande número. Existem, de um lado, os documentos de primeira mão, que não receberam qualquer tratamento analítico, tais como: documentos oficiais, reportagens de jornal, cartas, contratos, diários, filmes, fotografias, gravações etc. De outro lado, existem os documentos de segunda mão, que de alguma forma já foram analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas etc.

E essa pesquisa foi de levantamento de dados, Lakatos e Marconi (2003) afirmam que antes do inicio de qualquer pesquisa seja ela qual for, o primordial é a análise de documentações obtidas, a fim de verificar a veracidade das informações apresentadas, entre outras questões, para que estas sirvam de forma esperada para a pesquisa pretendida.

“A pesquisa feita através de levantamento tem inúmeras vantagens como o conhecimento direto com a realidade, economia e rapidez e quantificação” (GIL, 2008 p. 56).

Nesse estudo os dados foram levantados do site da BM&FBovespa, das empresas listadas, as mesmas separadas por setor, nos anos de 2014 a 2016.

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA

A população escolhida para o referido estudo são todas as empresas listadas no site da BM&FBovespa. Lakatos e Marconi (2008, p. 223) conceituam população

Conceituando, universo ou população é o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum. Sendo N o número total de elementos do universo ou população, o mesmo pode ser representado pela letra latina maiúscula X, tal que XN = Xl; X2 ; X3 ; ... ; XN. A delimitação do universo consiste em explicitar que pessoas ou coisas, fenômenos etc. serão pesquisados, enumerando suas características comuns, como, por exemplo, sexo, faixa etária, organização a que pertencem, comunidade onde vivem etc.

Nesse estudo foram selecionados todos os setores da BM&FBovespa, e de cada setor os subsetores e desses os segmentos, e de cada segmento uma empresa escolhida de forma aleatória. GIL (2008) define amostra como um subconjunto da população, por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população. Uma amostra é uma parte de um todo.

3.3 COLETA DE DADOS

Para este estudo, a coleta de dados foi feita por meio eletrônico, por meio de pesquisa no site da BM&FBovespa, através de demonstrativos contábeis (DVAs) de empresas de todos os setores que abrange, no período de 2014 a 2016. Desses setores, separados em subsetores e dos subsetores os segmentos, e desses uma empresa de cada.

Foram coletadas informações via online por meio de sites de órgãos responsáveis pela divulgação da carga tributária brasileira, dentre eles, Receita Federal do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, e outros sites de notícias.

3.4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Os dados coletados do site da BM&FBovespa, foram analisados por meio das DVAs das empresas objeto de estudo, esses dados foram separados por setor de atuação. Os valores atribuídos quanto aos tributos elencados na DVA foram separados, tabulados por ano e por setores, calculada a média dos valores dos impostos, taxas e contribuições que cada empresa selecionada divulgou por meio da DVA e comparados com indicadores divulgados por órgãos competentes de cada setor, e que foram divulgados por meio online.

Documentos relacionados