• Nenhum resultado encontrado

Essa seção objetiva definir os procedimentos metodológicos que levaram a um adequado método de planejamento e desenvolvimento da pesquisa. Abrange assim, a classificação da pesquisa quanto a sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos, seguido dos sujeitos de pesquisa e o universo amostral, a coleta de dados, e a análise e interpretação dos dados.

3.1 Classificação de Pesquisa

Sabe-se que há inúmeras tipologias na literatura que trata de pesquisa, contudo para fins da elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso adotou-se classificar o estudo pela sua natureza, abordagem, objetivos e procedimentos técnicos. Segue-se a base teórica trazida em ZAMBERLAN et al (2014), sendo todas as citações aqui feitas dessa obra originárias.

3.1.4 Quanto à Natureza

As pesquisas quanto à natureza podem se classificar em Básica e Aplicada. Dá para classificar como básica considerando que o estudo permite ao acadêmico aumentar e/ou gerar conhecimento sobre as áreas funcionais, seja o teórico ou o prático, o que está presente na conceituação trazida que diz “que objetiva aumentar e/ou gerar conhecimentos novos, testar hipóteses, construir teorias e talvez descobrir alguma aplicação prática no futuro, mas muito úteis para o avanço da ciência. Envolve verdades e interesses universais”.

Este Trabalho de Conclusão de Curso quanto à natureza, classifica-se como tipo de Pesquisa Aplicada, pois ao se olhar para a conceituação a seguir, considera-se que vários destes aspectos estão presentes neste estudo.

“Visa a gerar conhecimentos para aplicação prática voltados à solução de problemas específicos da realidade. Envolve verdades e interesses locais. A fonte das questões de pesquisa é centrada em problemas e preocupações das pessoas e o propósito é oferecer soluções potenciais para os problemas humanos. A pesquisa aplicada refere-se à

discussão de problemas, empregando um referencial teórico de determinada área de saber, e à apresentação de soluções alternativas”.(ZAMBERLAN et al 2014).

3.1.2 Quanto à Abordagem

Os autores classificam uma pesquisa quanto à abordagem em Quantitativa e Qualitativa. Frente a essas duas abordagens, esse Trabalho de Conclusão de Curso assume a abordagem qualitativa, pois há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito e também a interpretação dos fenômenos, e que representa o ambiente natural como fonte direta para a coleta de dados. O estudo tem características de descrição do observado. Ainda, este estudo possui uma parcela de pesquisa quanto à abordagem quantitativa, isto é, no momento em que o estudo representa por meio de gráficos os dados dos colaboradores no subitem da caracterização da empresa, quanto à faixa etária, nível de escolaridade, estado civil, cargo, tempo de empresa e tempo de cargo dos mesmos na empresa.

3.1.3 Quanto aos Objetivos

Quanto aos objetivos, pode-se dizer que este estudo é exploratório, pois ele permite buscar maior familiaridade com o problema das dinâmicas organizacionais que envolvem as áreas funcionais para torna-lo mais explícito, ou melhor, conhece-lo. O presente estudo também se operacionaliza mediante pesquisas bibliográficas, entrevistas com profissionais que tiveram experiências práticas com o problema de pesquisa e que atuam na área, vindo a analisar exemplos para estimular a compreensão. Estas características conferem com as que os autores apresentam para este tipo de pesquisa.

Do mesmo pode-se classificar como pesquisa descritiva, pois os autores afirmam que esta descreve características de uma determinada população, fenômeno ou relações entre variáveis, o que é o caso deste estudo que vai descrever a área de gestão de pessoas e possível viabilidade para uma gestão estratégica de pessoas na organização em estudo.

3.1.4 Quanto aos Procedimentos Técnicos

Quanto aos procedimentos técnicos ou das estratégias de pesquisa pode-se afirmar que este estudo tem cunho bibliográfico por abranger o referencial teórico já tornado público em relação ao tema de estudo que foi discutido nas disciplinas antecedentes. Por buscar os documentos gerados naquelas disciplinas e também documentos dentro da empresa ela passa a ser considerada uma pesquisa documental. Pelo fato de que o estudo se dá no próprio local onde os fatos ocorrem pode-se designar também de pesquisa de campo, além de valer-se de técnica da observação.

3.2 Sujeitos da pesquisa e Universo amostral

Como sujeitos de pesquisa são definidos quais as pessoas que forneceram os dados de que o pesquisador necessita. O universo de estudo é a Metalúrgica Irmãos Spohr LTDA – ME, sito na cidade de Santo Augusto/RS, na região noroeste do Estado, com total de sete funcionários e dois sócios gestores. No caso da Metalúrgica Irmãos Spohr LTDA – ME, existem dois sujeitos de pesquisa, ou seja, os sócios gestores Sr. Jauri Jacob Spohr e Joceli José Spohr, entretanto para permitir a obtenção adequada dos dados foi utilizado somente como sujeito de pesquisa para os dados gerais do atual ambiente de gestão de pessoas da empresa o gestor Jauri Jacob Spohr, e para obtenção dos dados referentes as expectativas dos sócios em relação a uma gestão estratégica de pessoas, os dois gestores como sujeitos da pesquisa.

3.3 Coleta de dados

Para dar conta de atender aos objetivos propostos nesse Trabalho de Conclusão de Curso, se fez necessário o uso da coleta de dados em que foram exemplificados como os dados necessários foram obtidos. Para a coleta de dados foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e entrevista. Neste estudo fica evidenciado que foi necessário: a) para entender o atual ambiente de gestão de pessoas e dados gerais da empresa, foi realizada uma entrevista com o gestor Jauri

Jacob Spohr, usando o roteiro de entrevista conforme Apêndice A deste relatório, além de pesquisa documental em documentos da empresa, e trabalhos acadêmicos já realizados na mesma em outras disciplinas conforme referencial bibliográfico; b) para entender as expectativas dos empresários em relação a gestão estratégica de pessoas, ocorreu por meio de entrevista com os dois gestores Srs. Jauri Jacob Spohr e Joceli José Spohr, conforme Apêndice B desse relatório; c) para entender as tendências da gestão estratégica de pessoas, foi realizada pesquisasem revistas técnicas, eletrônicas e artigos científicos.

Tendo em vista que os sujeitos da pesquisa que compõe o universo amostral somam no total apenas duas pessoas, isto é, os sócios gestores da organização em análise optou-se em apresentar esse perfil nessa seção e não no capítulo dos resultados justamente pelo fato de ser uma população pequena, de apenas dois sujeitos. Os sócios gestores representam a totalidade da empresa constituinte, sendo cada um detentor de cinquenta por cento de parte da mesma, sendo o Sr. Joceli José Spohr o sócio mais velho, com 51 anos e o Sr. Jauri Jacob Spohr com 47 anos. Ambos casados, com trinta anos de empresa e tempo de cargo e nível de escolaridade considerado baixo para os padrões educacionais vigentes, com apenas o Ensino Médio Incompleto. Abaixo o gráfico 1 representa o perfil dos sócios gestores da organização, como já descritos anteriormente.

Gráfico 1 – Perfil dos Sócios Gestores da Metalúrgica IrmãosSpohr LTDA

Fonte: dados da pesquisa de campo de junho/julho 2014.

3.4 Análise e Interpretação dos dados

Após a coleta de dados a fase seguinte da pesquisa é a de análise e interpretação. Estes dois processos, apesar de conceitualmente distintos, aparecem sempre estreitamente relacionados.

Apesar das múltiplas formas que podem assumir os processos de análise e interpretação, GIL (2010 apud ZAMBERLAN et al 2014) descreve que “o processo de análise dos dados envolve diversos procedimentos: codificação das respostas, tabulação dos dados e cálculos estatísticos”. Após, ou juntamente com a análise, pode ocorrer também à interpretação dos dados, que consiste, fundamentalmente, em estabelecer a ligação entre os resultados obtidos com outros já fornecidos, quer sejam derivados de teorias, quer sejam de estudos realizados anteriormente.

Quanto à técnica de análise dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, uma vez que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo, que permitem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção desse conteúdo.

0 20 40 60

Jauri Jacob Spohr Joceli José Spohr

4. DIAGNÓSTICO, ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Documentos relacionados