• Nenhum resultado encontrado

2 NATUREZA E METODOLOGIA DA PESQUISA

2.2 Metodologia

Mesmo entendida como um processo previamente planejado, a pesquisa científica pode passar por mudanças e alterações de rotas e procedimentos durante a sua produção. Assim, o desenvolvimento metodológico dessa investigação passou por alterações importantes e que merecem ser aqui apresentadas, para traduzir fielmente a dinâmica e as etapas do processo percorrido.

O ponto inicial da pesquisa do tipo estado da arte, de abordagem apenas qualitativa, teve o objetivo de recuperar artigos e dissertações publicados na base de dados do Scientific

Eletronic Library Online (SciELO), no Portal de Periódicos CAPES e nos sites da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), num recorte de cinco anos, entre 2008 e 2013. A previsão era de que, a pesquisa seria realizada utilizando, para levantamento de informações, os termos descritores: trabalho docente, precarização do trabalho docente, capitalismo flexível, professores e trabalho, trabalho e tecnologias.

Os termos descritores definidos para a busca das publicações foram determinados a partir da análise preliminar de artigos de referência a respeito do trabalho docente, educação superior no Brasil, profissão, vocação, ofício, papel do professor, emprego, trabalho, reestruturação produtiva, tecnologias e precarização.

A metodologia, em sua fase inicial, incluiu uma pesquisa bibliográfica apoiadas na identificação de artigos científicos, decretos e livros, para identificação e análise da produção sobre o objeto em questão.

A escolha do material utilizado como referencial teórico se deveu ao fato de ele oferecer conhecimentos que permitiriam a compreensão e a análise de como se deu o início do ensino superior no Brasil, suas transformações em uma perspectiva histórica, além das leis e diretrizes que o regulamentam e definem os programas para ingresso nele. Buscou-se uma análise do trabalho por meio de uma recuperação da visão histórica e social, diferenciando o trabalho docente de emprego, discutindo suas relações com o ofício e a profissão, bem como a discussão do papel do professor universitário, suas competências e habilidades, características, funções e ações, enquanto profissional responsável em preparar, dentre outras, novos profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Isso definido passou-se à etapa de coleta de informações que incluiu seleção de artigos científicos publicados nas bases de dados e sites: SciELO, Portal de Periódicos CAPES, além de dissertações publicadas nos sites da USP, UFMG e UNICAMP, de acordo com os termos descritores definidos.

A escolha das três universidades se apoiou nos seguintes critérios: serem universidades públicas brasileiras, com programas de Pós-Graduação em todas as áreas do conhecimento, serem seus programas bem avaliados pela CAPES, em que vários já conquistaram o nível de excelência, e por, fazerem parte das 500 melhores universidades do mundo, conforme Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo da Universidade Jiao Tong de Shanghai (2013).

Os artigos e dissertações recuperados foram tabulados em planilha do Excel (Microsoft Office 2007), especialmente criada pela autora e intitulada Levantamento de

Informações, e possuiu uma linha para identificação do local de acesso da pesquisa, cinco colunas que foram preenchidas com o título do trabalho, ano de publicação, autoria, tipo (dissertação ou artigo) e área de conhecimento conforme o Apêndice A, para indicar o material encontrado.

Para inclusão do material no estudo foram considerados como critérios: ter sido publicado entre 2008 e 2013 e ser em língua portuguesa. Foram excluídas as publicações com título e referências idênticas, evitando um número superestimado de trabalhos identificados na busca total, buscando assim identificar uma soma real quanto ao número de publicações sobre o tema.

Realizado o levantamento das produções, foi construída pela pesquisadora uma ficha de identificação, (APÊNDICE C), como instrumento para registrar as leituras dos artigos e dissertações. Dela constam informações sobre: abordagem de pesquisa; tipo de pesquisa; métodos; etapas; procedimentos utilizados; referenciais teóricos; resultados e palavras-chave.

A leitura inicial abrangeu o resumo das publicações.

Na etapa de leitura dos resumos, as produções passaram por uma análise para definição de quais deveriam ser analisadas profundamente e integralmente. Nesta fase de leitura integral foram registrados aspectos relativos ao adensamento do tema, tais como os pontos comuns sobre a precarização do trabalho docente e a saúde dos professores.

2.2.1 Coleta de Dados

A busca de publicações se deu através do levantamento de artigos e dissertações nas bases de dados e sites já preestabelecidos. O levantamento das publicações foi realizado pela autora da pesquisa, em que através do acesso das bibliotecas digitais, era realizado um filtro para selecionar as publicações. Inicialmente a busca ocorreu utilizando um termo descritor isolado digitalizado na busca no repositório. Obtidos os resultados da busca, estabeleceu-se um segundo critério para seleção das publicações, terem sido os artigos e dissertações publicados entre o período de 2008 a 2013. Quando localizadas as publicações com os critérios acima, era realizada uma cópia da produção na íntegra, alimentando uma planilha de Excel intitulada Levantamento de Informações (Apêndice A), em que era descrito o termo descritor, seguido do título da pesquisa, ano de publicação, nome do autor, tipo de produção (artigo ou dissertação) e área de conhecimento.

Iniciada a coleta de informações, observou-se que o material recuperado mostrava-se reduzido, quando realizada a busca com alguns termos descritores, em grande quantidade com

outros termos, alguns fora do recorte de tempo estabelecido e com análises que não favoreciam uma compreensão da complexidade do tema em questão. As buscas das dissertações evidenciaram publicações em outras áreas do conhecimento, não sendo o tema específico à área da educação.

Quadro 03 - Levantamento parcial de artigos e dissertações

Termo descritor Base de dados e sites Quantidade Tipo

Precarização do Trabalho Docente

CAPES 22 Artigo SciELO 6 USP 2 UNICAMP 75 Dissertação

Trabalho Docente USP 13

UFMG 780

Capitalismo Flexível USP 2

UNICAMP 6

Total 906

Fonte: Elaborado pela autora com base nos bancos de dados e sites – CAPES, SciELO, USP, UNICAMP e UFMG, 2013.

Com os resultados parciais obtidos e contrariando a expectativa da pesquisa, foi abortada a busca das obras, não finalizando o levantamento em todas as bases de dados e sites com todos os termos descritores definidos inicialmente. Tendo em vista o pouco tempo para a pesquisa e considerando o foco do objeto, realizamos alterações metodológicas, escolhendo como fonte de dados apenas o acervo da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, a busca com termos descritores combinados em palavras-chave e em título e o tipo de produção dissertações e teses.

Os critérios de escolha da referida universidade foram: a) possuir um grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente; b) ser referência nessa área e c) desenvolver várias pesquisas relacionadas com a pesquisa em questão.

A pesquisa foi realizada na biblioteca digital da UFMG, pelo seu site, utilizando a busca avançada, pelo filtro dissertações e teses e com o uso de termos descritores combinados, previamente definidos para tal. Foram eles: professores, ensino superior, condições de trabalho, tecnologias e organização do trabalho.