• Nenhum resultado encontrado

Analisando vários sites de Consultoria e Treinamento pode-se encontrar várias divisões e definições de treinamento. Considerando uma dessas empresas, a Integração Escola de Negócios, bem como as informações nela coletadas, temos uma primeira divisão: treinamentos “Abertos” ou “In Company”:

Treinamentos abertos

Estes treinamentos são oferecidos por empresas especializadas em formação profissional, abrindo a possibilidade de participação individual, ou seja, as inscrições podem ser feitas, individualmente, por parte do próprio aluno ou por parte da empresa, inscrevendo o funcionário.

De acordo com site da empresa “Integração Escola de Negócios”, as datas dos cursos abertos são fixadas e a participação é mista, ou seja, podem participar pessoas de todos os sexos, empresas ou particulares. Esses treinamentos podem ser técnicos (Financeiro, Contábil, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Arquivamento, Elétrica, SAP etc.) ou comportamentais (Liderança, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Competências etc.).

Treinamentos fechados ou “in company”

Para os treinamentos “In Company” o direcionamento é dado a um grupo específico de pessoas de uma determinada empresa. O tema é ajustado ao cenário e ao momento por que passa a empresa. Conforme a “Escola de Negociação ‘Integração’: “Cursos ‘In Company’ - cursos customizados de acordo com a realidade de cada empresa”7.

Uma vez definida a modalidade de treinamento, é necessário definir o tipo do treinamento. Os mais comuns encontrados são:

Treinamentos presenciais

São treinamentos onde todos os participantes estarão na mesma data e horário em uma sala de aula, juntamente com um professor que ministrará o conteúdo. Essa forma de treinamento normalmente é assessorada por livros, apostilas, crachás, lista de presença e certificados.

Treinamentos vivenciais outdoor

A execução do treinamento ao ar livre é a característica principal neste tipo de treinamento. Podemos encontrar esportes radicais incorporados a estes treinamentos como: rafting, treking, escaladas, cannoyning, off roading, paintball e muitos outros, porém adaptados para a prática do treinamento.

O treinamento empresarial ao ar livre, conhecido como outdoor training, é uma forma de educação corporativa realizada em ambiente natural. Através de treinamento vivencial e experiencial dinâmicos são focados temas como trabalho em equipe, trabalho em time ou team building, liderança, cooperação, coaching, negociação, planejamento, criatividade, quebra de paradigmas ou simplesmente lazer, em formas descontraídas de desenvolvimento humano e profissional8

7 Integração: Escola de Negócios. Disponível em: http://www.integracao.com.br/ . Acesso em 27/11/2011 às 17h10.

8 Disponível em: http://www.altus.tur.br/treinamento-ao-ar-livre/index.php. Acesso em 27/11/2011 às 17h20.

As atividades são escolhidas de acordo com as competências a serem trabalhadas. Também podemos encontrar desafios de jogos colocados em espaços livres.

Treinamentos à distância

Estes treinamentos têm como característica principal a desvinculação do aluno à sala de aula e ao professor presencial. Ele pode acontecer de muitas formas: cursos on-line síncronos9 ou assíncronos10, internet, educação à distância, apostila, simulações e ambiente virtuais, jogos on-line e outros. Como se pode notar no site “Integração – Escola de Negócios”: “Cursos on-line - Aulas ao vivo com interação em tempo real e suporte de monitores no ambiente virtual”11.

Treinamentos vivenciais com jogos

São treinamentos que têm como metodologia de ensino a aplicação de jogos para a sensibilização do tema. Essa modalidade pode ser aplicada dentro ou fora da sala de aula, o que caracteriza esse treinamento é a aplicação do jogo como recurso didático, ou seja, vivenciar para se conscientizar dos pontos a serem trabalhados no dia a dia de trabalho.

Os jogos são uma simulação da realidade - só que muito mais simples e divertida. Por isso são ferramentas ideais para o aprendizado de adultos, em um mundo corrido e estressante como o que vivemos, nada como aprender de uma forma leve e descontraída! Com os jogos podemos aprender sobre produtos e serviços de uma empresa ou mesmo sobre novas atitudes para o nosso trabalho e a nossa vida12.

9 Síncrono: todos participando do treinamento on-line no mesmo instante, porém em locais distintos. 10 Assíncrono: os alunos participam do treinamento à distância, porém no dia e horário que melhor convier a cada um.

11 Integração: Escola de Negócios. Disponível em: http://www.integracao.com.br/ . Acesso em 27/11/2011 às 17h10.

12 Pitágoras. Jogos de treinamento. Disponível em (http://www.jogosdetreinamentos.com.br/ Acesso em: 27/11/2011.

Os jogos também podem ser simuladores, ou seja, aqueles que simulam uma situação real do trabalho para treinar situações práticas ou situações que exigem cuidados específicos como, por exemplo: treinamento para pilotos com simuladores de voo, treinamento de implantação de redes elétricas e outros. Os jogos simuladores são inseridos em treinamentos técnicos.

No universo corporativo temos uma variedade de jogos inseridos em treinamentos comportamentais que ajudam na sensibilização e no desenvolvimento das mais diversas competências.

O jogo “Asgard” oferecido pela consultoria KDP Kepler é um dos jogos que pode trabalhar as competências dentro e fora da sala de aula em treinamentos empresariais.

Esse jogo é um jogo de tabuleiro, criado com base nas aventuras dos vikings. Ele pode ser aplicado em grupos de 6 a 24 pessoas, no formato indoor13 e outdoor14. Os jogadores ficam mais poderosos quando tomam as decisões corretas e acabam por desenvolver as competências e pode ser adquirido por qualquer empresa, customizando somente detalhes e não a criação do jogo: “Os jogadores ficam mais “poderosos” à medida que desenvolvem competências ou atitudes adequadas”15.

O foco do treinamento determina o módulo que é aplicado, podendo trabalhar as competências de: relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, qualidade no atendimento, liderança e vendas.

13 Treinamentos Indoor – Treinamentos dentro de sala de aula. 14 Treinamentos Outdoor – Treinamentos fora de sala de aula.

15 KDP Kepler – Desenvolvimento de pessoal. Disponível em: www.kdpkepler.com.br. Acesso em 06/03/2012 às 11h32.

Figura 2. Jogo Asgard aplicado na modalidade indoor.

Figura 3. Jogo Asgard aplicado na modalidade outdoor.

Outro exemplo de jogo que também trabalha competências é o jogo “Aprimore”. Este jogo foi criado pela empresa Via 6b, direcionada exclusivamente à empresa Santista Têxtil que solicitou um jogo como uma ferramenta de treinamento para passar de maneira leve e divertida o modelo de gestão por competências. Esse

jogo foi customizado para a realidade da empresa, adaptado às suas necessidades e não é comercializado para outras empresas: “A empresa solicitou uma ferramenta para transmitir seu modelo de gestão por competências de maneira mais eficiente e que atingisse funcionários de todos os níveis da corporação”16.

Figura 4. Tabuleiro do jogo Aprimore.

Outro jogo é o “Dekanawidah: A liga das Nações Iroquesas”, utilizado para o desenvolvimento de competências de lideranças corporativas. Ele é jogado em um tabuleiro multimídia virtual com duração de 8 horas e com até 24 pessoas. Pode ser comercializado a qualquer grupo de qualquer empresa e conta com cartas, contas, peças de metal e tecido que ajudam a reforçar a identidade proposta. As competências que ele propõe trabalhar são: planejamento, gestão de recursos, comunicação assertiva, negociação, tomada de decisão, orientação para resultados, administração de tempo, trabalho em equipe e visão estratégica:

16 Via 6b. Estúdio de arquitetura e design. Disponível em: http://www.via6b.com.br/via6b.php Acesso em:06/03/2012 às 11h57.

Dekanawidah® é um jogo multimídia que, de forma lúdica e interativa, desenvolve competências da liderança. Ele tem como foco principal o planejamento em tempo real e a tomada de decisões frente a um cenário de mudanças constantes e grandes desafios, oferecendo às pessoas a oportunidade de exercer o papel de líderes que impulsionam seu time na direção de um aumento da performance no trabalho em equipe.

Dekanawidah® simula o ambiente corporativo, já que os jogadores têm que planejar suas ações e lidar com prazos, mudanças de cenário, administração de recursos e gerenciamento de imprevistos, fazendo com que os participantes aprendam com a própria experiência17.

Figura 5. Tabuleiro virtual do jogo Dekanawidah: A Liga das Nações Iroquesas.

Documentos relacionados