• Nenhum resultado encontrado

De acordo com a enciclopédia Wikipédia, a rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações que podem operar em diferentes níveis:

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."[2]

As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social24.

Considerando as informações do site da Tolentinoweb, as redes sociais, que começaram com o Orkut, se popularizaram. Além da participação no Orkut, o Brasil é o terceiro país onde mais se usa Twitter no mundo, o segundo país mais ativo no microblog e atinge o hoje o terceiro lugar de maior usuário de redes sociais – 99% dos internautas brasileiros já acessaram alguma. Ocupa também o quinto lugar em utilização de Hootsuite, plataforma de atualização e monitoramento de redes como Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare e outros.

Mark Zuckerbert fundou a rede social Facebook em um quarto no dormitório de estudantes da Universidade Harvard em 2004, quando tinha apenas 19 anos.

O Facebook, de acordo com a informação da revista Veja (2011, Edição 2237) é uma rede social que cresce sem parar passando de 598 milhões de usuários em agosto de 2010 para 753 milhões de usuários em agosto de 2011,

Considerando as informações da Revista Veja (2012, Ed.2255), hoje a rede já conta com mais de 845 milhões de usuários, em todos os continentes (exceto china) e até agosto de 2012 a previsão é que se alcance um bilhão de assinantes, representando uma a cada sete pessoas no mundo. No Brasil a cada 100 pessoas

24 Enciclopédia Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social, acessado em 25/02/2012, às 02h36.

que se conectam na internet, 75 fazem parte do Facebook. O sucesso da rede social é surpreendente e incontestável. Ela já consegue atrair tantos investidores que sua marca pode valer 100 bilhões de dólares.

O Facebook não foi a primeira rede social, mas provou-se a mais atraente, com um maior número de recursos e possibilidades de interação, que facilitam a troca de imagens e vídeos em tempo real, mesmo sendo acessado por um telefone celular. Deixou assim para trás competidores que chegaram a ser líderes em alguns países, como o MySpace e o Orkut25.

O Facebook apresenta vários aplicativos, dentre eles muitos games que atrai um número atraente de jogadores que buscam o entretenimento. Jogos como: Indiana Jones, Gardens of time, Diamond Dash, Badoo, Café World e Mini Fazenda são só alguns dos games que contribui para essa nova cultura de utilização das redes sociais.

Diante dessa mudança cultural tecnológica, do sucesso da rede social e do Facebook, aliado ao fato de que um grande percentual dos usuários sejam profissionais atuantes do mercado, no próximo capítulo se dedicará a uma experiência de utilização do Jogo Indiana Jones verificar uma possível sensibilização e consolidação de desenvolvimento de competências comportamentais em treinamento corporativo.

5.6. Considerações finais

É inegável e assustador a rapidez com que a tecnologia avança e modifica o mundo. Todas as culturas, de todos os países sofrem grandes influências e modificações devido a isso.

Vimos que a gestão do conhecimento está sendo alterada radicalmente: saiu dos desenhos nas cavernas para o gerenciamento de dados no ciberespaço. O avanço da tecnologia, além de mudar os hábitos e costumes, apresenta novos formatos de gerenciamentos de informações. A utilização de telefones celulares que

25 Sakate e Sbarai. O facebook engole o mundo, Veja, São Paulo, Edição 2255, ano 45, v. 6, p77 , 08 fev. 2012.

era pouco utilizado, hoje já se transformou em um item indispensável, não somente como telefone e para todos. O Smartphone se faz presente com naturalidade e permite o gerenciamento dos negócios à distância.

As redes sociais se apresentam como uma verdadeira febre, e determina quem faz parte do mundo. O Facebook, apesar de não ter sido a primeira rede social criada, se apresenta como a mais utilizada e mais atraente no ano de 2012.

Todas essas mudanças repercutem em novas alterações educacionais e corporativas. Nas escolas, em muitos países, a interação com a tecnologia é presente e nas empresas também se utilizam redes sociais para facilitar a proximidade e o atendimento dos clientes.

Os treinamentos empresariais contam hoje com tecnologias que até bem pouco tempo não se ouvia falar. Hoje temos cursos totalmente à distância, cursos oferecidos de forma presencial e à distância e um novo universo para se ampliar as modalidades de treinamentos proporcionadas até hoje

A utilização de games em treinamento on-line, seja na rede social, no celular ou no Smartphone, no meu ponto de vista, pode ser aceito como um recurso interessante para sensibilização de competências, pois muitas competências que se utilizam para alcançar os objetivos dos games, são utilizadas no desempenho das funções no trabalho. Outro ponto a ser considerado é que a população produtiva, ou seja, os funcionários das empresas também já tem a cultura de pertencer a esse universo tecnológico.

Como nada é isolado e o mundo caminha por causas e consequências, os

games na internet podem vir a ser utilizados também em treinamentos corporativos,

pela sua facilidade de utilização e familiaridade com o usuário. Assim, o próximo capítulo se dedica a demonstrar uma experiência, realizada com um grupo de pessoas, utilizando um game do Facebook com a finalidade de coletar informações sobre a capacidade de sensibilização no desenvolvimento de competências.

CAPÍTULO 6

COLETA DE DADOS NO CAMPO VISUAL

Após levantarmos as influências tecnológicas e seus alcances, este capítulo, de uma forma simples, visa trazer o relato de uma experiência obtida por meio de um grupo de pessoas, que aceitou participar do jogo Indiana Jones, da rede social

Facebook, com o propósito de observar as competências utilizadas no decorrer do

processo do jogo e a possível transferência de conhecimento para o trabalho diário. Um dos cuidados na escolha do jogo a ser utilizado nessa pesquisa é que ele fosse um jogo de fácil acesso e familiar a todos. Considerando o sucesso das redes sociais no mundo e a explosão da rede social Facebook aliado a enorme procura por

games, esse cenário se mostrou bastante pertinente a esse trabalho.

Analisando os games na internet, verifiquei que alguns dos jogos oferecidos não eram munidos de regras, assim foram descartados. Outros necessitavam de ajuda coletiva, fator este que os colocou como condizentes a esta pesquisa.

A etapa seguinte era selecionar um jogo relativamente novo para que todos os participantes iniciassem ao mesmo tempo, começando do mesmo nível.

Outro aspecto considerado é que o jogo pudesse possibilitar a sensibilização de algumas competências imprescindíveis ao profissional de sucesso para os autores Leme & Vespa (2008): criatividade; empreendedorismo; visão sistêmica; negociação; organização e planejamento; foco em resultado; foco no cliente; cultura da qualidade; liderança; tomada de decisão; comunicação; trabalho em equipe; relacionamento interpessoal; flexibilidade.

Documentos relacionados