• Nenhum resultado encontrado

Trem Bala (Ana Vilela) Não é sobre ter

II MOMENTO Professor/a

Chegamos ao fim da proposta didática: Dramas Humanos – Uma expressão da

realidade para a promoção do letramento literário. Nosso intento com o desenvolvimento

dessa proposta didática é ter contribuído para:

 Confrontar realidade e ficção;  Aguçar o prazer pela leitura;  Fomentar a prática escrita;

 Conhecer características do gênero conto;

 Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;

 Estimular a criatividade e o desejo de conhecer outras obras literárias;

 Compreender o papel da Literatura e da leitura para a formação escolar, social e humana;

 Proporcionar momentos de prazer, através da leitura literária, ampliando o vocabulário e a organização de pensamentos.

Sugerimos encerrar a aula relembrando que todos os contos lidos foram direcionados à reflexão sobre a valorização do ser humano. Nesse sentido, seria oportuno terminar ouvindo a canção Trem Bala, inclusive, cante-a com os alunos. Se possível, monte anteriormente uma apresentação visual (com as fotos dos alunos nas atividades realizadas) para passar, enquanto ouvem e cantam a canção. Acreditamos que a afetividade é um ponto crucial para reforçar o vínculo entre alunos e professor/a, bem como entre os alunos entre si.

Reflexão...

.

Assim, como expresso na charge, esperamos que a leitura dos contos possa ter sido um estímulo significativo para a vida dos alunos.

ANEXO A

Declaração da Instituição Coparticipante

Declaro estar ciente que o Projeto de Pesquisa “Dramas Humanos – Uma Expressão da Realidade para a Promoção do Letramento Literário por meio do Gênero Conto”, será avaliado por um Comitê de Ética em Pesquisa e concordar com o parecer ético emitido por este CEP, conhecer e cumprir as Resoluções Éticas Brasileiras, em especial a Resolução CNS 466/12. Esta Instituição está ciente de suas corresponsabilidades como Instituição coparticipante do presente projeto de pesquisa, e de seu compromisso no resguardo da segurança e bem-estar dos participantes da pesquisa, nela recrutados, dispondo de infraestrutura necessária para a garantia de tal segurança e bem-estar.

Autorizo os(as) pesquisadores(as) Profa. Dra. Marisa Martins Gama-Khalil e a Profa. Priscilla da Silva Cesar Carvalho a desenvolverem, com turma de nono ano, oficinas de leitura de contos voltadas à literatura infanto-juvenil, sob a perspectiva do letramento literário, utilizando-se da infraestrutura desta Instituição.

Goiânia ____ de ______________ de ______.

_______________________________________ Assinatura do(a) responsável

ANEXO B

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do Aluno

Você está sendo convidado(a) para participar da pesquisa intitulada “Dramas Humanos – Uma Expressão da Realidade para a Promoção do Letramento Literário por meio do Gênero Conto”, sob a responsabilidade das pesquisadoras Profa. Dra. Marisa Martins Gama-Khalil e a Profa. Priscilla da Silva Cesar Carvalho.

Nesta pesquisa, nós temos como objetivo desenvolver estratégias de leitura literária, para que o aluno possa compreender e envolver-se com a arte literária a partir de contos literários que exploram os dramas humanos, propondo o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio de atividades direcionadas. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será obtido pela pesquisadora Profa. Priscilla da Silva Cesar Carvalho, em turma de nono ano do Ensino Fundamental II, turno vespertino, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, escola onde você estuda.

Você tem um tempo para decidir se quer participar, conforme item IV da Resolução CNS 466/12, ou Capítulo III da Resolução 510/2016. Na sua participação, você responderá a uma sondagem do seu conhecimento sobre Literatura, no início e no final da pesquisa, sobre a significação da leitura e da Literatura para você, o que seria gênero literário conto e também o que compreende como dramas humanos. Durante a pesquisa, participará de oficinas de leitura e produção escrita, onde serão trabalhados nove contos de autores brasileiros e estrangeiros.

Você não terá nenhum gasto e ganho financeiro por participar da pesquisa. Em nenhum momento, você será identificado; porém, há o risco de identificação, que será mínimo. Os riscos consistem em direcionar as aulas de Literatura para atividades sobre os contos literários. Desse modo, cientes de que nenhum trabalho de pesquisa está imune a riscos, sendo a aplicação de tais atividades realizada pela professora-pesquisadora, nas aulas de Literatura, entendemos que os alunos que participarão dela não estarão vulneráveis a eles.

Ponderamos que o risco mínimo que você pode correr corresponde a sua identificação como participante da pesquisa, o que contraria a Resolução CNS 466/12. Neste contexto, enquanto responsáveis por esta pesquisa, nos comprometemos a manter em total sigilo a sua identidade. Para isso, utilizaremos siglas a fim de identificá-lo e, se tirarmos fotos, usaremos efeitos artísticos para encobrir seus rostos; e, mesmo com uma publicação deste trabalho, sua identidade será preservada.

Como as atividades referem-se à área de conhecimento já presente no currículo escolar, não haverá danos aos estudantes. A pesquisadora utilizará como método a observação

das oficinas e anotações da participação e do desenvolvimento dos alunos, em diário de campo, e arquivamento em portfólios, que, ao final, servirão para análises e avaliações dos resultados obtidos. Tais avaliações serão realizadas de modo sigiloso, de forma a não causar quaisquer danos por constrangimento. Os benefícios serão a colaboração para a prática pedagógica e o desenvolvimento das capacidades descritivas e literárias dos alunos, com base na interação entre leitor e texto literário.

Você é livre para deixar de participar da pesquisa, a qualquer momento, sem nenhum prejuízo ou coação. Uma via original deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ficará com você. Qualquer dúvida a respeito da pesquisa, você poderá entrar em contato com a pesquisadora Priscilla da Silva Cesar Carvalho – pelo contato profissional (62) 3298-4110 ou pelo endereço Rua Jc, nº 26, QD 05 LT 08-11, Jd. Curitiba, Goiânia-GO –, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Uberlândia-MG). Poderá também entrar em contato com o CEP – Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos, na Universidade Federal de Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, nº 2121, bloco A, sala 224, Campus Santa Mônica, Uberlândia-MG, telefone (34) 3239-4131). O CEP é um colegiado independente, criado para defender os interesses dos participantes das pesquisas, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, conforme resoluções do Conselho Nacional de Saúde.

Goiânia ____ de ______________ de ______.

_______________________________________

_______________________________________ Assinatura dos pesquisadores

Eu aceito participar do projeto citado acima, voluntariamente, após ter sido devidamente esclarecido.

________________________________________ Participante da Pesquisa

ANEXO C

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do Responsável

Prezado(a) senhor(a), o(a) menor, pelo qual o(a) senhor(a) é responsável, está sendo convidado(a) para participar da pesquisa intitulada “Dramas Humanos – Uma Expressão da Realidade para a Promoção do Letramento Literário por meio do Gênero Conto”, sob a responsabilidade das pesquisadoras Profa. Dra. Marisa Martins Gama-Khalil e a Profa. Priscilla da Silva Cesar Carvalho.

Nesta pesquisa, nós estamos buscando entender como estratégias de letramento literário permitem ao aluno compreender e envolver-se com a arte literária a partir de contos que retratam os dramas humanos, criando produções orais e escritas para os mesmos. O

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será obtido pela pesquisadora Profa. Priscilla da

Silva Cesar, em turma de nono ano do Ensino Fundamental II, turno vespertino, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, escola onde o(a) aluno(a) estuda.

Na participação do(a) menor, ele(a) responderá um questionário, no início e no final da pesquisa, sobre a significação da leitura e da Literatura para ele, o que seria gênero literário conto e também o que compreende como dramas humanos. Durante a pesquisa, participará de oficinas de leitura e produção escrita, onde serão trabalhados nove contos de autores brasileiros e estrangeiros.

Em nenhum momento o(a) menor será identificado(a), porém, há risco de identificação, que será mínimo. Os resultados da pesquisa serão publicados e, ainda assim, a identidade do(a) menor será preservada. O(a) menor não terá nenhum gasto e ganho financeiro por participar na pesquisa. Os riscos consistem em direcionar as aulas de Literatura para atividades sobre obras literárias. Desse modo, cientes de que nenhum trabalho de pesquisa está imune a riscos, sendo a aplicação de tais atividades, realizada pela professora pesquisadora nas aulas de Literatura, entendemos que os alunos que participarão dela não estarão vulneráveis a eles.

Ponderamos que o risco mínimo que você pode correr corresponde a sua identificação como participante da pesquisa, o que contraria a Resolução CNS 466/12. Neste contexto, enquanto responsáveis por esta pesquisa, nos comprometemos a manter em total sigilo a sua identidade. Para isso, utilizaremos siglas a fim de identificá-lo e, se tirarmos fotos, usaremos efeitos artísticos para encobrir seus rostos; e, mesmo com uma publicação deste trabalho, sua identidade será preservada.

Como essas atividades referem-se à área de conhecimento já presente no currículo escolar, não haverá danos aos estudantes. A pesquisadora utilizará como método a observação das oficinas e anotações da participação e do desenvolvimento dos alunos, em diário de campo, e arquivamento em portfólios que, ao final, servirão para análises e avaliações dos resultados obtidos. Tais avaliações serão realizadas de modo sigiloso, de forma a não causar quaisquer danos por constrangimento. Em relação aos benefícios que a pesquisa trará, podemos citar a colaboração para a prática pedagógica e o desenvolvimento das capacidades descritivas e literárias do aluno; a oportunidade de participarem de oficinas elaboradas especialmente para o desenvolvimento desta pesquisa.

O(a) menor é livre para deixar de participar da pesquisa, a qualquer momento, sem nenhum prejuízo ou coação. Uma via original deste Termo de Consentimento Livre e

Esclarecido ficará com o(a) senhor(a), responsável legal pelo(a) menor. Qualquer dúvida a

respeito da pesquisa, você poderá entrar em contato com a pesquisadora Priscilla da Silva Cesar Carvalho – pelo contato profissional (62) 3298-4110 ou pelo endereço Rua Jc, nº 26, QD 05 LT 08-11, Jd. Curitiba, Goiânia-GO –, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Uberlândia-MG). Poderá também entrar em contato com o CEP – Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos, na Universidade Federal de Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, nº 2121, bloco A, sala 224, Campus Santa Mônica, Uberlândia-MG, telefone (34) 3239-4131). O CEP é um colegiado independente, criado para defender os interesses dos participantes das pesquisas, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, conforme resoluções do Conselho Nacional de Saúde.

Goiânia ____ de ______________ de ______.

_______________________________________

_______________________________________ Assinatura dos pesquisadores

Eu, responsável legal pelo (a) menor _________________________________________, consinto na sua participação no projeto citado acima, caso ele(a) deseje, após ter sido devidamente esclarecido.

_____________________________________________ Responsável pelo(a) menor participante da pesquisa

ANEXO D

Participante 1 Participante 2

ANEXO E

Participante 3

ANEXO F

Participante 5

Participante 6

ANEXO G