• Nenhum resultado encontrado

Em se tratando da motivação para a participação na Romaria, de uma maneira geral, em sua maioria, os entrevistados colocaram em foco aspectos atinentes à própria religião católica, dando destaque ao universo da fé (e aos elementos a ele relacionados) e à ambiência decorrente desse contexto. Esses aspectos vinculados à motivação para a participação na Romaria podem ser melhor visualizados por meio da tabela que segue.

Tabela 12 – Tópicos de fragmentos indicativos de motivações dos sujeitos para participação na Romaria e sua representatividade numérica e percentual no conjunto de fragmentos

relativos ao contexto da fé

(continua)

TÓPICOS FRAGMENTOS/SUJEITOS Nº DE

FRAGMENTOS %

FÉ (em si): agente mobilizador

A fé – (1), (2), (11), (19), (36), (44) A fé mesmo – (3), (39)

A fé, que me envolveram – (8)

A fé, em princípio, acima de tudo – (15) Muita fé – (28)

11 11,58

Subtotal 11 11,58

FÉ: objeto de busca

A gente sempre busca a fé – (7)

A fé [...] enfim, tudo o que eu preciso – (21) Uma confirmação de fé – (25.1), (29) 4 4,21 Subtotal 4 4,21 FÉ: em foco direcional Nossa Senhora – (9), (10), (16), (24), (29), (38.1), (49)

Nossa Senhora de Caravaggio pelos milagres que ela faz – (26)

Nossa Senhora que nos leva a seu Filho – (14) Mãe Maria – (40)

Santa – (22), (23), (37), (41), (41.1), (48), (50)

17 17,89

Pra homenagear a nossa Santa – (16)

Fazer uma homenagem – (49) 2 2,11

Agradecer – (6), (36), (44.1)

Agradecer as graças – (11), (28), (31), (31.1), (43),

(43.1)

(Mais) agradecimentos – (12), (44) Agradecendo muito – (21)

Agradecer a Santa [...] por tudo que a gente conquistou – (23)

Agradecer a Santa [...] por tudo o que ela tem ajudado todo esse tempo – (47)

Agradecer um pedido – (25)

Agradecer tudo, as coisas que a gente consegue –

(36.1)

Agradecer tudo que eu recebo durante o ano – (45) Fiz uma promessa [...] estou bem – (9)

Tu faz uma promessa, próximo ano vou pra lá –

(33.1)

Se a Santa me ajudasse [...] eu trouxe um monte de vela e acendi aqui – (22)

Vim pagar promessa – (47)

4 4,21

Pedir – (43), (44.1) Pedindo também – (21)

A gente pede pra ela, sempre dar saúde – (23) Pedir pros outros [...] pedir pra ela [...] que ela me dê saúde – (31.1)

Os pedidos – (31)

Pedir saúde, proteção, tudo junto – (33.1)

Eu vim buscar saúde [...] eu ando muito doente –

(34)

Pra trazer mais saúde, mais paz, mais harmonia, mais... pra minha família toda – (35)

Pedir pela saúde – (41.1)

Pedir graças, pedir a saúde – (43.1) Só venho pedir umas bênção – (46) Força, tudo que eu preciso – (21) Levar coisas boas pra minha casa – (45)

14 14,74

Subtotal 54 56,84

ESTADO DE ESPÍRITO: objeto

de busca

Prazer de vim aqui, tá aqui – (20) É bom vir aqui também – (22)

Me sinto bem [...]. É um lugar bom de vir aqui. A gente se sente assim contente – (43.1)

Dá uma alegria vir pra cá, a gente se sente bem [...] fico contente de vir aqui – (43)

É um lugar bom, me sinto feliz – (24) A gente se sente bem/melhor – (28)

A gente se sente bem aqui [...] alegria, felicidade, tudo, tudo de bom assim – (37)

Esse espírito todo que envolve a gente – (10) Me sinto melhor [...] de espírito – (46)

É uma sensação enorme diante do meu coração. Parece que mexe comigo [...]. Parece que me sinto mais feliz [...] mais realizado – (35)

É uma renovação também. Uma paz – (29)

É um momento de reencontro com a paz, com Deus –

(38.1)

É um jeito de..., é um momento nosso [...], que a gente tira pra pensar [...] pra rever as nossas atitudes – (39)

É um momento de alegria, de satisfação. Traz aquela paz na gente – (50)

Ter esperança de dias melhores – (3), (44)

16 16,84

Subtotal 16 16,84

RELIGIÃO (em si): agente mobilizador

Sou católica – (42)

A gente é muito católico – (45) 2 2,11

É pra rezar – (16.1), (17.1), (25), (43)

Um dia pra orações – (33.1), (33) 6 6,31

É um dia especial [...] pra se dedicar [...] pra missa

– (33)

A gente vem aqui e escuta uma missa – (20)

2 2,11

Subtotal 10 10,53

TOTAL 95 100

Fonte: Elaborado pela própria autora.

A tabela 12 apresenta os cinco tópicos construídos para agrupar os 95 fragmentos (e respectivos sujeitos), relativos ao contexto da fé, correspondentes à motivação para a Romaria. Detalhando um pouco esses tópicos, o primeiro deles corresponde à FÉ, EM SI, COMO AGENTE MOBILIZADOR, ou seja, a mobilização para a Romaria ocorreria pela própria fé. Contudo, não se identifica, para esse tópico, uma explicitação ou complementação enunciativa da palavra “fé”, uma vez que os entrevistados mencionaram como motivação para a participação da Romaria “A fé”, “A fé mesmo”, “A fé, que me envolveram”, “A fé, em princípio, acima de tudo”, “Muita fé”. Mas, embora a palavra “fé” apareça sem complementação enunciativa, o contexto da Romaria permitiria inferir desdobramentos, que posteriormente serão explicitados, como a fé em Nossa Senhora de Caravaggio (que levaria à homenagem, ao agradecimento, ao pedido, ao cumprimento de promessa), ou ainda, a fé como objeto de busca.

No segundo tópico elencado, a FÉ é enunciada COMO OBJETO DE BUSCA estando a mobilização para a Romaria centrada nessa busca, como é possível depreender dos seguintes fragmentos: “A gente sempre busca a fé”, “A fé [...] enfim, tudo o que eu preciso”, “Uma confirmação de fé”.

Na sequência, tem-se a FÉ EM FOCO DIRECIONAL, ou seja, nesse caso, a mobilização do romeiro envolve explicitamente Nossa Senhora de Caravaggio, que representa a direção (o foco) da sua fé (a motivação para a Romaria abrange a fé em Nossa Senhora), como é possível observar nas seguintes verbalizações: “Nossa Senhora”, “Nossa Senhora de Caravaggio pelos milagres que ela faz”, “Nossa Senhora que nos leva a seu Filho”, “Mãe Maria”, “Santa”. Além disso, nesse tópico, os fragmentos apontam aquilo que marca a relação do sujeito com a Nossa Senhora, como homenagem, agradecimento, pedido e cumprimento de promessa (elementos presentes na mobilização do romeiro): “Pra homenagear a nossa Santa”, “Agradecer as graças”, “Agradecer a Santa [...] por tudo que a gente conquistou”, “Agradecer

tudo que eu recebo durante o ano”, “Fiz uma promessa [...] estou bem”, “Vim pagar promessa”, “A gente pede pra ela, sempre dar saúde”, “Pedir saúde, proteção, tudo junto”, “Pra trazer mais saúde, mais paz, mais harmonia, mais... pra minha família toda”, “Pedir graças, pedir a saúde”, “Levar coisas boas pra minha casa”, citando apenas algumas ocorrências.

No tópico ESTADO DE ESPÍRITO, este se apresenta como objeto de busca pelo romeiro, sendo um dos aspectos motivadores da participação na Romaria. Desse modo, ao mencionarem a motivação para participar da Romaria, alguns entrevistados assinalaram, ainda que indiretamente, a busca pela vivência de um estado de espírito (proporcionado pela ambiência de fé, religiosidade, espiritualidade da Romaria), sendo que, nessa busca, é possível identificar uma mescla entre o objeto/razão (porque), a finalidade (para) e a consequência/efeito dessa busca. Esses aspectos puderam ser depreendidos de fragmentos como: “Prazer de vim aqui, tá aqui”, “Me sinto bem [...]. É um lugar bom de vir aqui, a gente se sente assim contente”, “Dá uma alegria vir pra cá [...] fico contente de vir aqui”, “É um lugar bom, me sinto feliz”, “A gente se sente bem/melhor”, “Esse espírito todo que envolve a gente”, “Me sinto melhor [...] de espírito”, “Ter esperança de dias melhores”, “É uma renovação também”, “É um momento de reencontro com a paz, com Deus”, “É um jeito de..., é um momento nosso [...], que a gente tira pra pensar [...] pra rever as nossas atitudes”, entre outros exemplos.

No que se refere ao tópico RELIGIÃO, EM SI, como AGENTE MOBILIZADOR para a participação na Romaria, os fragmentos ali agrupados correspondem a elementos ligados à religião católica, porém, sem apresentar uma explicitação enunciativa a esse respeito. Ainda, as verbalizações vinculam a motivação para a Romaria a uma vivência religiosa e àquilo que está afeto a essa vivência, como reza, oração, missa, entre outros aspectos. Os seguintes fragmentos exemplificam essas observações: “Sou católica”, “É pra rezar”, “Um dia pra orações”, “É um dia especial [...] pra se dedicar [...] pra missa”, mencionando algumas ocorrências.

Focalizando esses tópicos, em termos numéricos e percentuais, é possível dizer que FÉ: EM FOCO DIRECIONAL é o que apresenta o maior conjunto de fragmentos, englobando pouco mais da metade (56,84%) do total das verbalizações. Além disso, esse tópico pode ser dividido em outros cinco subtópicos, quer sejam: FÉ EM NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO (motivação que levaria aos demais quatro subtópicos), HOMENAGEM, AGRADECIMENTO, CUMPRIMENTO DE PROMESSA e PEDIDO. Desses cinco subtópicos, FÉ EM NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO e AGRADECIMENTO se sobressaem pelo número de fragmentos que, quando

somados, atingem mais da metade (35,78%) do total do tópico (56,84%). Outro subtópico que se destaca pela quantidade de verbalizações é o referente a PEDIDO (14,74%).

O tópico com a segunda maior representatividade corresponde ao ESTADO DE ESPÍRITO: OBJETO DE BUSCA, com 16,84% do total dos fragmentos. Em contrapartida, o tópico de menor representatividade (4,21%) refere-se à FÉ de modo geral, colocada explicitamente como OBJETO DE BUSCA.

Cabe ressaltar um outro grupo de fragmentos, relacionados a um contexto diferente do contexto da fé, que pôde ser identificado no conjunto das verbalizações referentes à motivação para a Romaria. Esses fragmentos estão dispostos na figura 27 (em forma de quadro) que segue.

Figura 27 – Fragmentos das verbalizações dos sujeitos relativos a motivações para participação na Romaria abrangendo contexto diferente do contexto da fé

FRAGMENTOS SUJEITOS

Conhecer, um passeio, (pra rezar, um pouco) (27.1)

Na verdade eu não sou devota [...] mais para conhecer (30)

Pra conhecer (32)

É uma ocasião assim pra gente participar juntos de alguma coisa; é um bom exercício (18.1)

(Agradecer pelas coisas). Mais pra fazer companhia mesmo (17)

Mais pelo turismo religioso (pela fé) pela cultura italiana também [...] pela religião (13) Fonte: Elaborado pela própria autora.

Por meio desse quadro, percebem-se elementos relacionados à motivação para a participação na Romaria, que abrangem um contexto que não o da fé, ainda que, em alguns casos, se identifiquem elementos vinculados à religião (dispostos entre parênteses), porém de forma não predominante, apenas como um complemento da enunciação. Portanto, as verbalizações que ali se encontram possuem uma característica diferente daquelas que se relacionam ao contexto da fé. Nesses casos, conhecer, convivência social, exercício físico, por exemplo, seriam as razões/finalidades predominantes da participação na Romaria. Eventuais menções a um elemento de ordem religiosa que se mesclam às verbalizações não se instituem como foco enunciativo.

Em comparação à quantidade de fragmentos ligados ao contexto da fé, as verbalizações elencadas nesse conjunto representam um número inferior (6 fragmentos em

contraposição a 95) e apontam para aspectos como: conhecer, passear, participar juntos, fazer exercício, fazer companhia, fazer turismo religioso, entre outros.

Em forma de síntese, a figura a seguir ilustra os elementos presentes na motivação para a participação na Romaria, mencionados pelos entrevistados.

Figura 28 – Diagrama ilustrativo dos aspectos relacionados à motivação para a participação na Romaria, vinculados ou não ao contexto da fé

Fonte: Elaborado pela própria autora.

A partir dos dados discursivos e do diagrama apresentados, tem-se que a mobilização dos romeiros prende-se, predominantemente, ao universo da fé (esta como agente ou objeto de busca, com ou sem complementação enunciativa), centralizado na relação romeiro-Nossa Senhora de Caravaggio (cuja devoção o leva a homenageá-la, a agradecer-lhe, fazer-lhe pedidos, cumprir promessa), marcando fortemente a religiosidade ali presente, assim como elementos de uma espiritualidade vivenciada ou buscada no evento. No outro polo, o percentual significativamente menor (5,90% em relação ao total de 101 verbalizações) das referências a um contexto diverso ao da fé (conhecer, passear, participar juntos, fazer companhia, fazer turismo religioso, conhecer a cultura) denotam a pouca representatividade desses elementos na motivação para participar da Romaria.