• Nenhum resultado encontrado

mulheres moendo cereais juntas Note õ fogão para

4 4 / 0 In d iv íd u o na V id a F am iliar

V á rio s p o tes e v a s ilh a s d os te m p o s b íb lic o s . E ram usado s p ara g u a rd a r a lim e n to s e ta m b é m nas refe iç õ e s.

va pelo meio de um largo orifício da pedra superior, que normalmente era feita de basalto, uma pedra leve. Um cabo vertical era fixado na pedra de cima para permitir que fosse girada em torno do suporte de madeira ou eixo. Grãos de cevada (para os pobres) ou de trigo iam sendo colocados no orifício do eixo, à medida que a pedra superior ia sendo girada. O grão era esmagado entre as duas pedras e caía em forma de farinha sobre o tecido.

A mulher podia moer sozinha, mas o trabalho ficava mais fácil com uma companheira (veja Mt 24.4). Quan­ do possível, eram usados escravos para esse trabalho, como Sansão descobriu ao ser preso (Jz 16.21) e como os judeus aprenderam no cativeiro (Lm 5.13). O som produzido pela moagem do grão era familiar. Jeremias disse que a ausência desse som seria uma marca do Juízo de Deus (Jr 25.10).

Suprimento de Agua

Os dois serviços fora de casa — buscar água e ir ao mercado local — eram feitos pelas meninas mais ve­ lhas. A água era colhida no poço locaJ ou na fonte, no início ou no fim do dia. Eliezer, servo de Abraão, uti­ lizou esse fato para buscar a orientação de Deus na escolha de uma esposa para Isaque (Gn 24.11-13). Ele também sabia que eram sempre as moças mais velhas, solteiras, que iam buscar água (veja 1 Sm 9.11). A água era transportada em um jarro grande de cerâmica so­ bre o ombro (o método adotado por Rebeca, Gn 24.25) ou apoiado no quadril.

Atividades domésticas/4 5

M e rca d o em H e b ro m . O s m e rc a d o s d o s te m p o s b íb lico s d e via m s er m u ito s e m e lh a n te s a e ste .

Compras

Quando não havia alimento nos depósitos da família, as pessoas tinham de se abastecer no mercado local. Essa era uma tarefa diária, pois não se podia manter comida por mais de um dia naquele clima quente sem recorrer ao processo de secar e salgar o alimento. Essa prática se encontra por trás das palavras da oração do Senhor: “O pão nosso

de cada dia dá-nos hoje \

onde pedimos a ajuda de Deus para vivermos um dia de cada vez (M t 6.11, itálico acrescentado).

Como parte da visita aos fornecedores, algumas fa­ mílias se serviam do pão assado no forno comunitário. Oséias nos conta como os pães eram colocados no for­ no à noite e assavam lentamente, sendo retirados antes que o padeiro atiçasse novamente o fogo de manhã (Os 7.4-6). Jeremias recebia todos os dias um pão da Rua dos Padeiros em Jerusalém, durante a sua prisão (Jr 37.21).

Enquanto alguém ia buscar a água e o alimento, a mãe e as outras filhas tinham muito a fazer. O chão da casa devia ser varrido cuidadosamente e tudo posto em ordem (Lc 1 1.25), especialmente se animais dormis­ sem dentro de casa à noite; era também preciso tomar banho e lavar objetos. O fogo tinha de ser atiçado até as brasas arderem para cozinhar as refeições.

4 6 / 0 ín d iv íd u o na V id a F am iliar

T ip o d e fo rn o tra d ic io n a l Assando o pão

O pão era o alimento básico. A farinha do moinho manual era misturada com água e a massa colocada sobre pedras chatas previamente aquecidas. Se fer­ mento fosse usado no pão, um pouco de massa do dia anterior (o fermento) era colocada na nova massa e esta deixada junto ao fogo até que o fermento da velha massa levedasse tudo (M t 13.33; G1 5.9). O pão era então colocado no forno para assar.

Outros métodos de assar pão podiam ser usados com os fornos primitivos. Uma forma era colocar um pra­ to de louça de barro invertido sobre o fogo e dispor os pães sobre a superfície convexa. Outra tinha a forma de um cone cortado, com uma abertura no fundo para o fogo entrar; os pães eram fixados no interior do cone. Só no período dos romanos é que foi inventado um forno de cerâmica em que a parte onde a fornalha era separada da área em que se cozinhava, possibilitando a fabricação de pães mais espessos.

De fato, um receptáculo de cerâmica ou até uma cova feita na terra, que pudesse levar calor à massa, podia ser utilizado como forno. Paes finos como pa­ pel, pães do tamanho de biscoitos e outros mais pe­ sados eram feitos desse modo. (Compare o pão fino usado para pegar o molho em M t 26.23 com os bis­ coitos do almoço em João 6.9 e os bem mais pesados

A tivid ad es dom ésticas/47

M u lh e r b e d u ín a a s s a n d o p ão nu m a v a s ilh a g ra n d e e m b o rc a d a s o b re o fo g o .

em Jz 7.13.) Uma bandeja de metal era às vezes colo­ cada sobre o fogo, contendo grãos para assar. À me­ dida que os grãos “estouravam”, eles formavam pi­ pocas ou “trigo tostado” (1 Sm 17.17; 25.18).

A Sesta

Quando se aproximava o calor do dia, era hora para uma sesta longe do sol. Abraão sentou na porta da ten­ da para a sesta (Gn 18.2), Saul foi para uma caverna (1 Sm 24.3), e Isbosete ficou em sua casa (2 Sm 4.5).

Refeição da noite

Depois do descanso do meio-dia havia muitas ativi­ dades importantes. A refeição da noite tinha de ser pre­ parada para os homens quando eles voltavam do traba­ lho. Essa geralmente consistia de vegetais ou de um cozido de lentilhas (Gn 25.29,34; Dn 1.12), que era retirado de uma vasilha comum, usando um pedaço de pão fino.

Em ocasiões especiais, tais como uma festa ou quan­ do um sacrifício tinha sido feito, era acrescentada car­ ne ao cozido; na Páscoa a carne era assada. O sangue tinha de ser escorrido da carne e posteriormente foi proibido servir carne com laticínios (Lv 7.26). Havia também leis estritas sobre qual a carne que podia ou não ser comida (Lv 11). A refeição terminava com fru­ tas frescas ou secas.

4 8 / 0 Ind ivíd uo na V id a Fam iliar

V asilha rasa para lavar os pés.

Habilidades

Outra atividade importante era fiar e tecer para fa­ zer roupas para a família e para vender. A mulher ideal em Provérbios 31 é descrita como alguém que procura lã e linho e trabalha diligentemente com as mãos (v. 13). Ela fia, tece e faz roupas (vv. 19,21), faz tapetes e cober­ tas para a casa (v.22) e vende o excesso no mercado (v.24). Enquanto fazia esse tipo de trabalho, ela con­ versava com as outras mulheres e com os filhos.

Lavagem

Em alguma hora do dia, as pessoas precisavam to­ mar banho. Se Bate-Seba era um caso típico, isso tinha lugar no fim do dia (2 Sm 1 1.2). A casa pequena co­ mum dificilmente rinha facilidades para o banho; .só nas casas ricas era provido um aposento com uma ba­ nheira. O mais usado era um recipiente raso de cerâ­ mica com um sulco no meio para os pés. O banho com­ pleto era tomado numa fonte ou no rio. Até a filha do Faraó se banhava no rio (Ex 2.5). Eliseu parece ter-se referido a essa prática quando mandou Naamã tomar banho no rio (2 Rs 5.10).

LTma vez terminada a refeição e a noite chegada, as pessoas iam dormir cedo, a fim de se levantarem com o sol na manhã seguinte.

A r i v i da

d

C5

d

r) m és

l

i c J.s / 4 9

Leia agora

a sua Bíblia