• Nenhum resultado encontrado

Município de SBC

No documento Tabela Números da Represa Billings (páginas 133-136)

*COORDENADORIA DE AÇÕES COMUNITÁRIAS *COORDENADORIA DE AÇÕES PARA A JUVENTUDE

14.2 Plano de Funcionamento e de Manutenção

14.2.2 Município de SBC

(1) Manutenção dos rios e ruas decorrente da instalação das redes de esgoto dos bairros de Alvarenga e Lavras.

Os rios Alvarenga e Lavras dos bairros de Alvarenga e de Lavras atualmente estão ainda na forma de rios naturais, mas a manutenção dos rios e das ruas será realizada ao longo do coletor de esgoto planejado. Após a finalização, os rios e as ruas serão administrados pela Secretaria de Serviços Urbanos do município de SBC, mas como eles são curtos e a carga administrativa é pouca, não haverá problemas em especial. Os serviços são os seguintes. 1) Rios

ESTUDO SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MELHORIA AMBIENTAL NA ÁREA DE MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS

Relatório Final

14 - 20

• Reparos de danos e desmoronamentos das margens dos rios • Limpeza dos rios

2) Ruas

• Reparos da pavimentação

• Reparos de danos e desmoronamentos de taludes

(2) Pavimentação permeável (incluindo as instalações de drenagem)

A pavimentação permeável tem como objetivo fazer infiltrar ativamente as águas das chuvas para dentro da terra, e a sua estrutura é tal que se instala a camada de infiltração sob o material de pavimentação permeável à água (camada externa). Como permite a água infiltrar diretamente ao subsolo, tem os efeitos de evitar o transbordamento de esgotos e rios em ocasiões de chuvas fortes que ultrapassam a tolerância de projeto, de melhoramento ecológico dos vegetais e do solo, de suprir os lençóis subterrâneos, etc. A pavimentação permeável será usada em vielas, calçadões, estacionamentos, parques, etc. Ainda, como existe o temor de que se for utilizada a pavimentação permeável, ocorra uma erosão superficial das vias com as chuvas e não se consiga manter a resistência mecânica, em princípio ela não será utilizada em faixas de rolamento de vias principais.

A pavimentação permeável (incluem-se caixas e poços de visita) será realizada com foco no bairro Alvarenga e após a finalização será mantida pela Secretaria de Serviços Urbanos. A base da manutenção é centrada na inspeção e limpeza para se prevenir a redução da capacidade de permeação das águas pluviais, pelo entupimento dos poros. Existem a lavagem manual e a lavagem por jateamento como métodos de limpeza.

As calçadas no Brasil freqüentemente são projetadas, usam materiais criativos e também são lavadas com detergentes e mangueira, como se fossem propriedades privadas. A manutenção da pavimentação permeável deve ser realizada periódica e permanentemente, e como o número de pontos a inspecionar aumenta, é desejável que se analise a introdução da manutenção com a participação dos moradores.

(3) Centro de Estudo e Experimentação Ambiental

O Centro de Estudo e Experimentação Ambiental será instalado e organizado como um local de aprendizado sobre o meio-ambiente da Represa Billings, e objetiva ser utilizado amplamente, com certeza pelos cidadãos de SBC, e também pelos moradores da bacia da

ESTUDO SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MELHORIA AMBIENTAL NA ÁREA DE MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS

Relatório Final

14 - 21

Represa Billings. O município de SBC deverá ser o participante principal no empreendimento, fazendo as construções, e o Centro deverá ser administrado pela Secretaria da Habitação e do Meio-Ambiente (SHAMA) do município de SBC, até que as atividades estejam funcionando sem nenhum problema. Contudo, no estágio em que a compreensão e a cooperação de todos os envolvidos se aprofundarem, sugere-se que se organize uma comissão administrativa e que se realize uma administração em conjunto.

Como a administração do Centro de Estudo e Experimentação Ambiental deverá ser um empreendimento totalmente novo, pelo menos três pessoas serão necessárias e o recrutamento ou aceitação de voluntários será analisada. Considera-se que serão necessárias as atividades abaixo.

• Administração da edificação • Promoção do uso das instalações

• Atender consultas para o uso das instalações • Planejamento de exposições

• Explicação das exposições

• Orientação do aprendizado por experimentação • Desenvolvimento de materiais didáticos • Desenvolvimento dos cursos de aprendizado

• Coleta de materiais e dados relativos ao meio-ambiente da Represa Billings. • Administração do acervo bibliográfico

• Divulgação (elaboração de um website)

• Comunicação das atividades e idéias ao Conselho de Operação “Billings Viva!” Para o local de instalação, estão previstas as áreas internas do Parque Estoril que está voltado para o Braço do Rio Grande, está na margem oposta da estação de captação de água do Rio Grande e onde se pode entrar em contato com a água.

O conteúdo será tal que se possa compreender a história, a natureza, a qualidade da água e a ecologia da Represa Billings, através de maquetes, vídeos, fotos, etc. e serão instalados painéis sobre a vida cotidiana e o meio-ambiente, permitindo a Educação Ambiental, e o aprendizado por experimentação. Também será providenciado um roteiro de passeio sobre o lago. Uma vez que há nas proximidades a Estação de Tratamento de Água do Rio Grande e a Estação de Tratamento de Esgoto de Riacho Grande, poder-se-á aprender sobre o ciclo da

ESTUDO SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MELHORIA AMBIENTAL NA ÁREA DE MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS

Relatório Final

14 - 22

água se eles puderem ser incluídos no roteiro de visitas, com a cooperação da SABESP. No início dever-se-á atuar ativamente sobre os municípios relacionados com a bacia para que o centro seja utilizado como local para aprendizado escolar ao ar livre.

No caso de se incorporar o escritório da Conselho de Operação “Billings Viva!”, precisa-se aumentar mais uma pessoa e deve-se providenciar uma sala de reuniões própria.

(4) Centro de Gerenciamento de Qualidade da Água

Embora o Centro de Gerenciamento de Qualidade da Água seja construído e administrado pelo município de SBC, ele será o Centro de Gerenciamento de Qualidade da Água da Represa Billings do Departamento de Gestão da Bacia a Montante do rio Tietê, de forma a complementar os pontos de monitoramento da qualidade da água da CETESB e ele construirá um subsistema de monitoramento próprio da qualidade da água, selecionando os pontos de monitoramento. Os dados serão ligados ao sistema principal da CETESB. No futuro, será considerado o uso compartilhado entre os municípios correlacionados à bacia da Represa Billings.

No documento Tabela Números da Represa Billings (páginas 133-136)