• Nenhum resultado encontrado

Plano global relativo ao esclarecimento dos moradores e a educação ambiental

No documento Tabela Números da Represa Billings (páginas 97-100)

NH 4 -N Análise do lodo do

12 DEFINIÇÃO DAS PROVÁVEIS MEDIDAS DE APOIO 1 Esclarecimento dos moradores e a educação ambiental

12.1.4 Plano global relativo ao esclarecimento dos moradores e a educação ambiental

12.1.4 Plano global relativo ao esclarecimento dos moradores e a educação ambiental

(1) Forma de pensar

O plano global de educação ambiental para a proteção da bacia do lago da Represa Billings deve ser estabelecido, dividindo-se entre a educação ambiental na educação escolar e o esclarecimento dos moradores nas comunidades. Em especial, os moradores da bacia da região alvo do plano têm níveis econômico e de instrução baixos, não têm intenção de pagamento da taxa de água após a instalação da rede de esgoto e também a região alvo do plano inclui regiões onde não se realiza um aproveitamento adequado do terreno, apesar de ser uma região de proteção de mananciais, sendo a situação em torno da educação ambiental diferente daquela do Japão. No estabelecimento do plano global relativo à educação ambiental é necessário que estas condições especiais sejam consideradas.

Estão resumidas abaixo as formas de pensar básicas e as diretrizes da organização, no estabelecimento do plano global relativo ao esclarecimento dos moradores e à educação ambiental.

a) Diferenças regionais nas quantidades de carga poluente

Na parte oeste do lago da Represa Billings e na foz do Ribeirão Pires tem-se uma situação em que as quantidades de carga poluente são grandes e a densidade populacional também é alta. Comparando-se a isto, na parte rural nas margens do sul do lago da Represa Billings a densidade populacional é baixa e a carga poluente também é pequena em comparação com aquelas regiões. Assim sendo, em termos regionais, é necessário se fazer a instalação prioritariamente na parte noroeste de SBC (bairros Alvarenga, Jardim Pinheiros etc), na parte sul de Diadema, na parte sudeste de São Paulo (bairros Pedreira e Grajaú) e na parte urbana de Ribeirão Pires que se localizam na margem oeste do lago.

b)Baixo nível econômico dos moradores da bacia

Segundo a pesquisa de percepção da sociedade e dos moradores, a situação econômica dos moradores da bacia é de um nível baixo. Assim, é necessário um esclarecimento que possibilite ao mesmo tempo tanto a proteção ambiental da bacia quanto o morador ter um rendimento de modo contínuo. Como um empreendimento de esclarecimento dos moradores, pode-se citar a realização da educação ambiental para atividades de reciclagem de lixo que incluam produtos com valor, com a atuação das ONGs, etc.

ESTUDO SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MELHORIA AMBIENTAL NA ÁREA DE MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS

Relatório Final

12 - 14

De acordo com os resultados da pesquisa de percepção da sociedade e dos moradores, a maioria deles (60% dos moradores pesquisados) não mostrou intenção de pagar com relação à cobrança de uma taxa de água adicional, decorrente da instalação e manutenção de uma rede de esgoto. A maioria dos moradores tem dúvidas para o que seria usada a cobrança de uma taxa adicional. Mesmo que haja a instalação e a manutenção de uma rede de esgoto, se não houver a conexão de cada domicílio e se não houver o pagamento da taxa de água por cada um deles, haverá o surgimento de problemas administrativos do negócio de esgoto e não somente de problemas de higiene. Com relação a isto, considera-se que seja necessário um esclarecimento honesto dos moradores com base na comunidade, através de debates na região, distribuição de materiais impressos e realização de campanhas pelas instituições empreendedoras.

d) Aproveitamento do terreno ou a forma de habitação irregular e ilegal e a falta de percepção dos moradores

Segundo os resultados da pesquisa de percepção da sociedade e dos moradores, considera-se que a maioria das residências tenha sido construída pelo próprio morador através da formação ilegal das áreas de habitação ou da invasão ilegal. Muitas residências dos moradores pesquisados se localizam em áreas residenciais de alta densidade e há a progressão do surgimento da habitação irregular. Por outro lado, são poucas as respostas com percepção de que as habitações irregulares de construções ilegais são causadoras da poluição da água do lago. Assim considera-se que seja necessário um esclarecimento honesto dos moradores quanto ao aproveitamento correto do terreno e ao respeito às leis por parte de cada município. Para tanto, assim como no item 4), podem-se levantar a realização de eventos, campanhas, a distribuição de materiais impressos e os debates na região com base nas comunidades. e) Falta de inter-relacionamento entre as atividades dos empreendedores públicos engajados com a educação ambiental.

Quanto à educação ambiental, esta é realizada pelo estado, pelos municípios e pela SABESP, mas pode-se considerar que as informações de cada atividade ligada à educação ambiental não estão organizadas e que há falta de comunicação entre os realizadores. Considera-se que seja necessária a posse compartilhada de informações tais como a situação de atuação de cada um com relação à educação ambiental, os métodos didáticos e as boas práticas. Para isto, é necessário que se realizem workshops periódicos quanto à educação ambiental, que se construa uma rede de informações com a aplicação da Internet, que cada instituição empreendedora se esforce para a posse em conjunto das informações e que tudo seja refletido nas atividades de educação ambiental.

ESTUDO SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MELHORIA AMBIENTAL NA ÁREA DE MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS

Relatório Final

12 - 15

f) Fortalecimento da capacitação de cada município envolvido com a educação ambiental Com relação às atividades de educação ambiental de cada município, a situação é tal que o número de funcionários é pequeno, o orçamento não é visto com importância, estando priorizado aqueles de empreendimentos ligados à instalação e manutenção de infra-estrutura. Em especial, o esclarecimento dos moradores das áreas residenciais irregulares na bacia do lago da Represa Billings é uma atividade importante, voltada à redução do lançamento dos esgotos domésticos e de dejetos, que é a causa principal da poluição da bacia, sendo necessária uma atuação honesta do município. Para tanto, é necessário o fortalecimento da capacitação do município através do aumento de funcionários para o estabelecimento de estratégias e para a administração do negócio, do estabelecimento e organização de instalações correlatas, da realização de treinamentos periódicos etc.

g) Alta percepção dos moradores da bacia em relação à participação em atividades de melhoramento ambiental

Segundo os resultados da pesquisa de percepção da sociedade e dos moradores, a maioria dos moradores da bacia percebe a necessidade da participação relativa ao problema ambiental da comunidade e dos moradores, sendo alto o senso de participação dos moradores da bacia com relação às atividades de melhoramento ambiental. Assim, pode-se levantar o empreendimento onde cada município realiza o esclarecimento dos moradores e as atividades de limpeza de lagos e rios com a participação dos moradores.

(2) Proposta de realização dos empreendimentos em educação ambiental

Fundamentado na forma básica do pensamento apresentado anteriormente, a proposta de cronograma de empreendimentos relativos à educação ambiental, tendo como meta o ano-base de 2025, é apresentada na Figura 12.1.1. É necessário que o projeto do centro em educação ambiental e o esclarecimento dos moradores da bacia quanto ao aumento das intenções de pagamento sejam estabelecidos e organizados em conjunto com o empreendimento instalação da rede de esgoto. O restante deverá ser estabelecido e organizado a partir do ano-base de 2007.

ESTUDO SOBRE O PLANO INTEGRADO DE MELHORIA AMBIENTAL NA ÁREA DE MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS

Relatório Final

12 - 16

Figura 12.1.1 Cronograma de empreendimentos relativos à educação ambiental.

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025

1

Ce ntro de Educa çã o e m Higie ne Ambie nta l (nome provis ório): e s ta be le cime nto e orga niza çã o da ins tituiçã o (Município de S BC).

2

Educa çã o e m higie ne a mbie nta l com a a tua çã o do Ce ntro de Educa çã o e m Higie ne Ambie nta l (nome provis ório)

3 Es cla re cime nto dos mora dore s pa ra a re cicla ge m s us te ntá ve l do lixo.

4

Cone xã o da tubula çã o de e s goto e o e s cla re cime nto dos mora dore s pa ra a e le va çã o da s inte nçõe s pa ga me nto

5

Es cla re cime nto dos mora dore s pa ra um a prove ita me nto a de qua do do te rre no (re gula riza çã o da re giã o ha bita ciona l).

6 Re a liza çã o de works hops (oficina s ) pa ra a e duca çã o e m higie ne a mbie nta l. 7 Es ta be le cime nto e orga niza çã o de uma re de de informa çõe s pa ra a e duca çã o e m higie ne a mbie nta l. 8 Forta le cime nto da ca pa cita çã o de ca da município e nga ja do com a e duca çã o e m higie ne a mbie nta l.

9

Empre e ndime nto pa ra o e s cla re cime nto dos mora dore s pa ra e mpre e ndime ntos de limpe za de la gos e rios com a pa rticipa çã o dos mora dore s .

Ano do empreendimento

Núme ro Nome do e mpre e ndime nto

No documento Tabela Números da Represa Billings (páginas 97-100)