• Nenhum resultado encontrado

NONO AO DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO – FEIRAS DE CIÊNCIAS E FESTA DO MORANGO

DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO

NONO AO DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO – FEIRAS DE CIÊNCIAS E FESTA DO MORANGO

Após o momento com os pais foi uma sucessão de encontros para a discussão das apresentações, pois a partir da nossa primeira mostra, no dia 21 de agosto no Circuito de Ciências não paramos mais de nos apresentar, fazendo com que o projeto tivesse seu foco voltado para isso:

21/08 – Circuito Regional de Ciências; 29,30 e 31/08 – Festa do Morango; 18 até 20/09 – Circuito Distrital;

02/10 – Premiação pelo 4º lugar no Circuito Distrital;

13 até 19/10 – SNCT – Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.

Descreveremos estes momentos em um único relato, pois assim acreditamos ficar mais evidente o quão importante foi para o projeto como um todo.

Como relatado, a primeira oportunidade de mostra dos nossos estudos foi com o Circuito Regional de Ciências.

O Circuito de Ciências ocorre da seguinte forma: são quatro etapas que tem sua culminância na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os melhores trabalhos selecionados na escola se classificam para uma etapa regional, os dois melhores trabalhos dessa etapa são classificados para a Distrital que por sua vez seleciona os 6 melhores, estes irão para a etapa da SNCT.

Assim, o Circuito Regional é um momento inicial nos circuitos. As apresentações estão relacionadas às escolas da região de Brazlândia e o público é formado por alunos, dos Anos Iniciais até o Ensino Médio. São realizadas três avaliações por professores capacitados. A nós foi concedido uma sala de aula para montarmos a mostra, fizemos a disposição da apresentação em cinco passos: 1 – na entrada, um aluno apresentava, por meio de banner e fotografias, a história da construção do projeto. 2 – em seguida eram apresentados os aplicativos construídos: site, blog, facebook e aplicativo do celular. 3 – depois acontecia a demonstração dos experimentos que ilustravam o funcionamento da estação, termômetros, barômetro, funcionamento do pluviômetro; 4 – era a montagem do abrigo da estação; 5 – ao final, era apresentado um portfólio com toda a história do projeto, bem como seus próximos passos, ou seja a construção de uma estação digital e sua implantação em uma propriedade agrícola da região.

78 Fomos classificados em primeiro lugar no Circuito Regional e, assim, participamos do Circuito Distrital, que foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Estádio de Esportes Mané Garrincha. Nesse momento a troca de conhecimento é muito forte, algo que é bastante significativo. O evento é aberto a um público bem diversificado, fato que muito enriquece nossa apresentação, possibilitando a consolidação do nosso aprendizado sobre a estação meteorológica e intensificando nossas ideias de aplicação na agricultura local. Muitas sugestões foram apresentadas por parte dos visitantes, podemos destacar a sugestão de uma professora do Piauí que desenvolve um trabalho naquele local e defende que o aumento da temperatura no início do período vespertino diminui a atenção dos alunos. Segundo a professora, ela faz um levantamento das temperaturas da região efetuando medidas diárias na escola e depois as analisa comparando-as com o rendimento em outros horários.

Outro fato importante que ocorreu aqui foi a visita de um ex-aluno da escola que naquele momento estava nos avaliando, ele era aluno da Universidade de Brasília. Este fato mexeu bastante com o pensamento daqueles alunos e possibilitou a eles uma nova visão sobre as possibilidades do projeto inclusive como forma de incentivo ao ensino superior. O ex-aluno havia participado do projeto em 2012.

No circuito distrital fomos classificados em quarto lugar o que nos deu o direito de participarmos da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia como convidados e participarmos da cerimônia de entrega de medalhas para os ganhadores. Esta cerimônia contou com a participação do Secretário de Educação e da Sub-Secretária.

Antes da apresentação no Circuito Distrital conseguimos uma oportunidade de apresentação na Festa do Morango em Brazlândia. Essa apresentação aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de Agosto. Todos os alunos foram convidados a participar. Dividimos os alunos em três equipes de cinco alunos cada, de tal forma que em cada dia ficaria uma equipe.

A Festa do Morango nos colocou em uma situação muito diferente da que havíamos nos deparado no etapa regional, pois, o público que nos visitou era composto por pessoas de todas as áreas do conhecimento e por todos os tipos de conhecimento, fato que nos deixou, a princípio, preocupados. Porém na medida em que a apresentação se desenrolava nos sentíamos mais capazes de dialogar, os alunos ficavam mais confiantes em suas potencialidades. Ficavam bastante empolgados ao perceber que estavam dialogando com engenheiros, agrônomos e

79 inclusive meteorologistas. Recebemos vários convites para apresentação do trabalho, nos mais diversos locais; escolas, chácaras e faculdades.

Na nossa avaliação era preciso aprofundar mais nos estudos da estação, buscar novos saberes. Duas coisas ocorreram neste sentido:

A primeira – os alunos motivados por uma chuva que aconteceu na Festa do Morango questionaram se poderíamos medir o PH da água coletada pelo pluviômetro da estação. Sugeri que eles procurassem o professor de Química buscando essa informação. Ao que ele respondeu – vamos promover um encontro para fazermos esta análise e no dia 17 de setembro promoveu esse diálogo entre os participantes do projeto, explicando todos os passo para a determinação do PH de uma substância.

A segunda - fomos conversar com a EMATER, éramos quatro alunos e dois professores. Lá nos foi apresentado um instrumento que poderíamos acrescentar à estação, o IRRIGÁS. Trata-se de um instrumento para indicar a umidade do solo, feito de forma artesanal. É composto por uma vela de filtro de barro, enterrada no chão, e uma seringa (3ml), ligados entre si por uma mangueira transparente. Nesta seringa é colocada uma bolinha de plástico que subirá ou descerá de acordo com a umidade no solo. Se o solo estiver seco a bolinha desce, se estiver úmido a bolinha sobe. Este instrumento, de fácil aplicação foi, incorporado à estação.

Por fim chegamos à Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, cujo tema era “Ciências e Tecnologia para o desenvolvimento Social”, última etapa do Circuito de Ciências. Este fato foi a consagração de um trabalho e a estruturação de um projeto. Entendemos que os caminhos seguidos serviriam de bases para explicação de como um projeto deste porte pode ser concebido e aplicado. Dois dos nossos alunos foram indicados para participar de uma roda de perguntas com o Ministro de Ciências e Tecnologia.

Agora era momento de nos sentarmos novamente e reavaliarmos todo o nosso processo, as coletas de dados haviam se consolidado e o projeto começava a ser comentado nos corredores da escola. Alguns colegas professores que não participaram inicialmente do projeto, começam a nos procurar interessados em saber como o projeto estava sendo desenvolvido e que tinham interesse em colaborar de alguma forma. Destaco a participação das professoras de Língua Portuguesa do matutino que muito colaboraram na construção dos nossos documentos de divulgação, corrigindo e sugerindo formas de melhor apresentar o trabalho. Chamo a

80 atenção para alguns auxiliares da educação que colaboraram no transporte e nos ajustes finais da estação na Festa do Morango.

DÉCIMO TERCEIRO E DÉCIMO QUARTO - CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO