• Nenhum resultado encontrado

O MODELO ECONOMÉTRICO

RESULTADOS DA MODELAGEM LOGÍSTICA

4.2 NOTAS CONCLUSIVAS

A idéia de analisar o fenômeno da evasão na Unifor deveu-se ao fato de verificarmos a inexistência de um estudo desta magnitude, como também em constatar que outras universidades da Zona Metropolitana de Fortaleza e até mesmo da Região Nordeste, ainda não haviam apresentado um estudo sobre esta temática até esta data. Neste contexto, a Unifor passaria a ser a primeira Instituição de Ensino Superior da Região Nordeste a apresentar um estudo desta magnitude. Aprovada a idéia da realização do estudo passamos a fase de escolha do período em que iríamos estudar a evasão. Chegamos a um consenso em solicitar informações dos anos mais remotos, no sentido de conseguir traçar todo o perfil sócio-econômico do estudante, como também obter as informações acadêmicas de forma a retratar o histórico do aluno, ano em que matriculou no curso de graduação e data da conclusão do curso. A primeira solicitação foi de uma base de dados do período de 1990.1, entretanto, tivemos certas dificuldades para gerar o relatório sócio-econômico dos alunos egressos deste período, ou seja, alguns arquivos estavam fragmentados. Então recorremos ao ano de 1994.2, período em que se pode construir com 100% de confiança as informações que iriam compor a planilha matriz.

Diante da planilha matriz, iniciamos o trabalho de limpeza dos dados (exclusão de informações incompletas), cálculos das médias, desvio-padrão, a fim de obtermos os resultados para análise descritiva. Começamos a investigar quais seriam as variáveis que mais influenciavam o fenômeno da evasão. Paralelamente, buscávamos literaturas que viessem estudar o fenômeno da evasão no ensino superior quando nos deparamos um uma literatura nacional e internacional bastante significativa. Este acervo de informações foi de grande importância para visualizarmos como esta temática estava sendo discutida no ambiente acadêmico de maneira bastante prática. Constatamos que as Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do mundo Globalizado estão voltadas em analisar o aluno egresso tanto a nível acadêmico, como também, dar atenção para a questão psicossocial. O que se observou durante este trabalho é que as Instituições do Ensino Superior estão visualizando o aluno em sentido amplo, isto é, hoje a qualidade no ensino é interpretado tanto a nível de compreender as dificuldades do aluno durante os anos em que está cursando a universidade, acompanhar o seu desempenho acadêmico, e buscar soluções urgentes de modo que o discente consiga absorver o aprendizado teórico e

No que se refere a base de dados, observamos que as informações pelas quais estávamos trabalhando diziam respeito a dados de contagem. Trabalhamos todas as variáveis qualitativas para a forma binária (utilização de variáveis dummy) e, finalmente, aplicamos a modelagem no programa de computador EasyReg. Vários testes foram realizados no sentido de escolhermos a melhor regressão que possibilitasse resultados mais consistentes para o fenômeno da evasão. Verificamos que dentre os modelos regressão existentes a modelagem logística é a melhor modelagem para diagnosticar o processo de decisão no fato do aluno evadir ou não. Os resultados estimados pelo programa de computador nos revelou que a variável dummy evasão está diretamente relacionada as variáveis independentes sexo, estado civil, escolaridade do aluno, remuneração do aluno e os centros dos cursos de graduação.

Conjugando as evidências empíricas mencionadas na literatura sobre a evasão com os resultados gerados no modelo de regressão, verificamos que as variáveis sócio- econômicas desempenham um impacto bastante significativo no processo de decisão do aluno da Unifor evadir. Observa-se que a evasão de alunos é mais evidenciada para discentes do sexo feminino e pertencente ao Centro de Ciências Tecnológicas. A evasão também está relacionada com a idade do aluno. Na Unifor, a evasão se acentua para alunos com idade superior a 22 anos. A maior parte dos alunos que estudam na Unifor fizeram o curso médio em colégios particulares, portanto a variável 2_Grau é estatisticamente significativa. O fato do aluno evadir é observado, também, para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho, ou seja, tem uma remuneração. De acordo com Tinto (1975) a evasão é mais provável para o universitário que estiver insuficientemente integrado à universidade, ou para aquele que possuir valores e expectativas muito diferentes dos observados na IES. Assim, podemos constatar que as variáveis independentes CCT e remuneração do aluno são estatisticamente mais significativas na modelagem logística. O resultado econométrico mostrou que quanto maior for o coeficiente estimado das variáveis independentes, maior também será a probabilidade do aluno decidir evadir do seu curso de graduação.

Diante dos resultados obtidos neste estudo poderemos, ainda, incrementar no futuro próximo uma modelagem econométrica com o objetivo de: analisar, mais detalhadamente, os aspectos relativos ao mercado de trabalho; estudar o impacto da performance acadêmica dos alunos na probabilidade de evasão; analisar questões relativas as restrições financeiras (inadimplência) e seus impactos no processo de evasão; observar o tempo de evasão. Entretanto, para realização destes trabalhos seria necessário obter informações mais detalhadas sobre outras variáveis, tais como o desempenho do aluno no mercado de trabalho, a média salarial do aluno, a média semestral do aluno, entre outros. 64

Assim, posso relatar que o conhecimento adquirido durante a elaboração deste trabalho foi de grande valia para a minha formação e gerou uma grande expectativa em desenvolver novos trabalhos sobre referida temática.

Documentos relacionados