• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE DAS DUAS VERSÕES DA COLEÇÃO

4.3 Os gêneros argumentativos e a sequência didática em Português Linguagens

4.3.2 A Sequência didática como prática de ensino em Português Linguagens

4.3.2.1 O artigo de opinião e a sequência didática na versão 2009

O artigo de opinião está inserido no eixo ―Produção de texto‖, no capítulo 32 da versão 2009, página 269 do volume 1, (ver anexo) e foi veiculado na Folha de S. Paulo, no dia 26 de novembro de 2003. Como nos demais gêneros sistematizados na coleção, no mesmo eixo, esse gênero se desenvolve em duas seções: Trabalhando o gênero e Produzindo o gênero. A seção Escrevendo com expressividade não é fixa. O capítulo inicia-se com o título do gênero a ser trabalhado, seguido de uma imagem que se relaciona ao tema abordado pelo artigo. Em

13

Além do artigo de Dolz, Noveraz e Schneuwly (2004) foi utilizada também a releitura feita por Marcuschi (2008, p. 214-216).

seguida, já dentro da seção Trabalhando o gênero, apresenta-se um pequeno texto que situa o tema a ser abordado dentro de um contexto social, em sua situação comunicativa de uso. Para isso, apresenta antes do texto principal três atividades de leitura, como podemos ver a seguir. Cabe, antes, salientar que esse mesmo tipo de atividade não se faz presente nos outros dois gêneros que serão analisados no próximo capítulo.

EXEMPLO 1 Trabalhando o gênero

Frequentemente, nos jornais, nas revistas, no rádio e na TV, circulam temas polêmicos, que exigem uma tomada de posição por parte dos leitores, ouvintes e espectadores. Por isso, é comum encontrarmos nesses veículos artigos de opinião, nos quais o autor manifesta seu ponto de vista sobre o tema em debate.

O artigo de opinião que segue refere-se a um tema que em certo momento causou muita polêmica na sociedade brasileira. Foi publicado no caderno Opinião do jornal Folha de S. Paulo, dado que seria suficiente para nos levar a supor que se trata de um artigo de opinião.

Contudo, sempre há nos textos informações que nos oferecem ―pistas‖ que permitem levantar hipóteses sobre que tipo de texto é aquele, com que finalidade foi escrito, a quem se dirige, etc. Antes de

ler o texto integralmente, dê uma ―olhada‖ nele e observe o nome da seção em que foi publicado (―Tendências/ Debates), leia o texto em letras maiúsculas abaixo do nome da seção, o título do texto e, ao final do artigo, a nota que identifica a autora. Com base nessa ―olhada‖, responda às seguintes questões:

1) Levando-se em conta o título do artigo, qual é o tema que ele provavelmente aborda? 2) Levando-se em conta o título do artigo e a nota sobre a autora, de que tipo serão provavelmente as propostas apresentadas?

3) Levando-se em conta a seção em que o artigo foi publicado e o texto em letras miúdas que aparece abaixo do nome da seção, é possível dizer que o artigo manifesta a opinião do jornal a respeito do tema ou a opinião pessoal da autora?

Fonte: Português Linguagens, versão 2009, v. 1, eixo ―Produção de texto‖, p. 269.

O artigo de Zilda Arns vem em seguida, com a solicitação de que o aluno leia-o novamente antes de responder às 8 questões relativas a ele. (Ver Anexo 2)

É possível perceber a existência de uma certa organização ou didatização das atividades nesse eixo da coleção. A mesma estrutura norteia toda a coleção nesse eixo com algumas variações, por exemplo: a) no número de questões, normalmente, varia de 1 a 6 em um volume e de 1 a 10 no outro; b) ênfase dada às partes constituintes do gênero: Algumas unidades, ao trabalhar um gênero específico, priorizam em seus enunciados a forma, outras, a temática, e outras, a função. No entanto, no geral, forma, tema, função e estilo são abordados por meio das atividades, ora explicitamente, ora implicitamente, na sistematização de cada gênero. O que se pode presumir é que existe uma preocupação geral em estabelecer essa organização em relação à coleção e não apenas aos gêneros isoladamente; c) sempre presentes uma questão

relativa à linguagem e variação linguística, d) sempre presente uma questão que pede as características do gênero trabalhado. Nessa questão, espera-se que o aluno perceba que o gênero foi desenvolvido através dos enunciados.

Quando observamos os enunciados trabalhados nessa seção em que o Artigo de opinião é evidenciado (ver Anexo 3), é possível notar, por meio destes, que em cada atividade é explicitada uma característica do artigo de opinião. O que o leitor tem que fazer é perceber essa organização promovida pelas atividades e concatená-las na sequência lógica que demonstre compreensão do gênero.

Ainda, em relação à organização, cada volume apresenta, após as questões de leitura, um painel de textos de gêneros e pontos de vista diferentes para organizar um debate com a sala. Quase sempre esse painel está presente nessa seção, seguido de uma sugestão de atividade, ou simplesmente leitura motivadora para a produção final. Em seguida, apresenta-se a seção Produzindo o artigo de opinião.

Nessa seção Produzindo o artigo de opinião, o livro didático indica, normalmente, um conjunto de instruções, orientando o aluno em como produzir e veicular o texto final, passo a passo (ver Anexo 4). Quase sempre é sugerido um projeto para expor o texto final. (Projeto: os focas (II) jornal impresso). Após a produção do texto final, o manual solicita que o aluno faça uma autoavaliação adequando o texto à situação de comunicação e de uso, de forma detalhada, também, passo a passo, como se pode observar também no Anexo 4.

Por fim, na seção Escrevendo com, são trabalhadas atividades linguísticas relacionadas à textualidade e ao estilo, tais como coerência, coesão, não contradição, articulação de palavras e ideias, progressão, síntese, clareza de ideias etc.14 imprescindíveis na textualidade, articulação e organização do texto. Os aspectos linguísticos são trabalhados por meio de textos.