• Nenhum resultado encontrado

3. OS PROCESSOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

3.4 O espaço estudado

“Sou eu, Que vou seguir você Do primeiro rabisco Até o be-a-bá”. (Caderno de Toquinho e Mutinho) .

A escola Chico Mendes está localizada na região dos Lençóis em Una-Bahia-Brasil, uma comunidade litorânea com cerca de 150 famílias que sobrevivem do pequeno comércio informal local, da lavoura, e do trabalho assalariado. O povoado tem uma AAPML- Associação dos Agricultores, Pescadores e Moradores do Lençois e Região cujo CNPJ é:

07.838.889/0001, o presidente Marco Antônio Carvalho Tourinho em parceria, procura organizar eventos culturais como o carnaval do povoado, a fim de contribuir com o entreterimento, com a economia do lugar por meio dos vendedores autônomos e com a cultura local.

No que se refere à escola, esta atende 44 alunos entre as idades de 4 a 15 anos vindo das localidades de cajueiro, loteamento dos lençóis e fazenda vizinha. Desse modo, a escola funciona nos turmos matutino e vespertino e, por conta das especificidades locais, as turmas são multisseriada nos dois turnos. Vale salientar que existe um tímido movimento turístico no local, não há barracas padronizadas no litoral, cada pessoa comercializa seu produto informalmente. Busca-se vender de tudo: doces, alimentos, artesanatos, entreterimento (há os festivais de talentos e de bom atendimento aos clientes).

Conforme Gomes (2010, p.42), para que aconteça a oferta do turismo rural faz-se necessário planejamento, conscientização e um processo de desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, nota-se que ainda não existe no lugar uma mobilização para uma identidade sustentável, pois, as praias ficam sujas após a saída dos usuários. Principalmente, porque ainda não há um cuidado com o espaço utilizado, apesar do modo de ser do homem depender da inter-ação com a natureza. Contudo, poderia haver uma parceria entre a comunidade e a associação, bem como junto ao poder público, ou até mesmo ONGs6 não governamentais, a fim de transformar esse fenômeno num bom uso do ambiente natural.

Em outras palavras, segundo a moradora Veronice de 60 anos, o povoado antes era chamado de Loteamento Deus Proverá, com a legalização das terras pelo INCRA7, o local passou a ser Lençóis. Hoje esse espaço está constituído de dezoito estabelecimentos comerciais, entre eles: duas casas de materiais para construção, dois bares, uma padaria, uma farmácia, uma lanchonete, uma lan house, dois restaurantes, uma pousada e sete mercearias de produto de alimentação, higiene e limpeza. Algumas residências são alugadas para verâneo aumentando assim a renda dos moradores.

Dessa maneira, o nome da escola é em homenagem ao grande seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, Francisco Alves Mendes Filho (o Chico Mendes), assassinado na porta de sua casa no Amazonas em 1988 a tiros de escopeta. O senhor Francisco conhecido como Chico Côco, fez doação do terreno por volta da década de noventa, para construir a escola. Pode-se informar ainda que uma das professoras é moradora da cidade de Ilhéus (no povoado

6 Organização Não Governamental.

7 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. É um órgão federal que administra a questão agrária no

de Olivença) cidade vizinha a Una e, desde sua chegada a instituição vem desenvolvendo um trabalho de resgate da cultura local tendo a comunidade como parceira no desenvolvimento de uma prática pedagógica que integra família escola e comunidade. A outra profissional é moradora do povoado e atuava numa escola vizinha dentro do assentamento Cajueiro II.

Por outro lado, o espaço físico é um casebre com apenas uma sala, uma pequena cozinha e um banheiro. Sua estrutura arquitetônica não lembra uma escola como a conhecemos, lembra uma residência. Há energia elétrica, a água encanada, no entanto, é um espaço muito quente, apertado, precisando ser ampliado, visto que a organização da sala está sob a forma de pequenos grupos conforme imagem abaixo:

Segundo a professora, os alunos estão agrupados de acordo com o nível de conhecimento acadêmico, mas, os grupos não são fixos, pois, a depender do grau de dificuldade da atividade, eles podem estar trocando de pares, auxiliando em outros grupos ou elaborando outras formas de apresentar a consolidação do conhecimento construído. Fino, nos anunciava que:

As práticas pedagógicas ocorrem onde se reúnem pessoas, das quais algumas têm o propósito de aprender alguma coisa e, outras, o propósito de facilitar ou mediar nessa aprendizagem. Ou quando todas têm o mesmíssimo propósito de aprender alguma coisa em conjunto. (FINO s/d, p. 3).

Como muito bem revelou Fino, as práticas pedagógicas estão presentes entre pessoas que tem o próposito de aprender ou facilitar a mediação e, não é exclusividade apenas do professor o ato educativo, é responsabilidade de todos que se envolve realmente, realizando o

exercício de reflexão sobre sua ação, compreendendo e participando dos movimentos de mudança social, ajudando a ler o mundo.

Em contrapartida, se trantando ainda do espaço físico, o mobiliário é antigo e mesmo com o cuidado que as crianças têm com o material, o desgaste do tempo acaba apresentando a ferrugem no armário, há uma estante improvisada para organização dos livros de fábulas e das podruções dos alunos. Além disso, a cozinha é pequena, mas, muito bem cuidada, a água é proveniente de poço cartesiano, um pequeno filtro de barro, o qual ajuda na purificação da água. Pode-se salientar que há um espaço lúdico com produtos industrializados e materiais confeccionados pelos alunos e pela professora.

Como se vê, a organização do espaço escolar é marcada por construções coletiva dos alunos, cuidado ao patrimônio, demonstração de reações afetivas, além da representatividade

que cada coisa ocupa no cotidiano da escola. Em se tratando dos recursos tecnológicos que a escola dispõe, há um mimeógrafo para reproduzir as atividades escritas, uma televisão de 20 polegadas, um projetor utilizado apenas nos momentos comemorativos, um notebook sem acesso a internet e uma impressora que é utilizada esporadicamente por conta da demora da equipe administrativa da escola em recarregar o toner do aparelho.

Apesar da onda da internet não estar presente na escola, os alunos têm contato, acessam essa ferramenta em casa e, em outros ambientes. Nota-se que nesse espaço se promove ações significativas para a construção do conhecimento. Contudo, por ficar distante da equipe técnica escolar, as escolas do campo recebem também a nomenclatura de escolas isoladas. Visto que estão isoladas, por questões geográficas da sede do município, mas, não isolada do conhecimento.

No recreio é comum ouvir o grito de pais repreendendo à atitude das crianças do fundo do seu quintal, de vez em quando, eles vêm sem precisar de comunicado para prosear, saber o que vai se passar na escola, bem como observam silenciosamente, no canto da janela o que se

passa dentro da sala de aula. Além disso, os mesmos convidam a professora para participar dos festejos familiares e também são convidados para desenvolver oficinas de saberes na escola.

Por não estar tão hierarquizada a organização da escola, se aproxima a realidade da comunidade, similarmente, como quem se aproxima de uma casa vizinha para conversar, perguntar, convidar ou pedir. Ademais, esse cenário lembrou-me uma cena do filme Horizonte perdido da década de 70, o qual retrata uma escola desligada das normas hierárquicas, escolas a céu aberto dialogando com o mundo real, onde o som da melodia: “Aprender pode ser divertido; Faça uma pergunta clara e brilhante” (fragmento de uma das músicas do filme lançado em 1973), aborda o quanto o espaço escolar pode ser vivo e divertido. Pode-se perceber ainda que a aprendizagem, realmente, poderá se tornar algo divertido, para isso, faz-se necessário provocar insghts, despertar novas habilidades, bem como estimular a criatividade.

Para não fugir da questão, a qual consiste na temática dessa pesquisa, procurou-se anotar todos os fenômenos ocorridos naquele espaço escolar, cada cena presenciada, além de tentar compreender, de que forma a educação do campo poderia contribuir para uma prática pedagógica inovadora, do mesmo modo que assegurasse uma aprendizagem significativa e evidenciasse a identidade do campo. Assim, as informações recolhidas, foram examinadas com o intuito de captar as possibilidades de inovação pedagógica presente nesse lugar.