• Nenhum resultado encontrado

5. Outras formas de vilania em Senhora do Destino

5.2. O marginal perigoso

Da Zona Sul do Rio de Janeiro para a Baixada Fluminense, mais especificamente, para a Comunidade da Pedra Lascada, que é integrada a Vila São Miguel – esse é o território de Cigano. Ele é o esposo de Rita, com quem tem dois filhos, Lady Daiane e Maikel Jackson. A família, que representa o núcleo de negros com menor condição financeira, é desestabilizada: Cigano inicia a trama preso, não se sabe o motivo; Rita se esforça para se reerguer, mas, além de ser vítima da violência do marido, ainda tem problemas para superar a dependência química; Lady Daiane é uma jovem sem perspectivas que, aos quinze anos, descobre estar grávida de Shao Lin, o bad

boy do lugar; Maikel Jackson é o que destoa do quadro familiar por ser o bom filho que

procura defender a mãe das agressões do pai, que estuda e trabalha.

A primeira menção feita sobre Cigano é no capítulo 7, quando algumas personagens e muitos figurantes estão reunidos na casa de Maria do Carmo para comemorar o seu aniversário – além da família e dos amigos, os vários admiradores de Do Carmo, pessoas que ela ajuda, estão ali para mostrar o quanto ela é querida. A câmera percorre salas e corredores, “pulando” de uma personagem a outra para lhe acompanhar os movimentos e, dessa forma, apresentar suas características um pouco mais.

Rita é mostrada andando no corredor, logo depois de Bianca se declarar adulta, ela tenta, mas não consegue pegar uma bebida na bandeja. Essa é a deixa para o português Constantino aparecer, pois ele percebe o seu movimento e vai pegar um suco para ela – por sua gentileza e pela troca de olhares entre os dois, fica claro que há um interesse mútuo, ainda que ele a chame de “dona Rita”. Mais algumas cenas da festa são necessárias até que Rita possa, finalmente, mostrar porque está ali: ela foi pedir ajuda a Do Carmo, pois o marido, mesmo preso, está ameaçando-a para que ela a tire da cadeia. Ele espera que ela faça de tudo com esse objetivo, nem que tenha que se prostituir ou roubar, caso contrário, ele irá matá-la. Do Carmo consegue acalmá-la com a promessa de que ela vai intervir, através de seu advogado, para mantê-la segura.

A fama que precede a aparição de Cigano é confirmada ao longo da novela, seja através das palavras duras que dirige à esposa – frequentemente chamada de vagabunda –, a quem trai abertamente com outras mulheres, ou pelo temor que causa entre a família. Parte do capítulo 60, por exemplo, mostra a paz que reina na casa de Rita, na companhia dos filhos, até a chegada de Cigano, já embriagado, mandando que ela lhe sirva seu jantar – as cenas são alternadas: do trajeto dele, da casa sem ele, a conversa de Constantino com os policiais, até que ele chega. Depois de reclamar da comida e atirar o prato contra a parede, ele começa a agredir a esposa. Lady Daiane, que estava dormindo, aparece para intervir e ele não hesita em tentar derrubar a filha, mesmo sabendo que ela está grávida – na verdade, ele chega a insinuar que Rita “devia ter deixado ela cair, pra ela se livrar logo dessa barriga”. É somente com o retorno de Maikel Jackson que ele para com as agressões, pois o jovem diz estar ali para defender as mulheres de sua família. Quando Cigano sai, Maikel Jackson avisa à mãe e à irmã que ele não é mais um garoto e que, a partir de agora, ele não vai mais permitir que o pai as trate dessa forma. Infelizmente, a sua promessa fica por aí. É que, logo no início

do capítulo, Constantino tinha denunciado Cigano aos policiais, como forma de proteger Rita. A polícia chega a casa exatamente no final da briga. Sabendo que, se a família fizer uma denúncia, sua condicional será suspensa e ele volta para a cadeia, Cigano faz ameaças de longe para a esposa e os filhos. Basta um olhar intimidador para que eles acabem dizendo aos policiais que não há nada de errado acontecendo.

Outra sequencia de cenas compara a relação de três casais no capítulo 75: Plínio e Angélica, Viriato e Maria Eduarda e Cigano e Rita. A primeira delas, entre Plínio e Angélica, mostra o jogo de perseguição que ele emprega atrás dela desde que a avista na sala, passando pela cozinha, voltando para a sala e terminando em outra sala – a cena dura pouco mais de cinco minutos. Plínio quer adicionar Angélica à sua lista de conquistas, mas, embora ela mesma admita estar tão louca por ele quanto ele por ela, ela diz que não vai se entregar até ser a Senhora Plínio Ferreira da Silva. O que ela deseja é entrar oficialmente para família, algo que, sabe, nunca acontecerá se for apenas mais uma das conquistas dele, reforçando o seu desejo de casar para não ser mais só no mundo e deixando-o sozinho.

Logo após essa cena, há um intervalo comercial e, no retorno, a cena entre Viriato e Maria Eduarda – que dura pouco menos de quatro minutos. Os dois estão na cama e ela está prestes a ir embora, quando Viriato inicia uma conversa sobre o seu desejo de que os dois assumam o seu romance, pois ele é louco por ela e não consegue mais a situação dos encontros escondidos. Duda também se diz louca por ele, mas expressa o medo em relação à reação de seus pais. A conversa termina com a promessa de que a situação será resolvida em breve, o casal se beija enquanto toca sua música tema, I Guess I Loved You – cantada por Lara Fabian.

E então vem a cena de vinte segundos de Cigano e Rita. Ele chega alcoolizado no quarto e ela finge dormir. Ele percebe o fingimento dela, que ela faz isso para evitar transar com ele, e a insulta mais uma vez, deixando claro que percebe o interesse dela por Constantino. Antes mesmo que alguma coisa aconteça, ele cai no sono e Rita se encolhe no seu canto da cama. Enquanto os dois primeiros casais falam da louca paixão que sentem um pelo outro e há referência à família – querer fazer parte de uma e ser aceito por outra –, Rita demonstra não ter amor ou desejo pelo marido. É apenas o medo que sente em relação a ele que a mantém em seu casamento – não é afeto ou atração sexual.

A família se vê livre de Cigano depois que ele é preso mais uma vez, quando, no capítulo 126, Rita finalmente resolve acabar com a sequência de agressões depois de

Cigano ter lhe batido para ficar com o dinheiro que ela ganhou no salão de beleza. Ela não só procura a polícia para dar queixa, como faz um discurso para Lady Daiane e suas amigas para que elas não deixem a violência se tornar rotina em seus relacionamentos amorosos – trata-se de um discurso moralizante em que Rita procura elevar a auto estima da filha e de suas amigas, ressaltando que amor e agressão não combinam. Novamente, com a ajuda de Do Carmo, mais especificamente, de seu advogado, Rita consegue fazer um acordo com ele: ela retira a queixa que, finalmente, prestou contra ele em troca do divórcio.

A essa altura, no capítulo 131, Rita e Constantino já assumiram seu romance e a família está cada vez mais unida e feliz. Mesmo sem conseguir ameaçar a família, esse, entretanto, não é o fim de Cigano na novela. Ele ainda se alia a Reginaldo e Viviane para separar o filho dele, Bruno, de Lady Daiane. Ao contrário de Leonardo, que age visando a felicidade da filha, Cigano não comete o crime visando a felicidade de Lady Daiane, a quem já tinha aconselhado a namorar com Bruno, mas, sim, visando a recompensa financeira advinda do trabalho. Com a promessa de que irá trabalhar no gabinete de Naldo na prefeitura, Cigano acorda o sequestro do garoto com Viviane no capítulo 150, se comprometendo a não machucá-lo, apenas assustá-lo cortando seus cabelos. Como o casal pede que o plano seja executado sem falhas, Cigano leva alguns capítulos para conseguir sequestrar Bruno, pois algum imprevisto sempre acontece. É somente no capítulo 158 que ele consegue realizar o intento, quando todos estão voltados para o casamento de Maria Eduarda e Viriato. Cigano é morto no capítulo 160, como será visto mais na frente.

Cigano corta os cabelos de Bruno