• Nenhum resultado encontrado

3.5 Grupo 1 Arte e Equoterapia 91

3.5.1 O Praticante 1 91

O Praticante 1 é do sexo masculino e iniciou a pesquisa com 6 anos de idade. É brasileiro, teve uma gestação normal, o parto foi tranquilo - do tipo cesárea. Estuda em uma escola particular de Brasília de método inclusivo e estava cursando o jardim 2 até o final de 2017, sua turma era do tipo regular.

Essa criança fez Equoterapia há três anos, durante um período de três meses, em um outro centro de Equoterapia.

Além da escola, as suas principais atividades, na época eram a psicomotricidade, a terapia ocupacional, o acompanhamento com Fonodióloga e com a psicopedagoga. Esse praticante é uma criança com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, diagnosticada com dois anos de idade. Além disso, foi ressaltado por uma pediatra que ele é TEA não-verbal e tem o relacionamento interpessoal “pobre”; com movimentos estereotipados, déficit de atenção e importantes deficiências no desenvolvimento. Para a médica que o acompanha, precisa ser trabalhada com ele a parte sensorial. Essa criança toma medicação chamada Risperdal.

Em sua avaliação fisioterápica foi apresentado que ele tem anda independentemente, que as idades das aquisições motoras foram todas normais: sustentação da cabeça com três meses; sentou com quatro meses; engatinhou/arrastou com seis meses e; andou com um ano e um mês. Sua locomoção é normal, pula, corre, sobe e desce e o tônus muscular estava normal. Não tem nenhuma dificuldade no equilíbrio estático, nem no dinâmico. Sobre a motricidade nessa avaliação, tudo está normal, exceto a escrita manual; em que a criança apenas faz rabiscos e a sua preensão voluntária ainda é palmar. O Praticante 1, apresenta, também, apraxia. A queixa principal dos pais é a ausência de linguagem, a família utiliza com a criança o método mutigestos42 para incentivar a comunicação.

De acordo com a avaliação psicológica (Exemplo em Anexo), o Praticante 1 aceita bem as mudanças de rotina, dorme bem; mas, às vezes acorda de noite. Nunca teve convulsões, nem doenças significativas e tem uma boa respiração. Suas brincadeiras atuais em casa são as de arremessar objetos e as de escutar música. Seu pai relatou, durante o processo, que o filho gosta muito de quebra-cabeças e de organizar os brinquedos. Ainda na avaliação psicológica, foi relatado que o núcleo familiar é composto, pelo pai e pela mãe,

42 Multigestos é um método brasileiro desenvolvido para pessoas que tem apraxia ou dificuldade na fala. Fonte:

pela irmã mais nova e pela avó. Essa criança gosta de andar de bicicleta ainda com rodinhas e aceita bem negociações, principalmente se for com a sua mãe.

O Praticante 1 se higieniza parcialmente sozinho, mas se veste e se alimenta independentemente. É uma criança extrovertida, não tem fobias ou obsessões. Não gosta de ficar ocioso, pois assim fica hiperativo. Ele apresenta, parcialmente histeria e tem dependência emocional, buscando sempre um adulto para o auxiliar. Sobre a linguagem, a criança entende poucas palavras, é gestual, faz pouca mímica facial e às vezes, fala alguma palavra monossílaba, mas nunca fala frases; nem curtas, nem completas. Sobre a compreensão, ele entende e executa ordens simples e complexas. Já sobre a socialização, foi falado que ele ainda não se socializa direito com outras crianças, mas interage bem com outros adultos e busca, parcialmente, contato social - faz contato visual -, além de ter sempre possibilidade de contato. Seu comportamento não é agitado, tem tolerância a frustação, respeita limites e regras, não é opositor e parcialmente tem atenção/concentração. Sobre as habilidades sociais, a criança é parcialmente passiva, não é autoagressiva, nem tem heteroagressividade e, às vezes, é assertivo. É também uma criança carinhosa que divide as suas coisas.

Do ponto de vista da psicóloga que entrevistou a sua família, ele tem uma família adequada. Tal família espera que com a Equoterapia a criança desenvolva a linguagem oral. Ao final dessa avaliação, a psicóloga fez uma síntese do caso, colocando observações complementares citadas pela mãe, tais como: “ [...] com aproximadamente 1,7 anos na escola (creche) percebia isolamento e interesses restritos. [...]” (Psicóloga, ANDE-BRASIL, 12 de junho de 2017).

No dia 26 de junho de 2017, foi feito o estudo de caso deste praticante com a equipe multidisciplinar da ANDE-BRASIL. No estudo foi apresentado características importantes – já citadas anteriormente - de acordo com as avaliações físicas e psicológicas. A partir disso, a equipe sugeriu que fossem trabalhadas a área física/sensorial visando desenvolver a percepção corporal global de forma lúdica, explorando ambientes diversos, nos espaços das sessões. Na área psicológica, a equipe sugeriu que seria necessário adequar as

normas básicas de limites e regras, e que se invistisse na socialização com a equipe equoterápica. Na área pedagógica e fonoaudiológica seria importante adaptar a criança ao ambiente equoterápico, para reconhecer letras e números. Foi determinado também inicialmente, que o cavalo Pocoyo seria destinado às sessões e o principal material de encilhamento seria a sela inglesa (podendo ser alterado no percurso da pesquisa), pois ela auxilia bastante no equilíbrio e na postura. Selecionamos também o profissional para guiar o cavalo e uma professora da Secretaria de Educação com formação em educação física e uma vasta experiência com a equoterapia, para auxiliar lateral. Assim, a equipe ficou composta por mim, uma educadora física, um guia e os cavalos (mudamos de animal algumas vezes durante a pesquisa).

O Praticante 1 participou de vinte e seis sessões durante o ano de pesquisa prática, sempre acompanhado pela mãe ou pelo pai e, às vezes, a sua irmã mais nova também comparecia. Todas as sessões foram descritas em um registro diário das sessões equoterápicas, fornecido pela ANDE-BRASIL (em anexo). Nesse registro diário, devíamos escrever o que acontecia durante os trinta minutos e, também, era importante inserir o nome do praticante completo, o diagnóstico, a idade, a turma, o horário, o turno, a data de sessão, a lista de presença, o material de encilhamento utilizado, os nomes dos integrantes da equipe (mediador, lateral, guia e cavalo) e o programa de Equoterapia; no caso desse praticante, e de todos os demais, concluí que seriam inseridos no 2o programa. Pois, para a ANDE-BRASIL, tal programa destina-se ao praticante que consegue ter alguma autonomia sobre o cavalo, tendo como objetivos gerais: “desenvolver habilidades e qualidades físicas; introduzir e reforçar aprendizagens pedagógicas; estimular a capacidade de atenção e concentração; desenvolver e estimular autonomia na condução e no trato com o cavalo; introdução às noções básicas de condução independente do cavalo” (ANDE- BRASIL).

Buscando formas de como avaliar o desenvolvimento dos praticantes durante a pesquisa, uma mãe de um dos praticantes, sugeriu um questionário intitulado ATEC. Pesquisando, sobre o assunto, fiz algumas comparações entre

outro popular meio de avaliação que determina o grau de autismo dos indivíduos, e percebi que o ATEC seria um forte aliado. Assim, ao iniciar as atividades práticas, solicitei aos responsáveis, que preenchessem os seus primeiros ATEC43’s (ao final, eles preencheram outro). Esse questionário, que mensura por meio de pontuações a condição das principais características do autismo, auxilia na visualização durante os tratamentos, em que a pessoa estiver fazendo, se o número de pontos em determinadas áreas cai ou sobe. Quanto menos pontos, maiores efeitos positivos estão surgindo do tratamento. Já quanto mais pontos, a pessoa não apresentou melhoras com o tratamento. Desse modo, essa avaliação permite saber a dimensão do tratamento, e aonde se deve trabalhar mais com o avaliado. De acordo com os estudos apresentados pelo Autism Research Institute (2017), o ATEC possui quatro categorias de subescalas: 1. fala/comunicação/ linguagem (14 itens); 2. sociabilidade (20 itens); 3. percepção sensorial / cognitiva (18 itens); e 4. saúde / aspectos físicos / comportamento (25 itens). Para o Autism Research Institute – ARI -, quanto menor a pontuação, melhor. Sendo assim o praticante em questão, avaliado pela mãe, pensando antes de começar a participar da pesquisa teve a pontuação total de 41, estando quase no meio de uma pontuação de 0 a 100. Verificamos que a categoria que o P1 necessitava de maior desenvolvimento correspondia à fala/comunicação/linguagem. O ATEC foi preenchido pela mãe. A tabela a seguir mostra um exemplo de pontuação pelo ATEC apresentado pelo ARI:

43 De acordo com o Autism Research Institute Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC): A diferença do ATEC

sobre outros formulários como o CARS (Childhood Autism Rating Scale), é de que ele vem sendo utilizado para avaliar as melhoras do autismo, podendo ser aplicado várias vezes durante os tratamentos, diferente de outros que tem o objetivo de apenas dar o diagnóstico. O ATEC foi criado por Bernard Rimland e Stephen M. Edelson, do Instituto de Pesquisa do Autismo e foi traduzido em 20 línguas, inclusive o português. Fonte: https://www.autism.com/ind_atec Último acesso em 20 agosto de 2017.

Escolhi o ATEC, ao invés de outros tipos de avaliação/mensuração do grau de autismo, pois o avaliei como um importante subsídio para acompanhar o desenvolvimento das crianças durante o percurso desta pesquisa. As subescalas nos auxiliaram a perceber as melhoras ou as pioras no cotidiano de cada participante. Desta maneira, o ATEC que foi preenchido pela mãe do Praticante 1, apresentou os seguintes resultados, no início da pesquisa prática.

Categorias Pontos 1.Fala/Comunicação/ Linguagem 23

2. Sociabilidade 2

3. Percepção Sensorial / Cognitiva 6 4.Saúde/Aspectos

Físicos/Comportamento

10

TOTAL 41

Tabela 4 - Primeiro ATEC do praticante 1

Já o ATEC que foi por essa mãe, após um ano de pesquisa apresentou o seguinte resultado:

Categorias Pontos

1. Fala/Comunicação/ Linguagem 21

2. Sociabilidade 1

3. Percepção Sensorial / Cognitiva 4 4.Saúde/Aspectos

Físicos/Comportamento

20

TOTAL 46

Tabela 5- Segundo ATEC do praticante 1

Além da Equoterapia, o P1 também tem atividades escolares, faz outras terapias e recebe estímulos em casa. De acordo com os ATEC’S, após a realização das atividades, o P1 apresentou uma pontuação de 46 pontos, que demonstra uma piora no quesito saúde/aspectos físicos e no comportamento. Sua avaliação foi melhor nos outros itens, onde ele teve diminuição dos pontos

na fala/comunicação/linguagem, na sociabilidade e na percepção

sensorial/cognitiva. Concluí, a partir das tabelas que a categoria saúde/aspectos físicos/comportamento poderia receber, em conjunto com a Arte, mais estímulos equoterapêuticos, tais como os providos do movimento tridimensional do cavalo; podendo-se buscar mais exercícios da equitação. Acredito que qualquer

atividade e momentos que passamos com esses animais, são diferenciados. A leveza nos atinge, o vento passa pelo corpo e os corpos se unificam. Sem pressa, sem um resultado imediato, só a experiência já é muito válida. O P1 e todos os outros praticantes deste grupo, vivenciaram a conexão cavalo-humano- arte. Nesse contexto, pude presenciar e pensar, holisticamente, neles não apenas como pessoas diagnosticadas com TEA, mas como seres humanos com um milhão de possibilidades adiante. Para demonstrar como foram realizadas as atividades, apresento a tabela detalhada a seguir:

A partir dessa tabela de atividades do Praticante 1, observa-se que o mesmo realizou mais às vezes/com ajuda as atividades durante o tempo referente há um ano, seguido de não realizou, satisfatoriamente/com orientação e poucas foram realizadas com independência, no decorrer e um ano. Durante as sessões, o praticante não demonstrou nenhum medo do cavalo, sempre se sentiu bem na presença dos animais. Ele foi participativo e gostou de

manusear os materiais de arte e os Objetos de Aprendizagem. Sem eles, nossa comunicação teria sido menos eficiente. Consegui, por meios dos materiais, entender melhor seus desejos.

Para dar continuidade ao processo, pensei em usar, no futuro, objetos manipuláveis; visando melhorar a comunicação, a coordenação motora fina e a expressão desse praticante. Simultaneamente, investiria em exercícios de equitação e equoterapia para fortalecer a sua postura, a sua coordenação motora grossa, a sua percepção espacial, o seu autocuidado e o cuidade com o cavalo.

As atividades individuais, específicas para cada caso, se mostraram importantes e cumpriram os objetivos de maneira satisfatória, pois analisando o que foi proposto pela equipe da ANDE-BRASIL e as metas dessa pesquisa, adequamos para o potencial do praticante os exercícios físicos e as atividades artísticas; diversificamos e exploramos ambientes diversos da ANDE-BRASIL; mostramos as diferenças de cada situação, material e proposta. Como reação a essas ações, o nosso praticante, respeitou as normas básicas de limites e regras; socializou mas não conversou, apenas interagiu com a equipe multidisciplinar; se adaptou ao ambiente equoterápico e ao uso dos materiais de arte e aos objetos de aprendizagem, interagindo e demonstrando o seu conhecimento sobre cores, formas e nomes relacionados às coisas. Além disso, demonstrou interesse em Arte.

Contudo, percebi que como esse praticante tem dificuldade de demonstrar o que pensa e sente, pela comunicação verbal, ele mudava rapidamente de interesse e, muitas vezes, ele apresentou dificuldade para aprender algo novo. A atividade que o possibilitou experimentar o uso de pincéis e tinta a base de água, não tóxica para pintar o cavalo, foi uma das atividades que ele apresentou mais concentração. A Arte para esse praticante pode ser uma grande aliada, para a sua aprendizagem e a sua comunicação, mesmo na Equoterapia. Em muitas das sessões, nos últimos quinze minutos, inseri materiais de artes nas atividades.

Considerei, também, o registro fotográfico especialmente interessante para essa pesquisa, na medida em que é o registro de uma situação luminosa de um momento preciso. Para mim, esse registro, é um meio de conhecimento sensível, que guarda a memória espacio-temporal. Por essas razões, escolhi algumas fotografias aqui apresentadas, para compor esta pesquisa. A seguir, apresento alguns dos momentos o onde P1 demonstrou concentração em algumas das atividades:

Figura 13 - O praticante 1 realizando a atividade 101. Pintura em tela sobre o cavalo. Fonte: Arquivo Pessoal.