• Nenhum resultado encontrado

2.4 Atividades artísticas com objetos de aprendizagem e autismo 55

2.4.1 Objetos de aprendizagem da pesquisa 60

Após análise de diferentes aplicações e metodologias, e em conjunto com a equipe da ANDE-BRASIL, organizei os dois grupos, no segundo semestre de 2017, recorrendo a uma pesquisa de caráter qualitativo.

Um dos grupos praticou atividades de Arte e, também, de Equoterapia. Já o outro, realizou apenas as atividades de Equoterapia.

Para o grupo 1 – Arte e Equoterapia, considerando os ensinamentos da professora Tatiana Fernandes, criei os seguintes objetos: “Pregadores de encilhamento”, “Espectro do corpo colorido” e o “Pé de pano”.

Pregadores de Encilhamento

Esse objeto de aprendizagem é composto por duas Figuras e duas fotografias das seguintes partes do material do encilhamento (manta, sela, rédeas e cabeçada) do cavalo. As figuras e as fotografias foram impressas, plastificadas e presas em um pedaço de barbante que, por sua vez, foi amarrado em pregadores de roupa. Durante a sessão de Equoterapia, quando o praticante estava montado a cavalo, íamos apresentando as partes do material de encilhamento e, logo após, mostrávamos com os pregadores de encilhamento, como faríamos a atividade. Depois, indicávamos as partes e o praticante deveria pregar no respectivo lugar. Para praticantes com mais facilidade para a comunicação com a fala, após aplicar o pregador, perguntávamos se era figura ou foto. Para os que tem mais dificuldade, colocar o pregador no lugar correto já foi o suficiente. Esse objeto de aprendizagem ajuda a desenvolver a assimilação de informações, trabalhando a memória e a aprendizagem. Ele também pode ajudar na introdução à análise de imagem. Outro fator importante trabalhado diz respeito à coordenação motora; exercícios físicos, como em alongamentos. A atividade com o objeto de aprendizagem “pregador de encilhamento” é lúdica, podendo ser feita enquanto o cavalo anda ao passo ou quando está em posição de auto (cavalo parado). Pode-se representar mais partes do material de encilhamento, nesse tipo de objeto de aprendizagem, dependendo do grau de entendimento de cada praticante de Equoterapia.

Figura 6 - Pregadores de Encilhamento como objeto de aprendizagem desenvolvido para essa pesquisa. Fonte: Arquivo Pessoal

Espectro do Corpo Colorido

Diferentemente do anterior, denominei esse material de Objeto de Aprendizagem Tecnológico Artístico (OATA), em função de seus dispositivos tecnológicos. Nessa atividade foi realizada uma instalação interativa de Arte, desenvolvida com o software processing 2.1, a partir de códigos livres. Esse

software contém algoritmos de visão computacional 3D, pelo dispositivo Kinnect,

da Microsoft, que permite a digitalização de objetos, corpos, ambientes etc. A instalação também foi composta por um projetor, que ampliava a imagem capturada em uma parede de um dos picadeiros da ANDE-BRASIL. Quando nos aproximávamos do dispositivo Kinnect, os corpos eram identificados (figura 7), em movimento e, as imagens eram projetadas em uma das paredes. Foi estabelecido, na programação, que a interação ocorreria da seguinte maneira: quanto mais perto do sensor do Kinnect, mais quentes eram as cores (vermelho,

amarelo, laranja e rosa), e quando mais afastado, as cores frias surgiam (verde e azul). No dia que foram feitas as atividades com o Espectro do Corpo Colorido, passamos ao lado e, também, andando ao passo pela frente; fizemos auto de lado, de frente e de costas com o cavalo. Andamos distantes e pedimos para o praticante olhar para trás. Falamos para levantar o braço direito ou esquerdo ou ambos, assim como, balançar as pernas, apear, aproximar, dançar, montar novamente. Pedimos para dizer que cor via, ou o que achava que era representava a imagem. Os praticantes também puderam identificar e interagir pela primeira vez, com uma instalação interativa de Arte. Com esse OATA, pudemos trabalhar ludicamente as primitivas da cor luz, a auto identidade, a percepção sensorial, assim como desenvolver exercícios físicos, percepção corporal, lateralidade e incentivar a condução do cavalo para se aproximar de um determinado ponto ou se afastar, ou vir pela direita ou esquerda.

Figura 7 - Espectro do Corpo Colorido. Objeto de aprendizagem tecnológico artístico (OATA) desenvolvido para esta pesquisa. Fonte: Arquivo Pessoal.

Pé de Pano

Considero esse objeto com características de um OAP, composto por cavalo de pano branco com enchimento de algodão. No local da crina e da cola, vulgo rabo, foram costurados velcros (figura 8 e figura 9) para serem aplicadas duas possibilidades de crina e de cola coloridas. Fizemos, também, duas opções de tecidos (preto e marrom) para aplicar no local dos cascos. Os olhos foram representados por dois botões fixos. As atividades com esse objeto de aprendizagem poético podem ser feitas durante a sessão de Equoterapia, porém foram mais efetivas após a sessão. Durante o montar a cavalo, vamos indicando as partes do corpo do cavalo. Já em solo, pedimos, por etapas, para o praticante colocar as partes (crina, cola e cascos) no pé de pano, mostrando as opções e permitindo que ele faça a escolha. Pode-se também indicar a opção que deseja para trabalhar as cores. As atividades com o Pé de Pano, desenvolvem a memorização, a aprendizagem, a criatividade, a coordenação motora fina - para aplicar o velcro e o retirar (tarefa que para muitos praticantes não é fácil), estimulou a percepção e a interação. Muitos praticantes, depois da sessão, quiseram continuar brincando com o Pé de Pano e repetiam com ele as atividades da sessão como galopar e dar beijinhos no animal.

Figura 8 - Pé de Pano com os velcros e aplicações. Objeto de aprendizagem Poético desenvolvido para esta pesquisa. Fonte: Arquivo pessoal.

Os Objetos de Aprendizagem, elaborados durante as atividades, se inserem dentro de uma metodologia, que considera a pesquisa qualitativa a partir de conceitos apresentados por Uwe Flick (2008), dentre outros, sobre o papel do pesquisador em campo como entrevistador e/ou observador. Nesse sentido, além das funções de entrevistadora e observadora, me posicionei como mediadora, “a partir de dentro”, considerando o trabalho de campo - com coleta de dados, reflexão e desenvolvimento completo da pesquisa prática - para então propor as atividades com Arte e Equoterapia.